Autor Tópico: Perfeccionismo exagerado ? Edição retrato Photoshop  (Lida 4134 vezes)

Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Online: 24 de Abril de 2013, 22:38:28
Nunca vi uma edição tão perfeccionista e detalhada como essa. É tanto que tem passos que a diferença é quase imperceptível, mas me serviu para aprender truques que eu não conhecia.
O cara não exagerou ? Tem que ter conhecimento muito avançado, pois não é somente copiar os "números" que ele coloca e ficará igual.
Depende da imagem, o que acaba sendo bom, para aperfeiçoamento.
Nem todos eu consegui a mesma perfeição, mas é óbvio que dá para ter os resultados esperados sendo menos detalhista.
O vídeo é logo, de uma 1h 16min de duração.

Link

P.S. 1 : Quem não tiver tablet (mesa digitalizadora) nem arrisque.
P.S. 2 : Como se gira a imagem sem ir em Edit->Free Transform ou Crtl T como ele fez em 41':30'' ? Não consegui colocar o item de giro que tem na barra de ferramentas.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2013, 23:51:13
Precisa de OpenGL http://youtu.be/S-dug3eCEFg


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2013, 10:01:27
Valeu Pictus.
Vc que tem um amplo conhecimento em edição, viu o vídeo inteiro ?
O que achou ? Exagero ou apenas uma maneira diferente de chegar aos mesmos resultados de forma diferente ?
Testei e por mais demorado que essas técnicas do vídeo são, o resultado fica mais 'redondo'.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2013, 12:21:20
Não achei que ele exagerou não Alexandre, realmente existem diversas maneiras de se chegar a um mesmo resultado, algumas mais detalhistas que outras, como por exemplo usar diferentes mascaras para apenas visualizar melhor as alterações, mas com a prática isso se torna habitual, fica automatico... e depende muito da finalidade de cada imagem, não cheguei a ver o video todo, fui avançando pra ver cada etapa, mas é bem por ai mesmo, só me deu aflição ver aquele circulo ao invés da setinha....rs parece que esta "carregando" rs
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2013, 12:33:56
Ah, pra girar a imagem eu uso a tecla R alterando com a tecla ESPAÇO pra deixar na posição que quero, e pra voltar ao eixo original só apertar o ESC, normalmente uso muito pra desenhar cabelo, acertar fios....  :ok:

E realmente, uma mesa digitalizadora (saudades da epoca que podia se falar apenas tablet...rssss) é indispensável :)
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #5 Online: 25 de Abril de 2013, 22:52:32
Valeu Pictus.
Vc que tem um amplo conhecimento em edição, viu o vídeo inteiro ?
O que achou ? Exagero ou apenas uma maneira diferente de chegar aos mesmos resultados de forma diferente ?
Testei e por mais demorado que essas técnicas do vídeo são, o resultado fica mais 'redondo'.

Não é exagero, é como a galera high-end trabalha...


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #6 Online: 25 de Abril de 2013, 23:07:29
Eu acho ridículo, se a minha foto entra no PS é pra levar um sharpen de leve.

Manipulação de pele é tosco.

Claro que a publicidade não vive sem isso, porém nos meus trabalhos autorais esse tipo de manipulação não entra.
« Última modificação: 25 de Abril de 2013, 23:07:56 por Carlos Ferrari »


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Abril de 2013, 09:56:48
Com a devida venia aos demais fotógrafos, achei muito bacana e é este nível que estou procurando. Hoje estou focando meus estudos temporariamente nao em fotografia mas em edição profissional de imagem, que acho que é o que esta me faltando agora.

Nao pretendo fazer este tipo de edição em todas as minhas imagens, mas gostaria de ter este "produto" para oferecer aos meus clientes.

Vale lembrar que a aplicação precisa da luz pode suavizar ou fazer aparecer texturas, do verbo rugas, verrugas, etc, da mesma forma que o PS e ninguém reclama quando o fotógrafo faz a bruxa virar princesa so colocando um beauty a 20 cm do nariz dela, posicionando-a corretamente e fazendo os complementos de iluminação em volta (sendo bem simplista).

