Autor Tópico: Para reflexão dos usuários do Mundo Fotográfico  (Lida 7226 vezes)

sylvio pascolato

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 03 de Maio de 2013, 15:09:38
Pegando a mesma linha do Mad, teve um topico sobre o concurso da Sony, alguns defenderam quem posta fotos aqui elogiando e outros ja disseram que aqui o nivel é baixo, elogiando as fotos ganhadoras do concurso.
Em cima disso, deixei la uma pergunta para quem entende e defende, explicar como são eleita as fotos e como é o criterio dos juizes de escolher uma foto totalmente sem foco como ganhadora.
Nao tive uma resposta, nao tive uma explicação doporque é assim. Se vc sabe e critica tem que ter argumentos, no minimo plausiveis.
É a mesma situação da minha lente 18-135, todo mundo fala mal dela e questiono o cidadão: vc ja teve? me mostra umas fotos feitas com ela... nao nunca tive! powww perai, se baseia por preview de site, diz-que-me-diz e por ai vai. Tudo bem, nao é aquela lente, dai falar que não presta! Muitas vezes a lente é para uso familiar, fim de semana e tal e o cara recebe um pedrada dessa...
Acho que precisa só um pouco de paciencia e de boa vontade, se vc entra num debate,  ja tem a teoria, a tecnica e a pratica, poderia ajudar no caminho das pedras, nao precisa fazer tudo tb para o cara, mas algumas dicas uteis.
Tempos atras teve uma discussão dessa relacionada ao topico manuais em digitais, melhorou um pouco o pessoal participa mais, vamos ver se com esse debate o arte fotografica da up.


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #31 Online: 03 de Maio de 2013, 16:19:17
Eu sou a favor de cada um buscar aquilo que tem interesse, se o forum abre todos esses espaços, cada um se encaixa naquele que mais lhe convem.
Acho que cobrar que determinado usuario entre e comente mais em determinada sala é ridiculo.
Nao acho o MF um forum com GRANDE teor tecnico, e isso quem pode mudar é quem entende do assunto!!! Eu nao seria essa pessoa!!
Ja tentei frequentar a sala de Arte e nao vejo muita coisa boa. Raramente passo por la, quando dou uma olhada dificilmente encontro algo muito bom.
Enfim, concordo com uma das pessoas q comentaram ai pra tras... essa atitude deve vir de quem tem um bom conhecimento!!!
Eu nao sou fan de muito bla bla bla, discussoes pra mostrar quem sabe mais e fala mais dificil!!!
O campo de pesquisa do forum é uma droga, sempre que preciso de informações tecnicas vou pra outro forum, porque sera?
Nos oferecemos aquilo que temos, buscamos aquilo q nos interessa, se o MF é visto como um ambiente mais social, é o proprios membros que promovem.

Concordo em 100%. :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



sylvio pascolato

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 03 de Maio de 2013, 16:43:42
"O campo de pesquisa do forum é uma droga, sempre que preciso de informações tecnicas vou pra outro forum, porque sera?"

Todos os  foruns são assim, o htforum, o plus gsm, de aquarismo... acho que é algo relacionado ao motor de procura, como a base é tudo igual é assim mesmo.. Quando preciso achar algo, eu vou sr. google e coloco "430exII mundo fotografico" vem varias postagens so daqui.
Nao sei se tem um jeito melhor, mas desse jeito esta indo bem.

 


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #33 Online: 03 de Maio de 2013, 16:57:26
Pessoal,

