Autor Tópico: Canon 600D ou 650D e respectiva lente  (Lida 6900 vezes)

zoompixel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Online: 21 de Abril de 2013, 16:02:51
Boa tarde a todos,

já abri à algum tempo um topico numa duvida sobre que maquina deveria escolher (eram compactas) e depois de ouvir algumas opiniões e alguma pesquisa na web, resolvi esperar um pouco mais, juntar mais algum € e investir numa reflex.

Bom a minha questão é a seguinte, não pretendo gastar muito mais de 600€ e tenho lido sobre as seguintes maquinas:

- Canon 600D

http://www.canon.pt/For_Home/Product_Finder/Cameras/Digital_SLR/EOS_600D/index.aspx

- Canon 650D

http://www.canon.pt/For_Home/Product_Finder/Cameras/Digital_SLR/EOS_650D/

A diferença de preços não é demasiada, e estou mais virado para a 650D, tem ecrã touch, micro stereo, maior ISO, entre outras. Mas como não sou profissional de fotografia e é um mundo que pretendo explorar com mais atenção fico na duvida se justifica a 650 em relação à 600.

Alem da fotografia vou dar bastante uso também ao vídeo.

Outra questão que se levanta é relativamente à lente que a maquina possui de origem, EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II.

Pesquisei sobre lentes também e vi opiniões que que a lente tem bastante influencia nos resultados finais e que a de origem não é das melhores (obviamente), não compensará mais um corpo de maquina mais barato e e uma melhor lente tipo está?

http://www.canon.pt/For_Home/Product_Finder/Cameras/EF_Lenses/EF-S/EF-S_55-250mm_f4-5.6_IS_II/

Encontro-me um pouco indeciso relativamente a este assunto e gostaria de conhecer opiniões mais entendidas sobre a materia.

Obrigado!



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Abril de 2013, 16:24:03
Não se engane pela aparência, apesar de pequenas, são excelentes cameras com capacidade de realizar a vasta maioria das fotografias possíveis.

Eu ficaria com a 650, não pela qualidade que é praticamente a mesma, mas pela questão de ergonomia, que é muito importante.

A única coisa que me atrapalha nessa linha é o tamanho do viewfinder, pra mim é um pouco complicado de fazer foco manual, por exemplo.

Mas eu trabalhei profissionalmente muito tempo com uma rebel XT 350D, varias gerações abaixo dessas duas, e fiz fotos pra capas de revistas, embalagens, produtos, arquitetura, shows, etc., com excelentes resultados, até hoje eu abro fotos como esta, feita com uma 350D, de sensor muito anterior ao da 600D e penso que minha 5D MKIII não faria melhor...

« Última modificação: 21 de Abril de 2013, 16:25:45 por Claudio Rombauer »


zoompixel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #2 Online: 21 de Abril de 2013, 16:49:05
Agradeço desde já a sua resposta Claudio Rombauer, foi esclarecedor quanto ao potencial da maquina, mas fiquei confuso com esta afirmação
Citar
Não se engane pela aparência, apesar de pequenas, são excelentes cameras com capacidade de realizar a vasta maioria das fotografias possíveis.
.

Referia-se à maquina em si ou à lente que vem no kit?

Obrigado!


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Abril de 2013, 17:41:58
Agradeço desde já a sua resposta Claudio Rombauer, foi esclarecedor quanto ao potencial da maquina, mas fiquei confuso com esta afirmação .

Referia-se à maquina em si ou à lente que vem no kit?

Obrigado!

Ah sim, falo da câmera.

Eu pensaria em comprar o corpo apenas, e duas objetivas fixas, uma 50mm e uma 35mm, por exemplo, a lente do kit não é ruim, mas tem sim limitações. Então não espere que ela resolva tudo, aí vai depender do que vc quer fotografar.


