Autor Tópico: Até que ponto aceitar uma crítica?  (Lida 6623 vezes)

Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 19 de Abril de 2013, 15:57:44
se olhar aqui no forum mesmo na galeria tem bastante foto q não tem nada demais e algumas q eu acho bem sem noção, mas tem chuva de elogios outras ótimas sem nenhum comentário. Seria legal se as fotos fossem postadas anonimamente e depois de um determinado tempo revelar o autor, o pessoal ia dar uma opinião mas real.

Acho q isso vale tbm na arena, os q estão disputando deveriam ser mostrados depois do resultado.

+1
Acho que é mais fácil descer a lenha no cara do que elogiar. Dá mais IBOPE e vai de encontro com a citação da Daniela, que segue.

Simples: até o ponto em que você acha que essa crítica pode te trazer algo de bom, e quando digo "algo de bom", não digo no sentido de elogios, aplausos e etc, e sim no sentido de "posso usar essa crítica para melhorar meu trabalho daqui pra frente?"
Porque convenhamos, existem pessoas que criticam negativamente apenas porque gostam de reclamar de tudo, pessoas que criticam apenas para tentar mostrar que sabe mais que todo mundo e pessoas que criticam com o intuito de ajudar.

Esse tipo é um dos que mais existem, infelizmente. Falam mal de tudo, mas não exibem nada das suas obras perfeitas.


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #16 Online: 19 de Abril de 2013, 16:15:44
...Mas o ponto principal pra mim nessa questão: saiba filtrar as informações, absorva o que te ajudará e você poderá usar para algo e ignore aquilo que for inútil em termos de aprendizado.  :ok:

Essa última frase da Daniela resume a conversa! Penso exatamente igual!  :ok:

Quando critico uma foto, estou expressando as "minhas" impressões sobre o trabalho que é exposto. Eu não poupo críticas quando acho que elas podem ajudar. Mas essa é a minha opinião e estou longe de ser o dono da verdade! Faço críticas da mesma forma que espero que minhas fotos sejam criticadas, alías quando se trata de alguma foto minha, eu incito a discussão!

Já odiei foto que todo mundo gostou e já adorei foto que todo mundo detestou! Se submeter a julgamento, é isso mesmo! Cada um fala o que quer e nós devemos ter o bom senso de ignorar o que não nos serve a aproveitar o que for pertinente!  ;)



ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #17 Online: 19 de Abril de 2013, 17:57:28
O assunto é batido mas continua interessante e rendendo boas colocações.

Agora gostaria de inverter um pouco a situação e levantar a seguinte questão:

Devemos continuar criticando ou analisando as fotos dos outros?

Criticar dá trabalho, gasta tempo, é cansativo e ainda por cima pode nos trazer dor-de-cabeça.

Se a pessoa publica, posta, expõe uma fotografia, ela está esperando o quê?

Não estou me referindo a casos de grosseria e falta de educação que por vezes aparecem, mas na maioria dos tópicos temos críticas construtivas sim. O "fotógrafo" pode não concordar mas são válidas.

Outra questão, quando é preciso "explicar" muito uma foto ..... hummmmm....o resultado deu errado e pronto.
Temos que aceitar que não funcionou.

Todos podem e devem participar mais nos comentários aqui no MF.
Um iniciante mesmo, zero de teoria e prática, pode falar que "Gostei" ou "Não Gostei" e é absolutamente válido.
Alguém não entendeu a sua mensagem e pronto. Aceite.
« Última modificação: 19 de Abril de 2013, 17:58:14 por ALEXFIGUEIREDO »
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #18 Online: 19 de Abril de 2013, 18:36:19

Devemos continuar criticando ou analisando as fotos dos outros?

Criticar dá trabalho, gasta tempo, é cansativo e ainda por cima pode nos trazer dor-de-cabeça.

Se a pessoa publica, posta, expõe uma fotografia, ela está esperando o quê?


