Autor Tópico: Oportunidade ou tiro no pé?  (Lida 3643 vezes)

alexskaarj

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Online: 29 de Abril de 2013, 23:24:06
Boa noite a todos. Me chamo Alex e estou estudando muito para montar uma empresa de fotografia. Aqui parece o local ideal para conversar a respeito de uma situação que considero bem delicada.

Para começar, sempre fui apaixonado por fotografia, mas nunca levei a diante como profissão. Praticamente nasci dentro de um estúdio fotográfico e também quase morri nele, quando ainda era bebê, após um incêndio que destruiu a empresa de meus pais, que ficava no Rio de Janeiro.

Agora chega de sentimentalismo e vamos ao ponto:

Trabalho a quase 10 anos em uma instituição de ensino, que possui aproximadamente 1.500 alunos. Outro dia, estava eu conversando com nosso diretor a respeito da qualidade dos serviços que uma empresa presta com exclusividade para os nossos alunos. A empresa é antiga, bem como as reclamações dos alunos sobre seus serviços fotográficos. Só pra terem ideia, estávamos analisando um álbum, o que mais se via eram aquelas bordas brancas de recortes mal feitas em cabelos. Também vi muitos problemas com foco, uma aluna em destaque com os braços cruzados... o foco estava no braço rsss enfim, um trabalho feio e preguiçoso.

Então de repente, o dono da instituição se vira pra mim e fala: "Monte um plano de negócio e prepare-se para assumir essa responsabilidade."

Pois então, pelo que li, sei que muitos irão me chamar de aventureiro e afins, mas aviso que jamais entrarei no mercado sem um fotógrafo profissional com experiência em formaturas para me assessorar, pelo menos no início.

Gostaria muito da opinião de vocês sobre esta situação e se possível, algumas dicas sobre pontos estratégicos do negócio, considerando que em fevereiro do próximo ano cerca de 400 alunos irão se formar. A colação é em espaço próprio da faculdade, com capacidade para cerca de 1.500 pessoas. Em geral, costumam comparecer de 800 a 1000 pessoas, entre formandos e familiares.

Irei trabalhar com minha esposa e filho. Já estou procurando por bons cursos na região. Também estou pesquisando muito sobre equipamentos e óbvio, fotografias.

Sobre os equipamentos, uma t3i dá pra começar? se sim, quais acessórios devo adquirir? Que tipo de iluminação devo utilizar?

Sobre a formatura, quantos fotógrafos seriam necessários para um evento desse porte? Qual o tempo necessário para se iniciar os trabalhos junto a comissão de formatura das turmas? Como devo cobrar pelas fotos avulsas? E álbum?

Tá, alguns vão dizer: "Pô cara, você quer tudo na mão?!"

Não se trata disso, como disse antes estou pesquisando e preciso de muitas informações pra conseguir sair do lugar. Afinal de contas, INFORMAÇÃO É PODER rssss

Qualquer outra sugestão, dica ou até mesmo críticas serão muito bem vindos. Mesmo que seja pra me desencorajar de enfrentar mais esse desafio em minha vida.
« Última modificação: 29 de Abril de 2013, 23:25:55 por alexskaarj »


leorjgj

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 188
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2013, 00:06:13
Gostei da ousadia e vontade de vencer. Isso já é um grande passo.

Comece do começo, como lhe foi orientado anteriormente, faça o plano de negócios, estude a área, procure o Sebrae e saiba tudo para regularizar sua empresa, como começar, emitir notas, etc.

Sou leigo ainda para poder lhe dizer se uma T3i é recomendável para se iniciar, quais lentes, equipamentos, etc. Daqui a pouco os entendidos da área respondem...

Abs
Canon T4i + 50 1.8 + 18-55 + 55-250 + Tamron 17-50 2.8
A primeira foto agente nunca esquece!


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2013, 00:36:07
vc disse 400 alunos se formando em breve, vai precisar de uma equipe e equipamento reserva, a t3i é uma boa câmera, mas ficaria interessante se não fosse a câmera principal, mas vai se prepaprando pra adquirir boas lentes e flash . . . começar fazendo um bom curso de fotografia é um ótimo caminho e se conseguir outros eventos pra pegar confiança no trabalho antes da formatura vai ser melhor ainda

boa sorte  :clap: :clap:
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2013, 01:22:47
Quem vai ser massacrado pelos colegas que não vivem de fotografia agora serei eu pelo que vou te falar, mas vou falar assim mesmo.

