Autor Tópico: Still com flash - entendendo os fundamentos  (Lida 1653 vezes)

RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Online: 22 de Abril de 2013, 00:33:20
Pessoal,

Dando sequencia nos testes que tenho feito com meu home studio. Posto novas fotos que são os primeiros resultados que tive com o seguinte equipamento:

Canon 5DII + Pentacon MC 50mm + TC2X
Tripé Manfrotto + tripé do Softbox + tripé genérico
Softbox 60X60, rebatedores de isopor.
1 Flash Younguo 560II + Flash Vivitar 2000
Fundo: cartolina preta (3 / 4 folhas)
Base: quadrado de compensado naval 1m X 1m encima de dois cavaletes de madeira
Diversos: folhas coloridas de (borrachina) de papelaria.


Uma caixa de 15x10x10 em plástico:

1)


Uma cena com café e xícara:

2)


3)


4)


Uma cena com garrafa de vinho (obrigatório pra quem está começando em studio  :D)

5)


6)



Que venham as pedras!

 :D

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2013, 02:15:40
Acho q tah falta do luz na parte esquerda das fotos, principalmente na primeira.

Como vc tah fazendo esse arranjo de 2 flashs?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2013, 11:56:00
Cara, foto de vidro e artefatos metálicos são difíceis prá caramba. Eu pelo menos acho, é muito complicado fazer a luz envolver os objetos sem que os iluminadores acabem refletidos neles.

Estes dias eu fiz uma foto do estilo "vinho" para um amigo. Cometi este erro básico, usei sombrinhas que acabaram refletidas na garrafa :doh: :doh:. Desculpável talvez porque a foto foi uma brincadeira depois de uma janta e garrafa fotografada era irmã de outra que já tinha sido devidamente consumida  :D. De qualquer forma, ele acabou imprimindo em 30x45 e colocando na adega, mas eu particularmente não gostei.

Vou deixar só o link para não poluir o teu tópico

http://www.flickr.com/photos/78890709@N05/8116312526/in/photostream/

Da mesma forma que nas tuas fotos das garrafas e também do café, acho que o uso de um softbox grande ajudaria. Eu já obtive bons resultados com uma gambiarra feita de tubos de PVC como suporte e TNT branco com o flash disparado por trás.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2013, 12:16:21
Alex,

Essa do vinho tá parecendo a minha!
O softbox eu usei, mas é um tamanho "P" com 60X60. Então, tive que aproximar ele demais pra iluminar a cena e isso acabou refletindo na farrafa, exatamente como as sombrinhas (acho que é isso) acabaram refletindo na sua.

Usei também um outro flash de baixa potência rebatendo num isopor grande pra iluminar do lado esquero da imagem e aí tive problemas: perto demais, refletia, longe demais, não iluminava.
Fim do mes vou pegar um soft de 1,20m pra essas cennas pequenas, e um ou mais fundos, melhores, de tecido, o papel reflete muito, é pequeno - no caso cartolina - e tem que aproximar demais pra cobrir toda a cena,

m@d, tua resposta está incluida na resposta pro alex, ok?


[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


mrferreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.096
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2013, 12:26:27
Um cafezinho na xícara e pouco de vinho na taça ajudaria a composição ficar mas charmosa!  8-)
Qdo se coloca o vinho na taça ele fica escuro.... ralear com um pouco de água fica bom!
Canon T3i + EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II; EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II; EF-S 50mm f/1.8 STM




RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2013, 13:04:28
Boa dica, viu, vou tentar isso na próxima, obrigado,

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Abril de 2013, 13:16:23
tem um esquema de luz q estavam discutindo esses tempos na galeria q acho q ficaria legal ai, usando a iluminação vindo de baixo, no caso as coisas ficariam em cima de um vidro ou acrilico preto e em vez do flash usar luz continua.

Acho q se vc usar um fundo branco fica mais facil de fazer o contorno da taça, vi uma vez um esquema com dois tipo um rebatedor preto um de cada lado e o fundo branco.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #7 Online: 22 de Abril de 2013, 13:25:39
Quem sou eu pra opinar, mas já tentaram aumentar o tempo de abertura? Com still da pra fazer isso


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #8 Online: 22 de Abril de 2013, 21:07:16
 :snack:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #9 Online: 22 de Abril de 2013, 22:21:22
Falta o vidro e isso fica pra depois: tem diversas opções de se fazer essa foto. - o vidro já está na lista de coisas pra arranjar.

Márcio, eu usei flash, o flash fica sincronizado com a câmera em 1/160 no escuro, então tanto faz aumentar o tempo de exposição, não altera em nada, se fosse com luz contínua, certamente,

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #10 Online: 22 de Abril de 2013, 23:32:03
Pensei em luz continua mesmo, só um bafinho.

Não sei se daria certo, mas iria tirar o reflexo.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #11 Online: 22 de Abril de 2013, 23:51:16
Parabens, RSalles

novo modera no pedaço?
 :ok:


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #12 Online: 23 de Abril de 2013, 01:49:10
Amador,

Brigado pelos parabéns, agora, é pelo que, pelo "upgrade" pra modera ou pela foto?

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Amanhã vou postar umas que fiz hoje. Entre studio, e pós-processamento deu umas 8 horas tudo. Espero que voces gostem do resultado, pra mim ficou boa.

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #13 Online: 23 de Abril de 2013, 08:33:09
Amador,

Brigado pelos parabéns, agora, é pelo que, pelo "upgrade" pra modera ou pela foto?

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Amanhã vou postar umas que fiz hoje. Entre studio, e pós-processamento deu umas 8 horas tudo. Espero que voces gostem do resultado, pra mim ficou boa.

[]s,

RSalles

both
 :ok:


alxthomaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Abril de 2013, 11:46:33
RSalles,
recentemente li um artigo com dicas sobre iluminação still transparente.

Não testei, mas segue o link caso não tenha visto ainda:
http://www.fotografemelhor.com.br/tecnica-pratica/estudio-pratico/descubra-os-segredos-para-fotografar-objetos-transparentes

SDS
Nikon D5100 + NIKKOR 18-105mm G ED VR
Prezado visitante: A fotografia é considerada obra intelectual, e como tal está protegida pelo art. 7º, inc. VII da Lei nº 9.610/98;
Violação dos direitos autorais é crime: Código Penal, Art. 184
Se você encontrou alguma fotografia interessante neste forum, solicite licença para uso da mesma e respeite o autor!