Autor Tópico: Flash rebatido no teto é o ideal ou não ?  (Lida 10516 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Abril de 2013, 00:55:57
Olha, sempre aprendi que o ideal é vc usar flash a 90º rebatido no teto (quando possível, óbvio), mas visitando um outro fórum o sujeito me fala que é a pior coisa a fazer, que ele costuma usar a 45º ou direto ( nesta caso com potência reduzida).

E aí ? Qual o certo ?

Como ainda não tenho flash, não posso fazer testes para ver como fica.  Devo receber o meu dentro de uns 15 dias.

abraços.

Ah, a discussão era sobre fotografia de festa infantil.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2013, 01:22:59
O flash pode ser rebatido onde quiser, como no teto, na parede atrás, nas paredes laterais, diagonalmente nas quinas entre o teto e a parede... Cada forma de rebater em cada situação pode ser melhor ou não.

Eu costumo usar 80% do tempo rebatido no teto com o difusor omnibounce, mais ou menos 15% das vezes diagonalmente nas quinas das paredes, o que causa uma maior tridimensionalidade, e cerca de 5% direto quando uso flash em externas.
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, 01:24:36 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2013, 02:25:40
O flash pode ser rebatido onde quiser, como no teto, na parede atrás, nas paredes laterais, diagonalmente nas quinas entre o teto e a parede... Cada forma de rebater em cada situação pode ser melhor ou não.

Eu costumo usar 80% do tempo rebatido no teto com o difusor omnibounce, mais ou menos 15% das vezes diagonalmente nas quinas das paredes, o que causa uma maior tridimensionalidade, e cerca de 5% direto quando uso flash em externas.

Mandou bem!


Nem só de teto vive o flash... Se for um teto escuro, mas com paredes claras, vc pode usar o flash pro lado, ou pra trás, quando for o caso. Se for um breuzão todal, aí não tem jeito, coloca frontal...


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2013, 07:15:50
Se tu não te incomodares com sombras abaixo do olho e do nariz pode ser apenas rebatido no teto sim... normalmente eu uso um difusor padrão (que já tem um rebatedor interno para amenizar esse tipo de sombras geradas quando se rebate no teto apenas.

São válidas também rebater lateralmente, mas lembrando que isso causará também sombras na face do lado oposto ao rebatimento (dá um efeito bacana, mas não para todas as fotos). Flash direto é muito difícil eu usar pois ele "chapa" totalmente a cena, nesse caso o rebatedor built-in do flash ou o que uso (difusor + rebatedor), me desoneram disso.
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, 07:41:57 por Natão »


alxthomaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2013, 07:37:05
Pode ser interessante assistir (em ingles) a alguns vídeos do Mark Wallace pela AdoramaTV (Adorama, uma loja gringa de fotografia que tb apresenta espécies de video aulas).
Em um vídeo sobre iluminação ele fala sobre esse tipo de iluminação rebatida. Chegou a falar em rebater primeiro numa parede pra depois rebater com outro objeto e deu vários exemplos.
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, 07:37:56 por alxthomaz »
Nikon D5100 + NIKKOR 18-105mm G ED VR
Prezado visitante: A fotografia é considerada obra intelectual, e como tal está protegida pelo art. 7º, inc. VII da Lei nº 9.610/98;
Violação dos direitos autorais é crime: Código Penal, Art. 184
Se você encontrou alguma fotografia interessante neste forum, solicite licença para uso da mesma e respeite o autor!


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2013, 09:45:25
Pode ser interessante assistir (em ingles) a alguns vídeos do Mark Wallace pela AdoramaTV (Adorama, uma loja gringa de fotografia que tb apresenta espécies de video aulas).
Em um vídeo sobre iluminação ele fala sobre esse tipo de iluminação rebatida. Chegou a falar em rebater primeiro numa parede pra depois rebater com outro objeto e deu vários exemplos.

Valeu pela dica. Conheço o site.  Vou procurar pelos vídeos citados.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 26 de Abril de 2013, 09:59:10
Não tem regra. Não tem receita de bolo.
Tudo vai depender da situação do local, qual tipo de iluminação vc quer dar ao motivo e do seu gosto pessoal para iluminar locais/pessoas/objetos.

