Autor Tópico: Para reflexão dos usuários do Mundo Fotográfico  (Lida 7240 vezes)

mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #15 Online: 03 de Maio de 2013, 11:28:21
Me desculpe a sinceridade, mas isso jah foi dito aqui e ficou meio nas entrelinhas. A galera tecnica dah dicas mais concretas e eh mais solicita. A galera q manja mais de composiçao e de arte fotografica nao se sente muito a vontade de ajudar. Pode ser que "esconda o ouro" ou mera preguiça de escrever. Nao vou julgar mas contra estatisticas, eh dificil contra-argumentar. Sem falar de topicos de cunho "gear", "maquinario" ou "hardware" eh feita na sessao Arte Fotografica e ao inves da galera dizer q tah no lugar errado, ajuda, contribuindo com o erro do forista q iniciou o topico.

Quantas pessoas apareceram pra dizer q minhas fotos da garagem de um shopping eram ruins? Mas quantas, efetivamente, me deram dicas de como melhorar? Que eu me lembre, Spiderman, Aria e...nao me lembro de mais niguem!!!! Só retornando ao topico...

Onde quero chegar? Escrevo 4 paragrafos explicando pq uma 70-300mm VR eh melhor q uma 55-300mm VR. Quando posto algo na Galeria ou Arte Fotografica, poucos fazem isso por mim! Nao quero ser injusto com quem me dah otimas dicas por lah, mas "fotos tecnicamente e artisticamente ruins" nao eh lah de grande ajuda pra quem quer uma opiniao.

Se a longo prazo, vc pede ajuda e ela vem a conta-gotas, vc acaba desistindo de criar novos topicos posteriormente. Isso nao eh dificil de perceber...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #16 Online: 03 de Maio de 2013, 11:51:42
Minha singela participação:
a. Concordo com o Hyde que somos falhos em não passar pela seção Arte Fotográfica (me incluo nessa).
b. Concordo com o Mad em muitos pontos, realmente acho que na seção de Arte Fotográfica poderia ter as coisas de forma mais didática, mesmo sabendo que é um assunto mais complicado de ser passado e explicado do que equipamento.
c. Achei o gráfico muito bacana, concordo com algumas coisas ali outras não mas é bem interessante. Eu acho que foi feito por um Engenheiro.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #17 Online: 03 de Maio de 2013, 12:05:57
Concordo, mas em parte. O universo de assuntos abrangidos pelo "papo furado" é muito maior, natural que tenha maior visualização e participação. Porém concordo com a falta de "interesse" nos assuntos de "arte".

E concordo também com Mad quanto à diferença do nível dos cometários da área técnica com a galeria, por exemplo. Muito fácil dizer gostei/não gostei, mas poucos explicam os motivos.  Porém tem um outro fator. Não manjo muito, não sou profissional, mas com o pouco que sei, que aprendi praticando, estudando e fazendo cursos, eu comentava (às vezes ainda o faço), mas percebi um certo ar de "quem é esse cara pra falar da minha foto?" Entende?

Só mais uma coisa... esse "desvirtuamento" é natural dos grupos. Se ficar muito rígido vai trazer o problema oposto, como por exemplo o tópico que a galera fala sobre o Digifórum. Organização e disciplina nota 10, mas prazer em participar 3,5  :hysterical:

Hoje qualquer grupo de internet, seja de que assunto for, tende a se inclinar pro lado "rede social", não tem muita saída...



Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #18 Online: 03 de Maio de 2013, 12:08:51
Eu sou a favor de cada um buscar aquilo que tem interesse, se o forum abre todos esses espaços, cada um se encaixa naquele que mais lhe convem.
Acho que cobrar que determinado usuario entre e comente mais em determinada sala é ridiculo.
Nao acho o MF um forum com GRANDE teor tecnico, e isso quem pode mudar é quem entende do assunto!!! Eu nao seria essa pessoa!!
Ja tentei frequentar a sala de Arte e nao vejo muita coisa boa. Raramente passo por la, quando dou uma olhada dificilmente encontro algo muito bom.
Enfim, concordo com uma das pessoas q comentaram ai pra tras... essa atitude deve vir de quem tem um bom conhecimento!!!
Eu nao sou fan de muito bla bla bla, discussoes pra mostrar quem sabe mais e fala mais dificil!!!
O campo de pesquisa do forum é uma droga, sempre que preciso de informações tecnicas vou pra outro forum, porque sera?
Nos oferecemos aquilo que temos, buscamos aquilo q nos interessa, se o MF é visto como um ambiente mais social, é o proprios membros que promovem.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #19 Online: 03 de Maio de 2013, 12:47:55
Eu sou a favor de cada um buscar aquilo que tem interesse, se o forum abre todos esses espaços, cada um se encaixa naquele que mais lhe convem.
Acho que cobrar que determinado usuario entre e comente mais em determinada sala é ridiculo.
Nao acho o MF um forum com GRANDE teor tecnico, e isso quem pode mudar é quem entende do assunto!!! Eu nao seria essa pessoa!!
Ja tentei frequentar a sala de Arte e nao vejo muita coisa boa. Raramente passo por la, quando dou uma olhada dificilmente encontro algo muito bom.
Enfim, concordo com uma das pessoas q comentaram ai pra tras... essa atitude deve vir de quem tem um bom conhecimento!!!
Eu nao sou fan de muito bla bla bla, discussoes pra mostrar quem sabe mais e fala mais dificil!!!
O campo de pesquisa do forum é uma droga, sempre que preciso de informações tecnicas vou pra outro forum, porque sera?
Nos oferecemos aquilo que temos, buscamos aquilo q nos interessa, se o MF é visto como um ambiente mais social, é o proprios membros que promovem.
Thaís, muito bacana as suas observações. Negritei aquilo que acho mais interessante.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #20 Online: 03 de Maio de 2013, 12:57:06
Concordo bastante com a Tha, acho que cobrar uma participação maior em determinada sala não é algo muito efetivo.

Eu nunca entro por salas, sempre uso a opção de "Ver os Tópicos não lidos desde a última visita", então mal sei em que sala estou. Mas olhando agora na Arte Fotográfica, tem poucos tópicos de meu interesse. E, pelas minhas estatísticas, participo bem mais do Papo Furado do que da Arte Fotográfica...

Mas eu acho também frustrante a falta de interesse geral em alguns assuntos bacanas. Por algumas vezes eu participei de tópicos que pareciam muito interesantes e até importantes, mas que de um dia pro outro simplesmente não tiveram mais participação alguma. Realmente dá até certo desânimo de tentar participar de outros. Eu sou um cara que gosto de falar muito, e tenho grande prazer em ajudar as pessoas, principalmente nas questões técnicas. Mas isso demanda um tempo e energia que muitas vezes eu não estou disposto, já pensando que em algumas horas o tópico vai morrer e cair...

Mas não vejo muita saída não. Cobrar participação das pessoas em um primeiro momento parece até funcionar. Mas olha só quem respondeu aqui nesse tópico. Basicamente são as pessoas que já participam bastante da Arte Fotográfica. Quem não tem esse perfil, acho que nem mesmo se dará ao trabalho de ler esse tópico. E não me surpreenderei se daqui a 1 ou 2 dias esse tópico já tenha sido esquecido...

Abraços


Carrieri

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é escrever poesias com luzes.
    • Click - Ateliê Fotográfico
Resposta #21 Online: 03 de Maio de 2013, 13:04:11
É fácil entender. Quando alguém posta uma foto boa, alguns foristas elogiam e ponto. Quando alguém posta alguma foto ruim, pouquíssimos foristas ajudam, COM INFORMAÇÕES TÉCNICAS, de como melhorar a foto. Acho que, neste fórum de fotografia, deveria ser obrigado em postar, junto com a foto, o exif da mesma. Assim, os foristas mais experimentados, poderiam opinar (tanto na foto ruim como na foto boa) técnicas para ampliar os conhecimentos de todos. Garanto que explicações técnicas, baseado em literatura (e não meramente achismo), iria gerar maior interesse dos foristas. Se alguém daqui se acha muito bom, a ponto de não querer dividir seu conhecimento, que vá embora do site, pois aqui só terá porcaria para você.


               Nikon D600 + 24/70 F 2.8 + 70/200 F 2.8 + SB910


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #22 Online: 03 de Maio de 2013, 13:06:47
Concordo com a maioria das observações citadas por aqui...

    Que eu me lembre, nunca postei nada aqui que não fosse relacionado com fotografia, e quando postei na sala "Papo Furado" também foi algo relacionado mesmo que indiretamente, como um seriado sobre o assunto ou algo assim.
Depois do meu vício extremo na fotografia eu não tenho muito interesse em discutir outro tipo de coisa (com algumas exceções obviamente), por isso acho que não me encaixo nesse perfil de entrar em fórum de assunto X pra falar de assunto Y.

Agora resta botar tudo em prática né :ok:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #23 Online: 03 de Maio de 2013, 13:08:36
Concordo bastante com a Tha, acho que cobrar uma participação maior em determinada sala não é algo muito efetivo.

Eu nunca entro por salas, sempre uso a opção de "Ver os Tópicos não lidos desde a última visita", então mal sei em que sala estou. Mas olhando agora na Arte Fotográfica, tem poucos tópicos de meu interesse. E, pelas minhas estatísticas, participo bem mais do Papo Furado do que da Arte Fotográfica...
+1
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #24 Online: 03 de Maio de 2013, 13:32:52
Eu sou a favor de cada um buscar aquilo que tem interesse, se o forum abre todos esses espaços, cada um se encaixa naquele que mais lhe convem.

A Thais resumiu nessa frase tudo o que penso sobre esse assunto.

Não dá pra forçar participação das pessoas em salas onde não vão se sentir à vontade, vão se achar excluídas - até mesmo por serem iniciantes. Ou mesmo não sendo iniciantes, não têm o conhecimento técnico/artístico para comentar ou alimentar uma discussão. Eu várias vezes observei tópicos, sem opinar, pois não tinha o que falar. E neles aprendi muito.

Eu procuro evitar postar em tópicos polêmicos... assisto de fora, sou como o Rafael, prefiro comentar os tópicos voltados para a fotografia, mas claro que dá pra descontrair e postar algo no Papo Furado ou dar minha opinião sobre outro assunto fora da fotografia.

Vendo os tópicos antigos, a Arte Fotográfica já gerou discussões longas e tão acaloradas quanto das salas de Papo Furado; a postagem que o Mad se referiu, das fotos do estacionamento, gerou discussão sobre o que é street ou não e acho que passou de 10 páginas e já vi discussões bem longas em outros tópicos.

E como o Rafael falou, vamos é botar em prática!


- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #25 Online: 03 de Maio de 2013, 13:33:19
Então postei algumas coisas em Arte fotográfica mas meus 2 tópicos foram movidos para Papo furado deve ter sido pq so postei o link do vídeo pra galera ver e falar o que achou, não disse nada, então so posto no papo furado e se vc for ver todos meus tópicos estão relacionados a fotografia de alguma forma ou de outra 3 tópicos novos foram meus 2 falando e 1 não


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #26 Online: 03 de Maio de 2013, 13:36:44
+1 na linha "Eu nunca entro por salas, sempre uso a opção de "Ver os Tópicos não lidos desde a última visita", então mal sei em que sala estou. "

Como participante veterano de outros fóruns, acho normal essa fase. Muitos fóruns passam por isso. As vezes em ciclos normais, outros por eventos externos(aqui cito  alguns fóruns automotivos que frequento, que toda vez que sai um velozes e furiosos novos é uma ONDA de novos usuários).

Pessoalmente, aprecio mais a parte técnica e artística aqui, estou aprendendo e acho fantastico os HowTos, alguns de 2008...2009(parte ruim são as imagens quebradas  :no:)

Para os veteranos, não é uma fase só?
Canon R6 + 35 + 50 + 135


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #27 Online: 03 de Maio de 2013, 13:39:50
e outra evito postar no Arte fotográfica porque cada dia mais eu Penso nessa frase "Só sei que nada sei!" - Sócrates
Sócrates chegou a conclusão que a sabedoria ultrapassa nossos limites e não temos como percebê-la na sua totalidade. O verdadeiro sábio é aquele que se coloca na posição de eterno aprendiz! Segue ai uma dica! talvez assim podemos crescer!  :ponder: ;)


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #28 Online: 03 de Maio de 2013, 13:44:19
e outra evito postar no Arte fotográfica porque cada dia mais eu Penso nessa frase "Só sei que nada sei!" - Sócrates
Sócrates chegou a conclusão que a sabedoria ultrapassa nossos limites e não temos como percebê-la na sua totalidade. O verdadeiro sábio é aquele que se coloca na posição de eterno aprendiz! Segue ai uma dica! talvez assim podemos crescer!  :ponder: ;)

Penso dessa forma... Sou um eterno aprendiz!
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 03 de Maio de 2013, 14:45:00
A Thais resumiu nessa frase tudo o que penso sobre esse assunto.

Não dá pra forçar participação das pessoas em salas onde não vão se sentir à vontade, vão se achar excluídas - até mesmo por serem iniciantes. Ou mesmo não sendo iniciantes, não têm o conhecimento técnico/artístico para comentar ou alimentar uma discussão. Eu várias vezes observei tópicos, sem opinar, pois não tinha o que falar. E neles aprendi muito.

Eu procuro evitar postar em tópicos polêmicos... assisto de fora, sou como o Rafael, prefiro comentar os tópicos voltados para a fotografia, mas claro que dá pra descontrair e postar algo no Papo Furado ou dar minha opinião sobre outro assunto fora da fotografia.

Vendo os tópicos antigos, a Arte Fotográfica já gerou discussões longas e tão acaloradas quanto das salas de Papo Furado; a postagem que o Mad se referiu, das fotos do estacionamento, gerou discussão sobre o que é street ou não e acho que passou de 10 páginas e já vi discussões bem longas em outros tópicos.

E como o Rafael falou, vamos é botar em prática!

Bem, acho-me no dever de dar também minha opinião sobre a colocação do Hyde, na medida em que podem haver visões distintas sobre um mesmo tema. Tanto que neste tópico, em poucas opiniões, podemos perceber que uma parte concorda plenamente, outra concorda parcialmente e uma terceira discorda.

Me considero aprendiz em quase tudo e normalmente gasto 90% do tempo que estou aqui, lendo. Seja por não ter o conhecimento que entendo como mínimo desejável para opiniar, seja por não me sentir estimulado a perguntar e ouvir respostas atravessadas do tipo: pô, este cara não entende nada ou então: vá ler o manual. Muito embora eu tenha visto alguns que entendem apenas um pouco, mas se achando os "experts", mas esta é outra história.

Talvez por isto o tema que envolveu política "pegou fogo", ou seja, todo mundo acha que entende um pouco, sem falar que o assunto tambem envolve ideologias, o que o torna estimulante por natureza.

Faço estes comentários colocando como citação o post do Alexandre por algumas razões: a primeira é que concordo com o que ele diz, assim como com o que a Thais disse, citado por ele. Concordo também com o dito pelo Mad.

Por entender que não poderei levar minha DSLR pra cima e pra baixo como eu gostaria, resolvi comprar uma boa compacta, para usar nos lugares que a DSLR se tornará um trambolho. Estive lá nas compactas e as respostas que recebi do Fernandez e Alexandre foram as melhores possíveis. Objetivas, claras, diretas e efetivamente respondendo minhas dúvidas. Em 2 ou 3 dias amadureci e decidi o que comprar. Esta "hospitalidade" não me parece ser tão presente em outros ambientes e como já vimos por aqui, quando apareceu um iniciante que acabou de comprar um D800, perguntando qualquer coisa sobre o equipamento, o cara só levou respostas curtas, mal educadas, ironicas, etc, como se o cara que é iniciante fosse obrigado a ter que começar com uma 3100 ou algo semelhante. Estou certo que este forista não ficou muito feliz com a recepção que teve. Totalmente diferente da minha experiencia lá nas compactas, onde Helena, Alexandre e Fernandez mataram a pau e resolveram meu problema por completo, assim como percebo têm feito com os outros que por lá aparecem.

No lado oposto, há algumas semanas postei um tópico lá na turma das Canons, pois tenho uma D7000 e um amigo que estaria viajando resolveu comprar uma "semelhante", mas Canon. Como eu não entendo ainda muita coisa, e como não havia tempo hábil para pesquisar muito, achei que o mais simples seria perguntar aos amigos do forum, qual seria a Canon similar à D7000, para poder informar meu amigo o que ele deveria comprar. Imediatamente apareceu um moderador, trancou o tópico dizendo que bastava eu procurar no forum que iria ter minha dúvida respondida e ponto final. Pra falar pouco, uma grosseria desnecessária. O tempo que ele gastou pra me dizer isto, ele teria gasto me dizendo: é a maquina xpto. Simples assim.

Não quero parecer deselegante com algum membro, mas me parece que os que entendem de verdade e que poderiam dar sugestões embasadas, não têm tempo nem disposição pra isto e portanto o forum acaba ficando nas mãos dos "metidos a".
Claro que há quem conheça e tenta ajudar, ou seja, nem todos fazem parte do grupo dos "metidos a", mas de um modo geral não é isto o que sinto por aqui, como se "moderar" fosse mais importante do que ajudar.

Enfim, como resumo poderia dizer que o fórum é muito bacana mas sempre é possível melhorar. Devemos sempre nos fazer aquela pergunta: isto é o melhor que você consegue fazer?

Abs
« Última modificação: 03 de Maio de 2013, 14:52:09 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!