Se não houver a famosa "contrapartida" com a escola, proibindo a entrada de maquina fotográfica, esquece amigo, você vai tomar um prejuizo violento. Vai ter um monte de gente atrapalhando, vai se aborrecer, e não conseguir fazer um bom trabalho. Acredite, um monte de gente fotografando e depois trocando fotos, ninguem vai gastar com isso depois.

Já passei por isso, cai na besteira de pegar uma escola para fazer a formatura do segundo grau, o diretor foi muito claro, não iria proibir a entrada de maquina fotográfica, era uma turma de 40 alunos, colégio particular, pensei comigo, vendo as fotos fácil fácil, levei mais um fotografo e dois cinegrafistas, cara que prejuizo.

Então minha dica é: Toma cuidado com isso, se for tipo "saboneteiras a revelia" caia fora.


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Abril de 2013, 01:51:40
Sou amador, mas eu não encararia um evento assim sem uma câmera reserva, baterias reserva... tudo, no mínimo DOIS.  :)
« Última modificação: 30 de Abril de 2013, 01:52:03 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Abril de 2013, 08:38:39
eu acho q "Monte um plano de negócio e prepare-se para assumir essa responsabilidade" não significa compre sua maquina e tire as fotos.

 Começar do zero pra daqui a meio ano fazer fotos de um evento com aproximadamente 1000 pessoas!!! Acho isso bem arriscado por n fatores, e ainda tem a questão q o Roberto Dellano falou, acho q seria o melhor vc contratar alguém e oferecer aos alunos, se eles quiserem tem até o fim do ano pra parcelar, assim fica garantido o pagamento do fotógrafo e o serviço de qualidade se for bem escolhido.

E ai vc vai se preparando, quem sabe no começo de 2015 vc ja esteja preparado, sem contar o investimento, trabalhar vc, mulher e filho é no minimo 3 câmeras sem tter nenhuma reserva, fora flash lente, baterias enfim..

Seguir assim querendo tomar a frente de tudo prematuramente acho q vai se um belo tiro no pé.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Abril de 2013, 08:50:57
Quem vai ser massacrado pelos colegas que não vivem de fotografia agora serei eu pelo que vou te falar, mas vou falar assim mesmo.

Se não houver a famosa "contrapartida" com a escola, proibindo a entrada de maquina fotográfica, esquece amigo, você vai tomar um prejuizo violento. Vai ter um monte de gente atrapalhando, vai se aborrecer, e não conseguir fazer um bom trabalho. Acredite, um monte de gente fotografando e depois trocando fotos, ninguem vai gastar com isso depois.

Já passei por isso, cai na besteira de pegar uma escola para fazer a formatura do segundo grau, o diretor foi muito claro, não iria proibir a entrada de maquina fotográfica, era uma turma de 40 alunos, colégio particular, pensei comigo, vendo as fotos fácil fácil, levei mais um fotografo e dois cinegrafistas, cara que prejuizo.

Então minha dica é: Toma cuidado com isso, se for tipo "saboneteiras a revelia" caia fora.

OU, pra tentar minimizar isso, já faz um esquema onde os formandos já tenham pago as fotos, para só escolher depois.
tipo, fecha com eles, por exemplo, 40 fotos 20x25, pagos antes. Aí, depois dos eventos, vc faz um "copiãozinho", com as imagens em baixa, e upa ele nesses sites-servidores. O formando vai lá, baixa o copião, escolhe as fotos, manda o pedido por email, e vc imprime as que ele escolher. Se comprar alguma a mais, beleza. Se não, seu ganho previsto já estará garantido.
Fazendo assim pode ter pai de formando até com 1dx, que o seu já tá ganho mesmo, não há com que se preocupar!
Mas não esqueça, PAGAR ANTES. E outra, tenha dindim no caixa pra quando começar a entrar os pedidos, senão vc se queima!


carofra

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • honestidade sempre
Resposta #7 Online: 30 de Abril de 2013, 12:54:30
uma otima oportunidade mas......
vc tem que pensar como empresario ! nao porque adora fotografia e sim como plano de negocio (lucro)
se vc nao se sente preparado para assumir chame um fotografo profissional e rache o valor por enquanto (até vc se sentir seguro)
quanto ao equipamento , acredito que a t3i de conta mas o importante é uma lente pelo menos f 2.8, nao gaste mundos e fundos em equipamentos
pense como gestor de negocios ! (mais valia )


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2013, 13:26:22
Tem que criar o plano de negócios, plano financeiro e também um plano de marketing, aliás, colocaria também um fluxograma do processo produtivo só pra garantir, heehhehe.  Aparentemente é uma boa oportunidade de negócio, você mesmo já disse que a empresa anterior faz isso a anos, então ela tem lucro com o negócio, mas só com esses planos (o de negócios para ver o que será a empresa, o financeiro pra ver como ela vai girar o dinheiro, o de marketing para fazer análise de concorrentes e estratégia de venda do serviço e o fluxograma dos processos produtivos pra identificar onde pode o negócio pode travar e quais pontos precisam ser otimizados) você vai ter um norte pra abrir a empresa, e até de qual equipamento você pode comprar e que tipo de serviço (e a qualidade dele) que você vai oferecer.

Antes mesmo do curso de fotografia eu faria uma consultoria no Sebrae ou contrataria um consultor indicado por eles. É mais seguro, e acho que só com ele você consegue organizar a empresa pra começar a funcionar pra próxima formatura, e não pra 2015

abs


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #9 Online: 30 de Abril de 2013, 14:15:11
Se estivesse na sua pele.

Esqueça esse negócio de estudar fotografia, pelo menos com o intuito deste evento. Contrate bons fotógrafos com o perfil necessário, por mais que vc se saia bem no curso é como estudar uma teoria de guerra, no front é um pouco mais "quente" e se fizer besteira, morre. Pegue seu tempo para identificar o trabalho necessário e fazer uma analise  cronológica e financeira do projeto. O SEBRAE vai te auxiliar na abertura da empresa e viabilidade pro evento pouca coisa ou nada.

Depois disso tudo feito, elabore a apresentação deste projeto com várias opções de pagamentos e formatos (tipo de álbum, produtos oferecidos, etc)

Deixe na manga: site com opções de pagamento, upload de copião e várias opções de serviços (tipos de álbum, fotos ampliadas e emolduradas, dvd personalizado, etc). O opencart já vem montadinho e em um dia ta no ar e mais uns dias ta com os produtos e serviços postados.

Importantíssimo: ache o break even do envento, provavelmente vc não vai ter 100% da adesão de alunos, ainda mais se os serviços anteriores foram 1/2 boca.

Preocupe-se em fazer um bom trabalho, no futuro (as vezes não muito distante) as pessoas irão pegar sua fotos e ver a  qualidade do serviço, não se custou R$100 a mais ou a menos que a concorrência e vai te garantir no ano seguinte e quem sabe em mais escolas.


A sorte só ajuda quem trabalha.

Vá com fé

Marcio





 


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2013, 15:18:11
Se estivesse na sua pele.

Esqueça esse negócio de estudar fotografia, pelo menos com o intuito deste evento. Contrate bons fotógrafos com o perfil necessário, por mais que vc se saia bem no curso é como estudar uma teoria de guerra, no front é um pouco mais "quente" e se fizer besteira, morre. Pegue seu tempo para identificar o trabalho necessário e fazer uma analise  cronológica e financeira do projeto. O SEBRAE vai te auxiliar na abertura da empresa e viabilidade pro evento pouca coisa ou nada.

Depois disso tudo feito, elabore a apresentação deste projeto com várias opções de pagamentos e formatos (tipo de álbum, produtos oferecidos, etc)

Deixe na manga: site com opções de pagamento, upload de copião e várias opções de serviços (tipos de álbum, fotos ampliadas e emolduradas, dvd personalizado, etc). O opencart já vem montadinho e em um dia ta no ar e mais uns dias ta com os produtos e serviços postados.

Importantíssimo: ache o break even do envento, provavelmente vc não vai ter 100% da adesão de alunos, ainda mais se os serviços anteriores foram 1/2 boca.

Preocupe-se em fazer um bom trabalho, no futuro (as vezes não muito distante) as pessoas irão pegar sua fotos e ver a  qualidade do serviço, não se custou R$100 a mais ou a menos que a concorrência e vai te garantir no ano seguinte e quem sabe em mais escolas.


A sorte só ajuda quem trabalha.

Vá com fé

Marcio

+1


alexskaarj

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #11 Online: 30 de Abril de 2013, 17:43:25
vc disse 400 alunos se formando em breve, vai precisar de uma equipe e equipamento reserva, a t3i é uma boa câmera, mas ficaria interessante se não fosse a câmera principal, mas vai se prepaprando pra adquirir boas lentes e flash . . . começar fazendo um bom curso de fotografia é um ótimo caminho e se conseguir outros eventos pra pegar confiança no trabalho antes da formatura vai ser melhor ainda
Sim, minha ideia inicial era essa.

Quem vai ser massacrado pelos colegas que não vivem de fotografia agora serei eu pelo que vou te falar, mas vou falar assim mesmo.

Se não houver a famosa "contrapartida" com a escola, proibindo a entrada de maquina fotográfica, esquece amigo, você vai tomar um prejuizo violento. Vai ter um monte de gente atrapalhando, vai se aborrecer, e não conseguir fazer um bom trabalho. Acredite, um monte de gente fotografando e depois trocando fotos, ninguem vai gastar com isso depois.

Já passei por isso, cai na besteira de pegar uma escola para fazer a formatura do segundo grau, o diretor foi muito claro, não iria proibir a entrada de maquina fotográfica, era uma turma de 40 alunos, colégio particular, pensei comigo, vendo as fotos fácil fácil, levei mais um fotografo e dois cinegrafistas, cara que prejuizo.

Então minha dica é: Toma cuidado com isso, se for tipo "saboneteiras a revelia" caia fora.
Pois é, mas a contra partida irá existir sim, tanto com a instituição como com os alunos, como já acontece com a empresa atual.

Sou amador, mas eu não encararia um evento assim sem uma câmera reserva, baterias reserva... tudo, no mínimo DOIS.  :)
Não será com uma câmera ou duas, irei contratar 1 fotógrafo profissional e quantos freela forem necessários pra cobrir o evento. Eu serei apenas mais 1 fotografo aprendendo.

eu acho q "Monte um plano de negócio e prepare-se para assumir essa responsabilidade" não significa compre sua maquina e tire as fotos.

 Começar do zero pra daqui a meio ano fazer fotos de um evento com aproximadamente 1000 pessoas!!! Acho isso bem arriscado por n fatores, e ainda tem a questão q o Roberto Dellano falou, acho q seria o melhor vc contratar alguém e oferecer aos alunos, se eles quiserem tem até o fim do ano pra parcelar, assim fica garantido o pagamento do fotógrafo e o serviço de qualidade se for bem escolhido.

E ai vc vai se preparando, quem sabe no começo de 2015 vc ja esteja preparado, sem contar o investimento, trabalhar vc, mulher e filho é no minimo 3 câmeras sem tter nenhuma reserva, fora flash lente, baterias enfim..

Seguir assim querendo tomar a frente de tudo prematuramente acho q vai se um belo tiro no pé.
Então, talvez não tenha explicado direito. Eu estou montando uma empresa pra mim, esposa e filho, mas no caso específico do evento, irei contratar profissionais com experiência para me assessorar em tudo. E além do fotógrafo principal, quantos freela forem necessários... eu, minha mulher e filho estaremos lá, com nossas câmeras para aprender.

OU, pra tentar minimizar isso, já faz um esquema onde os formandos já tenham pago as fotos, para só escolher depois.
tipo, fecha com eles, por exemplo, 40 fotos 20x25, pagos antes. Aí, depois dos eventos, vc faz um "copiãozinho", com as imagens em baixa, e upa ele nesses sites-servidores. O formando vai lá, baixa o copião, escolhe as fotos, manda o pedido por email, e vc imprime as que ele escolher. Se comprar alguma a mais, beleza. Se não, seu ganho previsto já estará garantido.
Fazendo assim pode ter pai de formando até com 1dx, que o seu já tá ganho mesmo, não há com que se preocupar!
Mas não esqueça, PAGAR ANTES. E outra, tenha dindim no caixa pra quando começar a entrar os pedidos, senão vc se queima!
Sim sim ... a ideia é por aí ^^ pagar antes ...

uma otima oportunidade mas......
vc tem que pensar como empresario ! nao porque adora fotografia e sim como plano de negocio (lucro)
se vc nao se sente preparado para assumir chame um fotografo profissional e rache o valor por enquanto (até vc se sentir seguro)
quanto ao equipamento , acredito que a t3i de conta mas o importante é uma lente pelo menos f 2.8, nao gaste mundos e fundos em equipamentos
pense como gestor de negocios ! (mais valia )
Pois eh ... mudei algumas ideias depois de ler seu post. Obrigado pelo toque.

Tem que criar o plano de negócios, plano financeiro e também um plano de marketing, aliás, colocaria também um fluxograma do processo produtivo só pra garantir, heehhehe.  Aparentemente é uma boa oportunidade de negócio, você mesmo já disse que a empresa anterior faz isso a anos, então ela tem lucro com o negócio, mas só com esses planos (o de negócios para ver o que será a empresa, o financeiro pra ver como ela vai girar o dinheiro, o de marketing para fazer análise de concorrentes e estratégia de venda do serviço e o fluxograma dos processos produtivos pra identificar onde pode o negócio pode travar e quais pontos precisam ser otimizados) você vai ter um norte pra abrir a empresa, e até de qual equipamento você pode comprar e que tipo de serviço (e a qualidade dele) que você vai oferecer.

