Autor Tópico: Night Cityscape  (Lida 1538 vezes)

MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Online: 25 de Abril de 2013, 19:16:38
Como estou migrando para o sistema m4/3, decidi refazer uma foto que já fiz umas 500 mil vezes, da minha varanda, com a E-PM1 para testar sua capacidade de longas exposições noturnas. A princípio, olhando pela telinha da câmera no zoom, fiquei decepcionado com o resultado. Ao baixar para o pc, porém, essa impressão sumiu e fiquei bem feliz com o nível de detalhes da foto e com o nível de ruído.

A foto foi tratado no Lightroom 4.1

Ainda vou fazer mais testes com a bichinha, que deve ficar como câmera reserva da minha futura OM-D, mas essa primeira foto noturna me surpreendeu.

O que acham?  :D Sugiro ver em tamanho grande no flickr, para ver os detalhes.


P4255869-1 por MarioFreitasNeto, no Flickr

DF = 14mm
Iso = 200
30s
f/8
« Última modificação: 25 de Abril de 2013, 19:27:04 por MarioNeto »


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2013, 20:36:04
Uma pena essas nuvens... sem elas acho que teria ficado bem melhor... Mas quanto a qualidade da máquina em sí, parece que dá pra tirar um bom caldo do brinquedinho hein ;)
Abraço
Tecpix + motorola do guga


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2013, 09:17:50
Uma pena essas nuvens... sem elas acho que teria ficado bem melhor... Mas quanto a qualidade da máquina em sí, parece que dá pra tirar um bom caldo do brinquedinho hein ;)
Abraço

Fernandez, na verdade eu adoro esse efeito nas nuvens em longas exposições, eu acho que aumenta o clima de movimento da foto.  :D

A câmerazinha é muito boa sim, se não vendê-la até a compra da om-d ficará como corpo reserva/portátil.

Para essa foto eu usei um tripezinho muuuito safado que veio de brinde com a câmera quando a comprei. Já comprei um melhorzinho com o Sacko, que estou esperando chegar, mas pretendo investir num melhor e mais portátil num futuro breve, o MeFoto Roadtrip.

Abraço


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2013, 00:08:46
Acho que vc exagerou um tantinho no tempo de exposição. O light paint dos faróis dos caros ficou completamente estourado.
Experimente um tempo menor com uma abertura maior (f/number menor). Estude hiperfocal para ter toda a cena em foco.
Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2013, 12:31:48
Acho que vc exagerou um tantinho no tempo de exposição. O light paint dos faróis dos caros ficou completamente estourado.
Experimente um tempo menor com uma abertura maior (f/number menor). Estude hiperfocal para ter toda a cena em foco.
Abç,

Hyde, obrigado pelo comentário.

Eu exagerei mesmo no tempo de exposição. Tentei expor bem para a direita e recuperar os highlights, tanto para diminuir o ruído quanto para aumentar os detalhes no céu,  mas passou um pouco do alcance dinâmico da câmera. Eu amo longas exposições e, as vezes, acabo exagerando ao colocar tempo demais oara ganhar no movimento da foto.

 Quanto ao hiperfocal, nessa cena não vejo como ajudaria, já que está tudo "no infinito". Conheço bem o conceito, mas tenho dificuldade de usá-lo em lentes sem escala de distância. Como você faz nesse caso?

Abraço


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2013, 23:51:12
Hyde, obrigado pelo comentário.

Eu exagerei mesmo no tempo de exposição. Tentei expor bem para a direita e recuperar os highlights, tanto para diminuir o ruído quanto para aumentar os detalhes no céu,  mas passou um pouco do alcance dinâmico da câmera. Eu amo longas exposições e, as vezes, acabo exagerando ao colocar tempo demais oara ganhar no movimento da foto.

 Quanto ao hiperfocal, nessa cena não vejo como ajudaria, já que está tudo "no infinito". Conheço bem o conceito, mas tenho dificuldade de usá-lo em lentes sem escala de distância. Como você faz nesse caso?

Abraço

Sem a escala complica bastante.
Aí é apelar para a o cálculo da DF e da abertura ideais antes e meter um pouquinho antes do infinito.
Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova