Autor Tópico: Até que ponto aceitar uma crítica?  (Lida 6669 vezes)

charleneo777

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Feminino
Online: 18 de Abril de 2013, 17:36:37
Um caso engraçado aconteceu quando o fotógrafo André Rabelo mandou a seguinte foto para o grupo DeleteMe



DeleteMe é um grupo no Flickr onde onde os membros votam naquelas fotos que “não são incríveis”, “estão fora de foco” ou “mal iluminadas”. A foto acima foi removida pela votação do público e com os seguintes comentários:

- Cinzenta, borrada e crop estranho.
- Pequena, borrada e se queria dar algum movimento algo na foto deveria estar em foco.
- Composição fantástica, mas os tons e o grão impede ela de ser incrível.

O que é engraçado nessa história toda é que a foto acima não é do Rabelo, mas sim do pai do moderno fotojornalismo Cartier-Bresson e ela foi vendida em leilão por mais de 265.000,00 dólares.

"Meu amigo Rafael Mendes diz que colocar sua foto para ser avaliada é o mesmo que colocar seu filho em uma roda de mães para que cada uma lhe diga como você deve criá-lo.
Por isso fica aqui a minha dica para você fotógrafo iniciante, não deixe que as críticas ditem o rumo do seu trabalho ou que lhe impeçam de tentar coisas novas. O medo é o maior inimigo da criatividade.
Vejo por aí chuvas de comentários maldosos de fotógrafos que nunca fotografaram uma foto de publicidade, ou uma pauta de revista e muitos nem sequer fotografaram para o jornalzinho da escola ou seriam aptos a trabalhar em um quiosque no Poupatempo fazendo 3X4 para foto de RG."

Texto tirado do site DoFotografo


E se as pessoas soubessem que esse foto era do Bresson, será que teriam criticado ou teriam dito que a foto é maravilhosa?
Muitas vezes o que um fotógrafo iniciante precisa é de incentivo, e não críticas destrutivas. E se a foto que você achou ruim fosse de um cara famoso, continuaria sendo ruim ou você repensaria a foto e no fim diria que ela é realmente boa?

Fica aí pra gente pensar antes de fazer qualquer crítica...


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2013, 18:04:52
E se as pessoas soubessem que esse foto era do Bresson, será que teriam criticado ou teriam dito que a foto é maravilhosa?

Talvez não dissessem que a foto é maravilhosa se soubessem que era do Bresson, mas com certeza não haveriam as críticas que vc citou, afinal, ele pensariam que nunca poderiam criticar uma unanimidade. Eu vou muito na frase genial do Nelson Rodrigues, que diz que toda unanimidade é burra. Algumas pessoas ficam com medo de se criticar algo conforme as suas convicções, serem colocadas de lado ou receberem críticas por não reconhecer o trabalho de um grande fotógrafo. Achei bem interessante o exercício feito pelo André Rabelo, fez as pessoas sairem da zona de conforto de agradarem a todos e criticarem a foto, mesmo que seja o trabalho do Bresson.

Muitas vezes o que um fotógrafo iniciante precisa é de incentivo, e não críticas destrutivas. E se a foto que você achou ruim fosse de um cara famoso, continuaria sendo ruim ou você repensaria a foto e no fim diria que ela é realmente boa?

Com relação às críticas, isso já foi muito discutido aqui no forum. Existem as críticas pela técnica - mau enquadramento, sombras indesejáveis, cortes em lugares estranhos, excesso ou falta de saturação, ruído, falta de foco e/ou nitidez, enfim, aspectos que podem ser medidos. Mesmo assim, não sabemos a intenção do iniciante, ele poderia estar querendo fugir dessas regras, pensando diferente, sabendo que as regras existem e querendo quebrá-las mesmo. Como não sabemos a intenção, tem que ser uma via de mão dupla - a crítica e a réplica, com a explicação do porquê dos "erros" apontados.

Além da crítica pela técnica, existe a crítica/elogio pelo gosto pessoal. E esse, não há como transferirmos o nosso gosto para ninguém. Gostamos e pronto. Se não gostamos, não há santo que vá fazer mudarmos de opinião. Então quando alguém critica uma foto minha e diz "não gostei", o que eu posso fazer? Insistir para a pessoa gostar? Impossível. E o "gostei", mesmo sem uma justificativa, pode ser bom de receber, afinal, tiramos as fotos para nós, mas pq não ter elogios?

Quando o elogio, o "gostei", vem seguido de explicações técnicas, perfeito, pois sabemos que estamos indo no caminho certo, assim como o "não gostei" seguido das explicações tbm mostram que estávamos indo no caminho errado e vamos fotografar mais para corrigir.

Penso que não existe a foto perfeita e sim a que aproxima do que queremos; claro que uma foto tecnicamente bem executada tem muita chance de ser algo que vamos gostar, mas não obrigatoriamente.

Abcs.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


carlosandre

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 462
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Abril de 2013, 18:24:55
Alexandre otimos argumentos!


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #3 Online: 18 de Abril de 2013, 20:25:08
O fato é que como as pessoas não sabiam que a foto era de um fotógrafo famoso, foram mais sinceras em sua avaliação. Na real, passo horas observando o trabalho de diversos fotógrafos pela web (estou falando fotos de paisagens e natureza, principalmente) e digo que hoje existem diversos caras que produzem imagens incomparavelmente melhores que os "gênios" do passado. É claro que hoje se tem acesso a tecnologia e equipamentos que não existiam décadas atrás e isso acaba influenciando bastante, mas para mim a verdade é essa. Cito alguns fotógrafos atuais que considero realmente fenomenais: Busa Péter, Zsolt Zsigmond, Greg Gibbs e Ivan Andreevich. Esses caras sim são incríveis.

Com relação à crítica, penso da mesma forma que o colega Alexandre e seu ótimo post acima.
« Última modificação: 18 de Abril de 2013, 20:49:30 por Sunriser »


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Abril de 2013, 20:50:53
se olhar aqui no forum mesmo na galeria tem bastante foto q não tem nada demais e algumas q eu acho bem sem noção, mas tem chuva de elogios outras ótimas sem nenhum comentário. Seria legal se as fotos fossem postadas anonimamente e depois de um determinado tempo revelar o autor, o pessoal ia dar uma opinião mas real.

Acho q isso vale tbm na arena, os q estão disputando deveriam ser mostrados depois do resultado.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #5 Online: 18 de Abril de 2013, 21:12:36
Alexandre otimos argumentos!

2x
dá gosto ler um texto bem produzido, estruturado e fundamentado.
 :ok:


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #6 Online: 18 de Abril de 2013, 22:35:18
Muito válidas todas as considerações, só achei estranho que esta foto do Bresson é bem conhecida. Se esse teste fosse feito aqui no fórum no segundo ou terceiro post já seria "desmascarado" hehehehehe

 :ok:


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #7 Online: 19 de Abril de 2013, 01:05:18
Talvez não dissessem que a foto é maravilhosa se soubessem que era do Bresson, mas com certeza não haveriam as críticas que vc citou, afinal, ele pensariam que nunca poderiam criticar uma unanimidade. Eu vou muito na frase genial do Nelson Rodrigues, que diz que toda unanimidade é burra. Algumas pessoas ficam com medo de se criticar algo conforme as suas convicções, serem colocadas de lado ou receberem críticas por não reconhecer o trabalho de um grande fotógrafo. Achei bem interessante o exercício feito pelo André Rabelo, fez as pessoas sairem da zona de conforto de agradarem a todos e criticarem a foto, mesmo que seja o trabalho do Bresson.

Com relação às críticas, isso já foi muito discutido aqui no forum. Existem as críticas pela técnica - mau enquadramento, sombras indesejáveis, cortes em lugares estranhos, excesso ou falta de saturação, ruído, falta de foco e/ou nitidez, enfim, aspectos que podem ser medidos. Mesmo assim, não sabemos a intenção do iniciante, ele poderia estar querendo fugir dessas regras, pensando diferente, sabendo que as regras existem e querendo quebrá-las mesmo. Como não sabemos a intenção, tem que ser uma via de mão dupla - a crítica e a réplica, com a explicação do porquê dos "erros" apontados.

Além da crítica pela técnica, existe a crítica/elogio pelo gosto pessoal. E esse, não há como transferirmos o nosso gosto para ninguém. Gostamos e pronto. Se não gostamos, não há santo que vá fazer mudarmos de opinião. Então quando alguém critica uma foto minha e diz "não gostei", o que eu posso fazer? Insistir para a pessoa gostar? Impossível. E o "gostei", mesmo sem uma justificativa, pode ser bom de receber, afinal, tiramos as fotos para nós, mas pq não ter elogios?

Quando o elogio, o "gostei", vem seguido de explicações técnicas, perfeito, pois sabemos que estamos indo no caminho certo, assim como o "não gostei" seguido das explicações tbm mostram que estávamos indo no caminho errado e vamos fotografar mais para corrigir.

Penso que não existe a foto perfeita e sim a que aproxima do que queremos; claro que uma foto tecnicamente bem executada tem muita chance de ser algo que vamos gostar, mas não obrigatoriamente.

Abcs.

Muito bem colocado!!  :)


eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Resposta #8 Online: 19 de Abril de 2013, 02:39:32
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #9 Online: 19 de Abril de 2013, 04:14:30
Critica destrutiva eu abomino. Um "gostei ou "nao gostei" eu acho valido, afinal, gosto nao se discute e o forista tem o direito de comentar sua opiniao num forum.

Postar fotos num ambiente de análise e critica, com a Galeria do MF, vc estah sujeito a criticas de toda a natureza: embasadas, bobas, de gente q fotografa muito pior que vc, de gente muito superior a vc, de invejosos, de gente q te admira, de alguem q quer q vc evolua na "arte",... Saber filtrar e ignorar o q deve ser ignorado eh um exercicio de humildade e auto-estima, afinal, se seu senso critico afirma q eh uma boa foto, e alguem vem e derruba a foto com argumentos q nao te convecem, fique com sua opiniao q o eh melhor a ser feito.

Sobre essa foto do Bresson, nao vejo problema algum se afinalidade eh demonstrar o movimento do ciclista. Se era pra mostrar O CICLISTA, a foto merecia uma abertura maior da lente com aumento da velocidade, pra congelar o ciclista. Fico com a primeira hipotese ou ele nao teve tempo de configurar a maquina a tempo, nao perdendo o momento e eternizando a imagem, mesmo com o ciclista borrado.




"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 19 de Abril de 2013, 08:33:34
Vou me basear no nome do tópico pra expor minha opinião "Até que ponto aceitar uma crítica?", simples: até o ponto em que você acha que essa crítica pode te trazer algo de bom, e quando digo "algo de bom", não digo no sentido de elogios, aplausos e etc, e sim no sentido de "posso usar essa crítica para melhorar meu trabalho daqui pra frente?"
Porque convenhamos, existem pessoas que criticam negativamente apenas porque gostam de reclamar de tudo, pessoas que criticam apenas para tentar mostrar que sabe mais que todo mundo e pessoas que criticam com o intuito de ajudar.

E em uma opinião pessoal, eu vejo a fotografia de cada pessoa como um quadro, muitas vezes ela tenta passar uma ideia que as pessoas podem não entender, como sabemos que já aconteceu e talvez ainda aconteça com diversos pintores famosos. Portanto é importante para quem posta ter a noção de que a pessoa que estiver criticando, provavelmente vai levar em consideração a parte técnica.

Mas o ponto principal pra mim nessa questão: saiba filtrar as informações, absorva o que te ajudará e você poderá usar para algo e ignore aquilo que for inútil em termos de aprendizado.  :ok:


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Abril de 2013, 08:50:05
O problema é o seguinte, e sempre falo isso. No momento em que você posta alguma coisa em local público, está suceptível a críticas. E é direito do outro achar o que quiser e criticar, ponto. Agora, se você concorda ou não é outra questão. Se concorda, aproveita e absorve dela o que pode melhorar o que você fez. Se não concorda, esquece... ou educadamente, debata com teu crítico para ver se muda teu ponto de vista, ou o dele. Se nada mudar, cda um segue seu caminho e pronto.


CoelhoRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
Resposta #12 Online: 19 de Abril de 2013, 09:00:59
Esse assunto sempre rende...

Detonar, falar mal, pré-julgar....tudo isto causa mais empatia com a massa.

Todo galãzinho de novela é vi#$@#$ado.
Toda atriz e apresentadora é va&¨%$#@#dia.
Todo político é corrupto...Epa! isso é vero mermo?

Brincadeiras à parte, quem se submete à critica deve ter a maturidade de entender que tudo é possível principalmente se a crítica vem de quem não tem responsabiliade nenhuma para com você ou seu trabalho.

É natural que o "foco" esteja no criticado. Mas vamos lá! Vamos "focar" no crítico!

Focando no crítico a gente vê com mais nitidez e pode classificar melhor sua crítica, descartando as que não agregam nada.

Focar no crítico é também valorizar o trabalho, evitar a situação da "criança no meio de uma roda de mães opinando como criar (e claro que nunca serão tão bem criadas e lindas como as próprias)". 



fstoaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Flickr
Resposta #13 Online: 19 de Abril de 2013, 09:42:47
Li o post inicial, mas não as respostas. Sou iniciante em fotografia e não me julgo apto para criticar sem deixar claro que aquela é MINHA opinião e que o fotógrafo não deve se guiar por isso simplesmente.

Acredito que criticar detalhes técnicos é muito, MUITO mais fácil. Aliás, é o que mais se vê. Antes da composição, edição e a ideia da foto, o que se olha é o foco, granulação, e outros fatores técnicos.

Conhecia essa foto pois já pesquisei sobre o Cartier Bresson e assisti um documentário (francês com legendas em inglês), que se encontra no Youtube (The Decisive Moment) e o Cartier Bresson explica como foi executada essa foto (e outras também). E destaca a importância da geometria, composição e o tal "Momento Decisivo".

Eu, quando olho fotos, o que define para mim se é boa, ruim ou magnífica, é aquela primeira impressão, aquele fator "contar história", aquela foto que você se identifica com o lugar, com as pessoas que foram fotografadas. É meio que uma intimidade que se tem, mesmo sem nunca ter visto a foto. Isso é difícil de ver.

Tem outra foto do Bresson, uma que ele tirou de baixo para cima em uma escada caracol, porém, no momento exato que apareceram crianças brincando. Perfeita.
Canon Rebel T2i / 18-135mm f/3.5-5.6 + 50mm f/1.8 II

"Those who know what's best for us/ Must rise and save us from ourselves"


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 19 de Abril de 2013, 10:00:42
Eu acho que qualquer crítica é válida. De iniciantes de experientes, de leigos, tudo vale. De todas as críticas dá pra tirar algo de bom. Até mesmo dos invejosos, que ficam procurando grãozinho de areia para criticar. Se souber absorver bem as críticas, isso só vai te trazer benefícios. Mas também é preciso um tanto de auto-estima para não se abalar com as críticas, apenas levar para o lado do aprendizado mesmo, nunca para o lado pessoal.

Todas fotos são passíveis de crítica. Todas, absolutamente todas! Eu conheço a obra do Bresson bem a fundo, e digo que tem muita foto dele que não gosto, que não vejo atrativo algum. Não é só porque eu sou fã dele que vou obrigatoriamente gostar de tudo o que ele produziu. Saber o que e como criticar também é um exercício de aprendizado.

Dito isso, é óbvio que essa foto tem o que se melhorar. Uma coisa que me incomoda um pouco é como a cabeça do ciclista se mistura com a guia da calçada, por exemplo. Mas a foto é linda, eu acho uma das melhores dele. O Bresson faz fotos que só pela composição, pela paisagem, já são ótimas. Aí em cima disso ele inclui o elemento humano, que é o que leva a foto dele aos níveis onde chegou. Essa foto já é ótima sem o ciclista, com ele fica melhor ainda.

Eu sou da opinião que essa questão do "momento decisivo" supera pequenos detalhes técnicos.

Abraços