Autor Tópico: Dúvidas sobre sistema ETTL II, Cfn 14, etc...  (Lida 1587 vezes)

Egon

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 07 de Julho de 2006, 23:39:54
Tenho feito vários testes com minha 30D, 1 flash 580 e outro 430 (slave) visando a melhor exposição possível e lido muito sobre o assunto em vários fóruns e matérias na internet.
O uso do FEL no rosto (ou local onde vc deseja a exposição correta) é maravilhoso, mas em grupos posados fica difícil vc disparar um pré flash sem que as pessoas saiam da posição logo em seguida.
Tenho uma série de dúvidas sobre o sistema ETTL II e seus modos de uso e vou colocá-las aqui para debate:

- Qual a diferença entre a Cfn 14 em evaluative ou average?? Qual vcs preferem e em que ocasiões é melhor o uso de cada uma delas??

- O modo que for escolhido como medição do flash na Cfn 14 vai sobrepor o método escolhido para o "metering mode" (evaluative, partial, spot, center average)?? Esse mesmo "metering mode" já leva em consideração o uso do flash ou é apenas uma medição para condição de luz natural??

- Se eu focar o rosto de alguém com o ponto AF central (no modo ONE SHOT), usando o spot metering e depois recompor o quadro eu consigo o mesmo efeito do FEL ou só será levado em consideração o AE lock no momento do clique?? Pelo menos eu, dessa forma, não tenho conseguido os mesmos resultados do FEL pois suponho que a medição do flash é feita posterior ao "AF lock" quando o quadro é recomposto e a foto é tirada.

- Há alguma maneira de eu conseguir a exposição correta do flash para o objeto principal no mesmo momento em que eu aperto o disparador meia-pressão para obter o foco (sem ser pelo FEL que exige o uso de mais um botão)?? Seria mais conveniente eu abandonar o sistema de focar e recompor o quadro, deixando o ponto AF na seleção automática e assim conseguindo uma exposição mais correta para o assunto principal??

-A Cfn 04 interfere no momento do AE lock mas, até que ponto, esse momento que trava a exposição já tem a ver com o uso do sistema ETTL II e do flash??

Desculpem minha inexperiênica e quantidade de perguntas, mas acho que são questões um pouco complicadas e que causam dúvidas inclusive nos fóruns estrangeiros...Ficaria muito agradecido se puderem me ajudar nessas questões essenciais para quem fotografa eventos.

Um grande abraço!!!