Autor Tópico: - Cartão Queimou? Como ? Oque fazer?  (Lida 38626 vezes)

Fotocom

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.667
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/paolofotocom/
Online: 29 de Abril de 2013, 17:35:41
- Bem meu amigos, uma rápida história que até o momento esta triste.

- Fiz algumas fotos do batizado da filha de um GRANDE amigo. Fiz de graça (meu irmão) porem... Assim que a cerimonia começou (eu lá fotografando) um pedido completamente inusitado... Meu amigo pede que eu POR favor filme a cerimonia com uma CAM dele Sony H3/// Powww to fotografando (muito mais importante ((rs)))) - Mesmo assim ele pediu MUITO para eu filmar, ok comecei a filmar... Foram uns 15minutos (sei filmar bem- dentro das possibilidades);

- Depois fiz rapidamente mais algumas fotos (Graças a Deus), pois bem, levei a CAM dele e as minhas, colocarias as fotos e o filme em um DVD...

- NÃO SEI OQUE ACONTECEU, SIMPLESMENTE O CARTÃO STICKCARD (Sony) não deu sinal de vida no adptador +PC, coloquei ele na maquina novamente e fui baixar o filme através dela... Além da mesma ficar com a lente "travada" não dá sinal de cartão...

- Não sei como, nem porque... MAs o cartão Morreu :doh:

- Putzzz nem preciso comentar minha tristeza... E como falar isso p/meu parceiro... Já fui há algumas lojas e todos dizem o mesmo (tentam abrir) É o cartão queimou  :worship:

- Alguém saberia alguma alternativa???? Algum programa que possa recuperar???

- O Cartão esta perfeito!!!! A única coisa que me passa pela cabeça seja umidade nos contatos...

Se alguém souber???? Fico muito grato!

 


rbusato

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
    • Ricardo Busato
Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2013, 18:06:37
- Alguém saberia alguma alternativa???? Algum programa que possa recuperar???

Situação complicada. Fez o trabalho de graça e ainda arrumou uma bela dor de cabeça!

Existem empresas especializadas em recuperação de dados, parece que é o caso.  Uma pesquisa no Google retorna algumas empresas:

http://www.hospitaldohd.com.br/
http://www.digitalrecovery.com.br/
http://www.datarecover.com.br/


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2013, 18:11:16
Talvez tenha sido apenas a tabela de partição perdida, o Ruindows é dono de fazer isso, aconteceu a pouco tempo comigo. Usei um programa chamado testdisk no Ubuntu e consegui recuperar todas as fotos que estavam em RAW e os vídeos. Procure por programas de recuperação de cartão par o Windows.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2013, 18:19:18
Fotocom,

Sem querer me aproveitar do seu problema, ainda mais que nao vou poder te ajudar com ele, mas este caso é excelente para ilustrar o que eu coloquei em um post ha meses atras, ter uma câmera em que nao se pode contar com dois cartões ao mesmo tempo (um de back up do outro) é algo que me deixa um pouco desconfortável.

é o caso classico da D700, uma PUTA câmera (quem se atreve a falar mal?), mas que tem esse "porem". Imagine-se fazendo um casamento de granfino, contrato assinado, valor pago, e quando você chega em casa com as 800 fotos da noite (celebração + festa), comemorando que arrebentou a boca do balão e que muitas fotos ficaram maravilhosas e descobre que o único cartão da festa te deixou na mao.

Sorte a sua se levou um freela com vc (na nossa historinha), porque do contrario vc estará fud1d0.

Sorte ai na tentativa de recuperação das imagens.





D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2013, 18:50:00
mas o cartão chega a ser reconhecido no pc, ou na camera, ou é a mesma coisa q não tiver nada?

Se o pc reconhecer, mas não conseguir abrir tem como recuperar, eu tenho um programinha muito bom pra isso até dai se quiser eu te passo.

Agora se o pc não reconhece ai tem q levar em algum lugar especializado mesmo, apesar q acho q não tem mais jeito.


