Autor Tópico: Quais pilhas recarregáveis usar?  (Lida 5256 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #15 Online: 05 de Junho de 2013, 09:27:36
gente, só pra constar...
as sony cycle energy ORIGINAIS são muito boas tbém. Tenho aqui há bastante tempo, e estão ótimas. Compro direto na loja física sony (vende pelo site tbém), não preciso temer extravio....
fica a dica.  :ok:


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #16 Online: 05 de Junho de 2013, 09:27:59
Fico meio assim de comprar esse tipo de coisa no DX.  :ponder:
Bom, se é original eu não sei... Mas que duram muito, isso posso afirmar que sim!!! As minhas duram cerca de 300 disparos de flash cada pack.

Um dia ainda vou comprar um pacotinho na B&H pra comparar com essas do dx.com.
« Última modificação: 05 de Junho de 2013, 09:28:34 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #17 Online: 05 de Junho de 2013, 09:32:04
é, as sony eu não sei qual a durabilidade no flash... usei flash externo tão pouco, que não deu pra fazer essa apuração.
Mas usei muito com câmera digital à pilha, e gostava bastante. Agora uso só em eletrônicos que aceitam pilhas recarregáveis, como lanterna, controle remoto...


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #18 Online: 05 de Junho de 2013, 11:35:26
O tempo de recarga depende obviamente da capacidade das pilhas e da saída do carregador. Um carregador de 200mA/h vai levar umas 10 horas para carregar uma pilha de 2000Ma como as Eneloop.

Eu uso um Soshine do DX. Minha unidade é boa, controla cada pilha separadamente, proteção contra aquecimento, etc...  Mas não recomendo mais porque sairam vários lotes com problema. Além disso, é um carregador rápido, 1000 mA/h para duas pilhas e mais de 500 mA/h para 4 pilhas. Carrega um jogo de 4 pilhas totalmente esgotadas em umas 4 horas. Como nunca deixo as pilhas acabarem totalmente - obedecendo a teoria que este tipo de pilha nunca deve ficar abaixo de 10% ou 20% de carga -, normalmente carrego um jogo em menos de 2 horas. Para meu uso, que é baixo, mesmo que a vida útil da pilha diminua um pouco, minha estimativa é que ainda tenho pilhas para quase uns 10 anos :)

Se o uso for mais frequente,  o ideal é um carregador tipo La Crosse ou Powerex, com controle de potência de saída. Assim, se vc tiver tempo seleciona uma potência mais baixa para prolongar a vida das pilhas. Se for uma urgência, faz uma "quick charge".

Quanto à tarifação, só se der muito azar ou se comprar em grande quantidade. Normalmente estes pacotes pequenos passam batido. Eu aboli totalmente as pilhas "descartáveis", seja nos brinquedos da minha filha, controles remotos ou, obviamente, flash's.  Devo ter uns 10 jogos de pilhas AA e mais outro tanto de AAA da Sanyo Eneloop e Eneloop XX e GsYuasa Enitime. Nunca fui taxado em nenhum deles.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #19 Online: 05 de Junho de 2013, 11:38:11
Bom, se é original eu não sei... Mas que duram muito, isso posso afirmar que sim!!! As minhas duram cerca de 300 disparos de flash cada pack.

300 disparos de flash é muito pouco, a não ser que vc esteja usando flash full o tempo todo. Nunca medi as Eneloop, mas as Enitime já fizeram mais de 800 disparos no 430EX e voltaram para casa com carga ainda.

« Última modificação: 05 de Junho de 2013, 11:39:48 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #20 Online: 05 de Junho de 2013, 11:44:14
...
 Como nunca deixo as pilhas acabarem totalmente - obedecendo a teoria que este tipo de pilha nunca deve ficar abaixo de 10% ou 20% de carga (...)


Nossa, não sabia disso. Pensei que o ideal era exatamente o contrário, deixar descarregar tudo pra não dar nenhum efeito memória ou algo do gênero.
Aprendi mais algo hj.  :D


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 05 de Junho de 2013, 11:49:22
Citar
Fico meio assim de comprar esse tipo de coisa no DX. 

Estou pensando em comprar um desse La Crosse ou um Nitecore citados aqui. Alguém sabe a diferença básica entre eles, ou eles executam as mesmas funções?

la crosse tem umas funções a mais, e carga de carregamento mais baixa.

Citar
O tempo de recarga depende obviamente da capacidade das pilhas e da saída do carregador. Um carregador de 200mA/h vai levar umas 10 horas para carregar uma pilha de 2000Ma como as Eneloop.

Uma vez v uma formula para calcular o tempo q era  1.5 x (carga da bateria) / output current do carregador. Não sei da onde sai esse 1.5 talvez seja dissipação, mas no meu a conta funciona, as eneloop de 1900mA demora umas 6hr e meia mais ou menos.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #22 Online: 05 de Junho de 2013, 12:01:05
Nossa, não sabia disso. Pensei que o ideal era exatamente o contrário, deixar descarregar tudo pra não dar nenhum efeito memória ou algo do gênero.
Aprendi mais algo hj.  :D

Helena, como eu disse é teoria... Já vi gente falando as mais diversas coisas, mas algumas coisas são fato. As pilhas modernas não tem efeito memória, e se vc deixar uma pilha ou bateria completamente descarregada por muito tempo, não vai mais conseguir carregá-la. Esta foi uma das coisas que aprendi da pior forma  :D   Aliás, dizem que as pilhas e baterias modernas tem um circuito de proteção que corta a carga antes delas zerarem por completo, para minimizar este problema. Mas de nada adianta se elas ficarem muito tempo sem serem recarregadas.

Uma vez v uma formula para calcular o tempo q era  1.5 x (carga da bateria) / output current do carregador. Não sei da onde sai esse 1.5 talvez seja dissipação, mas no meu a conta funciona, as eneloop de 1900mA demora umas 6hr e meia mais ou menos.

Deve ser dissipação ou perda. Se não me engano, os carregadores Sony antigos, levavam algo em torno de 7 horas para carregar as pilhas antigas de 2500mA
« Última modificação: 05 de Junho de 2013, 12:04:08 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460