Autor Tópico: Troca SX40 por T1i  (Lida 2727 vezes)

Gustavo Branquinho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 29 de Abril de 2013, 22:53:17
Galera finalmente estou vendo a oportunidade de trocar minha superzoom por uma DLSR. Eu estudei durante vários meses sobre fotografia e tirei aproximadamente 10000 fotos com a SX40 e ultimamente estava querendo avançar para as DSLRs. Foi então que um vendedor de fortaleza colocou como possível troca uma T1i (só o corpo). E quanto às lentes, eu só tenho uma EF 35-105 que é muito velha (de uma EOS 630) que meu pai teve. Sendo assim nem sei se ela funcionaria perfeitamente na T1i. Bom, diante disso, o que vocês acham ?


Natã Gonçalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2013, 06:11:00
Bom Gustavo, vamos lá...

Se você já estudou sobre as DSLR você deve saber que tem suas vantagens e desvantagens (não me matem por falar em desvantages em uma DSLR)... rs

Eu passei por isso a 2 anos atras quando comprei minha T2i, e afirmo que não me arrependo nem um pouco. Posso falar inúmeras qualidades e quantos momentos bons que tenho com minha máquina, apesar de não ser uma FF. Meu maior problema, o que encaro como desvantagem é a dúvida eterna de qual lente comprar. Por ser uma cropada, tem o fator de corte do sensor de 1.6 (fator multiplicador quando comparado com uma FF). Outro fator é que, diferente de uma compacta, não cabe no bolso, pra mim não pegou nada na hora da escolha... nesta você tem que avaliar por conta própria.

Quanto ao conselho, eu sou um cara que pode lhe dizer que aqui no forum, você terá as melhores respostas possíveis pois encontrei muita ajuda... e ainda continuo tendo.

Em resumo, defina o que você quer... pq depois que tiver uma DSLR, meu amigo, raramente saio com a compacta. Raramente mesmo...


Não sei onde mora mas aqui onde moro, a onda de roubo está nas máquinas de fotógrafos amadores assim como eu, então tenha cuidado.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2013, 09:09:22
 Minha opinião é que DLSR só vale a pena se vc tiver necessidade de trocas de lentes para otimizar o trabalho, tipo jornalismo, casamento, esporte, still, moda que nestes casos a mudança de ambiente e posicionamento requer uma lente mais adequada.
 Agora para hobby as compactas avançadas e superzoons como as SX50 são excelentes, tem compactas com abertura de f2 muito nítidas, é mais negócio do que ficar com uma DLSR e lente de kit 18-55 para o resto da vida. Então a troca de câmera será vantagem dependendo do seu objetivo. 


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2013, 10:33:31
Minha opinião é que DLSR só vale a pena se vc tiver necessidade de trocas de lentes para otimizar o trabalho, tipo jornalismo, casamento, esporte, still, moda que nestes casos a mudança de ambiente e posicionamento requer uma lente mais adequada.
 Agora para hobby as compactas avançadas e superzoons como as SX50 são excelentes, tem compactas com abertura de f2 muito nítidas, é mais negócio do que ficar com uma DLSR e lente de kit 18-55 para o resto da vida. Então a troca de câmera será vantagem dependendo do seu objetivo.

Eu já penso justamente o contrário. Prefiro um milhão de vezes uma Rebel qualquer com uma lente de kit do que qualquer compacta, exceção às compactas premium tipo Canon S100, que custam quase tanto quanto uma DSLR de entrada. Além da qualidade de imagem ser superior a linguagem também é diferente e mesmo com a lente do kit - e um pouco de dedicação e estudo - vc consegue imagens que são impossíveis de se obter com uma câmera de sensor pequeno.

Mas voltando ao assunto do tópico, a 35-105 provavelmente irá funcionar na T1i, mas vc ficará um pouco limitado já que o ângulo de visão dela ficará um pouco estreito, além do que a qualidade não é lá estas coisas, mas dá para começar a brincar. E é bom ficar de olho nos classificados, seguidamente aparece lentes de kit Canon por valores bem baixos, estes dias vi uma a venda por R$ 200,00.





