O problema não é o site e sim quem anuncia nele. Vc está generalizando por baixo. Se o cara entrega 200 fotos em DVD + álbum por R$ 29,90 ele tá errado. Outro dia vi o cara anunciando por um preço próximo ao cobrado pelo mercado. Talvez seja preconceituoso dizer que o cara comprou a câmera e começou a fotografar sem preparo algum. Pode acontecer ? Sim. Todos são assim ? Não.
Quanto a empresa de viagem que usei, juntei preço e qualidade. Não procurei o mais barato incondicionalmente. Antes de contratar entrei no site da pousada, vi fotos, pesquisei na internet, etc... Usei porque além de (um pouco) mais barato, o serviço era bom. Com fotografia pode-se fazer o mesmo. Pesquisar e ver se apesar de mais barato, o serviço é bem executado. Não precisa ser 8 ou 80. Não é porque o cara não é um fotógrafo renomado que ele não possa ser capaz de trabalhar bem e entregar um serviço de qualidade.
O problema realmente não está no site.
Originalmente é uma ferramenta de divulgação e até fidelização....
Mas depende do tipo de "produto"!
O hotel pode reduzir ao *custo* durante a baixa temporada pois está com vagas "perdidas". É a chance de aproveitar a subutilização e cativar para que na alta temporada ele possa retornar e quem sabe trazer outros clientes!
Uma empresa de telefonia pode vender um aparelho ao preço de custo pois pode vincular o mesmo por uma "fidelidade" de um ano. Vai que o cliente gosta da operadora nova e migra!
Uma clinica de estética pode usar o inverno com pouco movimento para oferecer pacotes e apresentar os serviços ao cliente.
Hoje não acontece mais isso que vou relatar: Soube que uma fisioterapeuta recem formada, sem condições de montar a clinica (ou studio) ofereceu tantos pacotes por um valor bem acessivel, recebeu antecipado e montou a clinica com o dinheiro dos pacotes. Depois disso foi trabalhar para "pagar" a clinica nova.
Resultado: nesse caso foi investimento com um dinheiro que ela "ainda" não tinha!! E ainda pode ter usado para cativar seus clientes.
**hoje, os sites só pagam depois do serviço realizado (normalemnte)
Outros serviços já fica complicado pro profissional:
Para outros profissionais pode ser um tiro no pé...
Se o hotel dificilmente oferece esse tipo de desconto na alta temporada; se a clinica de estética dificilmente oferece o pacote de emagrecimento perto do verão, por que um fotógrafo vai oferecer um serviço que aumente seu custo de vida se ele não tem uma "temporada"?
Será que um fotógrafo de casamentos oferecer um pacote por R$299" o cliente vai voltar quando casar novamente no final do ano que vem? As indicações se ocorrerem vão querer pagar os mesmos 299...
Acho que profissionais como o fotógrafo ou outros profissionais podem pensar em algum tipo de promoção, sim. Mas isso deve ser bem pensado. Me veio a cabeça agora sem pensar muito, um exemplo bem xulo: um fotógrafo que acompanha bebês (normalmente 1 ano):
Por que não oferecer o primeiro mês ou até 3 meses (com
desconto, não a
preço de custo/prejuizo) com o objetivo de fidelizar o mesmo pelo período de um ano? Força o cliente a conhecer seu produto (serviço).
Se for bem prestado o serviço, o cliente provavelmente vai fechar o pacote completo, vai retornar, pode até trazer mais clientes. Pode contratar para toda a vida, para os passeios da criança, os aniversários, etc...
A ferramenta pode até ser explorada... A classe, jamais!!
Os hotéis possuem um escritório de administração onde provavelmente trabalha alguém com noçao de marketing...
Nenhum hotel oferece nenhum serviço que se torne um prejuizo. Tudo é muito bem plenajado!!
Se for
bem planejada, pode ser uma ótima ferramenta! Desde que saiba utilizar...
Se usar no impulso, vai morrer de fome e ainda vai levar bons profissionais ao prejuizo!