Ai eu fico a pensar, sera que a bruxa nao pode virar princesa com a pos produção mas pode com a fotografia?

Nas duas formas nao estamos manipulando a realidade?

Ainda assim, respeito totalmente a opinião do Ferrari, e acho importante que em forum diferentes opiniões sejam discutidas.

Abraço.



 
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Abril de 2013, 09:59:49
AlexandreABC,

So nao concordei com o PS1.

               "P.S. 1 : Quem não tiver tablet (mesa digitalizadora) nem arrisque."

Estou louco para comprar uma mesa wacom, mas até la tenho progredido bastante so com o mouse.

Abraço
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #9 Online: 26 de Abril de 2013, 10:45:56
Tratar portrait não é minha praia, mas até que gostei do resultado deste...


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #10 Online: 26 de Abril de 2013, 10:50:21
Soprani, eu tenho uma Wacom Graphire 4 que um amigo que trabalha a 15 anos com retoques me deu porque estava largada num canto da casa dele cheia de poeira.
Compre uma usada mesmo, da Wacom ou outra se tiver confiança.
A diferença é abissal.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Abril de 2013, 10:52:57
Aproveitando os feras na sala, e as indicações, qual modelo de mesa seria o mais indicado para tratamento de fotografia?

Uma de minhas duvidas esta em se a area util maior é realmente tao importante a ponto de se pagar tanto a mais.

Depois de responder fui fazer uma pesquisa na net. Vejam:

Bamboo Capture Digital Tablet (Silver) - 85 dólares - 27,68x 17,52 cm - area ativa: 14,73cm x 9,14cm - no Mercado Livre por 350 reais. Parece boa para mim por alguns "cabes": cabe na minha mesa e cabe no meu bolso.

Bamboo Create Digital Tablet (Silver)   - 165 dólares - me parece ter como vantagem o fato de que a area util sobe para 21,59cm x 13,72cm, so que da mesma forma que tem o dobro de area tem o "dobro" de preço (650 mangos no ML).

O que nao quero é comprar um equipamento para em 6 meses ter que vender e comprar outro. Se o Capture for suficiente para trabalhar, sem o maldito "mais", compro ele, se nao for, gasto um cado a mais e compro logo a que vai me resolver a vida.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Abril de 2013, 10:56:10
Pictus, vai perguntar para a modelo se ela gostou da foto.

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Aposto que ela vai adorar. Salvo alguns poucos casos em que se exagera ou que o modelo é meio extremista, ai vc respeita a opiniao e deixa como esta.

 :ok:
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #13 Online: 26 de Abril de 2013, 16:03:03
Soprani, não sou fera, mas cheguei a comprar uma da C3TECH, das baratinhas, bem grande, mas nem cheguei a usar, pq comentei com esse amigo que me deu a dele.
Tb pensava que área maior é melhor, mas não é. O que me disse é que poucos profissionais trabalham com as maiores.
Vc sabe, sempre se dá zoom na imagem, levando isso em consideração, é como ampliar a área da mesa, e nas grandes, ampliará demais.
Imagine vc percorrendo uma mesa com tamanho de A4 e outra com 1/4 disso. Será muito mais rápido e preciso.
A área usada é muito menor que a gente pensa. Tanto que quando olhei fiquei encucado, achai pequena demais (a área útil), mas não é, pq o tempo todo se aperta a barra (tool hand) para reposicionar a imagem, e se acaba usando praticamente a área central.
A que uso tem área ativa de 14 por 7cm e não me incomoda nem um pouco. O que incomoda é que ela não é achatada na lateral (direita) e como meu amigo teve que colocar uma placa de acrílico pq a superfície tinha sido avariada então ficou alta e me incomoda um pouco.
Mas acho que incomodaria sem o acrílico tb e vi que as mais modernas são mais finas e algumas achatadas.
Procure vídeos de demonstração e se concentre na área que a caneta precorre.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 26 de Abril de 2013, 19:12:52
Valeu Alexandre.  :ok: :ok:
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.