EMHO todos os pontos de vista são válidos! De alguma maneira, todos estão com sua parcela de razão. Mas até agora, muito pouco eu li sobre como cada um pode agir para melhorar esse espaço que é de vocês também...
Sempre frequentei mais a Galeria, porque gosto de ver na prática o que pode ser feito e o que pode ser melhorado. Sempre que comentei alguma foto, comento não com intenção de parecer mais ou menos, comento simplesmente com a minha visão pessoal sobre o trabalho que é exposto. Por muitas vezes tive que entrar em argumentação, simplesmente porque quem postou a foto, não espera críticas como as que eu faço. Cada um tem seu critério, eu uso o meu e estou longe de ser o dono da razão.
Eu mesmo, quando posto minhas fotos, fomento a discussão de como a foto poderia estar melhor. Não coloco foto na Galeria, simplesmente para receber comentário de "bela foto" ou "parabéns". Coloco foto que eu penso que poderia estar melhor e que no momento do shot, eu não soube fazer.
O que o Hyde propõe é uma reflexão, onde cada um veja o que pode ser feito. Uma vez feita a reflexão, se cada um entender que não há nada que possa fazer, tudo bem, cada um contribui com aquilo que acha que pode oferecer e que se sente confortável para isso.
Não adianta só ficar descendo a lenha! O espaço é de cada um, portanto veja você, o que você pode fazer para melhorar o seu espaço. Não se trata de cobrar nada de participante algum. Trata-se de um convite a uma sincera reflexão, sobre o que cada um espera e pode oferecer ao MF.
Se depois de tudo isso, você ainda entender que o Forum é uma $#@#*, não se prenda a ele! Como eu li esses dias, a Porta de Saída esta tão aberta quando a de Entrada. Se aqui não esta bom, vá ser feliz em outro lugar. O que não faz sentido, é saber o esforço que existe para manter o MF no ar, o esforço que muitos Moderadores fazem para manter a casa em ordem para que cada um de vocês possam entrar e aproveitar o máximo que o MF pode oferecer e ainda assim, ouvir somente críticas.
Críticas são bem vindas, quando acompanhadas de sugestões plausíveis de solução. Criticar por criticar, não ajuda em nada.
Não esperem perfeição do MF e tampouco dos Moderadores! O MF é feito e mantido por humanos e os Moderadores também são todos humanos, que erram e acertam o tempo todo. As vezes erram mais, outras acertam mais, mas estão sempre dedicando tempo e paciência para manter o espaço que cada um visita e busca mais conhecimento!
Quer extrair mais do MF? Por favor, entregue mais ao MF!
Pesquisem antes de perguntar e se o sistema de pesquisas do MF é ruim. Perguntem no Google mesmo! Possivelmente, muitas das respostas que o Google trouxer, virão do MF! Mas façam algo! Não adianta ficar nervoso, porque os mais experientes, e já deixo claro que não sou um deles, não tem paciência para responder "Que Câmera é melhor para comprar com até R$ XXXX,xx?" Quem tem experiência, já respondeu isso pelo menos umas 100 vezes e ninguém pensa que o saco vai enchendo. O que acontece na maioria das vezes, é que a pessoa nem pesquisa, ou quando pesquisa, não se dá o trabalho de passar algumas páginas ou acessar vários tópicos para encontrar a resposta que procura.
A maioria não se dá o trabalho sequer de ler as regras das salas e depois se sentem injustiçados por terem sido moderados.

Particularmente, gosto muito do MF. Aprendi muito aqui e gostaria de ter mais tempo para colaborar com muita gente boa que eu vejo por aqui. Desde que me tornei Moderador, tenho me esforçado para melhorar o lugar e o pouco tempo que me sobra, tenho tentado dedicar a manter a casa em ordem, ainda que isso signifique trabalhar mais para o MF, do que propriamente usufruir dele.



Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #34 Online: 03 de Maio de 2013, 16:59:07
"O campo de pesquisa do forum é uma droga, sempre que preciso de informações tecnicas vou pra outro forum, porque sera?"

Todos os  foruns são assim, o htforum, o plus gsm, de aquarismo... acho que é algo relacionado ao motor de procura, como a base é tudo igual é assim mesmo.. Quando preciso achar algo, eu vou sr. google e coloco "430exII mundo fotografico" vem varias postagens so daqui.
Nao sei se tem um jeito melhor, mas desse jeito esta indo bem.
Sylvio,

Enquanto eu digitava, você comentou e eu nem tinha visto!  :ok:
Mas é isso mesmo... Quem quer encontrar informação, procura! E procurando com vontade, vai encontrar!

