Autor Tópico: Comprar MacPro antigo, vale a pena?  (Lida 5250 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Online: 01 de Janeiro de 2016, 19:42:53
Olá amigos! Como vocês estão?

Vi um vídeo hoje de um cara falando da possibilidade de se usar um MacPro 2006 em pleno 2015 (o video é de 2015, feliz ano novo guys  :clap: ), ai fui pesquisar, achei a venda um MacPro (lembrando, nao é macbook pro, é macpro), OctaCore 2.3ghz, 500gb de HD, 1gb de video, 12gb de memória modelo 2007, lembrando que esses modelos de Mac sao extremamente configuráveis, é bem tranquilo de dar mais upgrade ainda nele... fiquei bem tentado pelo fato de ter oito f*cking processadores, é muita coisa.

O valor? 3800 reais... eu sou Mac User e nao me vejo usando PC, e infelizmente os preços dos macs atuais desanima qualquer vivente.

Vocês acham que é valido um mac antigo desses pra edição? Claro que teria que investir mais 1k na média num monitor também
@jacobfotografiacriativa


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 01 de Janeiro de 2016, 20:21:43
Olá amigos! Como vocês estão?

Vi um vídeo hoje de um cara falando da possibilidade de se usar um MacPro 2006 em pleno 2015 (o video é de 2015, feliz ano novo guys  :clap: ), ai fui pesquisar, achei a venda um MacPro (lembrando, nao é macbook pro, é macpro), OctaCore 2.3ghz, 500gb de HD, 1gb de video, 12gb de memória modelo 2007, lembrando que esses modelos de Mac sao extremamente configuráveis, é bem tranquilo de dar mais upgrade ainda nele... fiquei bem tentado pelo fato de ter oito f*cking processadores, é muita coisa.

O valor? 3800 reais... eu sou Mac User e nao me vejo usando PC, e infelizmente os preços dos macs atuais desanima qualquer vivente.

Vocês acham que é valido um mac antigo desses pra edição? Claro que teria que investir mais 1k na média num monitor também


2006 , certeza que não é 2007 ? É Xeon ?

Desculpe li tudo agora. O 2007 é uma máquina plenamente capaz  mas se quebrar voê está ferrado. Peças só de sucata... Conheci uma turma que usava essas máquinas direto para edição não linear de vídeo e 3D
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2016, 20:26:03 por AFShalders »


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #2 Online: 01 de Janeiro de 2016, 22:01:30
eu uso um PC de 2007 pra edição.... pra hobby é claro, as vezes da uma mascada pra renderizar, mas aguenta..... é um quad core 2,4Ghz com 8gb memória e 2gb de vídeo .. a grande diferença nessas máquinas mais antigas é o consumo de energia.... o mac que tem mais estabilidade vai rodar de boa, só o caso de troca de peça que está cada vez mais complicado mesmo
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2016, 22:04:16 por @erissonazevedo »
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2016, 14:11:33
André,

Eu usei meu MacPro 2006 por 6 anos, até o fim de 2012. Nesse meio tempo, fiz um upgrade para 8 núcleos (2.66Ghz) e 16GB de RAM.

De defeitos, tive que trocar a fonte, que custou uma baba e foi importada direto dos EUA, e também a placa de vídeo original, outra baba, porque optei por uma placa compatível com Apple para não perder a tela do boot.

Quando troquei, peguei um Mac Mini 2012 quad core, que me deu um pouco só mais de performance em aplicativos que usam todos os processadores, mas muito mais performance, mais que o dobro, em aplicativos que só usam um processador - single threaded.

Se você precisa de armazenamento interno e vai fazer renders de horas, o Mac Pro é bacana. Ele é feito para isso. Não esquenta, não reclama e aguenta o tranco. Um Mini ou iMac parecem um avião em tarefas pesadas de CPU e rodam sempre quentes. Tenho certeza que a longevidade não é a mesma.

