Autor Tópico: [Ajuda] Primeira camera - Hobby - Pode ser usada?  (Lida 6198 vezes)

MartinSilvestro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
  • Eu não sou fotógrafo?!
    • Minha galeria no Flickr
Online: 19 de Abril de 2013, 02:02:52
Um bom dia a todos.

Sempre fui um bom apreciador de fotografia e artes digitais e ultimamente tenho pensado em adquirir uma câmera profissional para aprender essa arte.

Meu interesse principal é usar para Hobby como:

Festas em familia,
Macros,
Paisagens,
Monumentos,
Obras de arte,
Fotos noturnas, etc...

Estou disposto a investir algo por volta de 1200 reais

  • O modo automático seria importante para eu que estou começando agora?
    Posso adquirir uma câmera semi nova ou usada sem problemas, desde que em otimo estado e pronta para o uso.
    Não tenho preferencia por marca porem nao gostaria de arriscar algo fora da Nikon, Canon ou talvez Sony (essa nem se é popular aqui)

O que acham desta camera, esta em um preço bom, é recomendada para um iniciante?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-477775998-cmera-nikon-d3000-16gb-lente-18-55-bolsa-pouco-usada-_JM


Um obrigado a todos antecipadamente pela ajuda.  :ok:


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2013, 02:59:10
Um bom dia a todos.
Bom dia amigo, seja bem-vindo!  :D

Sempre fui um bom apreciador de fotografia e artes digitais e ultimamente tenho pensado em adquirir uma câmera profissional para aprender essa arte.

Meu interesse principal é usar para Hobby como:

Festas em familia,
Macros,
Paisagens,
Monumentos,
Obras de arte,
Fotos noturnas, etc...

Vejo que, como a maioria daqueles que estão iniciando, quer uma câmera pra todas situações... Tem que ter em mente que pra diferentes situações existem equipamentos mais adequados, sendo bem complicado com um kit inicial abranger de forma satisfatória todas estas áreas. Para macro, por exemplo, precisa ou de uma lente macro (o que é bem caro) ou aprender a se virar com a técnica da lente invertida; para eventos de família, seria legal ter um flash genérico (yongnuo, na casa dos R$300,00), pois para ambientes fechados fará toda a diferença; Paisagens, monumentos, a lente do kit (a famosa 18-55) te atenderia; Para fotos noturnas, se não quiser utilizar flash e deixar com mais cara de noturna mesmo, o ideal era uma lente clara, como a 50mm 1.8, também na casa dos R$300,00;


Estou disposto a investir algo por volta de 1200 reais

  • O modo automático seria importante para eu que estou começando agora?
    O modo automático existe em todas as dslr, mas se pretende aprender fotografia, esqueça este modo! Usar o famoso quadradinho verde em uma dslr é queimar dinheiro.
    Posso adquirir uma câmera semi nova ou usada sem problemas, desde que em otimo estado e pronta para o uso.
    Não tenho preferencia por marca porem nao gostaria de arriscar algo fora da Nikon, Canon ou talvez Sony (essa nem se é popular aqui)
De início, qualquer dslr de entrada te atenderá muitíssimo bem... Tanto canon quanto nikon tem excelentes máquinas. Eu consideraria uma usada sim, mas não a que tu indicou... O vendedor não é muito bem qualificado, existem modelos mais novos com preço legal... Aqui no fórum mesmo, na seção dos classificados tem coisas muito mais interessantes dentro do preço que tu falou que pretendia gastar. Tem algumas t2i, t3i com preços bem legais, mas não achei, vale tu dar uma procuradinha que pode estar disponível ainda.
Eu, no teu lugar, tentaria montar um kit com uma t3 (ou qualquer outra na casa dos 1000,00, usada ou nova mas já com a lente 18-55) e compraria junto uma 50mm 1.8 ou um flash, o que tu achasse mais interessante...
sempre recomendo dar uma olhadinha em alguns sites de confiança, alguns tem preços excelentes e muita gente daqui do fórum compra neles:
- www.werinformatica.com.br
- www.tecnoinfosul.com.br
Estes dois acima eu já comprei bastante e tem preços excelentes! Vale a pena conferir
- www.notecel.com - Este tem boas referências no mercado livre
- www.zamax.com.br
- www.detonashop.com.br
As câmeras que acredito que se enquadrarão no preço que pretende gastar são da canon (t3, t3i, t2i, t1i) e da nikon (d3100, d3200), dá uma pesquisada sobre estes modelos e vê o que mais te agrada
Estes dois acima já vi muitos bons depoimentos sobre compra com eles
- n.orcamento@uol.com.br - vendedor mais famoso e confiável, manda um e-mail e cota preços com ele...

