Autor Tópico: Porque ( Não ) Melhoro minhas fotos  (Lida 1809 vezes)

Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Maio de 2013, 17:12:11
Colegas ,

Recebi o texto abaixo da DSP ( Digital-Photography-School), achei interessante e util . Segue tradução e link para o Original.

"3  Razões estupidamente simples, por que a fotografia da maioria das pessoas não melhora

Por  Darren Rowse

Estou presumindo que este artigo não se aplicará a maioria de nós... mas depois de 3 conversas na semana passada que revelou os mesmos problemas de fotografia em 3 pessoas diferentes-eu pensei que eu seria melhor anotá-los.
Atenção :  Nada do apresentado é realamente complexo ou mesmo o Pulo do Gato , há momentos em que o básico precisa ser dito!

Artigo Original ( em Ingles ) : http://digital-photography-school.com/3-stupidly-simple-reasons-why-most-peoples-photography-does-not-improve#ixzz2S9i79COM

1.  Voce não leva sua câmera com voce

Se você não praticar usando sua câmera é improvável que  cresça sua compreensão e habilidade em fotografia, e se você raramente tê-la com você,  não vai ter essa prática.
Isso significa que você precisa arrastar sua DSLR e todos os seus equipamentos pesados com você o tempo todo?
   Talvez – eu tenho amigos que são nunca sem sua câmera principal-
Mas se for prático , pelo menos, certifique-se você tem uma câmera mais simples , ou mesmo um celular com câmera decente com você em todos os momentos para Fotografar .
Enquanto a qualidade das imagens que você toma pode não ser tãoboa assim com essas câmeras – pelo menos você vai estar praticando sua composição, pensando sobre luz, cor e outros aspectos da fotografia.


2. Você está indo rápido demais

Many of us lead life at such a fast pace that we rarely stop to see the opportunities right before us to take wonderful images.
Muitos de nós levam a vida em ritmo tão rápido que raramente paramos para ver as oportunidades , mesmo antes de tirar fotos maravilhosas.
Você pode levar sua câmera junto com voce  24 horas /7 dias por semana para o resto de sua vida, mas a menos que você aprenda a relaxar e olhar para o mundo com um olhar diferente, você nunca realmente poderá usá-la.
Como resultado - Eu penso que  uma das dicas  que me pego  dando a algumas pessoas é encontrar maneiras de relaxar mesmos que seja temporariamente e reservar um tempo especifico  para fotografia. Pode começar por  um passeio com o objetivo de fazer algumas fotografias, mas também poderia ser algo maior, como um fim de semana fora com sua câmera ou mesmo fazer um curso de fotografia ou excursão.
   Para mim é sobre a construção de fotografia em seu ritmo diário , e ai começa a se tornar uma coisa mais natural , onde voce cria o hábito de ver a vida um pouco diferente.

3.  Você está preocupado com o que outros vão pensar

Eu me deparei recentemente algumas pessoas que sofrem de “paralisia enquadramento”.
Eles levam sua câmera com eles, e relaxam  o suficiente para ver as oportunidades fotográficas em torno  – mas há algo que os impede que levantem a  câmera , enquadrem e regostrem a cena
Quando me aprofundei  um pouco ,  descobri que na maioria desses casos a pessoa está simplesmente preocupada com o que outros ao seu redor irão pensar se eles usarem sua câmera.
Vou parecer estúpido ?  Sera  que as pessoas pensam que vou  fotografá-los?
É um sentimento que eu admito ter sentido no passado e quando eu perguntei sobre isso no Facebook,  outro dia,   parece ser bastante comum.

Eu acho que a chave para ir alem da  “paralisia de enquadramento”  é crescer em sua confiança como fotógrafo. Para mim quanto mais fotos eu tirei e quanto mais eu exercia a disciplina de produzir fotos, mais fácil se tornou . Um amigo meu disse que venceu sua paralisia ao encontrar um colega de fotografia para sair com ele – tirar fotos em dois , de alguma forma parecia ser menos confrontado de quando  ele ia sozinho.

O que voce pensa ?
        Naturalmente os temas  acima são coisas muito simples que reprime a muitas pessoas e,  outros limitadores podem ter sido experimentado por outros leitores do DPS.
Gostaria muito de ouvir de você em duas frentes:

1. Que outras coisas simples segura você (ou outros fotógrafos)  de voltar a melhorar?
2. Que dicas e soluções você daria outros enfrentando esses problemas?

Estou ansioso para ouvir mais da Comunidade DPS sobre isso!"

