Autor Tópico: Canon EOS 6D vs EOS 5D Mark III  (Lida 38239 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #45 Online: 08 de Dezembro de 2015, 10:44:56
Estranho essa história de baixa durabilidade do obturador da 6D. A Canon reconhecidamente tem excelentes longevidades nos seus obturadores, mesmo nas Rebels.

Aqui do fórum eu não me lembro de ninguém ter reclamado disso.

Aqui no Brasil a diferença entre 6D e 5D3 no preço é muito grande.
Com 6 mil reais dá pra comprar uma D800 que é muito mais câmera ou uma 5D2 com uma Sigma Art. Imagina com 8 mil reais? Compra uma 5D2 + 24-70 ou 35 Art mais 85 1.8.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #46 Online: 08 de Dezembro de 2015, 10:46:58
Câmera n é só sensor. Pra mim, se n tem grana para a Mkiii, vai de Mkii.

Mas um comparativo entre a 6D e a mk2, a 6D ganha em muitos aspectos! Processador mais modernos, pontos e velocidade de foco e principalmente ISO. Perde em outros é claro... mas se vc não usa ela feito metralhadora, acredito que aguenta bem o tranco.

Notei no ultimo evento que fiz, a 6D é foca mais rápido que a mk3 com a 25-105 usando f5.6 a 8! Era uma "formatura infantil", fotos em estúdio... coisa simples que a 6D ganhou.
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 08 de Dezembro de 2015, 10:53:45
Estranho essa história de baixa durabilidade do obturador da 6D. A Canon reconhecidamente tem excelentes longevidades nos seus obturadores, mesmo nas Rebels.

Aqui do fórum eu não me lembro de ninguém ter reclamado disso.

Aqui no Brasil a diferença entre 6D e 5D3 no preço é muito grande.
Com 6 mil reais dá pra comprar uma D800 que é muito mais câmera ou uma 5D2 com uma Sigma Art. Imagina com 8 mil reais? Compra uma 5D2 + 24-70 ou 35 Art mais 85 1.8.

Não é estranho, vc é que n conhece. A maioria dos meus colegas fotógrafos não frequentam nenhum grupo na internet, não dá pra ficar bitolado nisso aqui. Na minha região foi uma caça ao tesouro quando saiu a 6D, depois.......

Mas assim, papo sem rumo, cada um que compre o que quiser ou mais cobiçar.


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 08 de Dezembro de 2015, 10:56:14
https://www.facebook.com/groups/weddingbrasil/search/?query=6d

Não sei se vai funcionar pq é um grupo fechado do Face, acho q tem que pedir pra entrar pra visualizar. Mas já são 296 comentários sobre a fragilidade da 6D (quando levada à situações punks).



mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #49 Online: 08 de Dezembro de 2015, 13:23:54
https://www.facebook.com/groups/weddingbrasil/search/?query=6d

Não sei se vai funcionar pq é um grupo fechado do Face, acho q tem que pedir pra entrar pra visualizar. Mas já são 296 comentários sobre a fragilidade da 6D (quando levada à situações punks).

Entrei no grupo.. comecei a ler o tópico desde o início.. Conclusão:
- Vários falaram da fragilidade da 6D, assim como de outras outras com essa problema, inclusive Nikon!
- Vários falaram que a 6D está com mais de 150k e está aguentando firme e forte!

Então, questão de sorte ou de azar?

Única conclusão válida mesmo é que todos falam muito bem da série 5D... desde a Clássica!
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #50 Online: 08 de Dezembro de 2015, 14:48:38

Única conclusão válida mesmo é que todos falam muito bem da série 5D... desde a Clássica!
É vero!
Usei a 1 e 2 e adorei.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


luizlucasi

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #51 Online: 26 de Dezembro de 2015, 20:45:57
Vou dar o meu pitaco.

Possuo as duas.

6D - Gosto do peso, gosto da possibilidade de trocar o focus screen, gosto da imagem final.
       Não gosto. Joystick... Velocidade de clicks por segundo... Usar um SD somente  :D

5D mark iii - Adoro o joystick, Clicks por segundo, imagem final, ter dois slots de cartões.
       Não gosto. Não ter a possibilidade de trocar o focus screen.

Uso a 6D como uma câmera de backup.
Se a diferença de preço fosse menor teria outra 5D mkiii sem pensar duas vezes.

Ainda assim recomendo a 6D uma full frame de entrada bem honesta.