 :ok:


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #35 Online: 03 de Maio de 2013, 17:28:16
Sobre como pesquisar no fórum: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=73293.new#new

É uma ferramenta externa, mas funciona  :ok:


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #36 Online: 03 de Maio de 2013, 17:49:05
Sobre como pesquisar no fórum: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=73293.new#new

É uma ferramenta externa, mas funciona  :ok:

Ja fiz busca assim pelo google!!!
E como o Santana falou quem quer busca a informação, só nao vejo logica de ter um recurso desse se nao funciona!!!
Geralmente quando busco no google, encontro outras opções de conteudo muito mais consistentes, apenas nao frequento esses outros foruns, aqui é mais legalzinho!!!  :hysterical: :hysterical:

 :D


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #37 Online: 03 de Maio de 2013, 18:18:25
Ja fiz busca assim pelo google!!!
E como o Santana falou quem quer busca a informação, só nao vejo logica de ter um recurso desse se nao funciona!!!
Geralmente quando busco no google, encontro outras opções de conteudo muito mais consistentes, apenas nao frequento esses outros foruns, aqui é mais legalzinho!!!  :hysterical: :hysterical:

 :D

Não é uma questão de lógica, Thais!
O sistema de pesquisa existe, porém estamos falando de informática e estamos falando também em uma plataforma que já esta há muito tempo sobrecarregada e que para fazer qualquer mudança, demanda tempo e $$$. Vale a pena lembrar que o MF é totalmente gratuíto, isso dificulta tudo o que se pretende fazer.

Aqui é feito o melhor que se pode ser feito, com o que se tem nas mãos! Nem sempre é o ideal, mas esta muito longe de ser uma porcaria! Pior seria se não existisse!


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #38 Online: 03 de Maio de 2013, 18:30:58
Não é uma questão de lógica, Thais!
O sistema de pesquisa existe, porém estamos falando de informática e estamos falando também em uma plataforma que já esta há muito tempo sobrecarregada e que para fazer qualquer mudança, demanda tempo e $$$. Vale a pena lembrar que o MF é totalmente gratuíto, isso dificulta tudo o que se pretende fazer.

Aqui é feito o melhor que se pode ser feito, com o que se tem nas mãos! Nem sempre é o ideal, mas esta muito longe de ser uma porcaria! Pior seria se não existisse!

Ah Santana ... me desculpa!!! Mas não é porque nao se cobra que deve-se contentar com o que tem!!!
Se for necessario cobrar pra que seja melhor, porque nao??? Eu entendo perfeitamente as limitações de um serviço gratuito, porem eu ACHO que tenho o direito de falar o que penso a respeito, ate porque nao estou cobrando nada de ninguém.
Voces tem um problema serio com criticas, nao se pode fazer porque parece ofender OS MODERADORES!!!
Uma vez comentei com o portela que tinha vontade de me tornar moderadora e nunca ninguém falou comigo a respeito!!! Tudo bem ate ai, se querem fazer um super seleção interna entre voces, sem problemas, mas quem se dispõe a fazer esse trabalho, ja entra consciente do que é!!
Nao tenho nada contra ninguém aqui, ja ajudei, ja aprendi, brinquei, fiz amigos e pra mim é um lugar bacana de se frequentar mesmo com erros!!
Que a pesquisa é uma porcaria, isso é fato e ponto, a muito tempo busco através do google!!!


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #39 Online: 03 de Maio de 2013, 18:41:50
Ah Santana ... me desculpa!!! Mas não é porque nao se cobra que deve-se contentar com o que tem!!!
Se for necessario cobrar pra que seja melhor, porque nao??? Eu entendo perfeitamente as limitações de um serviço gratuito, porem eu ACHO que tenho o direito de falar o que penso a respeito, ate porque nao estou cobrando nada de ninguém.
Voces tem um problema serio com criticas, nao se pode fazer porque parece ofender OS MODERADORES!!!
Uma vez comentei com o portela que tinha vontade de me tornar moderadora e nunca ninguém falou comigo a respeito!!! Tudo bem ate ai, se querem fazer um super seleção interna entre voces, sem problemas, mas quem se dispõe a fazer esse trabalho, ja entra consciente do que é!!
Nao tenho nada contra ninguém aqui, ja ajudei, ja aprendi, brinquei, fiz amigos e pra mim é um lugar bacana de se frequentar mesmo com erros!!
Que a pesquisa é uma porcaria, isso é fato e ponto, a muito tempo busco através do google!!!

