Autor Tópico: Susto com 60D + bateria LP-e6!!!!!!!!!!  (Lida 7690 vezes)

sopa_ls

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Abril de 2013, 21:22:49
Boa noite pessoal!

Passando só pra relatar o mega susto que eu tive com a minha 60D + Bateria LP-e6! :o

Bem,
No sábado eu fiz um aniversário de 60 anos, muito mais animado que muita festa de 15 anos  :D
Na véspera do evento, como de praxe, deixei as baterias de todos os equipamentos carregando durante a noite, para atingirem efetivamente os 100% de carga.
Tirei por volta de 750 fotos, trabalhando até umas 2 da madrugada.
Como a minha mãe mora na cidade do evento, dormi na casa dela e pela manhã tirei fotos da família, dos meus irmãos e dos cachorrinhos de lá.
Tudo muito bacana, tudo muito ótimo até então.
Voltando pra casa, simplesmente descarreguei os cartões e nem olhei pra câmera e não notei nada de anormal.
Então hoje eu levei a 60D para o meu emprego principal para tirar as fotos de algumas placas eletrônicas e quando vou encostar no botão do disparador, ela não deu sinal de vida (não tenho o hábito de desligar a câmera)... Na hora, tirei e coloquei a bateria e nada, tirei o cartão e nada, tirei a lente e nada  :eek: :eek: :eek: :eek:
O desespero começou a bater, então peguei um multimetro para averiguar melhor o acontecido e ao medir a bateria, notei que ela estava fornecendo apenas 0,20V em seus terminais, quando a tensão nominal é de 7,2V :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:
Na hora já pensei que a bateria tinha sido danificada, pois células de ions de litio nunca devem ser completamente descarregadas!!
Pensando nas possibilidades, imaginei que a câmera podia ter entrado em curto, descarregando a bateria.
Então peguei novamente o multimetro e verifiquei que a câmera aparentemente estava OK, pois a impedância do circuito estava OK.
Aí nesse momento comecei a pesquisar na internet sobre falhas crônicas na LP-e6 e encontrei alguns relatos em que ela realmente chegava a 0V, devido ao circuito de proteção entrar em ação, mas as células mantinham-se intactas.
Isso era umas 13h e como a Canon não é uma Nokia, para a qual  de cada 10 pessoas, 9 tem carregador, tive que segurar a tensão até chegar em casa para colocar a bateria pra carregar e ver efetivamente o que aconteceu.
Finalmente estou em casa e ao colocar a bateria no carregador, o mesmo a reconheceu prontamente, e com uns 15 minutos, recoloquei a bateria na câmera, que ligou normalmente e reconheceu 6% de carga.
Um tempo depois, coloquei novamente na câmera e indicou 37% de carga.
Agora estou deixando a bateria carregar até os 100% antes dos novos testes.
Espero que tenha sido apenas a combinação de uma noite imensamente fria que descarregou a bateria juntamente com a atuação do circuito de proteção e que a minha bateria ainda esteja em boas condições, pois no momento de desespero, verifiquei no mercado livre, com o Nelson Nakamura (via site) e eu realmente não poderia comprar uma bateria nesse final de mês.

farei  mais testes de performance da bateria para verificar se está tudo OK
No mais, foi um grande susto que eu não espero mais passar !!!!

Abraços


Gabriel Gomes
__________________________________
Canon 5Dc (2x) + Canon 1000D
50mm 1.8 + 18-55mm modificada para FF + 85mm 1.8 + 70-300mm
YN568EX + YN468


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2013, 23:15:06
Durou pouco mesmo sua bateria, hein... As minhas LP-E6 fazem pelo menos umas 1500 fotos antes de arriar, dá uma olhada no que tá acontecendo!

Abraço.


sylvio pascolato

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2013, 10:33:43
Qdo vc tirou o carregador da tomada vc conferiu se a luz verde estava acesa?? ou ainda estava piscando?? se ele nao teve carga total pode acontecer isso mesmo.
Eu percebi que as vezes a bateria nao encaixa direito no carregador e ai na verdade nao esta carregando.
Mas acho que foi so um susto mesmo.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2013, 10:42:21
Qdo vc tirou o carregador da tomada vc conferiu se a luz verde estava acesa?? ou ainda estava piscando?? se ele nao teve carga total pode acontecer isso mesmo.
Eu percebi que as vezes a bateria nao encaixa direito no carregador e ai na verdade nao esta carregando.
Mas acho que foi so um susto mesmo.


Já aconteceu comigo, srsrs
Dá até um frio na espinha, srsrsr


sopa_ls

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2013, 11:18:22
Durou pouco mesmo sua bateria, hein... As minhas LP-E6 fazem pelo menos umas 1500 fotos antes de arriar, dá uma olhada no que tá acontecendo!

Abraço.

Rapaz, vou avaliar isso mesmo viu... fazer um teste de performance pra verificar a efetiva capacidade de carga dessa minha bateria.
No menu Battery info, é informado que ela ainda está com boa capacidade de recarga, mas vou verificar

Qdo vc tirou o carregador da tomada vc conferiu se a luz verde estava acesa?? ou ainda estava piscando?? se ele nao teve carga total pode acontecer isso mesmo.
Eu percebi que as vezes a bateria nao encaixa direito no carregador e ai na verdade nao esta carregando.
Mas acho que foi so um susto mesmo.

Estava verde sim, sempre verifico isso :)

Já aconteceu comigo, srsrs
Dá até um frio na espinha, srsrsr

Frio na espinha é pouco!!!!  :D :D :D


Pessoal, parece ter sido somente um susto mesmo.
Ontem tirei algumas fotos, outras hoje e deixei a câmera com a chave em On, desligando apenas pelo auto off
O battery info acabou de reportar 98% de carga após 12h de bateria longe do carregador   :)
Gabriel Gomes
__________________________________
Canon 5Dc (2x) + Canon 1000D
50mm 1.8 + 18-55mm modificada para FF + 85mm 1.8 + 70-300mm
YN568EX + YN468


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2013, 11:42:42
provavelmente tem a ver com o fato de vc não desligar a câmera... quem sabe quando guardou acabou ficando algum botão apertado e não deixou ela ficar em standby...
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


sopa_ls

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Abril de 2013, 00:19:21
provavelmente tem a ver com o fato de vc não desligar a câmera... quem sabe quando guardou acabou ficando algum botão apertado e não deixou ela ficar em standby...

Agora estou tomando o cuidado e sempre desligar a câmera ao guarda-la  :ok:
Gabriel Gomes
__________________________________
Canon 5Dc (2x) + Canon 1000D
50mm 1.8 + 18-55mm modificada para FF + 85mm 1.8 + 70-300mm
YN568EX + YN468