Autor Tópico: Dúvida mortal: Nikon D5100, D3200, Panasonic FZ-200, ou uma outra dslr boa.  (Lida 5962 vezes)

edileal

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
A minha dúvida é o seguinte: estou querendo uma boa câmera de entrada, estava decidido a pegar uma Nikon P520, depois vi que a pana fz200 é muito superior e tinha me decidido por ela, novamente, pesquisando mais acabei vendo algumas dslr, D5100, D3200, T3I.. e fiquei muito indeciso.
Minhas prioridades são:

1º Quero uma câmera que entregue uma boa qualidade de imagem e vídeo. OBS: imagem superior.

2º Quero que faça vídeos em câmera lenta. OBS: Nas minhas pesquisas não li dizendo que a D5100, D3200 não tinha esse recurso, já na fz200 tem. PS: dou prioridade a qualidade da imagem, descartaria esse fator na hora da decisão. Porem gostaria muito desse recurso, faria uns belos vídeos para minha conta no youtube.
Se você leu até aqui, significa que está com a intenção de me ajudar hehe :D :D

3º Umas das coisas que vi e não gostei muito na D5100 e T3I, não sei se o mesmo tem na D3200 :(
Será preciso comprar lentes com estabilizador, já que a câmera não dispõe deste recurso
As lentes também deverão ter motor de foco integrado e estabilizador, inexistente no corpo da câmera.
''Foram informações do câmeraversuscâmera''. Em relação ao motor de foco, poderiam me explicar o que é mais especificamente? Pois sei por alto, detalhadamente não tenho ideia. Faz muita diferença ter ou não ter esse motor de foco? Agora o estabilizador e o motor de foco, não possuem no corpo da câmera, mas vem na lente que compramos? Aquela 18-55 mm que vem no kit?

Desculpem o texto enorme

4º ''ZOOM'' esse é um fator que está me deixando com mais dúvida. Eu preciso de zoom, pelo menos acho que preciso  :( e vi que lentes zoom são caríssimas, as mais em contas não tem tanto zoom, por isso o fato da fz200 está no bolo.  :)

5º Preço \o/ esse é um fator crucial. No máximo gastarei uns R$ 1,500,00 o que dá pra fazer com isso? Sei que pego a fz200 numa boa, mas com uma dslr?

A fz200 tem ótimas imagens pelo que vi na net, melhor superzoom. Sei que as D5100 e 3200 são superiores, mas essa superioridade é muito notável? Chega a ser exorbitante? Quero uma boa qualidade de imagem, não sou exigente como um fotografo profi. Outro medo é que eu pegue a fz200 e mais tarde eu queira pegar uma melhor e tenha que gastar mais $$. Não teria esse problema com as D5100 e 3200

Desde já agradeço e peço as minha desculpas por fazer esse texto enorme. Tenho certeza que irei encontrar pessoas qualificadas aqui para suprir minhas dúvidas e confusões  :ponder: :shock:
E aí? O que me dizem?  :D :D :D
câmera: olympus E-PM1
lentes: m.zuiko 14-42mm f/3.5-5.6, canon fd 50mm f/1.8

Flickr: https://www.flickr.com/photos/95111245@N04/


Leo21

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
Oppa,
Eu tive a mesma dúvida, só que foi em relação a FZ-200 e a D5100. Depois de ler vários reviews e perguntar aqui a galera, cheguei a uma conclusão:
A D5100 é melhor, pois:
Tem um sensor melhor. Ao analisar fotos em tamanho original da D5100, nota-se que há muito mais resolução e definição.
É melhor em ISO alto: Ao passo que a Fz-200 é boa até o ISO 400, a D5100 é ótima em altos ISO's, como 1600, por exemplo.
Entrega cores mais fiéis: As cores produzidas na Fz-200 soam bem artificiais se comparadas com uma SLR.
Abrace o bokeh: Ainda que tenha uma abertura de 2.8, o pequeno sensor da Fz-200 dificulta e muito a obtenção do efeito bokeh, o que é facilzinho na D5100 com uma lente f/1.8
Vídeo superior: Indiscutivelmente a D5100 é melhor em vídeos, filma com mais definição e tem desempenho superior em ambientes pouco iluminados.  A única vantagem da FZ-200 nesse quesito é o zoom de 24x.
As três estão na mesma margem de preço! Tentador neh?!
E tem outras vantagens que não me lembro.  :D
Quanto a D3200, não sei ao certo, mas parece que a densidade maior de Mpx resulta em mais ruído.
Quanto as suas outras dúvidas, não tenho competência técnica pra responder :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Vlw, até +
« Última modificação: 02 de Maio de 2013, 11:22:53 por Leo21 »
Nikon D4 + Nikkor 1200-1700mm f/5.6-8.0 + 10 outras.

Em sonhos, claro  :D  :D  :D


edileal

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Tem um sensor melhor. Ao analisar fotos em tamanho original da D5100, nota-se que há muito mais resolução e definição.
É melhor em ISO alto: Ao passo que a Fz-200 é boa até o ISO 400, a D5100 é ótima em altos ISO's, como 1600, por exemplo.
Entrega cores mais fiéis: As cores produzidas na Fz-200 soam bem artificiais se comparadas com uma SLR.
Abrace o bokeh: Ainda que tenha uma abertura de 2.8, o pequeno sensor da Fz-200 dificulta e muito a obtenção do efeito bokeh, o que é facilzinho na D5100 com uma lente f/1.8
Vídeo superior: Indiscutivelmente a D5100 é melhor em vídeos, filma com mais definição e tem desempenho superior em ambientes pouco iluminados.  A única vantagem da FZ-200 nesse quesito é o zoom de 24x.
As três estão na mesma margem de preço! Tentador neh?!
E tem outras vantagens que não me lembro.  :D
Onde você viu as comparações? Pode mandar os links aqui, para eu poder comparar? Obg.
câmera: olympus E-PM1
lentes: m.zuiko 14-42mm f/3.5-5.6, canon fd 50mm f/1.8

Flickr: https://www.flickr.com/photos/95111245@N04/


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Amigo, a única vantagem da fz200 é o zoom. A diferença de qualidsde de imagem dela pra uma dslr é sim brutal. Com 1500,00 tu compra uma t3i com a lente do kit que tem estabilização. Pense que com o tempo ($$$) pode ir melhorando teu equipamento, adquirindo lentes, flash, conforme for sentindo necessidade. Na superzoom não terá essa opção e pode ser frustrante isso. Sem contar com o fato de que o tamanho do sensor influencia a lida com o iso, o dof, qualidade... na linha da nikon tem a 5100 como tu mesmo anda pesquisandoas como sou mais familiarizado com as canon não vou tecer muitos comentários sobre ela. Mas vale lembrar que tanto as nikon qnt as canon, se modelos concorrentes, são equivalentes. Sendo assim, melhor jeito de decidir é pegando uma e outra na mão e fuçando pra ver qual gosta mais.

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
Tecpix + motorola do guga


edileal

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Eu sei que é somente o zoom a vantagem. Na verdade nunca vou usar todo o range, porque não vou querer imagens sem qualidade. No máximo pra alcançar alguns metros, olhe lá se chegar a 50-100 metros. O zoom que irei utilizar é mais para pássaros, lua, e alguns para vídeos na rua ou na minha igreja. Na rua eu irei para alguns pontos turísticos aqui em Salvador como, Farol da Barra, Porto, Mercado Modelo, Elevador Lacerda... e receio que irei utilizar o zoom.
Vi essa lente zoom por um preço até acessível posteriormente para mim.

Lente Nikon Nikkor 55-200mm F/4-5.6g Af-s Dx Vr Zoom
http://lista.mercadolivre.com.br/lente-nikkor-nikon-55-200mm

Ela tem um bom alcance? Quanto mais ou menos?

Poderiam me citar algumas lentes zoom boas e baratas, com estabilizador? A câmera não possui o mesmo no corpo, nem motor de foco. Se eu for de dslr, vai ser nikon D5100 ou D3200.

Desculpe o incomodo e agradeço a paciência que teve comigo!  :) :doh:

câmera: olympus E-PM1
lentes: m.zuiko 14-42mm f/3.5-5.6, canon fd 50mm f/1.8

Flickr: https://www.flickr.com/photos/95111245@N04/


Leo21

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
Amigo, não tirei aquelas comparações de um link, na verdade, aquilo é resultado de muitos dias de pesquisa... li vários sites,
entre eles, o seguinte: http://www.dpreview.com/reviews/panasonic-lumix-dmc-fz200
Lá embaixo, acima de um quadro azul, há uma caixa branca (1. introduction) acessando ela, você pode consultar a análise de outros aspectos da câmera. Se não manjar ingreis vai de tradutor  :ok:
Nikon D4 + Nikkor 1200-1700mm f/5.6-8.0 + 10 outras.

Em sonhos, claro  :D  :D  :D


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Tenho uma superzoom (coolpix L120) e uma D5100, elas tem o mesmo MP.... Mas a qualidade de imagem da D5100 é de longe superior. Quem usa uma DSLR, principalmente com uma lente prime, dificilmente se contenta com uma compacta.

O único porém é o zoom... as lentes que poderiam fornecer um zoom 'comparavél' aos das superzooms atuais são muito caras!!!
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


edileal

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Acho que vou ficar com a D5100, vi uns vídeos dela e percebi que é outro mundo.
Vou pegar um lente 55-200, acho que da pra cobrir um bom zoom com isso, não vou precisar de tanto, umas fotos de uns pássaros, aviões, lua... a 55-200 acho que da. Vocês confirmam isso?
câmera: olympus E-PM1
lentes: m.zuiko 14-42mm f/3.5-5.6, canon fd 50mm f/1.8

Flickr: https://www.flickr.com/photos/95111245@N04/


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Ótima escolha!
Mas só uma pergunta, vai ficar com a 55-200 + a do kit né?
Tecpix + motorola do guga


edileal

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Ótima escolha!
Mas só uma pergunta, vai ficar com a 55-200 + a do kit né?

Sim, as duas.
câmera: olympus E-PM1
lentes: m.zuiko 14-42mm f/3.5-5.6, canon fd 50mm f/1.8

Flickr: https://www.flickr.com/photos/95111245@N04/


Claus4ever

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #10 Online: 17 de Junho de 2013, 21:57:39
Amigo, eu tbem tinha esta duvida até que comprei as duas câmeras. Primeiro foi a Panasonic fz200 e agora recentemente a Nikon D5100. O que posso te dizer com toda certeza que a diferença do sensor menor da Panasonic é compensado pela EXCELENTE lente Leica de muita qualidade e alta performance e o Venus Engine LSI processador de imagem. A velocidade 20% mais rápido a fotografar em alta resolução com AF em formato JPEG. O disparo contínuo rápido é útil para capturar imagens de ação 12 fotos por seg. vs 4 fotos da Nikon. Tem foco automático contínuo durante a gravação de vídeo.Velocidade máxima do obturador mais rápida 1/20000 s contra 1/4000 s da Nikon. Tem recursos de gravação de foto/vídeo 3D. E faz videos bem superiores q a Nikon em Full HD 1080, gravação de vídeo 60p oferece captura de vídeo de alta qualidade e vídeo de alta velocidade permite a gravação de objetos em movimento rápido no 120fps (frames por segundo) e 240 fps. Significativamente maior abertura f/2.8 vs f/3.5 da Nikon com lentes 18-55mm.  Por outro lado a Nikon 5100 tem qualidade de imagem digamos um pouco melhor e cores mais profundas alem de permitir troca de lentes que dependendo vai te custar mais que a própia câmera 2x. As duas juntas são excelentes maquinas e se completam. Acredite, sempre vão falar melhor de Nikon e Canon pq elas tem tradição, enquanto a furiosa Panasonic ainda é pouco divulgada na midia.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Junho de 2013, 10:21:51
Amigo, eu tbem tinha esta duvida até que comprei as duas câmeras. Primeiro foi a Panasonic fz200 e agora recentemente a Nikon D5100. O que posso te dizer com toda certeza que a diferença do sensor menor da Panasonic é compensado pela EXCELENTE lente Leica de muita qualidade e alta performance e o Venus Engine LSI processador de imagem. A velocidade 20% mais rápido a fotografar em alta resolução com AF em formato JPEG. O disparo contínuo rápido é útil para capturar imagens de ação 12 fotos por seg. vs 4 fotos da Nikon. Tem foco automático contínuo durante a gravação de vídeo.Velocidade máxima do obturador mais rápida 1/20000 s contra 1/4000 s da Nikon. Tem recursos de gravação de foto/vídeo 3D. E faz videos bem superiores q a Nikon em Full HD 1080, gravação de vídeo 60p oferece captura de vídeo de alta qualidade e vídeo de alta velocidade permite a gravação de objetos em movimento rápido no 120fps (frames por segundo) e 240 fps. Significativamente maior abertura f/2.8 vs f/3.5 da Nikon com lentes 18-55mm.  Por outro lado a Nikon 5100 tem qualidade de imagem digamos um pouco melhor e cores mais profundas alem de permitir troca de lentes que dependendo vai te custar mais que a própia câmera 2x. As duas juntas são excelentes maquinas e se completam. Acredite, sempre vão falar melhor de Nikon e Canon pq elas tem tradição, enquanto a furiosa Panasonic ainda é pouco divulgada na midia.

O que sempre se fala de canon e nikon são nas DSLR. Em se tratando de superzoom, é panasonic e canon  :ok:
Tecpix + motorola do guga