"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


marcos_mfs

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2013, 19:23:10
Interessante isso. Eu muitas vezes (não sempre), levo minha câmera junto, mas na maioria das vezes tiro poucas fotos, ou nenhuma.
Marcos
Nikon D3100 / Nikkor 18-55mm VR / Nikkor 35mm 1.8G/ Yongnuo YN-467 II


Erivaldo Cesidio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2013, 19:45:02
Interessante isso. Eu muitas vezes (não sempre), levo minha câmera junto, mas na maioria das vezes tiro poucas fotos, ou nenhuma.

x2

às vezes me sinto meio acuado, sem querer chamar a atenção.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2013, 19:46:12
cara, eu tenho MUITO problema com o 2, eu levo a camera, mas sinto receio de levanta-la muitas vezes, mas quando o faço, parece que nao me importo mais com o que os outros pensam, se olham, se acha esquisito... Mas nada melhor que impedir isso do que simplesmente SAIR para fotografar!
@jacobfotografiacriativa


Pacheco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 490
Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2013, 20:03:54
Tenho muito problema como o 3. Tenho uma canon eos 60d que raramente sai de casa, e uma sony nexF3 que não sai nunca da minha mochila, anda todo dia comigo, mas raramente tiro da mochila pra fazer umas fotos, sempre tenho receio de roubo ou das pessoas estranharem.
Canon eos 60D + 18-135mm + 50mm 1.8 + 2YN 560 + YN568EX + Vivitar 285 + Sony nex F3 + um monte de tranqueiras relacionadas à fotografia.



Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Maio de 2013, 22:05:54
Citar
3.  Você está preocupado com o que outros vão pensar

eh bem assim comigo, levo minha camera pra onde vou mas as vezes ficou sem jeito, pode parecer q o cara quer se exibir com a camera, ou as vezes o pessoal fica olhando como se tu fosse o melhor fotografo do mundo por causa do tamanho da camera e acabo não fazendo nada.


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #6 Online: 02 de Maio de 2013, 23:52:40
mto interessante vou ler com mais calma em casa


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2013, 00:25:38
Já perdi boas fotos por causa do item 3.

Às vezes não estou nem aí, tiro a foto e nem penso em quem está em volta, depende muito de onde estou, se conheço bem o lugar; outras vezes a câmera fica quietinha e não tiro a foto  :(

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2013, 00:43:57
Pra solucionar a 3, ando de Nex... nussa... como ajuda.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Faby05

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 333
Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2013, 10:14:29
Quase nao saiu, ou estou trabalhando ou estou descansando.. =p E nao levo a maquina pra nenhum lugar, tenho muito medo de roubo, pois sempre ando de moto ou a pe.. E nos dois casos a minha maquina ser levado é rapidinho..  :(


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Maio de 2013, 23:29:12
eh bem assim comigo, levo minha camera pra onde vou mas as vezes ficou sem jeito, pode parecer q o cara quer se exibir com a camera, ou as vezes o pessoal fica olhando como se tu fosse o melhor fotografo do mundo por causa do tamanho da camera e acabo não fazendo nada.
+1


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 04 de Maio de 2013, 22:51:29
Quando a gente começa a ligar o botão 'cara de pau" alguns desses problemas se resolvem facilmente. Nem todo mundo tem essa habilidade de conseguir ligar o botão todas as vezes em todos os lugares, mas com a prática a coisa vai ficando mais fácil.
Agora, quanto à insegurança para tirar a cam da mochila e fotografar despreocupadamente o melhor é sair em dupla/trio ou mais... Um grupo de fotógrafos afugentam os ladrões e isso dá muito mais liberdade de ação ao fotógrafo. Além disso é uma ótima forma de aprendizado e troca de experiências.

Uma coisa tb que aprendi com o tempo e não foi dita aí no texto mas gostaria de colocar é a pessoa parar de se preocupar com a foto dos outros e passar a se preocupar com a sua própria fotografia. É muito comum ficarmos admirando o trabalho alheio, tentando entendeer as técnicas utilizadas e o que o fotógrafo quis dizer com aquela foto. Tudo isso é muito bom e salutar de se fazer. mas ficar fazendo só isso não dá tempo de pensarmos (e ás vezes nem capturarmos) nossa própria fotografia.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #12 Online: 04 de Maio de 2013, 23:58:13
Uma coisa tb que aprendi com o tempo e não foi dita aí no texto mas gostaria de colocar é a pessoa parar de se preocupar com a foto dos outros e passar a se preocupar com a sua própria fotografia. É muito comum ficarmos admirando o trabalho alheio, tentando entender as técnicas utilizadas e o que o fotógrafo quis dizer com aquela foto. Tudo isso é muito bom e salutar de se fazer. mas ficar fazendo só isso não dá tempo de pensarmos (e ás vezes nem capturarmos) nossa própria fotografia.
Fazia muito isso, hoje ainda faço, porém com menos frequência... Realmente é melhor aderir a campanha pela vida: "Cuide da sua".
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 05 de Maio de 2013, 23:02:04
Nesta situação de teoria x prática sempre faço analogia com a natação.

Supondo que eu queria aprender a nadar.... posso ler os melhores livros, assistir todaos os campeões, conversar com os melhores técnicos, posso ter entendido tudo sobre mecânica dos fluídos, e sobre bio-mecânica. Ainda sim, no primeiro mergulho corro sério risco de morrer afogado.

Então sempre temos que ter em mente um equilíbrio entre teoria e prática. Existem teorias que são mais fáceis de entender qdo praticamos e vice-versa, o desequilibrio dessas duas coisa causa atraso no aprendizado de qualquer coisa.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 05 de Maio de 2013, 23:13:44
Peno principalmente pela 1, em meu trabalho é proibido entrar com câmera, portanto, da hora que saio de casa até a que volto fico sem equipamento. Como local coberto para parar o carro é raro e o sol de Brasília é de rachar, fico com medo de estragar o equipo, se deixá-lo guardado até sair do trampo.  :(