Nastins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 160
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Abril de 2013, 18:38:04
Essa eh uma boa camera, eu tambm estou na duvida em qual comprar, e vou optar por essa.. vc vai comprar na net?? se for me diz onde foi pra eu ver se ta bom o preco e comprar por ele..

No flickr tem altas fotos extraordinarias tiradas, por as Rebels XS, e etc, nem sempre uma cam de ultima geracao faz tudo sozinho, o que vale eh o olhar q cada um tem, tem gente q faz cursos, tem bom equipamento mas faz o "mais do mesmo"


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Abril de 2013, 18:55:26
Boa tarde amigo! A 650D tem algumas vantagens sobre a 600D, principalmente se tratando de filmagens. Mas em termos de qualidade final da imagem, não vejo diferença alguma entre ambas.
A lente que vem com ela (18-55) quebra um bom galho, te atende em várias situações, mas sua ótica não é das melhores. Pelo preço que se paga nela juntamente com o corpo, é uma boa pegá-la, a não ser que tu já tenha dinheiro pra investir em outra lente que te dê um pouco mais de versatilidade. Se gostas de zoom, a 55-250 é uma boa pedida sim, mas acho que ficar apenas com ela seria um tanto complicado. A 50mm 1.8 é muito bom pra aprendizado, te dá grandes possibilidades, mas como é uma fixa te limita pelo campo de visão.
EU, se tivesse na tua situação, optaria pela 650D (visto que pensa muito em vídeo) com a lente do kit 18-55, e tentaria comprar a 50mm que é baratinha tão logo conseguisse a verba.
Mas não veria problema algum em também pegar a 600D e com a diferença pegar alguma outra lente se fosse possível.
A verdade é que não terá grandes diferenças entre tu pegar uma ou outra...  :ok: Pegue a que entrar melhor no teu bolso e que te deixe colocar além da lente do kit mais outra, ou a 50mm ou a 55-250 se tu achar que precisa de um maior alcance.
Tecpix + motorola do guga


Nastins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 160
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Abril de 2013, 19:20:19
Em Relação a T3 (sem o i), vejo ela por ai por R$ 1.100 nessa faixa, e a T3i por uns R$ 1.500 a 1.900, seria mais negocio pegar a T3 e com a diferenca comprar as lentes ou tem muita diferenca entre as duas? seria pra uso por Hobbie mesmo, sem ser pra se profissionalizar.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Abril de 2013, 19:51:52
No flickr tem altas fotos extraordinarias tiradas, por as Rebels XS, e etc, nem sempre uma cam de ultima geracao faz tudo sozinho, o que vale eh o olhar q cada um tem, tem gente q faz cursos, tem bom equipamento mas faz o "mais do mesmo"

Mais pura verdade, com a evolução dos sensores todas as DSLR são capazes, com boas objetivas elas praticamente não tem limites, quem puxa o freio somos sempre nós, as pecinhas atrás da câmera.

Mais vale um bom fotografo com uma Rebel, do que um fotografo 5% pior com uma 5D.

A gente acaba optando por equipamentos mais caros e sofisticados, em busca de maior usabilidade, segurança, confiabilidade, recursos, facilidades, mas elas não mostram o caminho para uma boa foto, apenas tornam este caminho mais confortável.



zoompixel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #8 Online: 21 de Abril de 2013, 21:59:38
Agradeço a todos pelas vossas opiniões, eu estou mais inclinado para a 650D apesar de e curiosamente ser mais cara apenas o corpo que o kit com a lente. Logo não me dá vantagem a compra do corpo e lentes separadas. Também ponderei ainda reduzir na qualidade do corpo descendo para um 1100D por exemplo e investir nas lentes, mas perco muita performance em vídeo.

Analizando o video promocional que a marca faz sobre a 650D, surgem-me algumas duvidas, que aproveito para tentar esclarecer com os mais entendidos e com experiencia que ainda não possuo.

