Autor Tópico: filme vencido  (Lida 1844 vezes)

João Guilherme M Casimiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Online: 22 de Abril de 2013, 01:02:24
Filme vencido perde muita qualidade, tipo se o filme for de 2001? Hahahahajajajaja


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.041
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2013, 11:58:49
Depende do tipo de filme e de como foi armazenado. E o resultado vai depender destes fatores citados, e da maneira como foi exposto e revelado.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2013, 17:17:58
Hummmm... 2001, né?!

Olha só, se você tiver certeza absoluta, repito, ABSOLUTA que esses filmes estiveram congelados por todo esse tempo desde o vencimento, então pode valer a pena. Senão, não. Sim senhor, eu disse congelado, no freezer. Só geladeira pode até ser que dê um caldo, mas se a temperatura tiver sido constante por todos esses anos.

Do contrário (vou falar por mim), eu não colocaria o pescoço fora do engradado de jeito nenhum. De outro modo, se o preço for aquele do tipo R$ 1,00 cada rolo e os filmes forem usados sem compromisso nenhum, sem nenhum rigor com a qualidade, daí pagar pra ver vai de cada um.

 :assobi:

Xiiiiii... acho que não ajudei muito, né?! Ora, também não estava muito afim de ajudar mesmo!  :doh: A idéia é só confundir mesmo.  :assobi:
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2013, 17:29:09
Informação complementar...

Se os filmes vencidos fossem P&B daí meu comentário seria completamente diferente. Dez ou doze anos, refrigerado, ainda que não fossem congelados, acho que daria sim pra arriscar. Mas filme colorido é foda!

Eu tenho uma boa quantidade de filme armazenada em freezer, abaixo de zero. Mais de 80% são P&B, alguns poucos coloridos, mas todos num freezer só pra isso. Tenho, inclusive, cromos vencidos nessa condição.

Quando vou usar eu tiro um dia antes e deixo climatizando à temperatura ambiente. Preciosismo, é verdade, pois bastam alguma poucas horas e já é o suficiente. Se refrigerado, duas horas. Se congelado, umas cinco ou seis horas antes de usar.

E olha que no meio disso tem bastante filme 4x5 (grande formato) que, por ser caro, eu não arriscaria o pescoço se tivesse dúvida.
-22.352971,-48.775582


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.041
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2013, 17:29:31
Se o autor do tópico der mais detalhes, fica mais fácil de ajudar.

Se for filme PB, provavelmente dá pra usar. Até colorido, dá pra tentar alguma coisa. Ano passado usei uns cromos vencidos em 2006, outros 2007 (que ficaram na geladeira desde que foram comprados), e pedi pra revelar c/1/3 a mais (tipo revelar ISO100 como ISO80) e ficou otimo.
« Última modificação: 22 de Abril de 2013, 17:32:54 por lsd »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2013, 17:42:05
Se o autor do tópico der mais detalhes, fica mais fácil de ajudar.

Se for filme PB, provavelmente dá pra usar. Até colorido, dá pra tentar alguma coisa. Ano passado usei uns cromos vencidos em 2006, outros 2007 (que ficaram na geladeira desde que foram comprados), e pedi pra revelar c/1/3 a mais (tipo revelar ISO100 como ISO80) e ficou otimo.

Putz... postamos quase juntos. É isso aí, concordo. Mas... se for colorido... com mais de DEZ ANOS... daí é bom ter um pouco de cautela.

Vou dar um exemplo sobre a importância no controle da temperatura. Se a gente for comprar filme na Consigo (www.consigo.com.br), aqui em SP, é claro que eles não vão vender filmes coloridos e/ou cromos vencidos. Salvo se EXPRESSAMENTE essa informação constar do anúncio ou no ato da venda, pois eu já comprei certa vez uma promoção de filme vencido e preço beeeem mais em conta, mas eram dois ou três meses depois do vencimento. Pois bem, voltemos ao filmes dentro da validade... se a gente for lá na Consigo, a gente vai ver a Adalgiza retirar os filmes de uma geladeira pra entregar ao cliente.

Ora, ora, por que será, não?! Os cromos todos lá na loja estão na geladeira. E olha que não estão vencidos, heim!
-22.352971,-48.775582


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.041
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Abril de 2013, 18:06:52
Putz... postamos quase juntos. É isso aí, concordo. Mas... se for colorido... com mais de DEZ ANOS... daí é bom ter um pouco de cautela.

Vou dar um exemplo sobre a importância no controle da temperatura. Se a gente for comprar filme na Consigo (www.consigo.com.br), aqui em SP, é claro que eles não vão vender filmes coloridos e/ou cromos vencidos. Salvo se EXPRESSAMENTE essa informação constar do anúncio ou no ato da venda, pois eu já comprei certa vez uma promoção de filme vencido e preço beeeem mais em conta, mas eram dois ou três meses depois do vencimento. Pois bem, voltemos ao filmes dentro da validade... se a gente for lá na Consigo, a gente vai ver a Adalgiza retirar os filmes de uma geladeira pra entregar ao cliente.

Ora, ora, por que será, não?! Os cromos todos lá na loja estão na geladeira. E olha que não estão vencidos, heim!
Pois é por isso que eu falei da refrigeração...

Eu comprei uma vez muitos filmes vencidos, tinha uns com 5, 6 anos e uns poucos negativos coloridos com 8 anos... eu expus como 100ASA mas mandei revelar como se fosse 400, sairam assim: http://www.flickr.com/photos/deszo/533664904 e http://www.flickr.com/photos/deszo/533664906