Parei com isso já nos primeiros dias de MF.

Boa parte da galera que posta na galeria, é meio "canela de vidro", postam uma foto ruim, ai vem um monte de novato e elogia, ai vem alguém e posta um critica embasada e pronto, já fere o orgulho do cidadão.

Talvez por isso o Brfoto NÂO seja um fórum tão movimentado, postem uma foto ruim lá e vão ver o que é descer a lenha.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 19 de Abril de 2013, 19:07:14
Acho que quem tem problemas em receber uma crítica não deve de forma alguma postar uma foto em qualquer fórum que seja. Por mais perfeita tecnicamente, ou por mais sentido que ela faça para os olhos de quem fotografou, sempre terá alguém que não "entenderá" - leia-se não gostar, não compreender, se sentir indiferente... Mas sou da opinião de que mesmo uma crítica mais enérgica pode ser feita de maneira um pouco mais polida. Dizer simplesmente que achou péssimo pode sim desanimar principalmente quem é recém chegado por aqui...
Tecpix + motorola do guga


Elói.D.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 249
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 19 de Abril de 2013, 19:17:54

Boa parte da galera que posta na galeria, é meio "canela de vidro", postam uma foto ruim, ai vem um monte de novato e elogia, ai vem alguém e posta um critica embasada e pronto, já fere o orgulho do cidadão.

Talvez por isso o Brfoto NÂO seja um fórum tão movimentado, postem uma foto ruim lá e vão ver o que é descer a lenha.

Mas eu vejo que essas pessoas não duram muito tempo no fórum. Quem não tem peito para aguentar uma crítica e torná-la construtiva, usá-la como parâmetro de análise, estudo e absorção do que realmente pode ajudar, ao meu ver não tem realmente interesse em crescer na fotografia, apenas quer elogios (e quem não gosta de ter o ego inflado as vezes não é?). Não vejo pessoas assim com muitas postagens por aqui, elas acabam "enjoando da brincadeira" (digo isso também como novato no fórum, tenho pouco mais de um ano por aqui). Quem quer aprender deveria gostar de críticas e filtrar as que não acrescentam, pois como também já disseram por aqui vai rolar de tudo, coisa embasada, sem nexo, construtiva, destrutiva, elogio, etc. Bom, chega de falar. Tenho muito mais que ouvir do que falar, mais a aprender do que ensinar. Enfim, gosto daqui, entro quase todo dia, posto pouco, falo pouco, clico pouco (por falta de tempo), mas pra mim é um espaço que se não existisse, faria muita falta.
"Amador, bem amador."


charleneo777

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Feminino
Resposta #21 Online: 19 de Abril de 2013, 21:09:21
Galera, só pra avisar que não fiz essa pergunta porque acho ruim receber críticas, ok? na verdade, eu acho válido críticas que nos ajudam crescer.
Fiz pra causar o mesmo impacto que causou em mim quando li. Acho que nunca mais vou criticar uma fotografia sem antes tentar entender o que o outro quis passar;


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 19 de Abril de 2013, 21:37:35
Eu acho q tem q ser tomados alguns cuidados antes de criticar, um "gostei" ou "não gostei" é valido, um "não gostei por causa ..." melhor, mas tem gente q não agrega nada com comentários as vezes até agressivos, eu acho q cada um tem usa opinião, mas se vc não pode agregar nada, um simples "não goste" já demostra o seu ponto de vista.


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #23 Online: 19 de Abril de 2013, 21:43:15
Devemos continuar criticando ou analisando as fotos dos outros?


Penso que cada um deve dar para a foto de outros, o mesmo tratamento que espera que dêem para as suas próprias fotos, quando postadas!

Comentar as fotos com riqueza de detalhes e apontando os pontos onde pode haver alguma melhora, só enriquece o Fórum. Mesmo que a pessoa não se julgue experiente o suficiente, com certeza, alguma impressão pessoal deve ter sobre o trabalho que é exposto. Sempre no meio dessas críticas, sobra alguma coisa que acaba acrescentando ao autor! O que não acrescenta, deve ser ignorado e pronto! Simples assim!  ;)
« Última modificação: 19 de Abril de 2013, 21:43:44 por Santana. »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #24 Online: 19 de Abril de 2013, 22:06:11
Sobre o post inicial do tópico...

Isso é assim mesmo e sempre será assim.

Se vc levantar uma foto inédita de uma grande fotógrafo do passado e colocar em um fórum público, muito provavelmente a grandessíssima maioria vai sentar o pau.
Acho que a crítica embasada deve levar em consideração várias coisas, entre elas a intenção inicial do fotógrafo (e muitas vezes num fórum o usuário posta sem maiores explicações ((até pq, na maioria das vezes ele não tem o estofo teórico necessário para sustentar argumentação sobre intenção/narrativa/conteúdo simbólico))) e, produção pretérita desse fotógrafo.

Uma foto não deve ser analisada isoladamente, muito embora o possa ser. Fotógrafo amadores ou de ocasião podem se dar ao luxo de ter uma análise solitária de sua obra. Um fotógrafo engajado não. Como analisar isoladamente um frame de uma Farkas, Salgado, Avedon ou Cartier-Bresson??? É impossível.

Então, no fundo, colocar uma foto de um gênio num fórum não é modelo de nada. É apenas uma brincadeira. Uma trollagem.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #25 Online: 19 de Abril de 2013, 22:39:32
Uma foto não deve ser analisada isoladamente, muito embora o possa ser. Fotógrafo amadores ou de ocasião podem se dar ao luxo de ter uma análise solitária de sua obra. Um fotógrafo engajado não. Como analisar isoladamente um frame de uma Farkas, Salgado, Avedon ou Cartier-Bresson??? É impossível.

Então, no fundo, colocar uma foto de um gênio num fórum não é modelo de nada. É apenas uma brincadeira. Uma trollagem.

Cara, concordo com cada vírgula! Quando analisamos alguma foto específica do Bresson, temos em mente toda a bagagem e já sabemos que tipo de mensagem ele costuma passar, e tudo o mais, e aí a análise já parte disso. Não dá pra analisar isoladamente mesmo, e nem acho que se deva fazer isso. Nem dos grandes mestres e nem de colegas de fórum.


PS: você conseguiu colocar um parênteses dentro do outro!!
« Última modificação: 19 de Abril de 2013, 22:40:01 por Humberto Teté »


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #26 Online: 19 de Abril de 2013, 23:57:18
Penso que cada um deve dar para a foto de outros, o mesmo tratamento que espera que dêem para as suas próprias fotos, quando postadas!

É o mínimo que se espera  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #27 Online: 19 de Abril de 2013, 23:58:44
Galera, só pra avisar que não fiz essa pergunta porque acho ruim receber críticas, ok? na verdade, eu acho válido críticas que nos ajudam crescer.

Toda crítica vai nos ajudar a crescer, mesmo as que achamos injustas
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #28 Online: 20 de Abril de 2013, 01:58:17
SE eh pra receber elogios, mostre a sua a mae e seus amigos de facebook. Foto postada e forum de fotografia eh pra uma análise mais criteriosa e "o pelo no ovo" q acham na sua foto pode fazer vc nao errar aquilo numa foto posterior... ou nao! Depende de vc!

Acho que falta na Galeria daqui o "comentarista" procurar entender a proposta da foto...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 20 de Abril de 2013, 02:01:09
O Teté e o Hyde colocaram muito bem.

Quanto a continuar criticando? Claro que deve. Primeiro porque pode ajudar a apresentar um ponto de vista diferente para o autor. Segundo porque é um exercício e vai ajudá-lo a melhorar as tuas fotos também.  :ok: