Autor Tópico: Retrato com 6D + 50 1.8  (Lida 8602 vezes)

sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #60 Online: 29 de Abril de 2013, 12:16:14
...
Eu arranho alguma coisa no Lightroom, mas tudo que aprendi foi fuçando. Eu devo fazer muita coisa errada no tratamento das minhas fotos. Realmente enche o saco ter que tratar todas as fotos. Vc tem alguma predefinição para o picture style? Eu normalmente uso o Landscape pois tem a nitidez um pouco maior.

Cara, em RAW, tu manténs o arquivo sempre originalzinho (só muda as configurações de tratamento, mas é tudo reversível no DPP), então é mais recomendado (mas sempre tem que ser feito algum tratamento depois, quando usares o LR).

Se fores fotografar em JPEG, daí podes usar e abusar dos Picture Styles! Que eu lembre, todos eles são configuráveis, não só os 3 personalizados. O Portrait, por exemplo, tem a nitidez de RAW mantida baixa (não aplica o unsharp, para dar mais suavidade para fotos de "gente"), e tem o tom e a saturação otimizados para a cor da pele humana, mas tu podes alterá-lo à vontade: eu sempre colocava 2 pontos a mais de nitidez, um de saturação e um de contraste, e os JPEGs saíam praticamente perfeitos para impressão final (com o cuidado de fotometrar corretamente). Uma dica é tirar uma foto em RAW e alterar no DPP, depois passar as configurações para a câmera e ser feliz! Testa lá e depois fala os resultados. Abraço!
« Última modificação: 29 de Abril de 2013, 12:17:50 por sakco »
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #61 Online: 29 de Abril de 2013, 13:00:54
PEMAMETAL, vou dar a minha opinião técnica pois na parte artística reconheço que sou um zero a esquerda. O primeiro ponto é acertar o foco, ter a mão firme e velocidade de obturador correto. A exposição é importante mas dá para corrigir bastante na pós do arquivo RAW, por isso que os primeiros itens são fundamentais. Foco e mão firme só clicando bastante e avaliando o resultado buscando a melhoria contínua. Existem dicas como usar lentes prime em aberturas entre 2.8 à 5.6, foco com ponto central, etc...

Em relação ao tratamento do arquivo RAW, é claro que leva mais tempo que o jpeg pronto da máquina mas por isso mesmo que ele é pior mas, uma vez tendo um preset pronto as coisas ficam muito mais rápidas.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales