Autor Tópico: Dúvidas sobre lente de valor "f" fixo  (Lida 3205 vezes)

Natã Gonçalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Abril de 2013, 21:53:57
boa noite...

Estive pensando em adquirir uma lente para minha câmera e logo me falaram muito bem da 24-105 L que, por mais que tenha abertura começando em f/4, pela construção e por se tratar de uma L, disseram que é uma excelente lente até para eventos noturnos, sendo necessário um flash para compensar o valor de f.

No entanto, minha câmera é cropada (550D) e fiz um teste com fotos tiradas começando o range em 38 mm (equivalente a 18 da lente do kit devido ao fator x1.6) e não gostei muito do resultado porque achei que perdi no GA.

Me indicaram a 15-85 e disseram que para cropadas seria uma lente com o melhor range devido a sua construção ser robusta, mas não perto da robustez da 24-105.

Minha dúvida é... alguém conhece uma lente que tenha um valor de f fixo assim como a 24-105 mas que serviria bem numa cropada para ser uma walkaround? E porque o f fixo é tão bom?

Difícil ter tudo em uma lente só... mas se tiver algo próximo...

Obrigado,


aloha!!!

  • Trade Count: (29)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
    • RYfotografo
Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2013, 22:08:18
Natã, nunca usei esta lente, mas ouço falar que ela é muito boa para seu tipo de camera

http://www.usa.canon.com/cusa/consumer/products/cameras/ef_lens_lineup/ef_s_17_55_f_2_8_is_usm

Abraços



Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2013, 22:18:42
Concordo com a indicação do colega aloha.
A Efs 17-55 f/2.8 é a melhor objetiva para câm. cropadas; você terá um ótimo range e abertura fixa mais luminosa que a 24-70; a qualidade dela também é superior.

Veja bem, a diferença entre f/4 e f/2.8 é de 1 ponto, isso significa uma captura de 2x mais luz!!! Em todo range! Além de conseguir uma profundidade de campo menor, isolando figura e fundo (com um efeito de desfoque (Bokeh) mais "cremoso".
Sony A5100 + 16-50mm


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2013, 09:13:37
a 17-55 é muito bem recomendada. O único ponto que considero cautela pra comprar, caso decida em não muito tempo partir pra um FF porque acabará "perdendo" a lente... Pense bem se existe essa possibilidade de troca do corpo pra não se arrepender depois.. a 24-105 você levaria junto numa troca dessa.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2013, 21:50:03
Uma tamron 17-50mm 2.8 sem VC eh uma otima opçao e mais em conta q essa lente aih.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


carofra

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • honestidade sempre
Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2013, 22:06:36
boa noite...

Estive pensando em adquirir uma lente para minha câmera e logo me falaram muito bem da 24-105 L que, por mais que tenha abertura começando em f/4, pela construção e por se tratar de uma L, disseram que é uma excelente lente até para eventos noturnos, sendo necessário um flash para compensar o valor de f.

No entanto, minha câmera é cropada (550D) e fiz um teste com fotos tiradas começando o range em 38 mm (equivalente a 18 da lente do kit devido ao fator x1.6) e não gostei muito do resultado porque achei que perdi no GA.

Me indicaram a 15-85 e disseram que para cropadas seria uma lente com o melhor range devido a sua construção ser robusta, mas não perto da robustez da 24-105.

Minha dúvida é... alguém conhece uma lente que tenha um valor de f fixo assim como a 24-105 mas que serviria bem numa cropada para ser uma walkaround? E porque o f fixo é tão bom?

Difícil ter tudo em uma lente só... mas se tiver algo próximo...

Obrigado,

caro natã , abertura fixa é melhor para fotometria , se vc zerar o fotometro em 17mm e aumentar o zoom a imagem vai ficar levemente subexposta , no meu caso uso a 17-85is f 4-5.6 otima lente e nao perde em nada para a 15-85 , resolvi este problema com o flash em ttl ou sem flash usando prioridade de abertura
abraço


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2013, 22:12:26
Só não entendi uma coisa...

Primeiro, o Natã fez o teste colocando a lente em 38mm. Para saber qual o ângulo de visão que vc terá com uma 24-105L, tem que colocar a lente em 24mm, não 38mm. Isso porque as marcações das lentes de DSLR, sejam elas fabricadas para APS-C ou FF são sempre relativas a FF. Não entendi a finalidade do teste em 38mm.

A 24-105L é uma boa lente e uma boa escolha se vc pensa em um dia partir para FF. Senão a 17-55 f/2.8 é a melhor (e mais cara) escolha em se tratando de lente clara de zoom curto. Se o objetivo não é tão profissional assim, a Tamron com ou sem VC (a sem VC é ligeiramente mais nítida nas bordas, a com VC é mais nítida no centro, tem AF mais rápido e o VC, pelo menos para mim, é insubstituível) é uma ótima pedida.


« Última modificação: 28 de Abril de 2013, 22:12:49 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Natã Gonçalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Abril de 2013, 20:25:17
AlexandreS,

Seguinte, me desculpe posso estar errado. Comecei a tirar fotos com a lente em 38mm. Fiz isso porque peguei o fator x1.6 que é o fator multiplicador de uma crop para o meu sensor e para sentir como seria começar a usar a lente 24-105. Minha lente do kit começa em 18, x1.6 será de 28. Já com a 24-105, peguei o início do range 24 x por 1.6 e ficou 38. Estou errado no raciocínio??

De fato não estou querendo ainda começar a avançar para o profissionalismo. O que eu gosto mesmo (e posso gastar horas com isso) é tirar fotos, tenho prazer de fazê-lo. Mas estou sentindo falta de uma lente com um range melhor e também estou começando a ir em eventos, mas somente como ajudante do fotógrafo.

Vi que a 24-105 é bem conceituada... mas pelo fator do sensor, acho que perderia muito no GA.

Obrigado,


nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Resposta #8 Online: 29 de Abril de 2013, 21:18:01
Natã, sou uma amadora palpiteira... então peço desculpas se disser alguma besteira aqui, e peço que me corrijam se falei coisas erradas... mas vou tentar contar a historinha como entendi...

Acredito que sua lente do kit seja a 18-55, certo? Bom, e a sua câmera é igual a minha, uma T2i, certo?

Então, se sua câmera é cropada, não adianta vc ir lá e selecionar a distancia de 38mm na sua lente, pq com o fator de corte, essa distancia equivalerá a aproximadamente 60 mm. Ou seja, em 38 mm nas nossas cameras, a imagem fica equivalente aquelas em 60 mm de uma FF.
Se vc quer ver como é a imagem da 24mm na sua maquina, vc deve selecionar o 24mm, que equivalerá a aproximadamente 38 mm numa FF.

Se vc fizer uma busca no oráculo google você conseguirá ver algumas imagens que comparam uma foto tirada com uma lente 50mm numa FF e com a mesma lente numa cropada... Eu entendi esse fator de corte mto melhor depois que vi imagens!!! Até te mandei um link por MP...
 
Se vc quer comprar uma lente que comece em 24 mm para colocar em sua cropada, vc deve verificar nesta distancia e pensar que esta será o menor "zoom" que vc vai ter... Se vc quer comprar uma que começe em 18mm, coloque nesse e verá onde começará suas imagens na nova lente...
E o máximo vc não vai ter uma ideia, se sua lente é a 55 mm... Uma possibilidade para ter uma idéia do Tele da lente é conversar com alguem que tenha uma de kit 18-135mm por exemplo...

Assim, o mais interessante, para você nao perder a regiao de GA, seria comprar uma que comece com um numero menor (uma vez que em nossas cameras, esse valor já estará multiplicado por 1,6 comparando-se com a imagem obtida na FF). Eu quero mto num futuro mto proximo comprar uma 17-55mm (Aquela tamron f/2.8 sem vc que todos sugeriram...) ela tem o valor f fixo o que me permite uma maior entrada de luz em toda a extensão... (E o que gosto são fotos de pessoas, especialmente bebês e crianças e pra mim seria excelente, pois não quero trocar por uma FF)

Sobre o f/ fixo, ou seja a maior abertura do diafragma  possivel naquela distancia focal, é o melhor porque nas lentes como as do kit o que acontece é que a medida que vc faz o zoom aumentando o numero da distancia focal, a abertura diminui e isso faz com que menos luz entre e ai você precisa compensar de alguma forma para poder não ter uma imagem escura, seja aumentando o tempo de exposição ou o iso ou usando um flash...  E além disso, com aberturas mto pequenas (numeros de f grandes) não é possivel fazer aquele efeito de desfoque atras e antes da imagem focada (Bokeh).
Então, no caso das lentes com f/ baixo e fixo, você consegue fazer esse desfoque bonito em toda a extensão... pois a menor abertura possivel, no caso da 17-55mm é 2.8 em tanto em 17mm quanto em 55mm...
No caso dessa que vc citou a 24-105 f/4, ela tem abertura máxima de 4 em toda sua extensão.
Para você ter uma idéia da intensidade da abertura e desfoque nessa lente, se vai ser escura ou não, qual a velocidade ideal para você usar, você pode tentar tirar uma foto na sua 18-55mm usando 24mm e ver qual a menor abertura do diafragma. No caso da minha lente, que é a 18-135mm, essa abertura é exatamente a f/4, mas no meu caso só consigo ver isso nesta distancia, pois nas distancias maiores, o valor numerico só vai aumentando (e a abertura diminuindo!)... E se a sua é a 18-55mm não sei se vai ser exatamente igual...

Desculpe-me a intromissão... Rsrs
E desculpem-me se falei mta besteira!!!

 8-)


Bons cliques!!!



Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #9 Online: 29 de Abril de 2013, 21:22:59
Movendo o tópico para área adequada!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2013, 10:24:38
Natã, a Nildes esta correta.

A DF indicada na lente sempre será a DF em uma câmera FF, não importa se a lente é EF-S ou EF. Então para saber como será o ângulo de visão de uma 24-105mm na sua câmera, pegue a lente do kit e coloque em 24mm  :ok:

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Natã Gonçalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 30 de Abril de 2013, 15:16:06
Muito obrigado...

Se este é o caso, eu acho que a 24-105 me atende...

Então, se eu pegar a minha lente 18-55 Kit e colocar em 24 mm, este será o mesmo da 24 mm da 24-105 certo? Não preciso usar o fator multiplicador de 1.6?


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 30 de Abril de 2013, 16:15:45
sim, os mesmos 24 se colocar também na tua t3i
Tecpix + motorola do guga


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #13 Online: 02 de Maio de 2013, 16:46:11
Uma outra dúvida sobre f/ fixo.

Tendo uma f/2.8 com zoom e tal... eu perco a Profundidade de Campo, q só vai variar em função da distância, certo?

Mas adiantaria colocar um cartão com um furo mais fechado na frente da lente ou nessa posição esse "diafragma" substituto não influencia em nada para ganhar nitidez e maior profundidade de campo?
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #14 Online: 02 de Maio de 2013, 23:40:27
Eh possível q seja besteira isso q eu perguntei, ok?
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm