Autor Tópico: Av, Tv, M + Auto ISO  (Lida 1484 vezes)

fstoaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Flickr
Online: 20 de Abril de 2013, 18:39:54
OBS: o nome do tópico saiu errado.  :aua:

Pessoal, faz um tempo que li um grande artigo sobre o Modo M + AUTO ISO. Gostaria de saber se o pessoal usa.

Para mim, em boas condições de luz(nem muito escuro e nem muito claro), esse modo me parece ideal, já que conseguimos definir a abertura e velocidade que queremos operar e a máquina decide o menor valor de ISO possível, contando com ISO's não "selecionáveis" como 620, 1000, 1250 (pelo menos numa t2i). O único problema é não poder fazer compensação de exposição.

Enfim, qual a opinião de vocês em relação a esse modo? Estou pensando de maneira errada?

Muito Obrigado.
« Última modificação: 20 de Abril de 2013, 18:40:47 por fstoaldo »
Canon Rebel T2i / 18-135mm f/3.5-5.6 + 50mm f/1.8 II

"Those who know what's best for us/ Must rise and save us from ourselves"


Diego Gin

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 365
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2013, 19:04:17
Eu não curto Auto ISO por que ele fica trocando o tempo todo, fora a dificuldade pra compensar a exposição  >:(

Quando a condição de luz tá excelente e eu estou tirando fotos outdoor, eu configuro o ISO em 200 até 800 pra dias nublados, escolho minha abertura que fica quase sempre em 2.8 a 4 e vou compensando só no obturador, tiro a maioria das minhas fotos em +0.5  :)


fstoaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Flickr
Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2013, 19:15:44
O ISO ficar trocando o tempo todo é um incomodo, mas não seria bom, pois assim a exposição sempre estaria correta utilizando o menor ISO possível e também, sem o "perigo" da velocidade do obturador cair repentinamente e a foto sair tremida?

A compensação é realmente a pior parte. Para compensar a exp. precisaria tirar do modo Auto ISO e ai regular do jeito necessário. Muito fora de mão.
Canon Rebel T2i / 18-135mm f/3.5-5.6 + 50mm f/1.8 II

"Those who know what's best for us/ Must rise and save us from ourselves"


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2013, 22:58:13
você sabe utilizar o fotômetro da câmera?


fstoaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Flickr
Resposta #4 Online: 21 de Abril de 2013, 01:07:42
Sei sim, amador. Mas acho que em situações onde exigem rapidez na medição, deixar que a máquina te auxilie é algo bem útil. Por exemplo, fotografar na rua, lugares onde existe grande variação de luz, o modo Av (no meu caso, que prefiro o Av ao Tv) é mto util, ja que no modo M eu deveria me preocupar em regular todo o "triangulo" para deixar o fotometro zerado.

O modo M é incomparavelmente melhor em situções controladas de luz (ambientes internos, estudio, flashes), ou em situaçoes onde a fotometragem é difícil (alto contraste, muito branco ou muito preto na cena).

O ponto que levantei foi para saber a opniao do pessoal em relaçao ao M+Auto ISO, ja que seria quase um "ATv" hahahah, e a máquina sempre usaria o menor valor possível. O unico problema, como dito, é a dificuldade p compensar a exposiçao.


Diego, até agora eu fotográfo outdoor de maneira parecida, fixo um ISO e abertura e vario o obturador, e tento expor dando um pouco de prioridade para luzes altas, para ajudar na PP. Porém, algumas vezes o obturador é lento para a foto, e de qualquer forma acabo alterando o ISO p poder manter ou aumentar o obturador.


Enfim, falei mto haahha. Agradeço a atençao e espero que tenham entendido meu ponto de vista hahah.

Abraço!
Canon Rebel T2i / 18-135mm f/3.5-5.6 + 50mm f/1.8 II

"Those who know what's best for us/ Must rise and save us from ourselves"


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Abril de 2013, 08:18:23
Eu só uso auto ISO em cameras que me permitem estabelecer o limite máximo, tipo a OMD.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #6 Online: 21 de Abril de 2013, 08:23:47
Caiu a ficha. Confesso q nao tinha experimentado . Vou tentar   :ok:


fstoaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Flickr
Resposta #7 Online: 21 de Abril de 2013, 09:19:37
Estou ainda testando esse método. Quando a luz é baixa ou muito alta é um pouco complicado.

Tento limitar o ISO em 1600. 3200 na t2i já passa do limite de ruído aceitável, principalmente em regiões mais escuras e a foto fica mto soft.
Canon Rebel T2i / 18-135mm f/3.5-5.6 + 50mm f/1.8 II

"Those who know what's best for us/ Must rise and save us from ourselves"


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 21 de Abril de 2013, 09:33:11

O único problema é não poder fazer compensação de exposição.

E isso pra mim já mata toda a utilidade do M + Auto ISO...

Eu acho que seria muito útil se as fábricas inventassem um modo que funcionasse mesmo como uma ATv, ou seja, uma prioridade de Abertura/Velocidade, variando apenas o ISO e permitindo compensação na exposição. Com certeza seria meu modo favorito nas externas...


fstoaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Flickr
Resposta #9 Online: 21 de Abril de 2013, 09:44:25
Concordo! Não entendo o desenvolvimento de máquinas, mas poderia existir a compensação nesse caso. A camera escolheria o ISO tantos pontos acima ou abaixo do que ela "julga" correto.
Canon Rebel T2i / 18-135mm f/3.5-5.6 + 50mm f/1.8 II

"Those who know what's best for us/ Must rise and save us from ourselves"


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 21 de Abril de 2013, 12:21:36
É, se não permite compensar exposição melhor usar outra prioridade qualquer, pelo menos na minha experiência, a maioria das foos que fiz em campo foram compensadas de alguma forma.