Abs
Canon EOS 5D mkiii  | Canon EF 24-70mmL f/2.8 mk II  | 50mm 1.8 | Canon 600 ex-rt (x3)
Nikon D750 (x2) | 35mm F2 D | 85mm 1.8G | 24-70mm 2.8 | 28mm a-is | 180mm 2.8 a-is | SB-900 | SB-5000  
Contax 167MT | Contax 50mm 1.4 | Contax  135mm f/2.8 e outros vidros

Na fotografia não existe certo ou errado...


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #52 Online: 30 de Dezembro de 2015, 11:38:40
Tenho uma de cada. Vou colocar lenha na fogueira... Vou falar mais de defeitos, sem querer ser pessimista...

Já li e ouvi de muitos fotógrafos reclamação quanto à quebra precoce do obturador da 6D (feito para 100 mil, mas muitos antes disso). Nunca ninguém comentou comigo de o da 5D II ou 5D III ter quebrado antes de 150 mil atuações (aliás, nunca vi um quebrando antes de 300 mil).

A 6D tem comandos confusos, parecidos com as Rebel, e não tem o joystick, o que é péssimo (aquela "coisa" conjugada com o dial traseiro é horrível de usar).

A 6D começa a soltar as borrachas com 2 a 3 anos de uso... A 6D, usando o wifi ou gps, acaba com a bateria num instante. A 6D tem menus e controles limitados (não tem compensação de flash à mão, nem WB, para quem usa). A 6D tem velocidade máxima de 1/4000 (o que pode ser pouco, em algumas situações).

Mas... A 6D tem um ISO alto melhor que a 5D III (menos chroma), e um ponto central mais sensível. Só!

A 5D III tem algumas falhas: a luz de confirmação de autofoco é muito fraca (faz falta em situações de luz mais forte. O sistema de autofoco é muito legal, extremamente preciso, 61 pontos, com indicação feita por projeção holográfica, tamanho dos pontos variáveis, grids auxiliares, etc, mas a intensidade poderia ser um pouco maior (na 6D e na 5D II a intensidade já é suficiente). A 5D III não tem wifi nem gps (eu nem uso), não me faz falta. O ponto central tem sensibilidade de -2EV. Afora isso, ela é muito mais câmera que a 6D, e julgo valer o dobro (hoje, com uma em mãos, posso afirmar isso com convicção). A 6D fará 90% do que a 5D III faz, sim, mas se o cara puder investir numa 5D III, é recomendável. Dá gosto clicar com ela... Abraços.
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #53 Online: 30 de Dezembro de 2015, 12:05:58

Tenho uma de cada. Vou colocar lenha na fogueira... Vou falar mais de defeitos, sem querer ser pessimista...

Já li e ouvi de muitos fotógrafos reclamação quanto à quebra precoce do obturador da 6D (feito para 100 mil, mas muitos antes disso). Nunca ninguém comentou comigo de o da 5D II ou 5D III ter quebrado antes de 150 mil atuações (aliás, nunca vi um quebrando antes de 300 mil).

A 6D tem comandos confusos, parecidos com as Rebel, e não tem o joystick, o que é péssimo (aquela "coisa" conjugada com o dial traseiro é horrível de usar).

A 6D começa a soltar as borrachas com 2 a 3 anos de uso... A 6D, usando o wifi ou gps, acaba com a bateria num instante. A 6D tem menus e controles limitados (não tem compensação de flash à mão, nem WB, para quem usa). A 6D tem velocidade máxima de 1/4000 (o que pode ser pouco, em algumas situações).

Mas... A 6D tem um ISO alto melhor que a 5D III (menos chroma), e um ponto central mais sensível. Só!

A 5D III tem algumas falhas: a luz de confirmação de autofoco é muito fraca (faz falta em situações de luz mais forte. O sistema de autofoco é muito legal, extremamente preciso, 61 pontos, com indicação feita por projeção holográfica, tamanho dos pontos variáveis, grids auxiliares, etc, mas a intensidade poderia ser um pouco maior (na 6D e na 5D II a intensidade já é suficiente). A 5D III não tem wifi nem gps (eu nem uso), não me faz falta. O ponto central tem sensibilidade de -2EV. Afora isso, ela é muito mais câmera que a 6D, e julgo valer o dobro (hoje, com uma em mãos, posso afirmar isso com convicção). A 6D fará 90% do que a 5D III faz, sim, mas se o cara puder investir numa 5D III, é recomendável. Dá gosto clicar com ela... Abraços.
Após ter usado as duas primeiras 5D, 6D e hoje a D800, eu pagaria a mais justamente por isso. É igual falar de itens de conforto do carro. Muitas vezes não se justifica pelo racional mas faz a diferença no prazer de usar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 30 de Dezembro de 2015, 14:58:08
Entrei no grupo.. comecei a ler o tópico desde o início.. Conclusão:
- Vários falaram da fragilidade da 6D, assim como de outras outras com essa problema, inclusive Nikon!
- Vários falaram que a 6D está com mais de 150k e está aguentando firme e forte!

Então, questão de sorte ou de azar?

Única conclusão válida mesmo é que todos falam muito bem da série 5D... desde a Clássica!

Mas um dos fatores importantes na industria é justamente é confiabilidade. Por exemplo, a indústria japonesa tem um controle de qualidade mto mais rígido que a indústria chinesa e, de certa forma, produtos "made in japan" costumam ser mto mais confiáveis que produtos "made in china".

Então não é apenas questão de sorte, mas de controle de qualidade.


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #55 Online: 31 de Dezembro de 2015, 00:35:57
Vou dar minha opinião.. Pois tenho as duas.
- Qualidade de imagem é a mesma coisa. Só vai notar diferença quem fizer comparativos e visualizar em 1:1 e se quiser achar chifre em cabeça de cavalo..
- A 5D mk3 dá mais sensação de robustez, isso é fato. Mas a 6D é mais leve, o que ajuda em alguns casos.
- O LCD maior não faz a menor diferença pra mim. Ambos os LCDs são muito bons.
- Foco: aqui é que mora a diferença. Não é só quantidade de pontos, mas a qualidade deles. A 5D mk3 é mais rápida e mais precisa, ainda mais pq tem pontos de foco cruzados espalhados pelo frame todo. Mas a 6D tem uma vantagem neste quesito: o ponto central foca em -3EV. Ou seja, a 6D precisa de menos luz pra conseguir focar, mas a 5D é mais rápida e mais precisa.
A minha taxa de fotos com foco ruim caiu vertiginosamente depois que comprei a mk3.
- Algumas besteiras extras da mk3 são bem legais e mesmo não sendo essenciais facilitam minha vida, como por exemplo lembrar o ponto de foco usado qdo se muda de retrato pra paisagem, as customizações do sistema de foco, dois slots de cartão, etc.
- Concordo com o amigo que disse que a luz de confirmação de autofoco poderia ser mais forte. Às vezes me confundo um pouco mas é questão de costume.

- Durabilidade: eu fotografo com as duas nos casamentos. Geralmente uma com 35mm e outra com 85mm. Ambas estão funcionando perfeitamente, então não tenho conhecimento de causa pra dizer qual dá pau antes. Geralmente a 35mm fica na mk3 e isso me faz clicar mais com ela do que com a 6D. Qdo alguma pifar eu volto pra contar kkkkk.
Conheço um camarada que tb faz casamentos e a 6D dele está com 300k cliques e funcionando normalmente. Isso mesmo, 300k cliques. Acredite se quiser, eu tb me espantei qdo vi.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #56 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 18:41:42
Se for pra usar 6D prefiro abandonar a fotografia e arrumar um emprego de motoboy.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #57 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 20:07:36

Se for pra usar 6D prefiro abandonar a fotografia e arrumar um emprego de motoboy.

X2!
D600 - E-M10


FabriciodeCarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 21:36:42
 Fotografo que é fotografo faz boas fotos mesmo com uma rebel Xt. A camera é apenas um instrumento de trabalho. Um bom guitarrista não tocaria uma boa música a não ser com uma Gibson? A 6D tem um iso excelente que supera bem a minha Mark 3. Eu tenho uma 70d de backup que pretendo trocar futuramente numa 6D. E com uma qualidade dessa não entendo essa rejeição. Um amigo usa a 6d e a dele está com 150k e funcionando perfeitamente. E se quebrar com 150 que seja, ela já se pagou a muito tempo.
Canon 6D Mark II - EF 24-105 F4 II IS USM
Canon 80D - EF 85 MM F1.8 - Flash 430EX II


Calebe

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
Resposta #59 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 21:37:44
Geralmente não comento em posts mas qual a dificuldade em esclarecer essa dúvida? Fotógrafos famosos ja se sairam bem com uma rebel em casamento ou Nikon D90 por que uma 6D não iria suprir 90% dos trabalhos?

Sabe quando a Mark III iria ser vantajosa? quando for fotografia de esporte ou se por acaso no casamento o fotógrafo (no caso eu) for agitado e quer sempre estar perto e longe do assunto ao mesmo tempo e não quer perder o foco logo esses 61 pontos iriam ser incrivelmente uteis.

Vai de 6D e compra uma lente Sigma art e seja feliz.