Autor Tópico: Vale a pena comprar uma FF ?  (Lida 2962 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Online: 17 de Abril de 2013, 21:32:11
Quem já teve uma com sensor APS-C agora possui uma FF pode dizer qual a vantagem de uma sobre a outra ? 

Não falo na teoria,( afinal já li vários reviews),  mas na prática.  Vc usa o que a câmera oferece ?  A quaidade da imagem é tão superior que valha o investimento ?  Afinal, a diferença de preço entre esses 2 tipos pode ficar na faixa de R$ 5000,00 ou mais,  dependendo dos modelos.

abraços.

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 17 de Abril de 2013, 21:37:51
Sim, vale a pena.

Maior latitude, aproveitamento total da distância focal, melhor resposta em ISO elevado, melhora na textura e melhor conversa entre os planos, isso tudo faz uma FF ser mais agradável de usar que uma APS-C.

Porém, há de se avaliar as necessidades de cada um, o tanto que quer investir, o tipo de saída que dará às fotos, etc.

O que vale pra um pode não valer pro outro.

*usei por muito tempo APS-C e migrei totalmente para FF há tempinho.

[]s


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2013, 23:25:17
Se você pode pagar (mesmo que se apertando), gosta de fotografia e pretende continuar nesse hobby e com a câmera por um bom tempo, com certeza vale.

Vou fazer uma analogia com carro. Compensa pegar um sedã de entrada zero (novo prisma, fiesta, voyage, etc..) ou um Civic/Corolla? Ambos andam e lhe atenderão mas o prazer, conforto, performance, faz você esquecer um pouco das parcelas mais caras do carnê.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #3 Online: 18 de Abril de 2013, 00:39:21
Se você pode pagar (mesmo que se apertando), gosta de fotografia e pretende continuar nesse hobby e com a câmera por um bom tempo, com certeza vale.

Vou fazer uma analogia com carro. Compensa pegar um sedã de entrada zero (novo prisma, fiesta, voyage, etc..) ou um Civic/Corolla? Ambos andam e lhe atenderão mas o prazer, conforto, performance, faz você esquecer um pouco das parcelas mais caras do carnê.

Assino embaixo(inclusive sou defensor dessa analogia automobilistica)

Não tenho FF, mas o que ja vi de vantagens em suas fotos.... se tivesse a grana, certamente iria em uma.

Não duvido nada de pegar uma D600 se conseguir uma viagem pra gringa esse ano.
Canon R6 + 35 + 50 + 135


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Abril de 2013, 00:45:59
acho q se vc ta com essa duvida pra vc não vai valer, quando vc precisar sua duvida sera qual delas.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Abril de 2013, 00:58:46
acho q se vc ta com essa duvida pra vc não vai valer, quando vc precisar sua duvida sera qual delas.

Razão x emoção  :D
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #6 Online: 18 de Abril de 2013, 01:32:22
Razão x emoção  :D
Não é por aí...
Tem muita coisa em jogo, mas o principal é a linguagem da sua fotografia!
Vai chegar uma hora que você vai pegar e sentir falta de algo, quer fazer um detalhe diferente aí vai ser hora de mudar!
Eu aprendi a fotografar em filme de 35mm, Quando fotografei com a D40, a minha 50mm de anos, a 1.2 da Nikon, não era mais a mesma.Ela só voltou a ser a minha 50 quando comprei a D700... Não sei se consegui explicar!
Vou tentar melhorar - Eu uso FF porque: eu quero que minha 14mm seja 14 mm e não 21mm, a 50 seja uma lente normal e não uma retrateira e assim vai!
« Última modificação: 18 de Abril de 2013, 01:37:12 por rbpope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Abril de 2013, 07:43:06
Não é por aí...
Tem muita coisa em jogo, mas o principal é a linguagem da sua fotografia!
Vai chegar uma hora que você vai pegar e sentir falta de algo, quer fazer um detalhe diferente aí vai ser hora de mudar!
Eu aprendi a fotografar em filme de 35mm, Quando fotografei com a D40, a minha 50mm de anos, a 1.2 da Nikon, não era mais a mesma.Ela só voltou a ser a minha 50 quando comprei a D700... Não sei se consegui explicar!
Vou tentar melhorar - Eu uso FF porque: eu quero que minha 14mm seja 14 mm e não 21mm, a 50 seja uma lente normal e não uma retrateira e assim vai!

Entendi o que quis dizer.  :ok:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #8 Online: 18 de Abril de 2013, 09:04:51
(...)
Vou tentar melhorar - Eu uso FF porque: eu quero que minha 14mm seja 14 mm e não 21mm, a 50 seja uma lente normal e não uma retrateira e assim vai!


Gostei da definição, rbope... Eu uso FF por causa de várias coisas: microrresolução absurda (em razão da densidade de pixeis), profundidade de cores, uso de toda a superfície da lente e possibilidade de exploração de DOF e crop muito maior que qualquer APS-C. Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 18 de Abril de 2013, 09:26:51

Gostei da definição, rbope... Eu uso FF por causa de várias coisas: microrresolução absurda (em razão da densidade de pixeis), profundidade de cores, uso de toda a superfície da lente e possibilidade de exploração de DOF e crop muito maior que qualquer APS-C. Abraço!

Vou bem por aí também. Confesso que quando comprei minha primeira FF, o fiz exclusivamente por causa do melhor desempenho em ISOs altos. Embora isso seja uma grande vantagem, acabou ficando secundário depois que descobri todos os outros benefícios de uma FF. Coisa que eu adorei, por exemplo, foi usar uma 50mm em f/2 e ter a profundidade de campo mais curta do que uma 35mm em f/2 nas cropadas. Outra coisa foi ver como realmente são as objetivas, a questão da perspectiva ser mais "correta" para o ângulo de visão.

Mas gosto muito do nível de detalhes absurdo que uma FF dá, e também da maior latitude e das cores mais reais. Acho que vale a pena sim, se o dinheiro não for te fazer falta pra outras coisas, e se você achar que vai usar tudo o que ela vai te oferecer.

Abraços


Elói.D.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 249
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Abril de 2013, 10:01:20

Não tenho FF, mas o que ja vi de vantagens em suas fotos.... se tivesse a grana, certamente iria em uma.

Não duvido nada de pegar uma D600 se conseguir uma viagem pra gringa esse ano.

X2

No meu caso só se fosse pra gringa mesmo, porque aqui (pra mim) não vale (ainda) o custo benefício. Mas que coça, coça. Aliás, esse negócio de fotografia causa uma certa dependência até. Se a gente não tomar cuidado, começa a pensar em como ganhar um extra só pra investir nisso  :doh:
"Amador, bem amador."


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 18 de Abril de 2013, 10:02:39
X2

No meu caso só se fosse pra gringa mesmo, porque aqui (pra mim) não vale (ainda) o custo benefício. Mas que coça, coça. Aliás, esse negócio de fotografia causa uma certa dependência até. Se a gente não tomar cuidado, começa a pensar em como ganhar um extra só pra investir nisso  :doh:


kkkk Exatamente isso. rs


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #12 Online: 18 de Abril de 2013, 10:59:55
Vc consegue uma 7D por R$ 3.000 - 3500 e uma 6D (full frame) por R$ 5.000, se vc tiver esses 1500 a mais, creio que o benefício é bem maior que o custo, é o q eu pretendo fazer logo logo...
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 18 de Abril de 2013, 18:25:33
Citar
Tem muita coisa em jogo, mas o principal é a linguagem da sua fotografia!
Vai chegar uma hora que você vai pegar e sentir falta de algo, quer fazer um detalhe diferente aí vai ser hora de mudar!

por isso q eu disse, quando vc sentir falta de algo, quiser um dertalher diferente o cara vai ter certeza q precisa de um ff, dai a duvida vai ser oq pode atender ele melhor no orçamento q ele tem,
agora se ta com essa duvida eh pq nem sabe oq vai ganhar com isso alem do obvio.

eu tenho um d5100 faz 4 meses, se tivesse grana logico q eu ia querer uma ff/fx mas sei não vale investir nisso agora ja q nem explorei tudo q minha camera pode oferecer.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #14 Online: 18 de Abril de 2013, 19:32:46
me corrijam se eu estiver errado mas em se tratando de fotografia, GERALMENTE o melhor é mais caro. se uma FF custa 6.000 e uma APS-C custa 2.500 alguma coisa deve ter, seguindo a lógica do melhor é mais caro. Resumindo: EU se tivesse grana sobrando,  iria pra FF sem pestanejar.