Eu prefiro a 1.
O reflexo, apesar de um pouco forte e não muito bem posicionado, ajuda na revelação do vidro.
Verdade, Claudio, reflexo forte e mal posicionado. Imagino que a câmera tenha ficado acima da linha central da garrafa, por isso ficou mais forte numa extremidade. Deveria ter baixado um pouco mais o tripé, então o reflexo ficaria uniforme.
O que eu teria de fazer para reduzir a intensidade desse reflexo uma vez que se eu baixasse a potência do flash o fundo ficaria acinzentado? Várias luzes? Uma no objeto e outras na base e fundo?
Você pode tirar um pouco da homogeneidade da luz de fundo, concentrando um circulo de luz logo atras do vidro, ou escurecendo de qualquer forma a área luminosa nas laterais posteriores do fundo, isso vai ajudar na marcação do vidro como material refratário e transparente.
O fundo branco é cruel, pois não oferece muito controle de luz, devido ao rebatimento e espalhamento da luz por todo lado.
Já li isso no "Luz: Ciência & Magia". Lembrei disso enquanto tirava as fotos, até tentei improvisar, mas com meu fundo já improvisado não consegui simular algo desse tipo com os materiais que eu tinha à disposição. Imaginei bloquear a luz do fundo com um gobo no softbox, posicionando ele mais lateralmente do que está nessa imagem, assim a luz dele chegaria apenas na garrafa. Como luz de fundo, eu usaria outro flash vindo de trás do fundo, gerando um círculo mais forte bem no centro (atrás da garrafa) e mais escuro nas laterais, exibindo melhor a forma do vidro.
Quanto ao fundo branco que falou que é cruel, que cor/material sugere?
Obrigado pelas dicas e sugestões. Abraços!