Oops! Não concordo. Fica parecendo um Non Sequitur, onde "Todo fotógrafo bom só faz boas fotos".
Bons fotógrafos fazem fotos "B***as"", assim como músicos bons fazem músicas péssimas e cineastas bons fazem filmes sofríveis.
Se a foto "x" do Salgado (e eu sou fã dele) for boa, é boa. Se for fraca, é fraca.
Eles descartam fotos certamente, como qualquer mortal.
A foto "x" pode ser uma que ele esqueceu de descartar.
Ary, não é uma questão de analisar a foto a partir de dono da foto. Não é isso.
É analisar a foto em conjunto com a obra anterior dele. Muitas e muita vezes olhar um frame isolado não dá idéia do que ela trás de simbolismo com ela.
Por exemplo:
Exceto por ser um bonito P&B de grão fino (o que qualquer fotógrafo com um bom laboratório pode obter) e com uma desfoque e nitidez muito boas (que o equipamento e a opção correta de f-number podem proporcionar ((portanto longeeee de ser uma coisa de outro mundo))), a foto é simples. Bem simples. Uma menina, com um caderno, olhando diretamente para a lente.
No entanto, se olharmos no conjunto da obra anterior à essa publicação (Trabalhadores, Terra, Serra Pelada e Outras Américas) a foto bate forte. Ganha uma outra narrativa. As roupas puídas, o rostinho sujo, o caderno simples, a cadeira meio deteriorada e, especialmente, o brilho nos olhos angelicais nos faz, a cada um de maneiras diferentes, pensar muito sobre a situação do país, da educação, do futuro de nossas crianças, etc...
Então, não adianta olhar isoladamente uma foto de alguém que trás ou tenta trazer um discurso nela. Muitas vezes, sem o conhecimento complementar de quem é o autor e de sua obra pretérita, não se consegue fazer um julgamento completo daquele fotograma.
Outro exemplo de um fotógrafo pouco conhecido:
http://payload56.cargocollective.com/1/1/40579/3427728/FabioStachi_Reza_I.jpgEstranhíssimo, né??
Desconforto, repulsa, ojerriza, medo, negativa, incômodo, etc..., tudo isso essa foto provoca. A reação natural é nós, ao observarmos ela e sentirmos alguns desses sentimentos, acharmos a foto ruim.
Mas olhando com olhos técnicos de fotógrafo que todos somos, começamos a perceber o bom controle de luz, o contraste bem trabalhado, a cena bem produzida, as sombras que tão narrativa estética, etc...
Aí, de repente, vamos procurar saber quem é e nos deparamos com um fotógrafo com uma linguagem estética e de discurso bem formada. E paramos para analisar a foto no conjunto da obra do cara e percebemos que a foto tem tudo a ver com o que ele produziu antes e depois e ela passa a, mesmo despertando todos aqueles sentimentos anteriormente descritos, fazer muito mais sentido que antes e nossa subjetividade passa a aceitar melhor esse fotograma, mesmo ele ainda sendo incômodo.
É nesse sentido aí que fiz minha colocação anterior.