« Última modificação: 30 de Abril de 2013, 10:38:33 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 30 de Abril de 2013, 11:13:03
Eu já penso justamente o contrário. Prefiro um milhão de vezes uma Rebel qualquer com uma lente de kit do que qualquer compacta, exceção às compactas premium tipo Canon S100, que custam quase tanto quanto uma DSLR de entrada. Além da qualidade de imagem ser superior a linguagem também é diferente e mesmo com a lente do kit - e um pouco de dedicação e estudo - vc consegue imagens que são impossíveis de se obter com uma câmera de sensor pequeno.


2 x


jundi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Abril de 2013, 11:17:38
Eu também trocaria e como você mesmo disse que quer avançar para o mundo das DSLRs e está dedicando muito estudo a fotografia é uma ótima oportunidade. Uma lente 18-55mm EF-S você deve conseguir por R$200 a R$300 usada.
Roberto Jundi
Canon 70D - Tamron 17-50mm
500px


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 30 de Abril de 2013, 11:18:02
Caro Gustavo, vc está ciente que em um sistema DSLR é necessário sempre investir? Objetivas (váriasssss), câmeras, flash, tripé, filtros, e trocentas outras quinquilharias???
Se tem essa ciência e mesmo assim quer entrar nesse mundo, pode ir de T1i ou T2i ou T3i ou mesmo de T3 com uma objetiva do kit e seja feliz. Com certeza é melhor (qualidade) que 99% das UZ e P&S que tem por aí.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #7 Online: 30 de Abril de 2013, 11:29:34
Prefiro um milhão de vezes uma Rebel qualquer com uma lente de kit do que qualquer compacta
:ok:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2013, 11:33:18
Caro Gustavo, vc está ciente que em um sistema DSLR é necessário sempre investir? Objetivas (váriasssss), câmeras, flash, tripé, filtros, e trocentas outras quinquilharias???

Nem sempre, meu irmão tem uma t1i com 18-55 faz anos, se diverte pacas por ai com ela nas festas e tudo mais, nunca se interessou em comprar outra lente ou um flash.

E de vez enquando ainda quebra algum galho pra mim.  :assobi:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 30 de Abril de 2013, 11:40:52
Nem sempre, meu irmão tem uma t1i com 18-55 faz anos, se diverte pacas por ai com ela nas festas e tudo mais, nunca se interessou em comprar outra lente ou um flash.

E de vez enquando ainda quebra algum galho pra mim.  :assobi:

Deixa eu melhorar então:

Caro Gustavo, vc está ciente que um entusiasta dosistema DSLR é necessário sempre investir? Objetivas (váriasssss), câmeras, flash, tripé, filtros, e trocentas outras quinquilharias???
Se tem essa ciência e mesmo assim quer entrar nesse mundo, pode ir de T1i ou T2i ou T3i ou mesmo de T3 com uma objetiva do kit e seja feliz. Com certeza é melhor (qualidade) que 99% das UZ e P&S que tem por aí.

Foi nesse sentido meu post inicial!  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2013, 11:47:06
Deixa eu melhorar então:
Foi nesse sentido meu post inicial!  :ok:
Mas é que se ele for um "entusiasta" vai jogar a SZ na parede antes de jogar a rebel+18-55... Então só em casos muito específicos a SZ é melhor escolha.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #11 Online: 30 de Abril de 2013, 12:30:29
Eu acho engraçado essa coisa de SZ, até porque já tive uma. Tirei umas 500 fotos de passarinho em cima de poste, da roupa estendida no varal do apartamento do vizinho na outra quadra, da placa do carro lá na esquina. E na real, hoje me pergunto porquê. São fotos sem composição, sem história, sem contexto nenhum, apenas para mostrar "olha o zoom da minha câmera". Na realidade todas estas fotos foram parar na lixeira ou estão perdidas em algum lugar sendo que provavelmente nunca mais as olharei.

Acho que se vc não for passarinheiro, ou fotógrafo de esportes, ou coisa do gênero, uma SZ não faz muito sentido. E se vc for passarinheiro, fotógrafo de esportes, ou coisa do gênero, ela também não faz muito sentido porque daí vc vai querer algo com mais qualidade  :D :D :D

Em suma, no meu ponto de vista teles tem uso bem específico e acabam nos deixando preguiçosos em um aspecto importante, o aspecto compositivo, já que com ângulos de visão estreitos a composição acaba sempre ficando comprometida, quando é que existe. Para mim, uma 18-55mm dá conta de 80% das fotos que faço. A 17-50 f2.8 melhor ainda por ser clara e ter um DOF menor. O restante são situações específicas, fotos com DOF muito curto, retratos, ou eventualmente uma foto em que o objeto está distante e passa a ser mais importante que seu entorno ou onde o contexto onde o objeto está inserido não é importante, aí eventualmente uso a 55-250mm.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #12 Online: 30 de Abril de 2013, 13:28:44
Eu comecei com a Canon S1 is e fui fiel às UZ´s até a Canon Sx30 is, que sem dúvida nenhuma, foi a minha pior UZ! Tive um pequeno flerte com a uma Fuji HS10, voltei para Canon e finalmente, quando a Sx30 não tinha nem de perto a qualidade que eu queria nas fotografias, vendi a UZ e comprei um Canon T1i + 18-55.
Depois, com tempo, com calma e algum investimento, comprei uma 75-300, que é considerada uma das piores lentes da Canon, mas que me entrega algumas fotos muito legais. Comprei ainda uma 50tinha, que é muito honesta e uma Sigma 10-20, que vai para o espaço logo, pois estou pensando em dar mais um passo e migrar para o mundo das FF.
Não resta dúvidas, de que a qualidade das minhas fotos melhoraram sensivelmente! Compartilho da opinião de que uma Reflex de Entrada, ainda entregará uma foto com qualidade muito melhor do que qualquer UZ no mercado. Porém, não se iluda. Uma reflex jamais te dará a versatilidade de uma UZ. Sendo assim, você precisa se definir entre qualidade e versatilidade. Nesse meio, as duas coisas dificilmente caminham juntas.
Em breve quero ter uma 5D II para as fotos mais elaboradas e planejadas e uma G15 para ficar dentro da mochila full time!


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #13 Online: 30 de Abril de 2013, 13:34:23
Uma reflex jamais te dará a versatilidade de uma UZ.
Se você está falando de PORTABILIDADE, até vai lá, mas "versatilidade"? A UZ tem uma única coisa a mais: zoom. Ok. Mas para mim é mais versátil alterar o zom de uma lente com anel que ficar uma eternidade virando botãozinho; principalmente, poder usar ISO 400, 800, 1600 é bem mais versátil que um zoom enorme - a não ser que, como disse, o foco sejam passarinhos e leões. Mas até aí acho que é melhor comprar uma rebel e uma 75-300 dessa tua aí. Abs!


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #14 Online: 30 de Abril de 2013, 13:40:59
Se você está falando de PORTABILIDADE, até vai lá, mas "versatilidade"? A UZ tem uma única coisa a mais: zoom. Ok. Mas para mim é mais versátil alterar o zom de uma lente com anel que ficar uma eternidade virando botãozinho; principalmente, poder usar ISO 400, 800, 1600 é bem mais versátil que um zoom enorme - a não ser que, como disse, o foco sejam passarinhos e leões. Mas até aí acho que é melhor comprar uma rebel e uma 75-300 dessa tua aí. Abs!

Acho que minha frase merece um adendo... Uma reflex jamais te dará a mesma versatilidade com um investimento tão baixo.

Quando me refiro a versatilidade, certamente me refiro a possibilidade de você poder executar um shot com o assunto a menos de 1cm da câmera e logo em seguida, poder focalizar um pássaro a dezenas de metros de distância.  Nem a melhor lente de uma reflex te dará uma versatilidade dessas!