Autor Tópico: Redimensionamento de fotos  (Lida 4169 vezes)

sapp

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • http://
Online: 23 de Dezembro de 2004, 18:05:48
Eu sempre costumo tirar fotos em 3.2MP e as fotos ficam com cerca de 1,3Mbytes. Quando redimensiono para mandar as fotos para alguém eu coloco no tamanho de 1,2MP e a foto mal sofre alteração do tamanho original.

Como redimensionar uma foto de 3.2MP para 1.2MP para obter o menor tamanho possível?


Abraços,

Sérgio


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #1 Online: 23 de Dezembro de 2004, 18:30:13
Os 1.200.000 pixels (1.2MP) sempre existirão em uma imagem de 1.2MP, ou seja, não existem fotos de 1.2MP com menos pixels. Podem ter tamanhos de arquivos diferentes, mas as dimensões serão as mesmas quando fotografadas em sua máquina (outras câmeras podem distribuir esses pixels de outra forma, gerando imagens com uma relação largura x altura diferentes).

O jeito é você redimensionar para 640x480.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


leandro_df

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
    • http://
Resposta #2 Online: 23 de Dezembro de 2004, 20:25:01
Citar
Os 1.200.000 pixels (1.2MP) sempre existirão em uma imagem de 1.2MP, ou seja, não existem fotos de 1.2MP com menos pixels. Podem ter tamanhos de arquivos diferentes, mas as dimensões serão as mesmas quando fotografadas em sua máquina (outras câmeras podem distribuir esses pixels de outra forma, gerando imagens com uma relação largura x altura diferentes).

O jeito é você redimensionar para 640x480.
Talvez não seja bem assim, pois o JPG existe níveis de compactação, geralmente nas próprias cameras se controla isso. Na minha camera tem a opção Fino e Normal. Ja vi cameras canon que tem Normal, Fino e SuperFino, gerando o arquivo final de tamanhos diferentes. Quando se salva um arquivo em JPG no PS por exemplo, aparece a opção de compactação também!


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #3 Online: 23 de Dezembro de 2004, 21:36:41
"Save for Web" no Photoshop deixa o arquivo mínimo ... bem pequeno ... e em JPEG com quase a mesma resolução de um JPEG matriz ...


Fábio Ribas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
    • http://
Resposta #4 Online: 28 de Dezembro de 2004, 15:35:58
Se vc usa Windows XP e quer simplesmente enviar as fotos por e-mail, existe um macete muito interessante:
- marque todas as fotos que vc quer enviar
- clique com o botão direito em uma delas e selecione "Enviar Para" e depois "Destinatário de Correio"
- O XP vai te perguntar se vc quer reduzir as imagens ou enviá-las no tamanho normal. Simplesmente selecione a opção de reduzir
- aí o seu programa de e-mail será aberto com todas as imagens já reduzidas e anexadas.
Não conheço jeito mais fácil de fazer... Com a vantagem de que reduz toda a seleção (se for o caso). Obviamente a resolução só vai ficar boa para visualização em tela. ;)  
Fábio Ribas - São Paulo / SP
Canon Rebel XT + 28-135mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 + "lente do kit"


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2005, 11:08:13
Eu acho que isso tem a ver com nível de compactação que vc está usando, deve ser menor do que o original que a imagem sai da câmera e isso no JPG influi muito.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


wilsonhlacerda

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2005, 14:55:27
Certamente é sim tipo/fator de compactação, cor ou resolução.  Eu havia colocado uma explicação mais detalhada e sugestão de trabalho, mas o Leo (moderador) apagou minha mensagem.....
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2005, 14:56:13 por wilsonhlacerda »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2005, 14:57:20
Sua mensagem apenas apontava e mostrava um software para fazer Crop, o que não tem muito a ver com o tópico em questão e encontra-se postada exatamente igual em um tópico sobre cortes e tratamentos para enviar a laboratório, no caso você postou exatamente a mesma mensagem divulgando o software em 3 tópicos diferentes, deletei de 2 deles onde ela fazia menos sentido.
Quando há algo em outro tópico que possa explicar alguma coisa sugiro o uso de um link para o tópico que pode explicar e não clonar posts do tópico dentro deste, pois isso também entulha o sistema de pesquisa do site, que é eficiente graças à organização que temos relativa a posts duplicados e na fusão de tópicos muito semelhantes.

Para quem tiver interesse no post com a "explicação" do Wilson pode consultar o post dele em: Tratando para enviar ao Laboratório.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2005, 15:03:12 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


wilsonhlacerda

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2005, 23:42:19
Leo,

infelizmente o link para o tópico que você apontou NÃO tem a minha explicação detalhada em NENHUM post meu ou de outra pessoa....ao apagar a minha resposta nesse tópico, você apagou junto com a sugestão de um bom software intimamente ligado à questão (não tenho qualquer participação nele, só sou mais um usuário....) 3 parágrafos inteiros bem específicos sobre o problema sendo discutido....paciência.

No mais, já discutimos em mensagem particular os motivos pelos quais eu fiz a citação do software de crop nos 3 tópicos distintos.  Se você não concorda, paciência novamente.  Você é moderador e toma a decisão que achar mais conveniente.  Para evitar problemas semelhantes no futuro e perda de tempo dos moderadores e de usuários, só lhe sugiro fortemente que encerre formalmente os tópicos que julgar "morto", colocando um post no tópico informando isso aos que postaram antes (e talvez o tenham também assinado via email) e trancando o tópico (esse forum tem essa possibilidade e ela deve estar disponível para você; se não tiver, solicite ao administrador para liberá-la aos moderadores.)

Abraço,
Wilson.
 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 27 de Fevereiro de 2005, 02:21:27
Wilson se vc verificar a página 2 do tópico linkado verá que consta o seu post completinho lá :)
Além é claro de todo o andamento do tópico anterios que ajuda no entendimento do assunto.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.