Neste video:
http://www.canon.pt/assets/videoplayers/video.html?bctid=1684182057001

entre os 53 e os 55 segundos aproximadamente, é feita uma focagem em runtime (não sei se é assim a sua definição correcta), o ponto de foco muda dinamicamente no acto da filmagem do E13 ao E17 no caso deste video.

A questão é, a lente que vem no kit permite este tipo de focagem?  acontece também no minuto 1:29m do video. Fico na dúvida relativamente a este detalhe por exemplo.


Será o video todo feito com o kit base? Ou será que não? (provavelmente não  :D)

Quanto ao zoom sei que não é o sei forte. E ja pude ler dentre de todas estas respostas que agradeço, que a lente do kit tem limitações. Quais são em concreto? Pode até não ser um factor muito relevante para mim, ou pode ser!

Não tenciono fazer carreira profissional dedicada unicamente a filmagem e fotografia, apenas é uma area do meu interesse que pretendo aprofundar o melhor possível, quem sabe depois num futuro apostar nisso, mas para já ainda não.

Queria de inicio encontrar a solução mais versatil, uma maquina que me permita evoluir um dia mais tarde mas ao mesmo tempo me deixe fazer de tudo um pouco para optar depois onde prefiro aprofundar.

Aproveito para dizer, que será com objectivo principal e inicial de filmagem de natureza, monumentos, e relacionados com esse tema.

Estou a pensar comprar na net, mas ainda ando na faze de pesquisa como tão tenho 100% do dinheiro ainda (embora ja falte muito pouco para o suficiente).

Muito obrigado!



Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Abril de 2013, 22:10:45
Amigo, estou do celular agora, , então acabei não vendo ainda o video. Se a ideia principal é filmar eu recomendaria a 650D com o kit 18-135 STM. Ela é diferente da USM, tem foco continuo durante a filmagem, além de ser muito mais silenciosa.
Quanto as limitações da lente so kit, mesmo esta que citei acima vão começar a aparecer quando teu nível de crítica pra qualidade de imagem for ficando mais aguçado. Ela é uma ótima lente, mas não pode comparar com lentes fixas (em questão de qualidade de imagem) nem com lentes bem mais caras.
Tecpix + motorola do guga


Nastins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 160
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 21 de Abril de 2013, 22:40:33
tens de ver tambem que nessas DSRL, a filmagem nao acontece feito as filmadoras normais, de se gravar horas seguidos,  muitas tem limitacoes de minutos, 12, 15 por ai, ai vc tem q gravar e parar e continuar denovo


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 21 de Abril de 2013, 22:50:48
Não sei se seria do seu interesse (porque aí compensaria mais pegar o kit com a 18-135mm, como o Fernandez falou), mas já lançaram também agora a 18-55mm com sistema STM, mas acho que ela só vem como kit na t5i. Teria que comprar separado. Por tudo que já li, todos falam que a 18-55 do kit é melhor do que a 18-135, mas não sei se para um iniciante essa diferença é visível. Se não, aí a 18-135 seria financeiramente mais viável. Acho que te atenderá para o que deseja. :)


Nastins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 160
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 21 de Abril de 2013, 22:54:22
A lente 75 300mm seve pra que tipo de uso/foto?


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Abril de 2013, 02:01:29
75-300 tem uma das piores óticas da canon. A utilidade de uma lente com o range dela seria para fotos à longa distância. Para fotografar natureza por exemplo, mas sempre sob a luz do dia. É muito escura. Ao invés dela, se quer um range de zoom semelhante mas com boa qualidade pense na 55-250 ou na 70-300, mas é bem mais cara
Tecpix + motorola do guga


zoompixel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #14 Online: 22 de Abril de 2013, 09:57:03
Boa tarde! 
Obrigado pelas opiniões, pelo que percebi não é possível com a lente do kit a 18 55 fazer aquele tipo de focagem do vídeo.

Relativamente à 18-135 que recomendam o preço não é muito simpático  :(.