Autor Tópico: Canon EOS 6D vs EOS 5D Mark III  (Lida 38224 vezes)

Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Online: 19 de Abril de 2013, 15:29:07
Boa tarde, pessoal.  :ok:

Procurei na ferramenta de busca e não achei um tópico que confrontasse essas duas câmeras full frame, então resolvi abrir esse.  :D

É o seguinte, até o final do ano pretendo migrar para uma dessas duas FF e estou com grande dúvida sobre qual seria a melhor opção. Isso pelo fato de que nem sempre a mais cara é a melhor em tudo.

Já verifiquei várias característcas das duas máquinas e gostaria de saber a opinião de vocês se os quase 50% a mais que são cobrados pela Mark III valem a pena em função do que efetivamente se tem a mais com ela, mas também do que se perde com ela em relação à 6D.

Pra quem tiver paciência pra me ajudar peço primeiramente que dê uma lida nos links abaixo. Rolando para baixo é possível ver o que cada uma leva vantagem ou perde em relação à outra.

http://versusio.com/br/canon-eos-6d-vs-canon-eos-5d-mark-iii

http://snapsort.com/compare/Canon-EOS-5D-Mark-III-vs-Canon-EOS-6D

Dessas caracterísitcas surgiram várias dúvidas, seguem só algumas:

1 - Obturador de duas faces. Tá escrito no primeiro link que a 6D tem um obturador de duas faces, o qual permite tirar fotos como um profissional: ao apertar a primeira vez, a câmera focaliza, ao apertar a segunda, dispara.- Pergunto: qual a vantagem disso? Não dá na mesma que a tradicional função de apertar até a metade pra focar e depois finalizar até o final do curso do botão?

2 - Também está escrito que a 5D tem notavelmente mais megapixels que a 6D (22,3 MP vs 20,2 MP) - 10,4% a mais. Gostaria de saber se a diferença disso, na prática, é algo notável...

3 - O tamanho do moninor da 5D (3,2") é maior que o da 6D  (3"), mas em compensação o da 6D tem maior densidade de pixels e maior resolução. Na prática qual é melhor?

E várias outras...

O uso será para fotografar retratos e também paisagens, com intenções amadoras mas com qualidade, pois em que pese não tenha pretensão de me tornar um profissional, gosto de me aprofundar nos assuntos que me interessam a título de hobby.

Ah, sim. Questões como peso e dimensões ficam em segundo plano. Meu foco é na qualidade, funções, praticidade, etc.

Enfim, eu faço o esforço necessário e pago por uma 5D Mark III, desde que esteja convencido de que a diferença de preço em relação à 6D se justifica.

Obrigado a quem puder ajudar!  :ok: :ok: :ok: :D

« Última modificação: 19 de Abril de 2013, 16:00:54 por Zeidan »
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2013, 15:47:14
 :snack:

Acompahando...
Colocarei minha 7D a venda semana que vem  :D

M Rezende


shefirott

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2013, 16:10:52
Ola amigo,

vou dar minha humilde opinião ate pq sei q tem pessoas q entendem mais do q eu aqui

é complicado falar sobre essas 2 cameras, elas são ao mesmo tempo muito parecidas e ao mesmo tempo mto diferentes, creio q no final para um usuario hobby como vc diz ser, a qualidade entregada sera a mesma.

o complicado que digo sobre compara-las é que, a 6d é uma FF de entrada, ja a mkIII nao.

sobre o disparador, creio q isso é jeito mesmo ou costume, concorda comigo q se essa duplo disparo fosse tao funcional teria na mkIII? acho q ele seria util para fotos em momentos de aventura e tals. onde nao se consegue ficar parado para disparar com calma.

a 6d tem 11 pontos de foco, contra 61 da mkIII, quanto ao tamanho do visor de 3 para 3.2", nao vejo tanta importancia ate pq o live view só seria util para filmagens, eu mesmo só uso pare rever a imagem e confirmar foco e tals..fora isso..pra nada..


como ja vi algumas pessoas falando aki no forum, a diferença é realmente qto vc esta disposto a gastar, se tiver com grana pra ir direto pra mkIII, va sem duvidas nao é a toa seu preço, mas se esta mais apertado e só usara mesmo a camera como hobby, te digo q mesmo com grana pra mkIII iria de 6d, por alguns motivos, era é quase 250gramas mais leve que a mkIII.. se tornando mais versatil..

espero ter ajudado
Canon T3 - 18 55mm - 50mm 1.8 - 55 250mm -


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2013, 16:30:19
O uso será para fotografar retratos e também paisagens, com intenções amadoras mas com qualidade, pois em que pese não tenha pretensão de me tornar um profissional, gosto de me aprofundar nos assuntos que me interessam a título de hobby.

A partir daqui fica fácil responder suas dúvidas.

As vantagens reais da Mk III sobre a 6D moram na rapidez e inteligência de focalização, na capacidade de tirar mais fotos por segundo continuamente e na robustez/resistência do corpo, ela é mais bem construída.
As coisas que você destacou, realmente não fazem diferença no uso cotidiano. O tamanho do LCD é muito pouco diferente, esse disparador de duas faces é "perfumaria" e a diferença de resolução é pífia.