Quando não se tem onde rebater, por óbvio, se usa flash direto ou com rebatedor vertical grande, como esse: http://images01.olx.com.br/ui/8/22/33/1365098123_498671933_2-Difusor-Rebatedor-para-Flash-Universal-Nikon-Canon-Outros-Dias-davila.jpg
Se gosta de imagem iluminada lateralmente pode usar o mesmo rebatedor, mas nessa posição: http://images.fotodhm.com.br/images/_product/261/260672/rebatedor-econ-p-flash-canon-430-ex-ii-580-ex-ii-e-nikon-sb-700-b25e95.jpg
Um outro acessório muito bem quisto no meio: http://garyfonginc.com/images/LSC_on_flash_w_inverteddome-2.jpg
site sobre ele: http://www.garyfongestore.com/

E paredes de cima, do lado, atrás, etc... conforme vc queira. Aí o céu é o limite.

Mas nada disso vai ajudar muito se vc não souber exatamente o que vc quer. Tem que estudar antes iluminação e suas direções e resultados em diferentes objetos para poder tomar a melhor decisão lá na hora do vamos ver. Como disse antes, não tem receita de bolo.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #7 Online: 26 de Abril de 2013, 10:03:23
eu particularmente nao entendo essa mania de fotografos rebaterem o flash pra cima quase sempre, só faço isso eu fotos de grupo e OLHE LA! Odeio essa luz de cima, fica uma luz dura, com sombras feias no nariz/boca, nao da tridimensionalidade do jeito que gosto, prefiro SEMPRE usar a luz lateral, mesmo que esconda mais um lado do rosto, acho muito mais natural e bonita

Use a luz como queres, nao se prenda em regrinhas, experimente, olhe para as paredes e teto e imagine como essa luz vai incidir no assunto que estas fotografando, fotografe mais e nao ligue pros outros!

My 2 cents
@jacobfotografiacriativa


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Abril de 2013, 10:10:01
E o flash direto, mas a um angulo de 30º ou 45º funciona ?  Não seria rebatido mas também não ia direto na fuça das pessoas.

Como disse antes, ainda não posso fazer esses testes pois meu flash está em trânsito.  ;)

abraços.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 26 de Abril de 2013, 10:26:38
Eu estou com o André, praticamente só uso luz lateral, a não ser em fotos de grupo. Mesmo que se use o cartão branco para evitar as sombras nos olhos a luz vinda toda de cima é "sem graça", gosto de uma luz pelo menos um pouco de lado. Da mesma forma, não gosto de rebater para trás porque, embora suave, a luz atinge o sujeito de frente, e deixa tudo muito chapado. Lembre-se que o que dá volume, forma e textura às imagens são as sombras!

O flash rebatido lateralmente não é trivial. Na verdade, acho que é a forma mais difícil de se usar o flahs na câmera. Mas é a que dá melhores resultados, de longe. Tem muitas ressalvas, muitas coisas pra se prestar atenção, vários detalhes, por isso precisa de muita prática e muito estudo. Devore os livros e o blog do Neil van Niekerk que você vai ter uma noção do que eu falo.

O flash em 45° pra frente é uma das piores coisas que se pode fazer. A luz não fica uniforme, a metade de cima de foto fica mais clara que a metade de baixo. Se não for essa sua intenção, nem use, prefiro até o flash direto mesmo.


O lance todo é pensar na direção e qualidade da luz. De onde você quer que a luz venha, de frente, de trás, de lado, de cima, de baixo? Pense em como as pessoas posicionam as tochas em um estúdio. Dá uma boa dica de onde rebater o flash. Que tipo de luz você quer, suave, dura, direcional? A maioria das pessoas sempre busca a luz mais suave possível, mas eu gosto às vezes de uma luz mais dura e bem direcional (desde que, claro, não atinja o sujeito de frente). Brincando com o zoom do flash e com a distância em reação à parede que você rebate, você tem controle da qualidade da luz.


Estou com planos de escrever um artiguinho pequeno sobre flash rebatido, pois vejo que muita gente tem sempre as mesmas dúvidas. E vou te dizer que eu nunca, nunca mesmo, fui a um casamento no Brasil onde o fotógrafo usasse flash rebatido lateralmente.

