Autor Tópico: Street Photography com uma D700  (Lida 18260 vezes)

Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #225 Online: 20 de Abril de 2013, 11:26:19
Usei uma Sigma 50-500mm em 500mm e ficou tudo chapado e bidimensional!!!!! A partir de que range começa a compressao de planos, Pris! Nao li esses livros q vc citou... :(

Oi Mad! Se não me engano (porque não tenho isto escrito...) distância focal maior que a usada normalmente para retratos que é em torno de 100mm em câmera de 35mm... alguém mais sabe esta informação? :ponder:


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #226 Online: 20 de Abril de 2013, 12:02:07
Oi amigos!!!! Tô de olho também por aqui... já vi sites colocando que se faz street com GAs (e a maioria que tenho como referência só faz com GA e perto, muito perto do assunto), mas já vi sites dizendo que pode se fazer com teles. Não vejo mal algum em qq uma das 2 opções. Se a foto for boa... como gosto de fotos de detalhes, usaria sem medo uma tele, se não tivesse medo de sair com minha 70-300mm pela cidade... :assobi: Por isso, comprei a X10, que tem um zoomzinho, mas tem. Acho que rolou um questionamento baseado em desfoque de fundo... f11, geralmente usado em street, faz muita coisa ficar em foco, não sendo importante haver desfoque neste tipo de foto, mesmo porque, perder tempo focando pode ser igual a perder o momento da foto. Desfoque vai depender também da distância do sujeito para o fundo, além da distância focal da objetiva, mas isso depende do estilo de fotografia de cada um, se gosta ou não de desfoque ou se prefere tudo nítido. Mas uma coisa é certa e concordo com o Claudio. Foto com GA é opticamente diferente de uma foto com tele, pelo ângulo de visão, pela compressão de planos, pela alteração de perspectiva que ocorre pela distância/ponto de vista entre a câmera e o objeto. Recomendo que deem uma olhada nos livos "A Câmera" do Ansel Adams e "O Olho do Fotógrafo" do Michael Freeman... é legal sacar de óptica para escolher a melhor objetiva para fazer o que se tem em mente...  ;)

Bom tópico pelo assunto colocado em pauta!  :ok:

O interessante é que, ao se julgar pela Objetiva Usada, essa foto é street, porque eu usei uma 17-40 mm:

J.R. por Lordakner, no Flickr


Já essa aqui deixou de ser Street, por que eu usei uma 135mm.   8-) 8-) 8-)

Cantantes de Chile-4 por Lordakner, no Flickr

Ou essa, por que usei uma Zuiko 75-150mm

Equatorianos por Lordakner, no Flickr

Para mim são fotos diferentes, usando equipamentos diferentes, em situações diferentes, com propostas diferentes.
Mas, se a primeira pode ser chamada de "Street", a segunda e a terceira também podem, coitadas.  8-) 8-) 8-)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #227 Online: 20 de Abril de 2013, 12:18:11
O interessante é que, ao se julgar pela Objetiva Usada, essa foto é street, porque eu usei uma 17-40


Para mim são fotos diferentes, usando equipamentos diferentes, em situações diferentes, com propostas diferentes.
Mas, se a primeira pode ser chamada de "Street", a segunda e a terceira também podem, coitadas.  8-) 8-) 8-)

essas suas fotos são street a questão do conceito street é outro, entao como eu disse pra mim street é o conjunto, a pessoa inserida no ambiente , em todas essas que vc postou teve isso tanto na GA quanto nas teles, as outras pra que vc tinha postado eram mais retrato, mas eu gosto das feitas com GA's pq vc e envolve com com o evento e a foto é outra, nas teles é nítido a sensação de achatamento entre os planos na GA não vc pervcebe que esta proximo, parece ate que vc esta jogando xadrez, agora fotos com tele parece mais paparazzi, parece que vc esta registrando algo sem a pessoa estar sabendo.na hora do click vale tudo é GA ou Tele mas o importante é não perder o click.  Pra mim street é o envolvimento do fotografo, fotografado e rua.
« Última modificação: 20 de Abril de 2013, 12:23:34 por thipac »


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #228 Online: 20 de Abril de 2013, 12:23:08
essas suas fotos são street a questão do conceito street é outro, entao como eu disse pra mim street é o conjunto, a pessoa inserida no ambiente , em todas essas que vc postou teve isso tanto na GA quanto nas teles, as outras pra que vc tinha postado eram mais retrato, mas eu gosto das feitas com GA's pq vc e envolve com com o evento, agora fotos com tele parece mais paparazzi, parece que vc esta registrando algo sem a pessoa estar sabendo. Pra mim street é o envolvimento do fotografo, fotografado e rua.
Eu entendi o que você quis dizer, Thipac.
Mas, o que eu estou dizendo é que quando eu compro uma lente, eu compro para que ela trabalhe para mim.
Não para que eu trabalhe para ela.
Então, se eu mandá-la fotografar Street (ou qualquer outra coisa) , ela que se vire e fotografe.  :D
« Última modificação: 20 de Abril de 2013, 12:25:23 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #229 Online: 20 de Abril de 2013, 12:25:27
Eu entendi o que você quis dizer, Thipac.
Mas, o que eu estou dizendo é que quando eu compro uma lente, eu compro para que ela trabalhe para mim.
Não para que eu trabalhe para ela.
Então, se eu mandá-la fotografar Street, ela que se vire e fotografe.  :D

Eu também entendi Lord o que vc quis dizer ate modifiquei meu texto da uma lida outra vez, o importante é a fotografia, mas que fotos street ficam melhores com GA isso não tenha dúvida    :D :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 20 de Abril de 2013, 12:26:04 por thipac »


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #230 Online: 20 de Abril de 2013, 12:28:49
agora fotos com tele parece mais paparazzi, parece que vc esta registrando algo sem a pessoa estar sabendo.na hora do click vale tudo é GA ou Tele mas o importante é não perder o click.  Pra mim street é o envolvimento do fotografo, fotografado e rua.
As fotos feitas com a 135mm foram feitas a pedido da menina do grupo. (ela queria umas fotos para mandar para o Chile, para os familiares, mostrando que estavam bem.)
Eu só falei para ela:
- Só não fiquem olhando para mim, que eu acho que assim  fica sem graça.  :ok:

(eu tinha acabado de receber a 135mm L e estava louco para estrear)  :D
« Última modificação: 20 de Abril de 2013, 12:32:10 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #231 Online: 20 de Abril de 2013, 16:36:18
A menos que faça parte de um ensaio em especial,

eu acho MUITO feio caracterizar pessoas em fotos "street"


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #232 Online: 20 de Abril de 2013, 17:16:31
As fotos feitas com a 135mm foram feitas a pedido da menina do grupo. (ela queria umas fotos para mandar para o Chile, para os familiares, mostrando que estavam bem.)
Eu só falei para ela:
- Só não fiquem olhando para mim, que eu acho que assim  fica sem graça.  :ok:

(eu tinha acabado de receber a 135mm L e estava louco para estrear)  :D

ta certo e eu que estou louco pra comprar uma 135mm L  :wub:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #233 Online: 21 de Abril de 2013, 04:10:11
Oi Mad! Se não me engano (porque não tenho isto escrito...) distância focal maior que a usada normalmente para retratos que é em torno de 100mm em câmera de 35mm... alguém mais sabe esta informação? :ponder:

Pris, acho q eh 135mm. A Nikon tem a classica retrateira 135mm f/2 Defocus Control.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #234 Online: 21 de Abril de 2013, 07:26:13
Usei uma Sigma 50-500mm em 500mm e ficou tudo chapado e bidimensional!!!!! A partir de que range começa a compressao de planos, Pris! Nao li esses livros q vc citou... :(

Acredito que a partir dos 100mm já dê pra notar.

Se voce olhar bem longe, sem câmera, atraves de um quadradinho feito com os dedos, vai notar que a compressão está lá, não é uma fenômeno da objetiva, ela apenas enquadra pra voce.

Eu insisti na questão de que distancias focais fornecem resultados diferentes pelo seguinte, ela dita a posição do observador na cena, quanto menor, mais inserido ele está na cena, como que estivesse participando, aumentando a distancia focal eles se torna um observador espiando de longe, talvez por isso muitos entendam que a foto street se resume a distancias focais que não insiram tanto o observador na cena, não o façam tão intimo.

Como só fotografo de still, gastronomia, pra mim já existe uma diferença grande entre fotografar um prato com 50mm ou 90mm, na primeira o observador parece estar com o prato na sua frente, pronto para consumo, na segunda, parece estar analisando mais de longe, mesmo ambos enchendo o frame.
« Última modificação: 21 de Abril de 2013, 07:27:17 por Claudio Rombauer »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #235 Online: 21 de Abril de 2013, 10:18:28
Acredito que a partir dos 100mm já dê pra notar.

Se voce olhar bem longe, sem câmera, atraves de um quadradinho feito com os dedos, vai notar que a compressão está lá, não é uma fenômeno da objetiva, ela apenas enquadra pra voce.

Eu insisti na questão de que distancias focais fornecem resultados diferentes pelo seguinte, ela dita a posição do observador na cena, quanto menor, mais inserido ele está na cena, como que estivesse participando, aumentando a distancia focal eles se torna um observador espiando de longe, talvez por isso muitos entendam que a foto street se resume a distancias focais que não insiram tanto o observador na cena, não o façam tão intimo.

Como só fotografo de still, gastronomia, pra mim já existe uma diferença grande entre fotografar um prato com 50mm ou 90mm, na primeira o observador parece estar com o prato na sua frente, pronto para consumo, na segunda, parece estar analisando mais de longe, mesmo ambos enchendo o frame.

É isso aí que eu acho: Quanto menor a distância focal, mais dentro da cena o fotógrafo está.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM