Autor Tópico: Vale a pena, hoje, comprar um OM-D?  (Lida 4180 vezes)

MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Online: 26 de Abril de 2013, 09:57:06
Eu estou bem decidido a migrar do sitema Canon para o micro 4/3 e a câmera de minha escolha havia sido a OM-D.

Pesquisando melhor, e dado o alto custo da câmera, vi que teria que escolher entre comprar uma om-d com a lente do kit ou optar por uma câmera mais barata com outra(s) lente(s).

Nesse meio tempo, tenho lido alguns reviews da E-PL5 e ela me parece uma câmera tão competente quanto a om-d, custando cerca de 550 dolares a menos, já com o viewfinder vf-3 incluído nesse preço.

Estou pensando em pegar, então, uma EPL-5 (com a lente do kit, que sai a apenas 50 dolares) e alguma outra lente, a qual ainda não decidi. Estóu entre a 9-18mm, 17mm 1.8 e panaleica 25mm. Como meu foco é paisagens devo ficar na 9-18mm.

Vocês acham que vale a pena? A estabilização, selamento e viewfinder integrado da om-d ainda me chamam muita atenção, mas acho que minha fotografia vai se beneficiar mais de uma nova lente do que desses atributos.

Abraços
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, 09:57:26 por MarioNeto »


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2013, 10:14:07
Eu estou bem decidido a migrar do sitema Canon para o micro 4/3 e a câmera de minha escolha havia sido a OM-D.

Pesquisando melhor, e dado o alto custo da câmera, vi que teria que escolher entre comprar uma om-d com a lente do kit ou optar por uma câmera mais barata com outra(s) lente(s).

Nesse meio tempo, tenho lido alguns reviews da E-PL5 e ela me parece uma câmera tão competente quanto a om-d, custando cerca de 550 dolares a menos, já com o viewfinder vf-3 incluído nesse preço.

Estou pensando em pegar, então, uma EPL-5 (com a lente do kit, que sai a apenas 50 dolares) e alguma outra lente, a qual ainda não decidi. Estóu entre a 9-18mm, 17mm 1.8 e panaleica 25mm. Como meu foco é paisagens devo ficar na 9-18mm.

Vocês acham que vale a pena? A estabilização, selamento e viewfinder integrado da om-d ainda me chamam muita atenção, mas acho que minha fotografia vai se beneficiar mais de uma nova lente do que desses atributos.

Abraços

Mário, tenho as duas, apesar da EPL5 entregar imagens no mesmo nível, não quer dizer que consiga as imagens nas mesmas condições. A OMD ainda é superior sim, não tem como negar.

No seu caso acho que você mesmo respondeu. Para imagens ao ar livre, o selamento da OMD te dará mais segurança e flexibilidade.

Para paisagens, lembre se que o ISO das Olympus parte de 200. Vale a pena pra você dar uma olhada nas Nex 6 e 7 também, apesar que eles ainda não uma lente como a zuiko 12 mm. Porém, eles têm ISO começando mais baixo, e no caso da nex 7 uma resolução muito grande, o que é bom também em paisagens.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2013, 10:39:27
Mário, tenho as duas, apesar da EPL5 entregar imagens no mesmo nível, não quer dizer que consiga as imagens nas mesmas condições. A OMD ainda é superior sim, não tem como negar.

No seu caso acho que você mesmo respondeu. Para imagens ao ar livre, o selamento da OMD te dará mais segurança e flexibilidade.

Para paisagens, lembre se que o ISO das Olympus parte de 200. Vale a pena pra você dar uma olhada nas Nex 6 e 7 também, apesar que eles ainda não uma lente como a zuiko 12 mm. Porém, eles têm ISO começando mais baixo, e no caso da nex 7 uma resolução muito grande, o que é bom também em paisagens.

Realmente o selamento pesa, mas penso que perderia mais imagens por não ter uma lente adequada do que o selamento, não? Sempre rola também de ensacar a câmera em situações mais extremas, apesar de não ser, nem de perto, a mesma coisa. Eu queria mesmo era uma OM-D + um bocado de lentes, mas meu budget é limitado.

Quanto ao iso, não tenho bronca em usar filtro nd, até gosto.  :) Acharia melhor um iso base lá pro 50 ou 25, mas não há, infelizmente, essa opção.

O problema das Sony Nex, na minha opinião, é que as lentes não acompanham a qualidade dos corpos e são grandes. Minha grande motivação para migrar para o m4/3 é uma viagem de bike que estou planejando, então a portabilidade é um quesito chave.

Abraço!  :D


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2013, 10:55:27

Vocês acham que vale a pena? A estabilização, selamento e viewfinder integrado da om-d ainda me chamam muita atenção, mas acho que minha fotografia vai se beneficiar mais de uma nova lente do que desses atributos.