[/list]

O que acham desta camera, esta em um preço bom, é recomendada para um iniciante?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-477775998-cmera-nikon-d3000-16gb-lente-18-55-bolsa-pouco-usada-_JM


Um obrigado a todos antecipadamente pela ajuda.  :ok:




Uma dica: sugiro que o amigo comece pesquisando sobre o básico, youtube tem muuuuita coisa boa. Faça uma pesquisa sobre fotografia básica, conceitos, fundamentos, exposição, iso, abertura, obturador, composição, e acompanhe os tópicos aqui do fórum, vai aprender muita coisa  :ok:

Espero ter ajudado um pouquinho

Abração
Tecpix + motorola do guga


Hipolito

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2013, 07:15:28
Um bom dia a todos.

Sempre fui um bom apreciador de fotografia e artes digitais e ultimamente tenho pensado em adquirir uma câmera profissional para aprender essa arte.

Meu interesse principal é usar para Hobby como:

Festas em familia,
Macros,
Paisagens,
Monumentos,
Obras de arte,
Fotos noturnas, etc...

Estou disposto a investir algo por volta de 1200 reais

  • O modo automático seria importante para eu que estou começando agora?
    Posso adquirir uma câmera semi nova ou usada sem problemas, desde que em otimo estado e pronta para o uso.
    Não tenho preferencia por marca porem nao gostaria de arriscar algo fora da Nikon, Canon ou talvez Sony (essa nem se é popular aqui)

O que acham desta camera, esta em um preço bom, é recomendada para um iniciante?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-477775998-cmera-nikon-d3000-16gb-lente-18-55-bolsa-pouco-usada-_JM


Um obrigado a todos antecipadamente pela ajuda.  :ok:

Camera usada pode sim ser uma boa alternativa. Cuidado com alguns anuncios no Mercado Livre, existem cameras usadas pelo dono que esta vendendo para adquirir uma melhor e vendedores que negociam mercadorias usadas, sem garantia nenhuma de uso futuro.
Aqui no forúm nos classificados voce encontrará várias opções... de uma olhada.
Canon 6D + EF 40 mm f 2.8 EF 70-300 mm f 4-5.6
FD 50 mm f 1.4  /  FD 35-70 mm  / FD 70-210 mm f 4.5
Flash YN565 EX


MartinSilvestro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
  • Eu não sou fotógrafo?!
    • Minha galeria no Flickr
Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2013, 14:35:16
Fernandez

Obrigado pelas dicas cara, vai ficar mais fácil agora encontrar a câmera ideal para iniciar.
Partindo do ponto que você me fez chegar, meu intuito agora é adquirir apenas uma câmera com lente básica 18-55, e explorar o máximo possível, e só então investir em mais acessórios conforme minha necessidade posteriormente.

Destas câmeras citadas "canon (t3, t3i, t2i, t1i) e da nikon (d3100, d3200)" todas possuem flash básico embutido?

==

Hipolito

Mas geralmente produtos usados não costumam ter garantia, menos ainda comprando de alguém que não é profissional de vendas.

Vou verificar os classificados e os sites que o amigo passou acima e entender a faixa de preço destes modelos, pois estou totalmente por fora.

Obrigado.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2013, 17:39:07
Opa, todas elas tem o flash embutido, mas quando tu ler por aí que eles não servem pra muita coisa, acredite, eles não servem pra muita coisa. Mas tem uns yongnuo baratinhos que quando tu começar a sentir falta tu pode pensar em comprar... Agora o negócio é pesquisar sobre as câmeras mesmo e ver o que mais te agrada ;)
Tecpix + motorola do guga


MartinSilvestro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
  • Eu não sou fotógrafo?!
    • Minha galeria no Flickr
Resposta #5 Online: 19 de Abril de 2013, 19:25:50
Obrigado cara, agora é por minha conta.