Antes mesmo do curso de fotografia eu faria uma consultoria no Sebrae ou contrataria um consultor indicado por eles. É mais seguro, e acho que só com ele você consegue organizar a empresa pra começar a funcionar pra próxima formatura, e não pra 2015

abs
Pois eh rapaz, sei que o certo é isso. Estou procurando uma assessoria pra me orientar. Vou no sebrae esta semana. Vamos ver no que vai dar.

Se estivesse na sua pele.

Esqueça esse negócio de estudar fotografia, pelo menos com o intuito deste evento. Contrate bons fotógrafos com o perfil necessário, por mais que vc se saia bem no curso é como estudar uma teoria de guerra, no front é um pouco mais "quente" e se fizer besteira, morre. Pegue seu tempo para identificar o trabalho necessário e fazer uma analise  cronológica e financeira do projeto. O SEBRAE vai te auxiliar na abertura da empresa e viabilidade pro evento pouca coisa ou nada.

Depois disso tudo feito, elabore a apresentação deste projeto com várias opções de pagamentos e formatos (tipo de álbum, produtos oferecidos, etc)

Deixe na manga: site com opções de pagamento, upload de copião e várias opções de serviços (tipos de álbum, fotos ampliadas e emolduradas, dvd personalizado, etc). O opencart já vem montadinho e em um dia ta no ar e mais uns dias ta com os produtos e serviços postados.

Importantíssimo: ache o break even do envento, provavelmente vc não vai ter 100% da adesão de alunos, ainda mais se os serviços anteriores foram 1/2 boca.

Preocupe-se em fazer um bom trabalho, no futuro (as vezes não muito distante) as pessoas irão pegar sua fotos e ver a  qualidade do serviço, não se custou R$100 a mais ou a menos que a concorrência e vai te garantir no ano seguinte e quem sabe em mais escolas.


A sorte só ajuda quem trabalha.

Vá com fé

Marcio
Obrigado Marcio. Concordo com você e outros, vou contratar profissionais experientes e aprender com eles. Mantenho vocês informados.

Agradeço a todos que comentaram. Todas as postagens foram úteis pra mim. Ainda assim, insisto em uma dúvida que não foi respondida:

Quantos fotógrafos, contando com o profissional experiente e os freelancer serão necessários para um evento desse porte?


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #12 Online: 30 de Abril de 2013, 17:57:19
OU, pra tentar minimizar isso, já faz um esquema onde os formandos já tenham pago as fotos, para só escolher depois.
tipo, fecha com eles, por exemplo, 40 fotos 20x25, pagos antes. Aí, depois dos eventos, vc faz um "copiãozinho", com as imagens em baixa, e upa ele nesses sites-servidores. O formando vai lá, baixa o copião, escolhe as fotos, manda o pedido por email, e vc imprime as que ele escolher. Se comprar alguma a mais, beleza. Se não, seu ganho previsto já estará garantido.
Fazendo assim pode ter pai de formando até com 1dx, que o seu já tá ganho mesmo, não há com que se preocupar!
Mas não esqueça, PAGAR ANTES. E outra, tenha dindim no caixa pra quando começar a entrar os pedidos, senão vc se queima!
quem tem que administrar e escola, que leva sua comisao
vai precisar varios fotografos armados
para formatura se utiliza qualquer maquininha, um monte de t3i , da conta tranquilo,
isso entre outros detalhes, antes do primeiro clic os compradores devem ter pago seus pacotes, senao e FRIA!!!!
abs.


alexskaarj

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #13 Online: 30 de Abril de 2013, 18:03:33
...antes do primeiro clic os compradores devem ter pago seus pacotes, senao e FRIA!!!!
abs.
To vendo que assim que deve funcionar mesmo. Obrigado pelo toque.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #14 Online: 30 de Abril de 2013, 18:13:52
To vendo que assim que deve funcionar mesmo. Obrigado pelo toque.
O ano passado fiz uma formatura para ajudar um amigo que tem produtora eramos 4 fotografos, para 140 alunos(familias)
Um so nao faz nada,eu ja tenho 21 anos de eventos, nao gostei de fazer formaturas, mas e simples.
A escola deve ser a ponte entre familias e fotografo.
qualquer duvida, pode perguntar!!
abs.