Se você não pode usar Windows, quer uma alternativa? Que tal um hackintosh? Os modelos com 6 ou 8 núcleos são mais complicados porque o chipset X99 não é bem suportado, mas montar uma máquina quad core com um Intel i7 4970K e chipset Z97 é relativamente simples e vai ser bem mais potente que esse Mac Pro. Além de suportar upgrades simples.

Escolhendo tudo com calma, dá pra ter um computador muito bom, estável e silencioso.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2016, 15:54:01
Faz um hackintosh...

Gastei quase 6 mil no meu, mas tu consegue montar um usável com 3,5... melhor investimento.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #5 Online: 21 de Janeiro de 2016, 08:18:36
Não acho racional gastar R$ 3.800 em uma máquina usada de 2006 sendo ela Apple ou não.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Fevereiro de 2016, 16:48:20
Se é Apple é bom, mas não vale.


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #7 Online: 02 de Março de 2016, 17:42:13
Oi André,

eu não sei o que você decidiu fazer, mas essas máquinas são extremamente rápidas e confiáveis. Elas ainda vão rodar o FinalCut Pro tranquilamente, fazendo bonito até contra os iMacs i5 atuais.

Uma dica é trocar o HD por dois SSDs em RAID. A máquina vai ficar rapidíssima. Vai ter que aparafusar no chão para não sair voando!  :ok:


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #8 Online: 02 de Março de 2016, 17:44:14
Faz um hackintosh...

Gastei quase 6 mil no meu, mas tu consegue montar um usável com 3,5... melhor investimento.

Eu já fiz um troço desses. Mas o que faz os Macs serem sensacionais não é apenas o software. A certeza de que tudo vai funcionar quando deve funcionar é que faz dessas máquinas fantásticas. Num Hackintosh o sistema até roda, mas vai sempre ficar na dúvida se vai dar erro ou não. Para brincar é funcional. Para trabalhar não.  :fight:


leonardodemacedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 696
  • Sexo: Masculino
  • leonardodemacedo
    • Aprenda a Usar o Lightroom
Resposta #9 Online: 02 de Março de 2016, 20:04:50
Tava nesse dilema, comprei um Dell, lembrei porque não gosto do Windows, mas 23.500,00 num laptop é muito sem noção. E Esse Dell ainda veio com uma NVidia 930 4GB... melhor que a melhor configuração do MBP.

Tenho um MP no estúdio, mas uso mais pra edição de vídeo... de qualquer maneira tenho que fazer um UP de placa de vídeo mas estou sem paciência ($$$).

Cara... 4.500 num laptop top com PC x 23.500 num macbook pro não tem nem o que pensar... muuuuuuita gente se vira com máquina windows... e o mundo continua girando. Isso é o que você vai gastar no UP do MP, e vai perder a mobilidade (que pra mim é fundamental).

Mas o quê eu sei... só tenho uma D5200  :hysterical:
« Última modificação: 02 de Março de 2016, 20:06:20 por leonardodemacedo »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 02 de Março de 2016, 22:10:04
Com certeza ! Esse dólar do jeito que está, mais os impostos irá inviabilizar muitas coisas em relação a compra/atualização de equipamentos, e acertou a Apple em cheio aqui na terrinha.

Se fosse EU, e precisasse (ou quisesse) que fosse um MacPro, eu compraria usado. Desde que por um preço justo e não fosse uma máquina muito antiga. Um amigo meu comprou cerca de um mes atrás um macmini i5 de 2.5 ghz por 2500 reais, máquina com 2 anos de uso. Hoje custaria mais ou menos 4 mil na mesma configuração, se fosse novo. No caso dele, ele precisa de um Mac, pois tem um monte de programas comprados para a plataforma.

Levando em conta o valor total dos programas que ele comprou, não valeria mudar para um PC Windows.

Mas um Pro novo pelo preço absurdo de mais de 20 mil simplesmente é insanidade na conjuntura atual. A não ser que vá ganhar MUITO dinheiro com o seu trabalho.

Dá para montar um baita PC, mesmo que rodando Windows, com especificações similares por 1/3 do preço, mas cada caso é um caso.