Autor Tópico: DICA MINHA: Como guardar seus equipamentos de forma segura contra fungos.  (Lida 30828 vezes)

PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #15 Online: 29 de Abril de 2013, 10:38:22
Olá Pemetal. Cara, eu trabalho em um laboratório químico, onde alguns ambientes tem de possuir humidade reduzida por causa dos equipamentos. Lá nós usamos uma desumidificador, onde vc pode controlar o nível de humidade presente o ar. Talvez seria um ótima soução pra vc. O modelo que usamos é esse.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-475563624-desumidificador-de-ar-plus2-110v-e-220v-_JM

Esse  modelo puxa muito mais que um pontinho de água. Ele enche uma gaveta. Depedendo, quase todo dia vc deve esvaziar a gaveta. Ela enche de água numa boa.

valeu cara, acho que a solução pra mim é pegar um desse mesmo. Ja que o quarto tem 27 m³ e já fica extremamente quente quando ligo os amplificadores valvulados.

Cara, então ao invés de 3, coloca uns 10 desses daí. Essa guita merece todo o cuidado possível :D.

Mas me diz uma coisa: onde tu mora, que o ambiente é tão úmido assim? Eu sou de Santos e mesmo com toda a umidade e maresia que temos por aqui, a coisa não chega a ser tão absurda assim.

Eu moro em campinas. A cidade não é tão umida, mas a umidade do quarto que eu toco deve vir do terreno do vizinho (que é mais alto que o meu) e do solo, tenho certeza que na minha casa não foi feito a impermeabilização das vigas baldrames, pois outros pontos da casa também apresentam umidade subindo pelas paredes. O quarto dos instrumentos é completamente fechado pra não vazar som, quando coloco a mão nas paredes de gesso elas estão sempre meio umidas. Pra voce ter ideia a telinha da caixa que fica na frente dos falantes está toda manchada de branco, assim como o courvin dos amplificadores e do banquinho. O circuito eletronico desses amps é muito exposo, tenho medo de oxidar e mofar.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #16 Online: 29 de Abril de 2013, 11:14:37
Eu ainda acho que a sílica é a solução mais simples. Barata, não acumula água como os potes de secar - eu particularmente acho que câmeras fotográficas, lentes, e potes cheios de água dentro de uma caixa  não são uma boa combinação - e não eleva a temperatura como o Mofin. Uso drybox + sílica + higrômetro a anos e agora os resultados são ótimos. E quando a sílica começa a saturar, basta meia hora no forno do fogão e está pronta para outra.

Detalhe importante, no caso da sílica, faz uma diferença enorme que a caixa seja bem vedada.



Tem divisórias feitas de EVA e um "fundo elevado", sendo que a sílica fica por baixo. Pela cor rosada já dá para ver que está saturada. Além das presilhas da caixa ainda uso dois grampos grandes que prendem a lateral, reforçando a vedação.

A primeira versão que fiz não tinha fundo elevado e eu colocava a sílica em saquinhos dentro de compartimentos específicos. Mas a versão definitiva ficou muito melhor.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #17 Online: 29 de Abril de 2013, 11:18:54
 :snack:


Erivaldo Cesidio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 29 de Abril de 2013, 11:29:03
Eu ainda acho que a sílica é a solução mais simples. Barata, não acumula água como os potes de secar - eu particularmente acho que câmeras fotográficas, lentes, e potes cheios de água dentro de uma caixa  não são uma boa combinação - e não eleva a temperatura como o Mofin. Uso drybox + sílica + higrômetro a anos e agora os resultados são ótimos. E quando a sílica começa a saturar, basta meia hora no forno do fogão e está pronta para outra.

Detalhe importante, no caso da sílica, faz uma diferença enorme que a caixa seja bem vedada.



Tem divisórias feitas de EVA e um "fundo elevado", sendo que a sílica fica por baixo. Pela cor rosada já dá para ver que está saturada. Além das presilhas da caixa ainda uso dois grampos grandes que prendem a lateral, reforçando a vedação.

A primeira versão que fiz não tinha fundo elevado e eu colocava a sílica em saquinhos dentro de compartimentos específicos. Mas a versão definitiva ficou muito melhor.



Eu uso um potinho que era de geléia com sílica. Fiz uns furinhos na tampa do frasco e coloco entre as lentes e a câmera. A cada 3 semanas, que é o tempo que leva para a mudança de cor, retiro a sílica, coloco huma estufa a 110ºC e depois recoloco no local. Tenho essa facilidade porque trabalho em laboratório químico. Já usei sílica de várias granulometrias. Todas funcionam bem, mas as menores saturam mais rápido. Ainda vou fazer um teste com o higrômetro qualquer dias desses. Para essa utilização fico meio receioso quanto ao mofim, já que ele aquece o ambiente e tem de ficar ligado na tomada.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #19 Online: 29 de Abril de 2013, 12:16:15
Como já disse uma vez aqui no forum, acho que usar qualquer método sem ter uma leitura da umidade e temperatura é a mesma coisa que olhar pro céu e adivinhar se vai chover...

A diferença entre o benefício e o malefício de qualquer método pra retirar a umidade do ar depende da situação onde ele é usado.. Sem um termohigrômetro você facilmente pode estar expondo o equipamento a um risco maior que se não tivesse controle nenhum.. Nesses casos, imagino que a sílica é o menos prejudicial em "situações erradas", justamente porque tem uma ação mais lenta que outros métodos..
« Última modificação: 29 de Abril de 2013, 12:19:00 por Luciano.Queiroz »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #20 Online: 29 de Abril de 2013, 12:39:43
Como já disse uma vez aqui no forum, acho que usar qualquer método sem ter uma leitura da umidade e temperatura é a mesma coisa que olhar pro céu e adivinhar se vai chover...