Assim que comprar posto aqui para voces verem.

abraços!


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #6 Online: 19 de Abril de 2013, 21:06:08
tem o Marcelo aqui no fórum que esta vendendo uma t3i + 50mm 1.8 é uma boa opção. entra no menu CLASSIFICADOS e dá uma olhada.


leorjgj

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 188
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Abril de 2013, 21:44:51
Eu aconselho você a estudar bastante antes de comprar a camera. Digo isso pq estou ha mais de uns 6 meses lendo, vendo e aprendendo antes de comprar a minha.

Estude as cameras, os modelos, acessórios, etc. Anote, compare.

Se tiver a oportunidade de ler muito, sempre, lhe ajudará mais que qualquer conselho.

Não aconselho comprar câmera usada, tem que conhecer muito bem quem a utiliza, quantos clicks tem, como a pessoa cuida do equipamento, etc. Muito cuidado.

Abs
Canon T4i + 50 1.8 + 18-55 + 55-250 + Tamron 17-50 2.8
A primeira foto agente nunca esquece!


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #8 Online: 19 de Abril de 2013, 21:47:32
estou ha mais de uns 6 meses lendo, vendo e aprendendo antes de comprar a minha.

Abs

Tá na hora de transformar as idéias em ações. Te digo com certeza que após começar a usar uma dslr, você vai se surpreender com a qualidade das imagens, principalmente se você vem de uma compacta.
eu fiz o mesmo que você, estudei bastante ANTES de comprar e tive surpresas positivas quando ela chegou.


charleneo777

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 20 de Abril de 2013, 00:01:33
Há um tempo eu estava com a mesma dúvida que você. Tinha quase a mesma grana, estava aprendendo sobre fotografia no modo manual e comecei a pesquisar por câmeras, até que procurei no google e ele me trouxe até esse fórum. Eu vi o anúncio do marcelo556 (esse mesmo que está vendendo a t3i + 50mm 1.8, super barato por sinal), num tópico que já estava até fechado sobre a venda de um t2i usada. Procurei ele no facebook pelo username que ele usa aqui e encontrei ele, conversamos e pra minha sorte ele ainda estava com a câmera à venda. Fiz o depósito e alguns dias depois a câmera havia chegado. A câmera parecia novinha, ele tinha ela fazia um ano se não me engano. Foi a melhor coisa que fiz, já estou quase cinco meses com ela e ela é ótima! tem me servido muito bem. E desde então quando eu quero comprar algo relacionado a fotografia, sempre venho nos classificados do fórum porque acho infinitamente mais confiável que o mercado livre, que vem dando muitos problemas nesses últimos tempos. Procure alguém com boas qualificações aqui no fórum que você não vai se arrepender, experiência própria.  :ok:


MartinSilvestro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
  • Eu não sou fotógrafo?!
    • Minha galeria no Flickr
Resposta #10 Online: 20 de Abril de 2013, 17:42:46
tem o Marcelo aqui no fórum que esta vendendo uma t3i + 50mm 1.8 é uma boa opção. entra no menu CLASSIFICADOS e dá uma olhada.


Eu realmente gostei da camera  muito boa a oferta más o preço esta acima do que eu procuro e tambem prefiro pegar em mãos com alguem de SP.


Eu aconselho você a estudar bastante antes de comprar a camera. Digo isso pq estou ha mais de uns 6 meses lendo, vendo e aprendendo antes de comprar a minha.

Estude as cameras, os modelos, acessórios, etc. Anote, compare.

Se tiver a oportunidade de ler muito, sempre, lhe ajudará mais que qualquer conselho.

Não aconselho comprar câmera usada, tem que conhecer muito bem quem a utiliza, quantos clicks tem, como a pessoa cuida do equipamento, etc. Muito cuidado.