Abraços


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #10 Online: 26 de Abril de 2013, 10:38:09
eu particularmente nao entendo essa mania de fotografos rebaterem o flash pra cima quase sempre, só faço isso eu fotos de grupo e OLHE LA! Odeio essa luz de cima, fica uma luz dura, com sombras feias no nariz/boca, nao da tridimensionalidade do jeito que gosto, prefiro SEMPRE usar a luz lateral, mesmo que esconda mais um lado do rosto, acho muito mais natural e bonita

Use a luz como queres, nao se prenda em regrinhas, experimente, olhe para as paredes e teto e imagine como essa luz vai incidir no assunto que estas fotografando, fotografe mais e nao ligue pros outros!

My 2 cents

É bem isso mesmo... Vá testando e vendo o que te agrada... as vezes eu uso de um jeito, as vezes de outro, dependendo da cena.. Aqui posso exaltar uma outra vantagem da Sony (já que sempre dizem que são poucas)...rs, O sistema de flash HVL (43-58-60), giram a cabeça para a lateral de forma diferente, permitindo a incidência da luz lateral sem a necessidade de rebatimento, propriamente. Isso é bacana, mas fotos uso ele para a lateral...


rbusato

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
    • Ricardo Busato
Resposta #11 Online: 26 de Abril de 2013, 11:00:32
Olha, sempre aprendi que o ideal é vc usar flash a 90º rebatido no teto (quando possível, óbvio), mas visitando um outro fórum o sujeito me fala que é a pior coisa a fazer, que ele costuma usar a 45º ou direto ( nesta caso com potência reduzida).

E aí ? Qual o certo ?

Não existe uma regra de certo e errado, tudo tem vantagens e desvantagens.

Normalmente você rebate o flash para obter uma luz mais suave, mas como você muda a direção da luz, isso muda a sombra.

O flash rebatido no teto causa sombras nos olhos e pescoços, o flash rebatido lateralmente faz sombra no lado oposto do rosto. O flash direto cria uma sombra dura da pessoa no fundo, e o flash a 45º ilumina mais a parte de cima do que a parte de baixo.

Qual você deve usar? Escolha aquele que vai iluminar a cena da forma como você quer, e que possa ser realizado (nem sempre temos um teto ou parede a disposição). Note também que paredes e teto que não são brancos vão causar um desvio nas cores.

Eu particularmente gosto muito do flash rebatido em uma parede atrás de mim. A luz fica suave e os olhos não ficam "na caverna".

Outra técnica que uso com certa frequência é a "drag the shutter", quando você usa uma velocidade baixa para capturar bastante luz ambiente e congela o movimento com o flash na segunda cortina. Essa precisa de treino para dosar a velocidade e obter fotos sem tremidos.

Boa sorte com o novo flash. Leia, se instrua e experimente bastante.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #12 Online: 26 de Abril de 2013, 11:00:58
Nos detalhes onde não há receita de bolo que é onde estudo, criatividade e experiência prevalecem!


Sent from my iPhone using Tapatalk 2
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


mrferreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.096
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 26 de Abril de 2013, 12:21:06
Acho que este artigo aqui pode ajudar:

"Quem nunca teve a dúvida de como usar o flash em determinada situação? Hoje vou explicar algumas técnicas e qual a diferença entre elas."
http://www.lightroom.com.br/index.php/2013/03/flash-basico-direcao-e-modificadores/

Bom fds a tudos! :ok:   
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, 12:21:37 por mrferreira »
Canon T3i + EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II; EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II; EF-S 50mm f/1.8 STM




Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 26 de Abril de 2013, 13:47:44
eu particularmente nao entendo essa mania de fotografos rebaterem o flash pra cima quase sempre, só faço isso eu fotos de grupo e OLHE LA! Odeio essa luz de cima, fica uma luz dura, com sombras feias no nariz/boca



eu acho que sempre depende, dá pra obter ótimos resultados com flash rebatido no teto, embora exista perda de luz, acho melhor um pouco pra trás, ligeiramente pro lado, o suficiente pra reposicionar as sombras. Este esquema equivale aquele clássico octobox superior, funciona bem pra retratos simétricos.

O que eu faria antes de fotografar um evento, olhar bem os materias de teto, parede, piso, levar em conta a altura, e assim programar minha estratégia de modificação da luz.

O bom é que a física da luz é a mesma, seja em um estúdio, seja em um salão de festas, então é aquele fundamento básico que temos que ter em mente.

Outra coisinha, flash rebatido não dá luz dura, é suave, a não ser que ele esteja muito próximo à superfície rebatedora e/ou o sujeito muito longe.

a direção da luz é outro assunto.
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, 13:55:12 por Claudio Rombauer »