Abraços

A nova E-P5 promete um sistema de estabilização de 5 eixos MELHOR que o da OMD e será lançado um novo EVF (epson) com 2,3 milhões de DPI, segundo as últimas notícias. Além disso para setembro é esperado um novo modelo OMD o que baratearia muito o atual... :D
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2013, 11:00:53
Daluco, mas o preço vai ser quase o mesmo da om-d, não? Li coisa de 1000 dolares no kit.


RLB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
    • Flickr: Grupo Micro Four Thirds Brasil
Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2013, 11:23:15
Eu pegaria a OMD e com o tempo pegaria boas lentes.
Porém, se quer começar já com ótimas fotos, mas sem os controles manuais da OMD, a EPL5 é ótima opção.


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #6 Online: 26 de Abril de 2013, 11:52:05
Daluco, mas o preço vai ser quase o mesmo da om-d, não? Li coisa de 1000 dolares no kit.

Sim, mas a atual OMD vai baixar de preço, e bem, em setembro...as vezes vale a pena esperar. Eu estou esperando justamente essa baixa para me atirar numa OMD... :D :D
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Abril de 2013, 16:24:28
Sim, mas a atual OMD vai baixar de preço, e bem, em setembro...as vezes vale a pena esperar. Eu estou esperando justamente essa baixa para me atirar numa OMD... :D :D

A nova OMD deve ficar no patamar de preço da atual, que deve ter uma baixa de 20 a 30%, que é o que acontece com as renovações de modelos de todas as marcas.

Quanto à EP5, espere algo em torno de USD 1.000 no kit, nada menos que isso, e sem selamento.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #8 Online: 26 de Abril de 2013, 19:05:26
A nova OMD deve ficar no patamar de preço da atual, que deve ter uma baixa de 20 a 30%, que é o que acontece com as renovações de modelos de todas as marcas.

Quanto à EP5, espere algo em torno de USD 1.000 no kit, nada menos que isso, e sem selamento.

Então, respondendo a pergunta: Sim acho q vale a pena comprar uma OMD, mas eu esperaria pelo novo modelo para baixar o atual e ver qual vale mais a pena.
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 26 de Abril de 2013, 23:56:16
A resposta para a sua pergunta é SIM.
Tenho certeza de que não irá se arrepender.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2013, 10:10:57
Pelo visto a opinião do pessoal é favorável à OM-D, mas vou refazer a pergunta e gostaria da opinião de vocês mais uma vez.  :D

Dado um budget limitado (por ex: 1500 dolares), o que valeria a pena OM-D + 12-50mm ou E-PL5 + vf-3 + 14-42mm + 17mm f1.8 (ou semelhante)?

O que sobrasse dos U$1500,00 seria usado para comprar acessórios (baterias, cartões, etc).

Abs  :ok:


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2013, 10:56:48
Pelo visto a opinião do pessoal é favorável à OM-D, mas vou refazer a pergunta e gostaria da opinião de vocês mais uma vez.  :D

Dado um budget limitado (por ex: 1500 dolares), o que valeria a pena OM-D + 12-50mm ou E-PL5 + vf-3 + 14-42mm + 17mm f1.8 (ou semelhante)?

O que sobrasse dos U$1500,00 seria usado para comprar acessórios (baterias, cartões, etc).

Abs  :ok:

Elimine o vf da sua segunda opção e invista em lentes. Eu ainda iria de OMD, ou como você está começando do zero, uma nex 6 com a 16-50 e uma pancacke.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


RLB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
    • Flickr: Grupo Micro Four Thirds Brasil
Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2013, 14:37:33
Resultados a longo médio prazo, sem duvidas a OMD.
Resultados a curto prazo a EPL5...


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2013, 14:46:18
Resultados a longo médio prazo, sem duvidas a OMD.
Resultados a curto prazo a EPL5...

RLB, não entendi, poderia explicar melhor?  :)


RLB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
    • Flickr: Grupo Micro Four Thirds Brasil
Resposta #14 Online: 27 de Abril de 2013, 16:49:43
RLB, não entendi, poderia explicar melhor?  :)
Ano passado comprei a OMS com a lente do kit enquanto estava de férias.  Consegui belas fotos com essa lente e a OMD.
Esse ano viajei novamente e comprei uma EPM2 com a lente do kit e mais a panaleica 25mm. Gastei menos do que com a OMD e consegui melhores resultados.
Chegando em casa usei as lentes com a OMD e a facilidade de fotografar e a qualidade das novas lentes na OMD é mais confortável que com a EPM2.
O melhor dos mundos seria a OMD com as lentes top, mas consegui conviver com a OMD com  a 12-50mm. Porém se eu não tivesse a paciência ou não pudesse esperar esse tempo,  já ficaria feliz com a EPM2 e boas lentes desde de o início.