Autor Tópico: Oportunidade ou tiro no pé?  (Lida 3693 vezes)

Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #15 Online: 30 de Abril de 2013, 18:57:50
Opinião de que trabalha nesse ramo ha algum tempo.
Você já teve o aval do diretor. Essa é a melhor parte.
Formaliza um pacote por aluno, neste pacote você informa o serviço oferecido, preços, planos de pagamentos.
Como esta de começo o melhor é não investir alto, prefira terceirizar serviços, ficando só com as fotografias.
Eu faço assim:
Vou às escolas e ofereço pacotes que vão do mais simples ao mais sofisticados.
Exemplos de pacotes simples:
Beca + canudo - só para o dia da formatura.
Convites com foto da turma - feito em gráfica.
Placa de lembranças com foto- feito em vidraçaria.
Álbum com fotos, cerca de 20, 15x21cm
A única coisa que faço nisso tudo são as fotos, o resto terceirizo.
Para turmas de formandos em faculdades, os pacotes são mais sofisticados, envolvendo ate contratação de Buffet, bandas, mestre de cerimonia e outros.
Como minha empresa é familiar às vezes quando é preciso contrato um ou dois fotógrafos.
Meu conselho:
Procure parcerias:
Como as casas de alugueis de roupas, para fotógrafos ou em grande quantia ha sempre descontos e geralmente quando é para fotografo o preço é mais baixo e você fica já com esse lucro o que ajuda na despesa final. Pois você repassa para o aluno pelo preço que ele iria alugar, com uma vantagem para ele, não terá que se deslocar para procurar e alugar tudo.
Prefira alugar as becas, ternos, smook's e canudo> vantagens: Você não tem que se preocupar em mandar lavar passar e ter que renovar as vestes periodicamente isso custa caro.
As roupas alugadas já vêm com presilhas e regulador para se adequarem a pessoa que esta usando, mas é bom sempre levar uma pessoa que fique à disposição no local do evento com agulhas e linhas para qualquer eventualidade.  Devem ser tiradas medidas de cada aluno para a encomenda das roupas (cintura, ombros, comp. do braço altura, etc...)
Deve-se saber a cor da faixa da beca, pois cada colação tem sua cor.
Gráficas para imprimir os convites; quanto maior a quantidade, mais barato sai.> Prefira os de papel couchê (para convites simples).
Placas de lembranças> quase toda vidraçaria faz, ha um infinidade de modelos.
Fotos> estipule uma quantia por aluno, isso depende do acerto na hora do contrato, mas deve deixar claro que a quantidade para um será pra todos pois o valor do pacote será o mesmo para todos. Isso evita confusão na sua cabeça no evento, tentado se lembrar quem tem mais fotos a serem feitas.
Priorize fechar o contrato com todos os alunos que irão se forma para não correr o risco de fazer fotos de alunos que não tem contrato com você, pois acabam por atrapalhar o serviço e vão te deixar confuso sobre qual é quem na hora das fotos ( todos vão estar vestidos igualmente).
Contrato:
Formalize o contrato de acordo com o plano oferecido. Aqui mesmo no fórum ha vários modelos é só pegar alguns e fazer as devidas modificações.
Estabeleça critérios, como formas de pagamentos, prazo de entregas, fotos excedentes, não estipule quantia de fotos a serem feitas no evento, faça quantas forem necessários, pois ai é que esta a grande jogada.
Estipular prazos no contrato é muito importante, marque prazo para a escolha das fotos depois do evento assim todos terão a oportunidade de escolher suas próprias fotos. Neste momento é que entra o lance das fotos excedentes, pois o aluno ou responsável sempre se agrada de mais fotos que ultrapassam a quantia do pacote, elas são cobradas como avulso e por um preço ate um pouco mais caro. Isso fica o seu critério. Se a pessoa não quiser você só perdeu alguns cliques e ainda fica bem na foto, pois deu a oportunidade dela escolher suas próprias fotos.
Faça o orçamento de todos os gastos como aluguel de roupas, convites, gastos extras como transportes de tudo em cima dos serviços terceirizados e não em cima do valor do pacote senão no final suas fotos pode sair pela metade do preço que você costuma cobrar.
Aos fotógrafos contratados prefira pagar por diárias e não por fotos, mais não seja mesquinho, pague o que é justo, pois você terá sempre mão de obra competente.
Planos de pagamento:
Dê preferencia a parcelamentos clientes gostam disso, é conveniente voce oferecer o pacote seis ou quatro meses antes do evento isso dependendo do valor, pois com o dinheiro do pagamento voce ja vai adiantando alguns serviços, como convites e placas de lembrança. O importante é que voce deve receber a ultima pacela no mes da formatura de preferencia dias antes, para quando for fazer o serviço ja estaja tudo quitado, assim voce evita prejuizos e não ta nem ai se outros fotografos fizerem fotos dos seu clientes, isso ja será entre eles pois o seu ja está garantido mesmo.
Mais o importante disso tudo é passar segurança a quem voce esta oferendo seus serviços.

Abaixo um modelo de contrato que uso muitovoce pode copia-lo e fazer as modificações nescessarias

INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS FOTOGRÁFICOS

Contratante:...
CPF:.............................................................. RG:............................................................... .............................
Endereço:...
Cep:..............................................................T el:............................................................... ..............................
e-mail:...

1. Das Especificações do evento:

Título do evento: Formatura
Data do Evento:........................................................ Duração do evento:......................................................
Local e hora da recepção/festa:...

2. Das Especificações do serviço/produto:

Fotógrafos: Sim                 Cinegrafista: Sim

Pacote de cobertura Para Formatura “(Tipo de pacote)”

Beca completa com canudo
Álbum capa aveludado com 20 fotos Tamanho 15x21
foto 20x30
 DVD dos melhores momentos da formatura
convites tipo livreto em papel couchê
 placa de lembrança, com foto do formando, tamanho 15x21
 placa de homenagem a um professor, tamanho 15x21

3. Dos Preços e formas de pagamento:

Valor dos serviços/pacote: (valor em R$) (valor por estenso).

O plano de pagamento do pacote citado no item 2 deste contrato, será efetuado em 4 (quatro) parcelas iguais, a serem quitadas mensalmente através de carnê ou depósito em conta.
A primeira parcela deverá ser paga no ato da assinatura deste contrato. As demais ficarão fixadas na mesma data dos meses subsequentes até a quitação do plano.
O não pagamento das parcelas ate a data do vencimento acarretará multa por atraso de até R$ 0,20 ao dia.
O contratante deverá ter todo seu pacote quitado até o dia do evento, caso contrário abrirá mão do direito total do mesmo, ficando à sua disposição somente aquilo que for correspondente ao valor ora dado.

4. Dos Prazos de entrega do contratado:

Art. 01-A(s) mídia(s) de provas (fotos do evento) – até 7 dias úteis após o evento para a escolha das fotos.
Art. 2- O não comparecimento do contratante ao local, na data e hora marcada para escolha das fotos perderá o direito de reclamar, ficando a critério do contratado a livre escolha das mesmas.
Art. 03- As fotos excedentes ao pacote ficam a critério do contratante e não o obrigam a comprá-las, mas caso haja interesse por parte do mesmo serão cobrados por unidade.
Art. 04- Após a escolha das fotos pelo contratante em até 10 dias úteis, o contratado terá até 30 dias úteis para a montagem e entrega do álbum.

5. Prazos de entrega do contratante:

O Contratado deverá entregar o(s) produto(s) contratado(s) até a data descrita no item 4 deste contrato.

6. Dos direitos e deveres do contratante durante o evento:

Dos direitos:

•O contratado permanecerá durante todo o evento conforme horário descriminado no item 1;
• Não há limite de fotos a serem feitas durante o evento;
•O contratante receberá a beca e canudo até 12 horas antes do evento;
•Convite até um mês antes do evento;
•Placas de homenagens no dia do evento;
•Receber suas fotos no prazo marcado.

Dos deveres:

•O contratante deverá informar o endereço do evento com ate 12 hora de antecedência, se possível com ponto de referência;
•Restringir o transitar de amadores e ou profissionais não contratados no momento da cerimônia a fim de não atrapalharem o trabalho do contratado;
•Manter suas prestações em dias;
•Devolver as becas e canudos logo após o encerramento do evento;
•Arcar com qualquer dano às becas e canudos, bem como em qualquer outro produto pertencente ao contratado, que esteja em sua posse.

7. Dos direitos e deveres do contratado durante o evento:

Dos deveres:

•Permanecer durante todo o evento conforme horário descriminado no item 1;
•Não há limite de fotos a serem feitas durante o evento;
•Ficar sempre à disposição e ser prestativo ao formando desde que não esteja dando atenção a outro formando;
•Ser educado e cortes;
• Trajar-se socialmente no local do evento;
•Cumprir com todas as cláusulas deste contrato.

Dos direitos:

•Receber o pagamento em dia;
•O contratante deverá informar o endereço do evento com até 12 hora de antecedência, se possível com ponto de referencia;
•Ter total acesso e prioridade de trabalho dentro do local de evento.

8. Dos Procedimentos do contratante com relação ao evento:

Fica acordado entre as partes que todo e qualquer valor cobrado pelos salões, casas de festas, igrejas, parques, locações, etc. é de inteira responsabilidade do contratante e o mesmo deverá providenciar o pagamento antes do evento para não prejudicar o bom funcionamento e desempenho do contratado no evento.
Caso sejam necessárias autorizações para o pleno trabalho do contratado na igreja, salões e etc. as mesmas são de responsabilidade dos contratantes.

9. Do Cancelamento e ou reagendamento:

Caso o Contratado não cumpra suas obrigações definidas neste contrato em hipótese de caso fortuito ou força maior será obrigado a devolver todos os valores eventualmente pagos antecipadamente pelo contratante e mais multa de 50% do valor ora dado e não terá direito a nada mais receber em razão do objeto deste contrato, ficando assim quites as partes.
Caso o contratante mude a data do evento descrito no item 1, deste contrato, deverá informar ao contratado com no mínimo 45(quarenta e cinco) dias de antecedência sob pena de perder todos os direitos deste contrato.
Caso o Contratante cancele a aquisição dos produtos/serviços em hipótese de caso fortuito ou força maior deverá arcar com 50% do valor deste contrato até a data de 30 dias antes do evento para cobrir os gastos realizados pelo Contratado até aquela data, relativos à produção/realização dos produtos e/ou serviços cancelados.
Caso o contratante desista ou cancele a aquisição dos produtos/serviços após a data de 30 dias, não terá direito a receber nada mais do valor dos produtos/serviços pagos, ficando assim quites as partes.


No caso de inadimplemento voluntário das obrigações descritas neste contrato ambas as partes reservam-se o direito de tomar as medidas legais cabíveis.

10. Das Alterações contratuais:

Fica acordado entre as partes que para qualquer alteração no contrato, o contratante deverá retornar ao escritório do contratado para refazer e assinar um novo contrato com as devidas alterações.

11. Autorização do uso de imagem:

Nós contratantes autorizamos o(s) contratado(s) a usar (em) nossas imagens para divulgação do serviço dos contratados em revistas, sites, portfólios, exposições e álbuns de mostruários e, nunca em qualquer hipótese para fins comercias.

E assim por estarem justas e acordadas, datam e assinam o presente instrumento em duas vias de igual teor e validade.

 Local e data:................................... ...............de...................................de......... ...............

CONTRATANTE.................................................... .........................................

CONTRATADO..................................................... ..........................................

Úfa, enfim acabei, acho que é isso, minha opinião é que voce não deve aceitar o trabalho se acha que da conta do recado, senão despacha pra não fazer feio e ficar na mal logo no primeiro, o resultado deste ira definir se voce continua ou não no ramo.
Abraço.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


alexskaarj

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #16 Online: 30 de Abril de 2013, 19:13:54
Branco Melo, nem sei como agradecer...  :clap:

Já tenho uma certa noção de alguns pontos que citou, mas da forma que fez, clareou e organizou muito os meus pensamentos.

Sobre o fotógrafo freelance, sabe me informar a média que um bomprofissional cobra?


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #17 Online: 30 de Abril de 2013, 19:20:25
Branco Melo, nem sei como agradecer...  :clap:

Já tenho uma certa noção de alguns pontos que citou, mas da forma que fez, clareou e organizou muito os meus pensamentos.

Sobre o fotógrafo freelance, sabe me informar a média que um bomprofissional cobra?
Alex isso varia muito de região pra região, aqui gira em torno de 200 a 300 rex por algumas hora 4 a 5 horas que é maisou menos quanto dura um evento desses. mas como disse depende da região.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #18 Online: 30 de Abril de 2013, 19:45:15
Alex isso varia muito de região pra região, aqui gira em torno de 200 a 300 rex por algumas hora 4 a 5 horas que é maisou menos quanto dura um evento desses. mas como disse depende da região.

TAKEOSPA!!!!
 :worship:


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #19 Online: 30 de Abril de 2013, 20:06:01
diria que é uma oportunidade com grande chance de ser um tiro no pé..


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 30 de Abril de 2013, 20:08:04
Citar
diria que é uma oportunidade com grande chance de ser um tiro no pé..

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: mas eh verdade ehausehuase


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #21 Online: 30 de Abril de 2013, 20:24:13
Branco,
Isso foi uma verddeira aula. Obrigado por partilhar  :ok:


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #22 Online: 30 de Abril de 2013, 20:24:16
 :snack:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #23 Online: 30 de Abril de 2013, 20:59:59
diria que é uma oportunidade com grande chance de ser um tiro no pé..

Foi o que falaram para  Akio Morita do walkman . Colocou  o emprego a disposição se não vendesse 100.000 unidades no mes de lançamento e o resto todo mundo sabe


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #24 Online: 30 de Abril de 2013, 21:00:17
Branco,
Isso foi uma verddeira aula. Obrigado por partilhar  :ok:
De nada velho.
Aqui no maranhão uma boa parte dos fotografos fazem isso cara o retorno é garantido e voce não fica preocupado em vender as fotos depois na aventura pois o seu ja ta no bolso. eu estou com duas turma ja agendado, uma para agosto e uma para dezembro e duas para o meio do ano que vem. Alguns fotografos ja fazem parceria com a propria instituição de ensino e com as butiques de aluguel de roupas e eles so entram com as fotos, sendo que o pacote é feito em um so. Todos ganham com isso incluindo o aluno. pois o pacote acaba saindo mais barato que se ele fizesse separado. Fotografos que ja tem grandes empresas que fornecem tudo parcelam em até 20 vezes. Geralmente isso acontece em cadeiras de faculdades que duram quatro anos, mais para isso deve-se levar em consideração a desvalorição dos pacotes, pois um pacote vendido agora pode esta mais caro daqui dois anos.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


alexskaarj

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #25 Online: 30 de Abril de 2013, 21:26:40
diria que é uma oportunidade com grande chance de ser um tiro no pé..
Só saberemos se eu tentar.

Foi o que falaram para  Akio Morita do walkman . Colocou  o emprego a disposição se não vendesse 100.000 unidades no mes de lançamento e o resto todo mundo sabe
  :ok:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #26 Online: 01 de Maio de 2013, 08:06:02
diria que é uma oportunidade com grande chance de ser um tiro no pé..
todas as oportunidades sao so isso , oportunidades
se sober fazer sucesso
se nao souber, fracasso-aprendizado
bem facil.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #27 Online: 01 de Maio de 2013, 11:23:00
todas as oportunidades sao so isso , oportunidades
se sober fazer sucesso
se nao souber, fracasso-aprendizado
bem facil.

é justamente isso que quis dizer e alguns talvez não entenderam..

Não disse que será um tiro no pé, mas que existe grande chance disso. O que vai determinar o sucesso ou o fracasso são conhecimentos e acontecimentos que provavelmente nem ele sabe ainda..



Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #28 Online: 01 de Maio de 2013, 11:43:33
Eu não acredito que exista sorte grande, acredito sim grandes oportunidades, nunca tive sorte de ganhar as coisas de bandeija como muitos tem, talves por isso não acredite nela, sempre consegui as coisa com muito sacrificio, e por isso digo quando as oportunidades aparecem deve-se agara-la e não deixar passar, pois dificilmente ela passa duas vezes por nos.
Vejo ai uma grande oportunidade, se o alex for astuto e souber, aproveitar pode se dar bem, se fizer m**da, fica um preju pra ele e uma lição pra proxima, por isso é importante que ele seja realista, e não otimista e nem pessimista demais.
Como dizem por aqui: "A vontade de ganhar tira o medo de perder" ou O medo de perder tira a vontade de ganhar. Eu não perderia essa.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


alexskaarj

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #29 Online: 01 de Maio de 2013, 20:12:53
Por isso tenho estudado e pesquisado muito. Há tempos não me envolvo tanto assim com um projeto, que pra mim se tornou um desafio. Não vou deixar essa oportunidade passar. Afinal se eu não acreditar em mim, quem acreditará? Mas como o Branco disse, estou sendo o mais realista possível, não é a toa que entendi perfeitamente que não tenho a menor condição de enfrentar essa oportunidade sozinho. Já estou a procura de um profissional experiente que vai me assessorar antes, durante e após o evento. E com as dicas que venho recebendo aqui do fórum, tem tudo pra dar certo.