Autor Tópico: Vencedores concurso Sony de fotografia  (Lida 1843 vezes)

agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 28 de Abril de 2013, 18:15:09
Bom, sem querer trolar ou tumultuar o tópico pois arte é subjetiva e vai gerar discussões eternas, gostaria de deixar um link que acabo de ver sobre as fotografias mais caras já vendidas até hoje, acabou me lembrando esta discussão:

http://www.photographytalk.com/photography-articles/3004-the-19-most-expensive-photographs-ever-sold

 :ok:
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #16 Online: 28 de Abril de 2013, 18:41:49
Não tem uma única foto que está ali, e que não mereceria o prêmio. São fotos de altíssima qualidade... contexto, técnica, plasticidade etc.



Acho que falta muito pro pessoal aqui ter um nível alto no fórum. Ou falta conhecimento crítico pra estes que acham que já é alto saberem interpretar...
Uma foto não é só boa pela técnica, e na maioria das vezes a técnica não faz nem parte do conceito.


Meus destaques ficam para 1,2,4,6,8,9,11,13,16

:ok:

Fato. O fórum tem fotógrafos com um nível técnico muito alto, mas uma coisa que sinto falta é uma continuidade em processos investigativos, não só técnicos, mas poéticos. To bem afastado da parte da galeria hoje em dia, mas dos fotógrafos citados os poucos que sinto uma coesão de obra e de olhar investigativo.


Hoje se enxerga muito do que é produzido em arte contemporânea não pela obra em si, mas pela série e pelo processo do artista. Quando se adquire a obra de um artista, é isso que dá valor a ela, e é esse processo do artista que vai valorizá-la com o tempo, e não o fato de ser uma obra rara, de execução difícil ou outra coisa do gênero.

Em concurso ainda tem mais um fator: A curadoria. Ninguém sabe qual vai ser o norte da curadoria, qual o conceito dela e afins. Uma vez definido o conceito, eles decidem as que melhores se adequam dentro dele, tirando uma série de fotografias, que por mais lindas e merecedoras de prêmio, não são o que está se buscando no momento.

Das fotos do concurso, a única que não curti foi de fato a foto da família no barco.

A 1 e 2 são de uma série da fotógrafa que ganhou, e que é uma série linda em que ela fotografou pessoas sobreviventes a tragédia de Oslo.

A 3 eu achei muito boa ! Ela borra a fronteira da fotografia registro da realidade e da pintura.

A 4 pegou um momento bastante único, tá bem executado e super bem composta

A 5 fica difícil de falar dela, mas digamos que existe uma certa tendência em alguns meios artísticos de quebrar esse afinco a fotografia perfeita e aproximá-la dos fluxos de arte-vida. Em praticamente todas as fotografias que vi nesse concurso, se valorizou muito fotografias mais intimistas, em que o fotógrafo e o tema estão mais próximos, não só fisicamente, mas emocionalmente também.

A 6 eu achei interessante a proposta, mas o que mais me chamou atenção é o fato da foto ter sido usada pra uma campanha publicitária, e convenhamos, essa foto tá bem longe do que estamos acostumado de ver de fotos publicitárias. Acho que o mérito dela é justamente esse, ser uma foto publicitária fora dos padrões geralmente convencionados

A 7 tem um pouco do que falei na 5. É uma foto bem executada, mas ela não tem a neutralidade que uma foto de arquitetura geralmente tem. Te dá um estranhamento por conta da arquitetura que parece uma gruta e ao mesmo tempo uma sensação de familiaridade por conta dos elementos verticais e do pé direito altíssimo, bem característico das catedrais católicas. Num momento em que um papa que propõe uma reforma da igreja uma foto dessa influencia na decisão do júri.

A 8 eu curti bastante, mas não tenho muita propriedade pra falar dela e to com preguiça de ver a série de fotos (vale aqui lembrar que foram premiadas SÉRIES e não fotos específicas)

A 9 nem tem o que dizer, a foto já super fala por si.

A 10 tem muito do que falei na 5 e no começo do post sobre processo artístico

A 11 tem o que falei na 6. Não é uma foto de moda das convencionais, e vai num processo que vem crescendo na moda que é desglamourizar a moda e torná-la mais humana e mais próxima da realidade mundana

A 12 nem sei se foi premiada, mas aborda um momento bastante clássico na América do Sul que concentra bem o que é esse momento, não só de transição de uma menina ao sociedade digamos assim, mas como esses signos da mulher "perfeita" e "romântica" recaem com um peso enorme sobre elas. Tive várias amigas que entraram em crise nessa época por que elas queriam algo que expressasse a personalidade delas e as mães queria transformá-las em princesas da Disney. Vejo isso nessa foto, duas gêmeas, idênticas, sem traços ou elementos na roupa ou acessórios que diferenciem elas umas das outras, enfim, uma foto densa pra ser analisada.

A 13.... wow ! Mas não consigo tecer uma crítica acerca dela também

A 14 fiquei curioso pra ver a série. Nessa foto a cruzada de pontos de vistas do rapaz e da moça fazem uma composição interessante do ponto de vista das relações humanas homem x mulher.

A 15 também não consigo falar muito, mas o que gosto dela é como num high key ele reduz os elementos visuais da flor deixando o essencial, e transmitindo também com essas cores lavadas a suavidade das pétalas da flor

A frase que está embaixo da 16 já responde muita coisa.

A 17 é de uma ironia ímpar, heehehehe. Lembrou uma foto que compartilhei no face essa semana que era de uma macumba contemporânea. Dois mcChickens e um app de vela vermelha no Iphone.

Eu gostei bastante das premiações e da diversidade de olhares