A diferença entre o benefício e o malefício de qualquer método pra retirar a umidade do ar depende da situação onde ele é usado.. Sem um termohigrômetro você facilmente pode estar expondo o equipamento a um risco maior que se não tivesse controle nenhum.. Nesses casos, imagino que a sílica é o menos prejudicial em "situações erradas", justamente porque tem uma ação mais lenta que outros métodos..

Bem, é evidente que o uso de um termohigrômetro é essencial, até para definir o nível de saturação da sílica sem ser pelo "olhômetro".

Luciano, a sílica não tem uma ação tão lenta assim não. Quando abro a caixa e retiro a sílica para secar, o higrometro dentro dela as vezes vai para 75-80% de umidade. Depois que faço a secagem, eu costumo deixar um pouco dentro do forno desligado para esfriar, depois coloco dentro do box fechado e deixo esfriar mais um pouco antes de remontar a caixa com os equipamentos. Normalmente quando abro novamente para guardar os equipamentos, o higrômetro já marca 25%-30% de umidade.

Também tem a questão da temperatura, eu tinha um gráfico que mostrava a área de crescimento de fungo, com a umidade em um eixo e a temperatura em outro. Infelizmente perdi, mas a zona perigosa mesmo são temperaturas entre 22º e 35º com umidade acima de 60%.

« Última modificação: 29 de Abril de 2013, 12:41:37 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #21 Online: 29 de Abril de 2013, 13:36:37
sua colocação é importante porque umidade sozinha não faz crescer fungo.. precisa de temperatura ajudando..

imaginei que a sílica tinha atuação mais lenta do que comentou..


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #22 Online: 29 de Abril de 2013, 13:37:59
o gráfico que você comentou é esse, postado aqui (http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=64445.0):


« Última modificação: 29 de Abril de 2013, 13:39:13 por Luciano.Queiroz »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #23 Online: 29 de Abril de 2013, 13:42:12
AlexandreS muito bacana as fotos. Você deixa a Sílica Gel espalhada pela caixa ou coloca-a em cima de uma tampinha/fundo de latinha de refrigerante? Qtas gramas de SiO2 aproximadamente você deixa?

Preciso criar vergonha na cara e armazenar corretamente meus poucos equipamentos que tenho.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #25 Online: 29 de Abril de 2013, 13:59:56
Luciano, valeu !! Já salvei a imagem aqui novamente  :ok: :ok:

Eu tenho que fazer a secagem da sílica esta semana, se me lembrar vou anotar direitinho os valores de umidade e temperatura antes e depois do processo e posto aqui.

Thales, eu fiz o "fundo elevado" que não aparece na segunda foto, mas dá para ver mais ou menos na primeira. Fiz travessas de EVA grosso (comprei alguns tapetes de EVA para isso rsrsrsrs) que dispus de forma que passagem pelo meio dos "compartimentos", sobre o EVA usei um tecido de tule dobrado, destes usados para véus e outros ornamentos femininos - só para segurar coisas pequenas como filtros ou tampas de lentes, e a sílica fica espalhada pelo fundo. Quando preciso secar, tiro os equipos, tiro a estrutura, coloco a sílica em uma forma e forno nela. Depois de seca, como falei acima espero um pouco para esfriar, volto para o fundo da box, espero mais um pouco com a box tampada para que no processo de final de resfriamento ela já comece a retirar a umidade de dentro do box, abro o box, coloco a estrutura e os equipos e fecho novamente.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #26 Online: 29 de Abril de 2013, 14:21:26
Meus equipamentos estão numa caixa dessa que eu montei com base nesses exemplos daqui, mas ainda falta comprar o higrômetro pelo dx.com, por enquanto tá só no olhômetro.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #27 Online: 29 de Abril de 2013, 16:58:27
Li sobre o que o pessoal postou aqui sobre eu não dar muita importância ao Higrômetro. Estarei providenciando um esta semana e um saquinho de silica gel também. :ponder:  :ok:
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


rbusato

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
    • Ricardo Busato
Resposta #28 Online: 29 de Abril de 2013, 18:26:48
Pegando carona no tópico, eu vi pelas fotos que algumas pessoas guardam a máquina junto com as lentes na caixa com sílica (ou outro elemento para controlar a umidade).

Não tinha uma indicação contrária a isso? Me disseram que a máquina por possuir muitas partes em plástico, não deveria ser armazenada em local de baixa umidade, e que a alça da máquina seria um elemento "fornecedor" de fungos. Isso procede?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #29 Online: 29 de Abril de 2013, 18:34:04
Não tinha uma indicação contrária a isso? Me disseram que a máquina por possuir muitas partes em plástico, não deveria ser armazenada em local de baixa umidade, e que a alça da máquina seria um elemento "fornecedor" de fungos. Isso procede?

Sim, e não. Pelo menos até onde sei, apenas níveis de umidade abaixo de 30% e por longos períodos podem causar danos, e mesmo assim o dano irá aparecer nas lentes, nas partes de borracha, antes de aparecer na câmera. E quanto à correia, os fungos se alimentam preferencialmente de material orgânico - e é por isso que calçados e jaquetas de couro são tão propícias ao aparecimento de fungos na forma de bolor. Mas se a umidade está controlada, não deve ocorrer problema com o couro das correias. E eu normalmente não uso a correia original, uso uma de neoprene do DX que é muito mais confortável, principalmente no verão.
« Última modificação: 29 de Abril de 2013, 18:34:19 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460