Autor Tópico: REVIEW - Samyang Fisheye 8mm f/3.5 CS II (Mount EOS)  (Lida 9261 vezes)

sfortunato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Online: 23 de Abril de 2013, 20:55:37
Olá a todos!


Estou com essa lindeza há exatos 5 dias e estou muito satisfeito com a compra.

Ela veio antes do programado pela imensa oportunidade que tive: Uma amiga foi a passeio em NY, hospedada em um hotel a menos de 5min da B&H Photo Video. Juntei as economias e como já tinha lido tudo de melhor possível sobre essa objetiva, resolvi encarar de vez! Paguei a bagatela de 299 USD, achei o custo/beneficio excelente! As compras no estado de NY tem taxas (não sei bem porque, como funciona mas beira os 10%), o que encareceu uns 25 USD, mas nada pra morrer né. PS: Aqui no Brasil esta lente sai o olho da cara.. mais do dobro do preço!

Na minha câmera Canon APS-C ela dá lindos 167º horizontal, quadro cheio. Acredito que é exatamente a MESMA objetiva que a Opteka, Rokinon, Bower. Li bastante sobre o assunto e a Samyang têm essa loucura aí de vender seus produtos sobre vários nomes (com qual objetivo ao certo não sei, com certeza estratégia de mercado). Se alguém souber o porque manda brasa aí no tópico. Optei pela Samyang simplesmente por ser a segunda versão da lente, com parassol removível, sendo assim utilizável em SLR 35mm ou sensor FF, sem vinhetas (imagem circular). As antigas (de colar amarelo) tem o parassol fixo que vinheta a foto em FF. Apesar de mais baratas, preferi ir nessa "mais nova" (talvez pra quem não pense nunca em mudar de sensor cropado, valha a pena).

O foco dela é manual, e a abertura também é controlada no barril da lente. É uma limitação mas nada que vá te atrapalhar. Pela ultra-grande angularidade (inventei) dela, acaba que a distância entre os objetos fica menor e o foco é quase sempre (tirando os extremos) em toda a cena (me corrijam se eu estiver errado).
Ainda não domino o foco dela totalmente, mas nada que eu consiga entender melhor com o tempo (ela tem um longo anel longo de foco, que varia em sua maioria de 0,3 a 1,5m sendo que com f-stops maiores que f/5.6 tudo sai bem focado. A lente é impecável, fiquei muito satisfeito.

Em f/3.5 ela perde MUITA nitidez.ghosting (bordas sem nitidez, meio duplicadas). Mas uma simples mudança para f/5.6 ela fica bem nítida. Por enquanto estou achando o f/11 dela (sol a pino ou tripé + longa exp.) MUITO nítido, show mesmo.

Ela não tem chip de comunicação com a câmera. Ou seja, pode esquecer modos automáticos ou de prioridade (uma pena, curto muito o Av). As mudanças de abertura são na lente, e escuressem muito o visor óptico!! (Ainda mais depois de f/8).

Esqueçam o cordão de pescoço da câmera e abusem do Live View (visor instantâneo). Qualquer mudança na posição da Câmera muda toda a perspectiva! Usar a telinha de LCD para ver a imagem ajuda muito (pra fotometrar então..), e quanto mais perto da cena melhor! Tem que colar mesmo!!!

Segue algumas fotos do desembalar (reencenei, não tive saco pra fazer isso no momento de verdade):


Na caixa - ela vem assim, caixa bonita, bem embaladinha, plastiquinho, uma proteção dupla de plástico no formato.
Acompanha manual (bem básico, mesmo), e um bag de "couro" barato.


Vista lateral - Objetiva fechada com as tampas frontal e do mount. Ela tem o elemento frontal bem grande, (75mm de diâmetro) e a tampa só encaixa com o parassol montado. Detalhe pro bagzinho de proteção.


A danada - de frente, linda.
Uma pena não ter dado para montar na câmera (não tenho outra pra fotografar), fica bem bonita mesmo, ainda mais de parassol.


Sem parassol - Ele é removível, bem fácil por sinal, com uma bolota branca indicando onde é o monta/desmonta.
Sem parassol ela fica totalmente desprotegida, mas funciona em sensor FF (ou SLR de filme 135) e também é melhor (ou menos pior) sem o parassol para usar o flash pop-up (vinheta um pouco menos).


Close - Detalhe nos dois anéis, de foco e de abertura, todos no barril da lente.
O ponto branco acima é o lugar de montar o parassol.


Mount EOS - Compatível com todas as câmeras reflex produzidas pela Canon desde 1986. É de pino vermelho (EF), apesar de contruída para sensor APS-C (EF-S, pino branco).
É de metal, ótima construção, e confesso que dá um pouco de medo quando monta metal com metal (todas minhas objetivas são de mount plástico). Mas enfim, feito pra durar!


Mount e abertura - as lâminas da abertura formam um hexágono, e são pertencentes à construção da lente.


EXEMPLOS E FOTOS FEITAS NELA:
(todas por mim, deem um desconto que só tem 5 dias que tô com ela, mas criei o máximo de oportunidades possíveis para fotografar..)
*todas sem edições, em registradas em JPG pela câmera.








Essa foto foi na marra! Como a lente é um pouco longa e não disponho de flash externo, o flash pop-up dá uma vinheta preta logo na parte inferior da foto. Assim, utilizei um isqueiro branco (bic, do pequeno) na frente do flash pop-up para espalhar a luz (ainda apareceu um pouco da vinheta (e da fumaça.. :assobi:), mas gostei do resultado). Posteriormente usei um prato descartável de festa, branco leitoso, colado no flash pop-up e o espalhamento e suavização da luz dura foi muito satisfatório. Difusor tabajarex!!!



CONCLUSÃO

Objetiva de ótima qualidade, excelente custo/benefício, versátil.
Dá um show nas filmagens! Fiz um de carona na moto, Go-Pro style total! Curti demais! Qualquer mudança na posição da câmera muda MUITO a perspectiva, no vídeo percebe-se mais ainda.

Um contra seria o peso (não é tão leve), a falta de controle pela câmera (parece que a versão da Nikon têm chip!) e o foco manual (que pra mim não é tão contra assim).

Espero que tenham gostado!!!  :ok:

- originalmente postado no PanoForum -
« Última modificação: 23 de Abril de 2013, 20:57:16 por sfortunato »


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2013, 21:02:15
É EF mas montada numa FF fica bem esquisito... se quiser uma legal montada numa FF tem que ser a Peleng... vira uma Fisheye circular



dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2013, 21:22:08
Ótima qualidade não, né? Acho que ela entrega o que se propões pelo preço que se paga.

Isso é totalmente diferente de ótimo.

Para análise mesmo, seria legal colocar alguns links para download dos RAW's e aí vermos a aberração cromática e outros "defeitos ópticos" que podem aparecer.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2013, 22:17:44
Eh muito legal... 8mm fica quase tudo focado... vale a pena colocar um chip de confirmação de foco?
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2013, 13:23:33
Eh muito legal... 8mm fica quase tudo focado... vale a pena colocar um chip de confirmação de foco?

O problema aí vai ser o adaptador.
Eu pelo menos nunca vi adaptador EOS > EOS.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2013, 13:26:19
Mr. hyde, dá pra comprar só o chip e colar na lente. Ele vem com um gabarito, se não me engano.  :ok:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2013, 13:31:45
Mr. hyde, dá pra comprar só o chip e colar na lente. Ele vem com um gabarito, se não me engano.  :ok:

Sim, existe só o chip com gabarito a venda.

http://www.ebay.com/itm/EMF-AF-confirm-chip-chipset-for-Canon-lens-adapter-/400325211835?pt=UK_Photography_CameraLenses_Lens_caps_hoods_adaptors_ET&hash=item5d353df6bb



Só que realmente não sei se é necessário, fotografei com uma Samyang 14mm f/2.8 - fantástica por sinal - e achei muito fácil focar. Em 8mm, a lente é quase hiperfocal a não ser que vc vá fotografar algo muito próximo. A vantagem que vejo seria guardar no exif as informações de DF e abertura.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2013, 13:32:22
Eh muito legal... 8mm fica quase tudo focado... vale a pena colocar um chip de confirmação de foco?

Sinceramente? Não. Acho bobeira já que é uma objetiva que trabalha quase em hiperfocal.

Normalmente os chips vem programado para objetivas 50mm, se colocar um Flash em modo TTL ele irá achar que tem uma 50mm plugada...


sylvio pascolato

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2013, 13:59:49
Eu tenho a sigma 10mm e a unica coisa que nao uso é o AF, justamente por isso. Foco no infinito e o resto é resto. Sempre tudo nitido.
Nao perderia nem tempo de comprar isso.
Mas ai é cada cada um.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Abril de 2013, 14:11:22
Então.. só perguntei, pq meu amigo tem essa lente e eu dei um chip com gabarito para ele.
O chip é de terceira geração, com possibilidade de gravar a DF e abertura máxima, além de possibiltar micro ajuste.
Agora estamos na dúvida se temos coragem para colar.. auahu (de graça é fogo, se ele tivesse comprado já teria colado)
Lentes Antigas + Sony E-Mount


sfortunato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #10 Online: 24 de Abril de 2013, 14:15:27
Pois é. Penso exatamente isso. Só colocaria se fosse realmente barato, mas sinceramente, não penso nisso agora (nem pretendo).

Ela é BEM hiperfocal, tirando as posições extremas (0,3m e infinito)! E tô achando que o melhor resultado pra hiperfoco é no 1,5m!

abs!!!


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #11 Online: 24 de Abril de 2013, 14:24:44
Então.. só perguntei, pq meu amigo tem essa lente e eu dei um chip com gabarito para ele.
O chip é de terceira geração, com possibilidade de gravar a DF e abertura máxima, além de possibiltar micro ajuste.
Agora estamos na dúvida se temos coragem para colar.. auahu (de graça é fogo, se ele tivesse comprado já teria colado)

Como se gravam essas informações no Chip?  :ponder:
« Última modificação: 24 de Abril de 2013, 14:25:00 por Natão »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 24 de Abril de 2013, 15:03:51
Mr. hyde, dá pra comprar só o chip e colar na lente. Ele vem com um gabarito, se não me engano.  :ok:

Sim, existe só o chip com gabarito a venda.

http://www.ebay.com/itm/EMF-AF-confirm-chip-chipset-for-Canon-lens-adapter-/400325211835?pt=UK_Photography_CameraLenses_Lens_caps_hoods_adaptors_ET&hash=item5d353df6bb



Só que realmente não sei se é necessário, fotografei com uma Samyang 14mm f/2.8 - fantástica por sinal - e achei muito fácil focar. Em 8mm, a lente é quase hiperfocal a não ser que vc vá fotografar algo muito próximo. A vantagem que vejo seria guardar no exif as informações de DF e abertura.


É verdade, gente!
Obrigado pela lembrança!!!

Mas aí tem a questão da precisão da colagem (quem não tem habilidade manual pode acabar fazendo besteira) e da hiperfocal.
Tb não acho que seja vantagem numa 8mm.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #13 Online: 24 de Abril de 2013, 16:40:00
Como se gravam essas informações no Chip?  :ponder:

http://emfphoto.com/forum/index.php?topic=3.0

Com estes chip's novos é possível fotometrar com a lente toda aberta, em um processo análogo às eletrônicas, o que garante maior precisão. A medição "Evaluative" também funciona muito melhor já que ela leva em consideração a DF da lente. E o micro-ajuste de foco então nem se fala, praticamente nunca mais perdi foto com a 50mm f/1.4 ou 135mm f/2.5 depois que coloquei os chip's de terceira geração.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 24 de Abril de 2013, 18:00:18
Da pra usar em FF sem vinheta?.___. eh serio isso?
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''