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2013, 18:50:26
Isso aconteceu comigo em 2009, também com um memory stick. Gastei r$ 600 na época o cartão de 4gb foi recuperado com todas as fotos da minha viagem de ferias. Aprendi duas grandes lições, nunca usar leitor de cartão para descarregar fotos e nunca mais usar um único cartão por evento. Vejo muita gente boa usando cartões de 32gb. Acho loucura total! So uso 32gb na mark III isso porque ela faz a gravação em dois cartões.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2013, 18:51:54
O memory stick nao era sequer reconhecido no Windows!
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 29 de Abril de 2013, 18:59:59
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=70239.msg687598#msg687598

Tentar recuperar por sua conta e risco é complicado. Leia muitooooo antes de tentar usar. DIZEM por aí que se não der certo vc acaba apagando os dados que por ventura ainda tenha nele.

A alternativa são as empresas de recuperação. Aí é $$$$$$.

Boa sorte, velho!

PS: Não use adaptadores para baixar. Baixe direto da cam. Evita alguns dissabores. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #8 Online: 29 de Abril de 2013, 19:12:02
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=70239.msg687598#msg687598

Tentar recuperar por sua conta e risco é complicado. Leia muitooooo antes de tentar usar. DIZEM por aí que se não der certo vc acaba apagando os dados que por ventura ainda tenha nele.

A alternativa são as empresas de recuperação. Aí é $$$$$$.

Boa sorte, velho!

PS: Não use adaptadores para baixar. Baixe direto da cam. Evita alguns dissabores. Abç,


Exatamente mestre Hyde.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 29 de Abril de 2013, 19:16:30
Ia fazer essa mesma recomendação que já fizeram.. Não sou perito em computação mas já me disseram e já li várias pra caso aconteça algo do tipo não usar esses programinhas de recuperação que se baixa na internet porque pode acabar ferrando de vez..



Fotocom

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.667
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/paolofotocom/
Resposta #10 Online: 29 de Abril de 2013, 19:49:33
- Valeu amigos!!!!

- Pois é... Eu geralmente trabalho com 2 CAms e uma reserva... Tbm evito ao máximo usar adptadores, usei só depois de ver que a CAM não reconhecia o cartão...

- Pior é que a CAm compacta Chulézinha Sony H3... Na real deveria ter continuado a fotografar (((rs))) Mandar outro filmar... Minhas fotos estão 100%... Infelizmente poucas devido ao pedido...

Já testei dois recovery O Da Sony Que não completa o download pois diz q o nuber serial esta incorreto...
Memory Card data Recovery - Esse não funfou tbm... Vou tentar mais alguns... Se for o caso mando para uma especializada ...

Mas muito obriga pelas dicas amigos !!!!!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #11 Online: 29 de Abril de 2013, 22:25:27
Algumas considerações...

Primeiro, normalmente concordo com o Hyde, desta vez vou discordar  :D :D. Na minha opinião, usar adaptadores é trocentas vezes melhor do que baixar direto da câmera. É mais rápido, e muito mais seguro. Qualquer mal contato na porta USB, ocasionado até mesmo pela pressa em engatar ou desengatar o cabo, pode acabar queimando a interface. E se é para queimar alguma interface, que se queime o adaptador e não o USB da câmera. Já vi vários relatos de portas USB de câmeras queimados, eu só conecto a câmera quando vou fotografar com tethering e aí tomo todo o cuidado do mundo. Baixar fotos e arquivos, uso o adaptador sempre. Essa pelo menos é minha opinião.

Segundo, para um cartão ser reconhecido principalmente pelo Windows, ele tem que estar formatado corretamente. Se não estiver, o Windows não vai reconhecer diretamente, mas não quer dizer que os dados estejam irremediavelmente perdidos ou que não possam ser acessados. O negócio então é partir para programas capazes de ler a interface do cartão diretamente.

Os programas que eu citei conseguem fazer isso. O PhotoRec, segundo o desenvolvedor, não faz nenhuma operação de escrita no cartão, o que ele faz é ler todos os dados de todos os setores do cartão e bater contra uma biblioteca interna onde ele guarda as estruturas de diversos tipos de arquivos, entre eles RAW de vários fabricantes, JPG, AVI, etc..  Assim ele consegue remontar os arquivos com razoável sucesso. No meu caso, em que o cartão não era reconhecido pelo computador, consegui salvar todas as pouco mais de 100 - se não me falha a memória - fotos que tinha feito da festa. Mas infelizmente com o PhotoRec não consegui recuperar os filmes da 60D. Para isso tive que usar o TesteDisk, programa parceiro do PhotoRec. Este sim abre possibilidade de mexer na tabela de alocação de arquivos e gerar uma imagem dos dados do cartão no disco, mas este é capaz de escrever no cartão e pode causar dano se mal utilizado. Foi com este que consegui recuperar os filmes.

O site, se quiser arriscar, é este aqui: http://www.cgsecurity.org/wiki/PhotoRec  Mas se não tiver um mínimo de conhecimento, o ideal é tentar uma empresa de recuperação de dados mesmo.

Só para comentar o que aconteceu, o Windows travou e não consegui ejetar o cartão. Tive que desligar o computador e a partir daí ele não reconhecia mais o cartão. Usando o PhotoRec fiz uma cópia preliminar que me salvou os RAW. Usando depois o TesteDisk, vi que o Windows tinha danificado a tabela de alocação de arquivos do cartão, o que fazia com que o cartão não montasse. Consegui acessar o backup da FAT e fiz o programa fazer uma cópia do cartão para o disco considerando o backup da FAT ao invés da original. Consegui copiar todos os arquivos e vídeos sem problema. Apenas um ou dois vídeos que não tinham a estrutura completa no backup ficaram com problema.

É difícil, mas na grande maioria das vezes é completamente possível, desde claro que o cartão não tenha realmente queimado e que não tenha sido gravado mais nada por cima.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/


alxthomaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 30 de Abril de 2013, 07:37:48
Talvez tenha sido apenas a tabela de partição perdida, o Ruindows é dono de fazer isso, aconteceu a pouco tempo comigo. Usei um programa chamado testdisk no Ubuntu e consegui recuperar todas as fotos que estavam em RAW e os vídeos. Procure por programas de recuperação de cartão par o Windows.

Abçs

A melhor forma de recuperar!
O pacote testdisk tem o software PHOTOREC...

Mesmo que no Ruindos não esteja disponível, muitas vezes no Ubuntu aparece...
Se não aparecer de primeira, tem como usar um aplicativo de discos que permite apagar a tabela de partições!
Depois de zerada a tabela de partições, basta usar o photorec e indicar o caminho para as fotos que serão recuperadas.
Devem aparecer várias fotos deletadas tb....

Qualquer duvida, já sabe...
Tamos ai
Nikon D5100 + NIKKOR 18-105mm G ED VR
Prezado visitante: A fotografia é considerada obra intelectual, e como tal está protegida pelo art. 7º, inc. VII da Lei nº 9.610/98;
Violação dos direitos autorais é crime: Código Penal, Art. 184
Se você encontrou alguma fotografia interessante neste forum, solicite licença para uso da mesma e respeite o autor!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #14 Online: 30 de Abril de 2013, 07:56:29
Algumas considerações...

Primeiro, normalmente concordo com o Hyde, desta vez vou discordar  :D :D. Na minha opinião, usar adaptadores é trocentas vezes melhor do que baixar direto da câmera. É mais rápido, e muito mais seguro. Qualquer mal contato na porta USB, ocasionado até mesmo pela pressa em engatar ou desengatar o cabo, pode acabar queimando a interface. E se é para queimar alguma interface, que se queime o adaptador e não o USB da câmera. Já vi vários relatos de portas USB de câmeras queimados, eu só conecto a câmera quando vou fotografar com tethering e aí tomo todo o cuidado do mundo. Baixar fotos e arquivos, uso o adaptador sempre. Essa pelo menos é minha opinião.

particularmente só uso adaptadores também... eu já tive uma compacta anos atrás que queimou o USB.. de lá pra cá só adaptador..