E se as pessoas soubessem que esse foto era do Bresson, será que teriam criticado ou teriam dito que a foto é maravilhosa?
Talvez não dissessem que a foto é maravilhosa se soubessem que era do Bresson, mas com certeza não haveriam as críticas que vc citou, afinal, ele pensariam que nunca poderiam criticar uma unanimidade. Eu vou muito na frase genial do Nelson Rodrigues, que diz que toda unanimidade é burra. Algumas pessoas ficam com medo de se criticar algo conforme as suas convicções, serem colocadas de lado ou receberem críticas por não reconhecer o trabalho de um grande fotógrafo. Achei bem interessante o exercício feito pelo André Rabelo, fez as pessoas sairem da zona de conforto de agradarem a todos e criticarem a foto, mesmo que seja o trabalho do Bresson.
Muitas vezes o que um fotógrafo iniciante precisa é de incentivo, e não críticas destrutivas. E se a foto que você achou ruim fosse de um cara famoso, continuaria sendo ruim ou você repensaria a foto e no fim diria que ela é realmente boa?
Com relação às críticas, isso já foi muito discutido aqui no forum. Existem as críticas pela técnica - mau enquadramento, sombras indesejáveis, cortes em lugares estranhos, excesso ou falta de saturação, ruído, falta de foco e/ou nitidez, enfim, aspectos que podem ser medidos. Mesmo assim, não sabemos a intenção do iniciante, ele poderia estar querendo fugir dessas regras, pensando diferente, sabendo que as regras existem e querendo quebrá-las mesmo. Como não sabemos a intenção, tem que ser uma via de mão dupla - a crítica e a réplica, com a explicação do porquê dos "erros" apontados.
Além da crítica pela técnica, existe a crítica/elogio pelo gosto pessoal. E esse, não há como transferirmos o nosso gosto para ninguém. Gostamos e pronto. Se não gostamos, não há santo que vá fazer mudarmos de opinião. Então quando alguém critica uma foto minha e diz "não gostei", o que eu posso fazer? Insistir para a pessoa gostar? Impossível. E o "gostei", mesmo sem uma justificativa, pode ser bom de receber, afinal, tiramos as fotos para nós, mas pq não ter elogios?
Quando o elogio, o "gostei", vem seguido de explicações técnicas, perfeito, pois sabemos que estamos indo no caminho certo, assim como o "não gostei" seguido das explicações tbm mostram que estávamos indo no caminho errado e vamos fotografar mais para corrigir.
Penso que não existe a foto perfeita e sim a que aproxima do que queremos; claro que uma foto tecnicamente bem executada tem muita chance de ser algo que vamos gostar, mas não obrigatoriamente.
Abcs.