Thais,

Você tem todo direito de falar o que pensa. Assim como eu, porque antes de ser Moderador, sou um usuário como qualquer um! E não se trata de se contentar com o que tem, trata-se de buscar alternativas que te leve onde você quer ir.
Ao contrário do que você disse, seus comentários não me ofendem e também não acredito que ofendam qualquer outro Moderador. Eu nem te conheço. Você nem me conhece, como poderia me ofender? Além do mais, não estamos falando de mim e nem de você. Estamos falando de um espaço em comum que usamos e discutindo como podemos melhorar. Se você já usa o sistema de pesquisas do Google, legal! Aproveite para divulgar para os novatos, assim eles poderão ter acesso a mais informações de uma maneira mais fácil.
Eu gostaria muito que fosse feito um sistema de cobrança para o MF, mas essa não é a premissa do espaço e o dono do MF não sou eu. Acho difícil algo assim funcionar... Não é o perfil da maioria das pessoas que frequentam o MF. Acho até que teria muita gente que ajudaria, mas isso é com o Léo.

Sobre os critérios para escolha dos Moderadores, tire essa dúvida com o Léo também. Acho que ele tem mais condições de te esclarecer como funciona.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 03 de Maio de 2013, 18:44:11
Citar
Quem tem experiência, já respondeu isso pelo menos umas 100 vezes e ninguém pensa que o saco vai enchendo. O que acontece na maioria das vezes, é que a pessoa nem pesquisa, ou quando pesquisa, não se dá o trabalho de passar algumas páginas ou acessar vários tópicos para encontrar a resposta que procura.

Isso eh uma questão q acho bem chata mesmo, sou iniciante então tenho duvidas mais básicas mas muito raro não ter uma resposta no forum, quanto a equipamento mesmo é uma piada a cada pagina de tópico tem as mesma perguntas, o mais incrível é q as vezes na mesma pagina tem perguntas praticamente iguais não era necessário nem usar a pesquisa  :aua: :aua:

A pesquisa é meia boca mas da pra encontrar bastante coisa, tem q saber buscar as palavras chaves tbm, ha varias maneiras de se referir a um determinado assunto, o negócio eh cercar o ganso  :hysterical: :hysterical: uma hora encontra, se não souber procurar nem o google vai resolver, tem q pensar um pouco pq isso o pc não pode fazer por nós..
« Última modificação: 03 de Maio de 2013, 18:47:11 por Rafael.l »


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #41 Online: 03 de Maio de 2013, 18:50:57
Pegando a mesma linha do Mad, teve um topico sobre o concurso da Sony, alguns defenderam quem posta fotos aqui elogiando e outros ja disseram que aqui o nivel é baixo, elogiando as fotos ganhadoras do concurso.
Em cima disso, deixei la uma pergunta para quem entende e defende, explicar como são eleita as fotos e como é o criterio dos juizes de escolher uma foto totalmente sem foco como ganhadora.
Nao tive uma resposta, nao tive uma explicação doporque é assim. Se vc sabe e critica tem que ter argumentos, no minimo plausiveis.

Sylvio,

Eu participei desse tópico e discordo completamente. Fui inclusive um dos que demonstrou quais são os critérios pra avaliação de uma foto no trâmite do concurso - o da Sony e outros que se espera de um bom nível. Outros membros também informaram quais são os quesitos necessários e como é feita a avaliação. Ou você não leu, ou leu e não entendeu, ou leu ou não concorda, mas que isso estava lá, estava. Eu lí o tópico.

Concordo com muita coisa dita neste tópico e discordo completamente sobre outras. O que me desanima em ajudar é a mais completa incompetência crítica de alguns foristas querendo fazer pensar que tem alguma base pra tecer uma crítica pertinente sobre uma foto, a mais completa falta de respeito e total desconhecimento sobre quais os critérios que o fotógrafo usa na construção da imagem, a incapacidade cabal de reconhecer estes critérios - o tópico do concurso da Sony e o tópico sobre a foto do HCBresson são um dos exemplos que me ocorrem agora - e a mais completa falta de critério pra avaliar sues próprios trabalhos com uma visão crítica.

O mesmo embasamento crítico que é absolutamente necessário pra conhecer fotografia, é - levando em consideração as particularidades da cada uma - é necessário também pras outras artes visuais, e pra "arte" em geral.

Fotografar sem conhecer nada sobre história da fotografia é pensar como o tolo, que acha que pode "cortar caminho" pulando as páginas de um livro até o último parágrafo. Isso não existe. Na maior parte das vezes, o cidadão está tão preocupado em se manter na ignorância da sua mediocridade - pois lá é fácil se considerar um "gênio" - que evita procurar expor seu olho a outras influências e abordagens, com medo de trincar o cálice de cristal da sua pretensa "genialidade". Quando essa política do avestruz se expande e toma conta de toda uma "galera" aí é o fim, pois um reforça o ponto de vista oco do outro. Se vocês tomarem a influência da quantidade necessária de equipamento pra se tornar um fotógrafo eficiente e que foi capaz de construir sua visão pessoal do mundo através da fotografia, aí sim vocês poderão começar a entender - apenas dar um dos primeiros passos - na direção da compreensão do processo todo e começar a reconhecer e admirar quem fez tanto, com tão pouco...

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #42 Online: 03 de Maio de 2013, 19:34:45
Thais,

Você tem todo direito de falar o que pensa. Assim como eu, porque antes de ser Moderador, sou um usuário como qualquer um! E não se trata de se contentar com o que tem, trata-se de buscar alternativas que te leve onde você quer ir.
Ao contrário do que você disse, seus comentários não me ofendem e também não acredito que ofendam qualquer outro Moderador. Eu nem te conheço. Você nem me conhece, como poderia me ofender? Além do mais, não estamos falando de mim e nem de você. Estamos falando de um espaço em comum que usamos e discutindo como podemos melhorar. Se você já usa o sistema de pesquisas do Google, legal! Aproveite para divulgar para os novatos, assim eles poderão ter acesso a mais informações de uma maneira mais fácil.
Eu gostaria muito que fosse feito um sistema de cobrança para o MF, mas essa não é a premissa do espaço e o dono do MF não sou eu. Acho difícil algo assim funcionar... Não é o perfil da maioria das pessoas que frequentam o MF. Acho até que teria muita gente que ajudaria, mas isso é com o Léo.

Sobre os critérios para escolha dos Moderadores, tire essa dúvida com o Léo também. Acho que ele tem mais condições de te esclarecer como funciona.

 :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #43 Online: 03 de Maio de 2013, 20:23:49
A definição/objetivos da sala 'Arte' é essa:

Citar
Espaço destinado a dúvidas e discussões sobre trabalhos de fotógrafos, linguagem, mercado de trabalho em fotografia, técnicas fotográficas, revelação, ampliação e as tendências da fotografia.

Ninguém precisa ser o concours ou doutor honoris causa para emitir opiniões sobre fotografia, linguagem, mercado, e tendências. Exceto por técnicas, revelação e ampliação que são assuntos mais técnicos qualquer um pode tranquilamente conversar sobre os outros assuntos. Basta um tiquinho de bom senso e respeito com a opinião divergente.

A questão é para se opinar em arte, precisa-se de conhecimento técnico e cultural.
Já política, muitos viveram e tem alguma coisa a acrescentar... porém a maioria é asneira, sem algum fundamento.

Ou seja, é mais fácil falar de uma coisa que tu "defende" até a morte, tendo razão ou não, do que falar de algo que tu não pode falar tanto porque não tem conhecimento.

E no Brasil, vai ser sempre assim. :ok:


O cara frequenta um fórum de fotografia e não consegue emitir uma opinião sobre fotografia????? Mas consegue opinar sobre política.
E ele frequenta o Congresso, ou menos, a Câmara de Vereadores do município dele???
Não vejo muita lógica nesse argumento.
Se ele se sente mais confortável em conversar sobre política que sobre fotografia, tá no fórum errado.

Como disse antes... Não é necessário ser especialista para emitir opinião em 'Arte'. Eu, vc, ou o usuário 'X' não somos formados em qualquer das 'artes'. No entanto estamos lá conversando, opinando, ouvindo, falando, pensando, propondo novas visões, etc... O cara não precisa ser sexólogo para ir na mesa do bar e falar asneira com os amigos...rs No entanto ela faz isso frequentemente...rs É por aí... Não precisa ser artista para falar em 'Arte'.
E ficar esperando opinião balizada ali é furada. Exceto por uns 2 ou 3 usuários, ninguém conseguiria ter formação suficiente para frequentar a sala. E nós estamos lá...rs


Posso arriscar um palpite pelo comportamento que vejo também.

Além de concordar com isso, eu vejo que muitos tem medo de expressar sua visão do que considera arte, afinal o que é bom para um não é bom para outro a visão de um não é a mesma do outro.

E isso causa um conflito no julgamento das pessoas que avaliam, pois cada um quer defender seu ponto de vista!; A arte é multi-cultural e tem várias facetas e formas de se apreciar.

Talvez creio eu que muitos poucos aqui se arriscam ir lá abrir um tópico e perguntar sobre a cultura da arte Brasileira, cultura da arte Grega, cultura da arte Bizantina, etc..., expor seu ponto de vista e começar uma discussão que seguirá de forma parelho com as discussões sobre política(cada um tem sua visão de um político ou partido!).

Eu acho que é mais medo de criar uma polêmica em um tópico do que falta de conhecimento.

E concordo MUITO com o Hyde, mas também seria legal então por parte dos mais eruditos do fórum expor seus conhecimentos na galeria de arte e começar a buscar o pessoal com menos conhecimento para o aprendizado também. Afinal os bons exemplos devem sempre vir de cima. :D


Vocês estão se balizando em um conceito restrito de arte (que por si só já é bem complicado de estabelecer e, até onde sei, não há consenso nem entre os especialistas da área):

Citar
Arte (do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra. A arte se vale para isso de uma grande variedade de meios e materiais, como a arquitetura, a escultura, a pintura, a escrita, a música, a dança, a fotografia, o teatro e o cinema.*
*Wikipedia

Eu proponho um questionamento mais abrangente. Pensem em arte como algo maior... Arte no sentido não de técnicas específicas voltadas á fotografia, mas em sentimentos e ações que uma fotografia pode despertar ou induzir.
Quando se tem um link com a obra de um fotógrafo qualquer em 'Arte' não se precisa ser um mestre pra falar:

Citar
Bacana essas cores. Como se faz para obter elas. Trazem calor (ou frio). Sinto como se estivesse recebendo os raios de sol na cara (ou trancado num quarto úmido e frio). Desperta um bom sentimento (ou desperta uma angústia forte)


ISSO  é opinião artística. Isso é uma boa linha para um debate rico em idéias e opiniões.
Será que só temos 2-3 foristas que conseguiriam falar isso ao observar uma foto???????
Penso que não.

Não é preciso erudição para emitir uma opinião racional/emocional. Basta bom senso e ter o coração aberto às opiniões alheias. :ok:

é complicado, tópicos na arte fotográfica falando de cartão, melhor isso ou aquilo, alguma coisa repetida, e pouca coisa interessante, eu sempre olho la e participo quando estou em duvida ou posso acrescentar algo mas é complicado quando o assunto não tem nada a ver, na parte da nikon quase nem entro mais justamente por isso nada interessante, aparecem tópicos novos com a mesma pergunta todos os dias.

E o pessoal aqui não gosta muito de falar de técnicas, discutir fotografias, o foco esta em qual a melhor maquina, lente etc...
colocar uns tópicos la sobre canon vs nikon ou lente x vs y e vai ser a área mais frequentada.

Pois é... E pq fazemos isso???
Pq nós não começamos a conversar mais sobre foto e menos sobre máquina???
Se lhe incomoda o fato de haver muita conversa sobre câmeras e pouco sobre fotografia, cabe tentar despertar em si e nós outros uma atitude mais pro ativa em relação ao que se gosta, não? Conversarmos mais sobre fotos e menos sobre máquinas (para aqueles que assim o desejem!).
Tenho certeza que temos dezenas de usuários ativos que gostam muito de falar sobre fotografia.
Pq não o fazem com mais frequência????  :ok:


Coincidentemente estava lendo sobre isso hoje...

Não sei se um problema ou apenas uma peculiaridade, mas é fato que a fotografia se destaca das demais artes, pela vastidão do universo de "fotografantes". Dentre estes existem os apertadores de botão, os fanáticos por tecnologia, os proprietários de celulares, os que desejam fazer Arte Fotográfica, dentre outros. Diferente da pintura e escultura em que quase que a totalidade de praticantes enxergam a atividade como arte, por natureza.

Vivemos em uma sociedade onde tudo busca ser "ready to go". Não há tempo a "perder". Para que percorrer um caminho até se chegar a um resultado se alguém pode disponibilizá-lo de imediato? Câmeras com cérebros eletrônicos que pensam por nós (e erram por nós).

Em meio a isso, me perguntei de que adiantaria o esmero na composição, buscando várias camadas de experienciação se a grande maioria se contentará com a mais rasa e óbvia delas. Mas concluí que adianta sim! Seja pela satisfação do resultado alcançado, pela possibilidade de existirem aqueles (ainda que poucos) que mergulharão nas camadas e até mesmo os que ficarão na primeira camada, pois estes ainda assim terão algum grau de satisfação.

Busco não me preocupar se somos muitos ou se somos poucos, mas sim no prazer que a fotografia enquanto Arte me proporciona.
Se poucos se dispõe a discutir a Arte Fotográfica, debatamos com esses poucos!

Como diz Salomão Schvartzman, "Seja Feliz!"

Pois então!!!!
Falemos mais sobre foto e vamos trilhar nosso caminho junto com os outros colegas que querem conversar sobre técnica e sobre máquinas. Por que não, né?!

Existe tb uma questão que até agora não foi abordada (eu ainda não li o tópico todo, perdão se alguém levantou essa bola) que eu acho que cabe aqui mencionar...

A quantidade de gente que fala sobre equipamento é naturalmente muito, muito maior do que as pessoas que falam sobre arte fotográfica e técnicas de captura. Pq de um universo de 100 usuários cadastrados, 70 entram (e criam tópicos ou atravessam tópicos alheios) para consultas sobre que cam/lente comprar, depois vão embora e não chegam ao nível de se interessar sobre fotografia propriamente dita (os caras que compram cam cara$$$ achando que fotografar no verdinho com ela o tornará um especialista), que é muito mais que equipamento. Então, no fundo, no fundo o fórum está funcionando para 70% de usuários que não se interessam por fotografia.
Nós estamos aqui postando e ajudando pessoas que não retornam para aprofundar o estudo e melhorar o nível de discussão. Ficamos todos atrelados aos interesses de foristas desinteressados pelo espaço, voltamo-nos a dar  consultas a iniciantes (pessoalmente acho que tb podemos e devemos discutir sobre equipamentos, mas não sendo induzidos por usuários não comprometidos com fotografia por que senão ficamos em simplesmente indicar essa câmera/essa objetiva).


Pra falar da sala Médio e Grande Formato, bem, eu vou confessar uma coisa: eu adoro teias de aranha. Aquela sala tá cheia delas.

Então imagina, Braga, essa sala cheio de gente interessada na linguagem proporcionada pelo médio e grande formato, que é completamente diferente da FF e dos pequenos formatos das P&S e UZ's???
Seria muito melhor, não?

Bom tópico e boa questão para ser discutida. Me fez pensar que talvez o fato disso ocorrer seja o fato de que grande parte das pessoas e de certa forma eu me incluo nisso, anda mais preocupada com a questão "Qual equipamento é melhor? Qual eu devo comprar?" do que com a questão "O que eu posso fazer com isso? Como eu posso utilizar dos recursos que eu tenho para obter bons resultados?"

Me considero uma pessoa totalmente iniciante em fotografia, tanto na parte técnica, quanto na parte prática, portanto faço parte de uma época em que com tantos recursos que temos, sempre queremos o melhor que o nosso dinheiro consegue nos dar, mas esquecemos que antes de ir para o melhor, seria legal passar pelos não tão melhores assim, porque isso de certa forma nos faz acumular conhecimento.

Como já foi citado aqui, um tópico para discutir que equipamento é melhor tem uma repercursão muito maior do que qualquer outro, pessoas brigam com unhas e dentes para defender o seu ponto de vista de que o equipamento que ela citou é o melhor e pronto. O melhor exemplo disso foi o que ocorreu recentemente no tópico "Por que eu escolhi Nikon? Porque eu escolhi Canon?", o tópico por alguns dias virou uma guerra entre qual é melhor.

Eu aprendi muita coisa aqui e sou grata por todos os membros do fórum por isso, mas agora parando para pensar, a maioria das coisas que aprendi, foi em relação a equipamentos e etc, talvez porque eu só tenha procurado por isso nos tópicos, talvez agora seja hora de explorar "outros lados" daqui e passar a frequentar um pouco mais a parte da arte propriamente dita.

E acho que, falando para todos nós agora, está na hora de deixar, pelo menos um pouco, o equipamento de lado e focar um pouco mais na arte em si. :ok:

Exato, Daniela!

Não é que a discussão sobre equipamento seja inútil ou tola. Nada disso... Mas é que equipamento é só o meio. E meio existem vários. De uma simples pin-hole ao mais caro Grande Formato digital. Tudo é meio e não o fim em si mesmo.

Ser iniciante todos nós somos, eu inclusive. A diferença é que tenho um pouquinho mais de tempo de fórum e já vi muitassss pessoas entrarem e saírem. E, como sempre digo, ainda estou arranhando a superfície dessa brincadeira de tirar fotos!

Mas temos que começar de algum lugar, né?

Eu comecei com uma P&S simplesinha. Depois uma UZ (e aí entrei no fórum). Depois uma DSLR de entrada e mais umas quinquilarias... E ainda continuo por aqui. Lendo um pouco, escrevendo um pouco e tentando apontar uns caminhos.

Hj me interesso bem menos qual equipamento será minha próxima aquisição (e certamente ela virá, pq sempre vem uma próxima) do que o que eu posso fazer com aquele equipamento. Hj sei que posso render bemmmmmm mais com o mesmo equipamento que ainda tenho. Basta mudar o foco de atenção de equipamento em si, para o que fazer com equipamento que tenho. Só com essa mudança de foco, muitaaaa coisa muda na nosssa relação com a fotografia. Experimente aí!!!!

http://img28.imageshack.us/img28/8664/ratiol.jpg


Exato, Brupikk!!!

A idéia é essa!

PS: Acho que estou em 'Uma exposição por motivo'... rsrs Tenho feito poucas fotos ultimamente. :(

Depois volto para continuar o bate papo lendo as outras opiniões das outras páginas. :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #44 Online: 03 de Maio de 2013, 20:31:52
 :ponder:

Acho que eu não participo de lá porque talvez eu não goste de fotografia, ou talvez eu não goste de arte, ou talvez eu não goste dos assuntos que rolam. Não sei ainda... Sei de uma coisa, não admiro nem 5% dos fotógrafos famosos, não me espelho em nenhum deles, não consigo ficar estudando sobre esses caras, como muitos aqui o fazem... Me da náusea ouvir sobre a vida do Sebastião Salgado, sei lá, rola uma aura tipo intocável do cara da qual eu não tenho cojones para aguentar.

Já disse que fotografia para mim não passa de simples registro... não gosto de ver fotos desses caras famosos, me interessam muito mais aquelas fotos da primeira guerra encontradas numa câmera vendida num brechó, circunstância sob a qual ninguém conhecia o fotógrafo, não tem nada de técnico, não tem nada além de uma foto como uma memória de um certo tempo... e não essa frescura de arte (que ninguém sabe o que é de verdade - bom, pelo menos eu não sei e nunca vi ninguém aqui dando uma definição no mínimo razoável - se bem que pra mim seria necessário muito mais do que um tratado, ensaio ou qualquer coisa do tipo para definir "arte")...
« Última modificação: 03 de Maio de 2013, 20:33:06 por Natão »