Autor Tópico: DICA MINHA: Como guardar seus equipamentos de forma segura contra fungos.  (Lida 30723 vezes)

Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Posto aqui também minha experiência.
Depois de ler e rever formas e formas de proteger o equipamento fotográfico resolvi apostar nessa forma. Achei eficaz e duradoura.  :ok: :D
Primeiramente, em meu prédio a única janela que tem, ela é contra a direção do sol desde seu nascer ao entardecer. Então, não bate sol, não tem a possibilidade de deixar meus brinquedos tomando um banho legal para evitar a proliferação de fungos.
Pois bem. Apresento a vocês um anti mofo chamado MOFIM,

Ué, que bruxaria é essa ?   :eek:, acalmem-se !  :ok:
O processo de desumidificação do aparelho é eletrônico e funciona da seguinte forma: O aparelho faz com que o ar passe por ele e fique com seu teor de umidade relativa diminuído após ser levemente aquecido a ±15°C acima da temperatura ambiente. Esse ar irá absorver umidade dos objetos circundantes que ficarão mais secos. Estes mesmos objetos mais secos também irão absorver a umidade e assim por diante. O processo é simples e lento, mas contínuo, eficaz e ecológico.
 Esse aparelhinho fica 24hs ligado na energia elétrica, tem um consumo de 5 watts por dia e 2 anos de garantia. Não significa um grande gasto de energia.
Não utiliza qualquer “refil” ou produto químico e seu poder de ação é de até 10m³.



Pois bem, na caixa de plástico, o então drybox, passei um pano com álcool para retirar o  pó e qualquer bactéria possível. Depois de 10 minutos, inseri meus equipamentos, coloquei o mofim, e fiz um furo quadrado na tampa para conseguir fechar essa caixa.
Tchanãn!  :clap: , tudo conservado e Ok.
Algumas pessoas dizem que seria bom um  higrômetro, aparelhinho capaz de medir a umidade relativa do ar. Mas não sei o  que mudaria, pois não tenho outro lugar para por esse trambolho com meus equipamentos, e como moro a 13º andares do chão, não faria a diferença e a umidade seria sempre a mesma.

Enfim, espero ter ajudado quem ainda está passando por essa fase!

Investimento:

R$ 54 reais no mofim. Comprei via Mercado Livre (frete incluso)
R$ 35 reais no drybox (a caixa de plástico)









« Última modificação: 27 de Abril de 2013, 01:37:35 por Gaask »
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2013, 02:12:51
Esse tal de fungo cria uma paranóia na cabeça das pessoas, né? Flash, pilhas e até carregadores precisam ser "salvos", hehe.


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2013, 02:26:21
Esse tal de fungo cria uma paranóia na cabeça das pessoas, né? Flash, pilhas e até carregadores precisam ser "salvos", hehe.

A questão não é nem essa. É como diz o ditado: "Melhor precaver do que ver".
Se a caixa é grande e da para eu colocar tudo, eu coloco. Pilhas, carregadores são por questão de organização. Seja lá o que eu for precisar, está tudo ali, junto e organizado. Ai não entra nem a questão do fungo..   :ok:
« Última modificação: 27 de Abril de 2013, 02:27:11 por Gaask »
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2013, 09:25:45
Eu sei que foge um pouco do assunto fotografia. Mas eu tenho um serio problema com umidade e mofo no quartinho de casa que fiz isolamento acustico pra tocar guitarra a ponto do banquinho revestido de Courvin ficar branco. Eu tenho instrumentos valiosos 3 gibson les paul e 2 marshall. Já cansei de por aqueles pontinhos que puxam umidade e enchem de água. Meu quarto tem 3 x 3 x 3. Se eu colocar uns 3 desse será que resolve?
Esse tal de fungo cria uma paranóia na cabeça das pessoas, né? Flash, pilhas e até carregadores precisam ser "salvos", hehe.

Vc que curte BLS uma das gibson é uma zakk wylde signature
« Última modificação: 27 de Abril de 2013, 09:28:16 por PEMAMETAL »


Leandro Teófilo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2013, 09:47:27
Gostei do aparelhozinho. Você sabe me informar o vendedor que você negociou o Mofim no ML ?

Abraços
Canon Powershot S3 is


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2013, 10:03:16
cara,eu tenho uma parecida, porem menor que ponho duas caixinhas daquele anti-mofo secar, ta funcionando bem, fica bem "geladinho" la dentro e tudo fica limpinho sempre, só que as cameras quase nunca param la, tao quase sempre na mochila, pelo menos a minha principal(D90) com a 50mm kkk
@jacobfotografiacriativa


Erivaldo Cesidio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2013, 10:34:07
Eu sei que foge um pouco do assunto fotografia. Mas eu tenho um serio problema com umidade e mofo no quartinho de casa que fiz isolamento acustico pra tocar guitarra a ponto do banquinho revestido de Courvin ficar branco. Eu tenho instrumentos valiosos 3 gibson les paul e 2 marshall. Já cansei de por aqueles pontinhos que puxam umidade e enchem de água. Meu quarto tem 3 x 3 x 3. Se eu colocar uns 3 desse será que resolve?
Vc que curte BLS uma das gibson é uma zakk wylde signature

Olá Pemetal. Cara, eu trabalho em um laboratório químico, onde alguns ambientes tem de possuir humidade reduzida por causa dos equipamentos. Lá nós usamos uma desumidificador, onde vc pode controlar o nível de humidade presente o ar. Talvez seria um ótima soução pra vc. O modelo que usamos é esse.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-475563624-desumidificador-de-ar-plus2-110v-e-220v-_JM

Esse  modelo puxa muito mais que um pontinho de água. Ele enche uma gaveta. Depedendo, quase todo dia vc deve esvaziar a gaveta. Ela enche de água numa boa.


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2013, 11:52:00
Gostei do aparelhozinho. Você sabe me informar o vendedor que você negociou o Mofim no ML ?

Abraços


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-468616394-anti-acaro-mofo-eletrnico-mofim-nf-garantia-novo-_JM         :ok:
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2013, 11:59:52
Gaask,

Também comprei esse mofim, mas ainda não utilizei.

Pelo que pude entender ele aquece... Você observou alguma condenção (formação de gotas, umidade....) de vapor nas paredes do dry box?
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2013, 12:10:35
Gaask,

Também comprei esse mofim, mas ainda não utilizei.

Pelo que pude entender ele aquece... Você observou alguma condenção (formação de gotas, umidade....) de vapor nas paredes do dry box?

Também não utilizei. Vou utilizá-lo hoje. A dica de proteção que escrevi e as fotos de ontem, é sobre e montando todo o esqueminha de proteção. As tomadas para ligar o mofim estão em um canto que ta minha televisão, preciso desloca-la de lugar e colocar minha caixinha lá.
« Última modificação: 27 de Abril de 2013, 12:10:57 por Gaask »
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2013, 12:18:59
Aqui em Porto Alegre, utilizo aqueles potes de silica, mas em duas ou três semanas estão cheios de água.

Por isso hesitei em usar o meu mofim pelo receio de que ele aquecesse a umidade e vaporizasse fazendo o equipamento 'suar'... Estava imaginando usar junto com uma silica reaproveitável.

Mas ficou muito boa a montagem que vc fez, era isso que estava pensando também. Parece uma ótima alternativa, prefiro não pagar pra ver minhas lentes virarem um colônia de fungos!!
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2013, 13:09:45
Vc que curte BLS uma das gibson é uma zakk wylde signature

Cara, então ao invés de 3, coloca uns 10 desses daí. Essa guita merece todo o cuidado possível :D.

Mas me diz uma coisa: onde tu mora, que o ambiente é tão úmido assim? Eu sou de Santos e mesmo com toda a umidade e maresia que temos por aqui, a coisa não chega a ser tão absurda assim.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2013, 15:53:11
Por isso hesitei em usar o meu mofim pelo receio de que ele aquecesse a umidade e vaporizasse fazendo o equipamento 'suar'... Estava imaginando usar junto com uma silica reaproveitável.


Parece que ele não usa o processo de aquecimento e evaporação, não lembro onde li, que esses aparelhos produzem ozonio que não deixam os fungos proliferarem.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2013, 17:49:36
Eu sei que foge um pouco do assunto fotografia. Mas eu tenho um serio problema com umidade e mofo no quartinho de casa que fiz isolamento acustico pra tocar guitarra a ponto do banquinho revestido de Courvin ficar branco. Eu tenho instrumentos valiosos 3 gibson les paul e 2 marshall. Já cansei de por aqueles pontinhos que puxam umidade e enchem de água. Meu quarto tem 3 x 3 x 3. Se eu colocar uns 3 desse será que resolve?
Vc que curte BLS uma das gibson é uma zakk wylde signature

Sou luthier e entendo um pouco disso....
Se é tanto como diz, nesa área que você tem (27 metros cúbicos) só isso pra resolver: http://www.thermomatic.com.br/desumidificadores-plus/desumidificador-desidrat-plus-ii.html

Sobre o mofin, ele não tira umidade do ar.. afinal, se tirasse como um desumidificador, pra onde vai a água?? o "Secar" sim, retira a umidade como um desumidificador..

Porém, o que o mofim faz, igual outros similares, é elevar a temperatura do ambiente, fazendo com que a umidade relativa do ar diminua já que ela é inversamente proporcional à temperatura. Porém, a mesma quantidade de água está lá... Esses aparelhos também prometem um certo nível de esterilização do ar quando a corrente de ar passa por dentro dele, por isso que teoricamente não deixa o mofo crescer e se espalhar..

Agora, pra câmeras não sei.. imagine no verão chuvoso nosso... Temperatura do ar perto de 30ºC e UR 70%.. você coloca seu equipamento dentro dessa caixa e a temperatura vai ficar nuns 40 e tantos graus constante.. não sei se é tão saudável pro equipamento isso.

Eu tenho um desse sistema dentro do guarda roupa (onde também deixo meu equipamento), mas não fica ligado direto. Se a temperatura sobe muito deixo ele desligado um tempo ou abro a porta pro ar quente sair e dar uma renovada.
« Última modificação: 27 de Abril de 2013, 18:01:13 por Luciano.Queiroz »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #14 Online: 27 de Abril de 2013, 17:52:42
Eu uso um, mas quando comprei um higrometro, fiquei preocupado pois a umidade dentro da caixa estava bem próximo de 80%. Foi quando coloquei silica e baixou para 60%. A idéia é boa, mas a medida de unidade realmente me apavorou!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr