Autor Tópico: Dúvidas sobre ISO  (Lida 1799 vezes)

almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Julho de 2006, 02:35:38
Hoje saí para tirar umas fotos noturnas aqui no Rio, do Aterro visto da Urca e enquanto fotografava me ocorreu uma dúvida, provavelmente idiota,  mas estou aqui também para aprender, certo?

A dúvida é a seguinte: Que ISO usar e em que momentos??? Explico. Se eu fotografar, por exemplo, com ISO 200 e uma velocidade de 3 segundos, posso obter um resultado semelhante, talvez se fotografar com ISO 800 e velocidade 1/2 ou ISO 1600 e uma velocidade ainda maior, então porque usar o ISO mais alto, se sempre o ruído é um pouco maior, mesmo na minha câmera, uma D50? Esses números foram chutados, para exemplificar minha dúvida. Será que esta ficou clara? Caso não tenham entendido, posso tentar explicar melhor. Isso ocorreu porque fiquei sem saber se usava uma velocidade mais baixa ou um ISO mais alto.

Abraços a todos.
 
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2006, 02:41:27
O ISO mais alto é pra ajudar nas fotos onde o assunto está em movimento, como uma pessoa gesticulando numa sala mal iluminada, ou mesmo na rua, à noite.

Pra assuntos imóveis, como paisagem ou naturaza morta, mete um tripé e iso mais baixo mesmo.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Guga

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 423
Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2006, 02:51:56
O negócio é vc ver o momento. Se for uma festa, baladas, barzinhos... vai precisar de ISO alto, pq não terá como deixar as pessoas imóveis, logo não poderá usar baixas velocidades.

Se os objetos (lugares...) forem imóveis (paisagens, construções,...), poderá usar baixas velocidades, mantendo o ISO mais baixo. Porém, precisará de um apoio ou um tripé. Lembre-se que ao aumentar o ISO, a tendência é gerar mais ruído!

Caso vc misture isso, poderá criar efeitos legais tb! Como tirar fotos de carros com baixa velocidade... Os faróis riscarão a foto (por exemplo)!

Abraços!
« Última modificação: 09 de Julho de 2006, 02:54:36 por Guga »
Gustavo Vasques
Rio de Janeiro - RJ
Canon Powershot A520
http://gvasques.multiply.com
http://www.fotolog.net/gvasques


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Julho de 2006, 04:33:22
Xiru e Guga,

Valeu mesmo pelas explicações, então eu não estava fazendo tanta besteira assim, era mais ou menos o que eu imaginava. Tô aqui no vício, ás 4:30 vendo as fotos e particularmente, essas que eu tirei do aterro, estou achando uma droga, todas elas, mesmo tendo usado o tripé e fazendo, pelo menos acho, o correto.


Obrigado pela força mais uma vez,

Abraços,

 
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2006, 05:55:28
Ainda tem mais...
Geralmente as lentes tem um f/stop onde as imagens ficam mais nítidas e melhores. E pelo que saiba nunca isso nunca ocorre na maior abertura da lente.
Esse ao meu ver seria outra questão a ser considerada já que vc com certeza precisará compensar a menor abertura com velocidades mais baixas.
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2006, 12:11:10
Eduardo,

Muito obrigado por essa dica, achei de extrema importância também. Talvez por isso o resultado não tenha me agradado muito.

Abraços,
« Última modificação: 09 de Julho de 2006, 12:12:18 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime