Autor Tópico: Canon Powershot S2 Is  (Lida 4438 vezes)

aline.wrencher

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 02 de Maio de 2013, 19:45:38
Queridos, sou nova no fórum e, já de antemão, peço desculpas se estiver infringindo alguma regra que me tenha passado despercebida.

Estou quase comprando uma Canon Powershot S2 Is por apenas R$ 250,00.

A oportunidade me surgiu, estou com muita vontade de comprar porque minha câmera atual é uma ridícula GE compacta. Quero fazer um upgrade. Lí pela internet que é uma excelente câmera. Li muitos eolgios e tal. Mas gostaria de saber de vcs que realmente conhecem: Será que vale a pena?
Quero colocar em prática o pouco que aprendi sobre abertura do diafragma e velocidade do obturador, foco manual, etc.

Ela é de 3.2 MP e isso não me chamou muita atenção porque vou imprimir fotos (quando imprimir) de tamanho máximo de uma folha A4. Mas eventualmente sei que vou precisar pra tirar fotos para banners (1,5 x 1m)
Acho que é pouco né? Será que comprometerá as fotos?


Agradeço muito a quem puder me ajudar.

Abraços!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2013, 21:13:00
eu particularmente não pagaria 250 numa câmera de quase 10 anos atrás.
Deve estar bem no final da vida útil dela.


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2013, 21:17:12
Olá...

Estava olhando a Canon Powershot S2 no DP Review e ela é de 5 Mpixels; a de 3.2 MP é a S1.

Não sei se a impressão em banner tão grande vai ficar legal, vamos ver se alguém que tem mais conhecimento sobre impressão em grandes mídias pode te dizer se fica bom com os 5 Mpixels.

E concordo com a Helena, a câmera é muito antiga.

Abcs.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2013, 21:20:10
Acho que por esse valor é difícil achar algo melhor, até porque a Powershot S2 tem zoom de 12x e visor óptico. Porém seus 5 megapixels certamente são insuficientes para ser fazer um banner, e se você considerar que é uma câmera já com oito anos, R$ 250 pode não ser tão barato assim.
« Última modificação: 02 de Maio de 2013, 21:21:10 por Sunriser »


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2013, 21:34:35
Pelo que pude ver no dpreview, essa câmera tem algumas coisas interessantes, lente USM, funções manuais, lcd móvel... Porém o lcd é bem pequeno, apenas 1,8", apenas 5mp, utiliza 4 pilhas AA (vai precisar de carregador e um jogo reserva, além do peso alto pra uma compacta). Nesse mesmo preço teria por exemplo a Sony W630:  http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-476328236-cmera-digital-sony-cyber-shot-dsc-w630-161mp-zoom-5x-hd-_JM

Realmente é uma questão pra se estudar  :ok:


aline.wrencher

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #5 Online: 02 de Maio de 2013, 21:35:34
Obrigada, pessoal! É...realmente é um modelo bem antigo.

E a Canon Powershot Sx110is?? Também é antigo, mas valeria mais a pena? (no mesmo valor)

Ps. Eu quero uma com controle manual pra eu treinar e aprender a usar.
« Última modificação: 02 de Maio de 2013, 21:43:14 por aline.wrencher »


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #6 Online: 02 de Maio de 2013, 21:50:24
É um modelo 3 anos mais novo, com 9 Mpixels, bom zoom (10x), tem controles manuais, LCD 3", opera com 2 pilhas AA, sem dúvida melhor que a Powershot S2.

Abcs.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Maio de 2013, 23:24:56
Já brinquei muito com uma S2 IS (na época dela). Era uma câmera bem versátil. O LCD móvel e o macro de 0cm (dava para encostar na lente) eram divertidos, sem contar os controles manuais...

Tenho uma SX100 que é a antecessora da SX110. Confesso que seriam semelhantes em termo de funções, então se for "just for fun" e se tamanho não faz diferença, eu não teria medo de pegar uma S2 IS por R$250...

Na minha opnião as vantagens da SX110:
- Tamanho (menor)
- Dial que é melhor do que trabalhar com setinhas
- Na SX100 tem o modo de vizualização de corte 3:2 (proporção da 10x15), acho muito bom porque gosto de trabalhar com este formato.
- Maior resolução (não é um fator decisivo para mim)


Desvantagens:
- Duas pilhas = demora absurda da recarga do flash quando a pilha está fraca (pode demorar até quase 10s entre uma foto e outra)


Vantagens da S2 IS:
- Preço (neste caso)
- Em tele além do alcance maior, a lente é mais clara (f3.5 em 432mm e a SX110 é f4.3 em 360mm)
- Maior potência do flash (e tempo de reciclagem menor). Acho que dá para regular o flash em primeira ou segunda cortina, isso é ótimo
- Timelapse (não sei se tem alguma limitação de quantidade de fotos)

Desvatnagens:
- Tamanho
- LCD pequeno (mas o fato de ser móvel é uma vantagem)
- Tecnologia defasada, acho que um Samsung S4 ou um Iphone 4s ou 5 tem qualidade melhor no ISO alto, sem falar que vai apenas até ISO 400 (o ISO 800 da SX100 era bem ruim, mas em uma situação emergencial dava para usar)


Falaram sobre a W630... fuja dela, comprei para minha mãe porque ela queria algo portátil e bonitinho, mas a qualidade é bem ruim. Fotos totalmente lavadas, menu bizarro da Sony e sem controles manuais...

Falta só ver se existe SHDK para a S2 Is também, é um firmware "alternativo" que dá para instalar na câmera para conseguir habilitar algumas funções. Na época instalei na SX100 e conseguia filmar utlizando o zoom óptico, fechar o diafragma até f22 se não me engano, conseguir longas exposições até 60s (mas ficava com vários hot pixels), fotografar em RAW e monitorar a bateria em porcentagem... tinha outra penca de coisas, mas nem me lembro rs


aline.wrencher

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2013, 08:55:48
É... Acho que vou comprar a SX110 mesmo... Por R$ 220,00. Está bom o preço, né? A S2 me chamou a atenção, mas a que está sendo ofertada é a S1 (estava errado no anúncio) e a quantidade de MP me impediria de fazer fotos para banners ou posteres (e isso com certeza farei, pq meu esposo trabalha com isso).

Sou leiga no mundo da fotografia, mas minha intenção é aprender. Colocar em prática o pouquinho que sei na teoria.

Obrigada pelas orientações e opiniões.  :ok:

Abçs,
Aline


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2013, 13:51:49
O problema é que você diz que eventualmente vai imprimir banner, nesse caso precisa de resoluções mais altas. Em uma compacta acho que precisaria de 8MP no mínimo. Então vai de SX110 mesmo.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


aline.wrencher

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #10 Online: 09 de Maio de 2013, 15:07:48
Oi gente!

Acabei comprando a Canon sx110 mesmo. Acho que foi uma boa aquisição. Tô apanhando um pouquinho, afinal é minha primeira câmera bridge, mas eu chego lá...Eheheh!

Só tem uma coisa que está me irritanto e "encasquetando": não consigo tirar a famigerada data das fotos. Já fucei tudo na internet, li o manual e cabo a rabo e nada... Será que alguém aqui poderia me ajudar? Acho um horror aquela data na foto! Estraga tudo!

Obrigada queridos.

Abçs,

Aline Wrencher


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #11 Online: 09 de Maio de 2013, 15:23:33
Tenho certeza que não leu o manual todo ou leu muito rápido e não prestou atenção, pois essa função é sempre destacada nos manuais da Canon. A dica que dou é: ao comprar uma câmera, leia todo o manual com a câmera ao lado e vá reproduzindo na sua câmera todas as funções citadas pelo manual. É chato? É, mas é a única forma de conhecer seu equipamento. Isso é obrigatório. Depois repita novamente a operação, se necessário.

Normalmente, nas compactas Canon, o modo de impressão de data e hora está disponível apenas em um único tamanho de foto então é só acessar a função de seleção de resolução, tem vários modos lá: L, M1, M2, M3, S e um com uma paisagem desenhada que representa a resolução de 2MP, é só tirar desta resolução e usar qualquer outra que irá sumir a data e hora.
« Última modificação: 09 de Maio de 2013, 15:24:32 por Foto Fácil »
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


aline.wrencher

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #12 Online: 09 de Maio de 2013, 15:28:47
Só há no manual como acertar a data e a hora. Não há nada dizendo como não marcar as fotos com data e hora.

Realmente não achei essa informação.



Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #13 Online: 09 de Maio de 2013, 15:33:29
Sim, tem essa informação logo nas primeiras páginas e em destaque, não é algo escondido. Depois dá uma olhadinha com mais calma que irá encontrar, os manuais da Canon seguem um padrão e a ordem é quase sempre a mesma, essa função de incoroporar data e hora vem sempre antes das funções de foto e vídeo. Se olhar com calma, encontra.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #14 Online: 09 de Maio de 2013, 15:39:08
Aline,

Acho que a data aparece na configuração que vem depois da Small (S) nos tamanhos e resoluções:

Pág. 22


Pág. 23



Acredito que em outras configurações de imagem, a data não aparece, pelo menos não achei no manual
nada com relação a tirar essa data - vc já tinha procurado e não encontrado tbm.

Na página 70 tem todas as configurações possíveis de imagem e parece que com 2M, após a "S", a data sempre aparece:



Abcs.


Em tempo: o FotoFácil já tinha te respondido e acabei postando depois... pois enquanto elaborava a resposta ele postou  :assobi:
« Última modificação: 09 de Maio de 2013, 15:40:37 por alexandreranieri »

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________