A Canon 6D vai te atender perfeitamente para retratos e paisagens (e praticamente qualquer situação de uso e gênero). Vá de 6D, economize uns dólares e invista numa objetiva bacana para fazer par com a FF.

[]s


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2013, 17:24:32
pra sua finalidade a 6D vai te atender em tdo


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Abril de 2013, 18:04:19
Pelo que o amigo falou que pretende do novo equipamento a 6D atende com excelência, e seguindo o que o Dondon falou, investe a diferença numa lente top!
Tecpix + motorola do guga


ricardoabe

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #6 Online: 20 de Abril de 2013, 19:35:31
Fiquei na mesma dúvida durante meses mas acabei optando pela 6D.
Uso para hobby e não preciso do sistema de auto foco "violento" que a 5D MK III oferece (que é a maior diferença entre os dois modelos).
Preferi utilizar a diferença em lentes.

A única coisa que ainda não acostumei foi a direcional que foi para o meio do dial traseiro e o zoom em playback.





Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 20 de Abril de 2013, 19:57:23
Obviamente a 5D é mais câmera, indiscutivelmente.

Eu comparei as duas e optei pela 5d pelos seguintes pontos, entre outros detalhes
- dois slots de cartão, salvo minhas fotos duplicadas por segurança
- o sistema de foco é fantástico, melhora o funcionamento de objetivas complicadas como a 50mm 1.2 e 85 mm 1.2
- o LCD da 6d nao tem ajuste de brilho automático, nao entendo o porque disso, já que é tão simples

Repare que são poucas coisas, se nenhuma delas é prioritária pra você, e se a diferença de valor for representativa, compre a 6D que já tem qualidade de sobra pra qualquer um de nós, amador ou profissional.

A 5D mark II é uma boa também, sempre tem conhecidos vendendo elas praticamente sem uso, pra fazer upgrade para a III.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 20 de Abril de 2013, 21:42:08
6D, pelo melhor custo benefício ao uso que você dará a ela.

Agora, desculpa a franqueza, mas as 3 dúvidas que você colocou são muito elementares para se ter para alguém que quer ir para FF. Tem certeza que já está tirando quase o máximo da sua câmera atual?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 20 de Abril de 2013, 21:52:02
6D, pelo melhor custo benefício ao uso que você dará a ela.

Lembrando que custo x beneficio muda de fotografo pra fotografo.
Por exemplo, pra mim uma 5D tem melhor custo x beneficio que uma Rebel.

É uma câmera que se paga muito fácil se você é profissional e faz uso de pelo menos parte do potencial do equipamento, então passa a importar apenas o "beneficio". E levando em conta que o gasto com objetivas, equipamento de estudio, computadores e softwares, é muito mais alto que as câmeras.



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 20 de Abril de 2013, 22:29:45
Concordo contigo Cláudio. É que, dentro do escopo apresentado por ela, a 6D é a que melhor atenderia.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 20 de Abril de 2013, 22:30:40
Eu vou de Mark3 ... E seu nao tiver dinheiro eu vou por uma 7D so pelo AF>
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 20 de Abril de 2013, 22:58:04
Eu vou de Mark3 ... E seu nao tiver dinheiro eu vou por uma 7D so pelo AF>

É só pensar que voce deixou de comprar uma 1Dx e optou pela 5D mkIII, e isso representa uma bela economia, com a qual pode investir em objetivas.


Pedrinhomx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
Resposta #13 Online: 21 de Abril de 2013, 00:38:23
Só não entendo os posts falando: "pra isso que vc quer a 6d te atende"

A 6D te atende muito bem pra qualquer situação. Pra trabalhos profissionais também.

Sei lá, parece que a galera posta no sentido de que, se vc for pra trabalhos profissionais, ou eventos, ela não vai servir. E não faz o menor sentido  :ponder:


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 21 de Abril de 2013, 01:38:51
Só não entendo os posts falando: "pra isso que vc quer a 6d te atende"

A 6D te atende muito bem pra qualquer situação. Pra trabalhos profissionais também.

Sei lá, parece que a galera posta no sentido de que, se vc for pra trabalhos profissionais, ou eventos, ela não vai servir. E não faz o menor sentido  :ponder:

Entendo você.

Existem trabalhos profissionais que exigem menos do equipamento do que certos usos amadores. Eu diria até que o nível de exigência dos entusiastas em geral é altíssimo, principalmente em relação ao ISO alto das câmeras.

Eu poderia entregar meu trabalho com uma Rebel XT 350, sem problemas. Aliás, até hoje tenho clientes que usam fotos mais antigas feitas com ela, na época em que meu dinheiro só dava pra isso.

Dizer que "você não precisa de mais que uma 7D", por exemplo, é uma afirmação sem sentido. Quase ninguém que eu conheço explorou todo o potencial sequer de uma rebel, pode até reclamar de uma coisa ou outra, mas usar a "exploração total" como pre-requisito também não adianta.

Há quem inicie na fotografia, sem saber absolutamente nada de nada, com uma 5D Mark III, além de ser uma ferramenta e tanto para profissionais que ganhem muito dinheiro e vivam disso, também é uma excelente ferramenta para aprender fotografia.

Então aconselho a comprar a 5D mkIII, não é a mais cara, não é a mais barata, dificilmente vai se decepcionar com ela.