Abs

É justamente o que estou fazendo, porém não vou esperar 6 meses para colocar o sonho em pratica nem pegar um equipamento top de cara, por isso estou optando por modelos mais populares e usados. ;)
Acredito que até junho estarei comprando se não encontrar uma oferta irrecusável antes =)

Há um tempo eu estava com a mesma dúvida que você. Tinha quase a mesma grana, estava aprendendo sobre fotografia no modo manual e comecei a pesquisar por câmeras, até que procurei no google e ele me trouxe até esse fórum. Eu vi o anúncio do marcelo556 (esse mesmo que está vendendo a t3i + 50mm 1.8, super barato por sinal), num tópico que já estava até fechado sobre a venda de um t2i usada. Procurei ele no facebook pelo username que ele usa aqui e encontrei ele, conversamos e pra minha sorte ele ainda estava com a câmera à venda. Fiz o depósito e alguns dias depois a câmera havia chegado. A câmera parecia novinha, ele tinha ela fazia um ano se não me engano. Foi a melhor coisa que fiz, já estou quase cinco meses com ela e ela é ótima! tem me servido muito bem. E desde então quando eu quero comprar algo relacionado a fotografia, sempre venho nos classificados do fórum porque acho infinitamente mais confiável que o mercado livre, que vem dando muitos problemas nesses últimos tempos. Procure alguém com boas qualificações aqui no fórum que você não vai se arrepender, experiência própria.  :ok:

Complicado essa fase inicial em um campo desconhecido mas estou pesquisando bastante antes de dar o primeiro passo.
Pesquisei sobre essa lente e ela parece ser maravilhosa, achei um flicker só com fotos obtidas a partir dela e quase todas me agradaram. Vou procurar algo nesse sentido talvez.

Alguem sabe me explicar o que a 18/55 faz que a 50mm 1.8 não faz?


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 20 de Abril de 2013, 18:05:43
Faz fotos a partir de 18mm  :assobi:
Tu consegue enquadrar mais cena de uma mesma distância.
Tecpix + motorola do guga


MartinSilvestro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
  • Eu não sou fotógrafo?!
    • Minha galeria no Flickr
Resposta #12 Online: 20 de Abril de 2013, 18:36:54
Essa dos 18mm estava na cara  :doh:  :hysterical:

A questão é a possibilidade de diversidade de captura, a 50mm 1.8 pelo que pesquisei é multifuncional, atende diversas necessidades  como visto no flickr http://www.flickr.com/groups/one-point-eight/

Mas e a 18mm 55mm, tenho certeza que é popular porque geralmente vem no kit ou ela é uma lente realmente poderosa?

Sei que é uma pergunta grotesca para quem entende, mas para um novato é melhor iniciar com uma 18mm 55mm ou a 50mm 1.8 de cara?


leorjgj

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 188
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Abril de 2013, 22:24:23
Tá na hora de transformar as idéias em ações. Te digo com certeza que após começar a usar uma dslr, você vai se surpreender com a qualidade das imagens, principalmente se você vem de uma compacta.
eu fiz o mesmo que você, estudei bastante ANTES de comprar e tive surpresas positivas quando ela chegou.

Isso ai amigo, tem sempre que se começar do começo e iniciar do início!

Abs
Canon T4i + 50 1.8 + 18-55 + 55-250 + Tamron 17-50 2.8
A primeira foto agente nunca esquece!


leorjgj

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 188
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 20 de Abril de 2013, 22:31:47
É justamente o que estou fazendo, porém não vou esperar 6 meses para colocar o sonho em pratica nem pegar um equipamento top de cara, por isso estou optando por modelos mais populares e usados. ;)
Acredito que até junho estarei comprando se não encontrar uma oferta irrecusável antes =)

Não que você tenha que ficar 6 meses estudando antes de comprar sua primeira camera. Claro que estudando e praticando as coisas fluem melhor. Eu fiz e estou fazendo as duas coisas, estudando a teoria e estudei as cameras neste período de tempo. Posso dizer que algumas dúvidas que talvez tivesse no primeiro contato com a câmera, sem conhecê-la, serão triviais após o entendimento do assunto.

Independente de quando começar, procure sempre a melhoria contínua, é o segredo da fotografia e de muitas outras coisas.

abs
Canon T4i + 50 1.8 + 18-55 + 55-250 + Tamron 17-50 2.8
A primeira foto agente nunca esquece!