Autor Tópico: Para reflexão dos usuários do Mundo Fotográfico  (Lida 7213 vezes)

Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #45 Online: 03 de Maio de 2013, 20:51:19
Acho que isso é um reflexo do perfil dos usuários do fórum. Essencialmente, o fórum é composto por usuários que se interessam mais por questões técnicas e equipamentos. E isso nem é uma crítica... é a apenas uma observação. O fato é que não se pode mudar algo sem mudar sua essência. Acho até que essa reflexão é importante de ser colocada.... já que é uma simples reflexão e não uma obrigação... e quem quiser fazer a reflexão, fará.
Acho que são poucos os tópicos na área de Arte Fotográfica que tratam mesmo de arte. Assim como também já vi surgir aqui mesmo no Papo Furado algumas discussões sobre arte.
Até já tentei participar mais da sala de Arte, pois é um assunto que eu gosto... mesmo não tendo nenhuma base para discutir boa parte dos assuntos. Acabei desanimando um pouco, pois as discussões voltavam sempre aos mesmos pontos e a tendência é as pessoas fazerem julgamentos simples, dizendo se gostam ou não e acabam tentando justificar suas opiniões baseadas apenas em seus gostos pessoais.
Hoje eu acabo considerando que se eu quiser aprender mais sobre Arte Fotográfica, essa terá que ser uma busca pessoal minha. Até estive procurando alguns cursos de História da Arte aqui em Brasília. Infelizmente, aqui não há muitas opções. :(
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #46 Online: 03 de Maio de 2013, 21:36:32
:ponder:

Acho que eu não participo de lá porque talvez eu não goste de fotografia, ou talvez eu não goste de arte, ou talvez eu não goste dos assuntos que rolam. Não sei ainda... Sei de uma coisa, não admiro nem 5% dos fotógrafos famosos, não me espelho em nenhum deles, não consigo ficar estudando sobre esses caras, como muitos aqui o fazem... Me da náusea ouvir sobre a vida do Sebastião Salgado, sei lá, rola uma aura tipo intocável do cara da qual eu não tenho cojones para aguentar.

Já disse que fotografia para mim não passa de simples registro... não gosto de ver fotos desses caras famosos, me interessam muito mais aquelas fotos da primeira guerra encontradas numa câmera vendida num brechó, circunstância sob a qual ninguém conhecia o fotógrafo, não tem nada de técnico, não tem nada além de uma foto como uma memória de um certo tempo... e não essa frescura de arte (que ninguém sabe o que é de verdade - bom, pelo menos eu não sei e nunca vi ninguém aqui dando uma definição no mínimo razoável - se bem que pra mim seria necessário muito mais do que um tratado, ensaio ou qualquer coisa do tipo para definir "arte")...


Essa é a essência.  :ok:


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #47 Online: 03 de Maio de 2013, 21:54:20
:ponder:

Acho que eu não participo de lá porque talvez eu não goste de fotografia, ou talvez eu não goste de arte, ou talvez eu não goste dos assuntos que rolam. Não sei ainda... Sei de uma coisa, não admiro nem 5% dos fotógrafos famosos, não me espelho em nenhum deles, não consigo ficar estudando sobre esses caras, como muitos aqui o fazem... Me da náusea ouvir sobre a vida do Sebastião Salgado, sei lá, rola uma aura tipo intocável do cara da qual eu não tenho cojones para aguentar.

Já disse que fotografia para mim não passa de simples registro... não gosto de ver fotos desses caras famosos, me interessam muito mais aquelas fotos da primeira guerra encontradas numa câmera vendida num brechó, circunstância sob a qual ninguém conhecia o fotógrafo, não tem nada de técnico, não tem nada além de uma foto como uma memória de um certo tempo... e não essa frescura de arte (que ninguém sabe o que é de verdade - bom, pelo menos eu não sei e nunca vi ninguém aqui dando uma definição no mínimo razoável - se bem que pra mim seria necessário muito mais do que um tratado, ensaio ou qualquer coisa do tipo para definir "arte")...

Natão,

Na boa, acho que tá na hora de voce se perguntar exatamente o que faz num forum de foto...
Se voce não tem interesse "pela vida do Sebastião Salgado", muito menos eu. Se voce não tem interesse pela fotografia que o SS faz, se voce "acha um saco" 95% dos fotógrafos famosos, isso também pouco se me dá. Se voce considera boa a fotografia de um anônimo, sendo ela boa ou não - diferentemente de mim que amo fotografia boa venha lá de onde vier - e um lixo todo o resto, não seria legal se voce mudasse de hobby, ou se voce é "da lida" e se ainda der tempo, de profissão? Se voce não tem nem interesse, nem motivação, nem nenhuma relação que valha à pena manter com fotografia, porque é que voce não vira a mesa e sai fora desse mundo, que tem muito pouco, ou quase nada a te dizer?
Voce estaria fazendo um favor a sí mesmo e a quem tem interesse pela fotografia.

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #48 Online: 03 de Maio de 2013, 22:26:43
Me desculpe a sinceridade, mas isso jah foi dito aqui e ficou meio nas entrelinhas. A galera tecnica dah dicas mais concretas e eh mais solicita. A galera q manja mais de composiçao e de arte fotografica nao se sente muito a vontade de ajudar. Pode ser que "esconda o ouro" ou mera preguiça de escrever. Nao vou julgar mas contra estatisticas, eh dificil contra-argumentar. Sem falar de topicos de cunho "gear", "maquinario" ou "hardware" eh feita na sessao Arte Fotografica e ao inves da galera dizer q tah no lugar errado, ajuda, contribuindo com o erro do forista q iniciou o topico.

Quantas pessoas apareceram pra dizer q minhas fotos da garagem de um shopping eram ruins? Mas quantas, efetivamente, me deram dicas de como melhorar? Que eu me lembre, Spiderman, Aria e...nao me lembro de mais niguem!!!! Só retornando ao topico...

Onde quero chegar? Escrevo 4 paragrafos explicando pq uma 70-300mm VR eh melhor q uma 55-300mm VR. Quando posto algo na Galeria ou Arte Fotografica, poucos fazem isso por mim! Nao quero ser injusto com quem me dah otimas dicas por lah, mas "fotos tecnicamente e artisticamente ruins" nao eh lah de grande ajuda pra quem quer uma opiniao.

Se a longo prazo, vc pede ajuda e ela vem a conta-gotas, vc acaba desistindo de criar novos topicos posteriormente. Isso nao eh dificil de perceber...

E então pq não contamos com uma atitude pro ativa para tentarmos mudar esse cenário???
Se eu, você e um outro usuário gostaríamos de ter maiores comentários sobre assuntos de 'Arte' que nós propomos lá, pq não começamos nós a cuidar melhor daquela sala, daquele assunto e emitir mais opiniões nos tópicos dos outros colegas que por lá postam????

Somos nós que moldamos o espaço. Ele está daquela forma por atitude (ou falta dela) nossa. Minha, sua  e dos ouros usuários.

Basta uma mudança de atitude nossa. Isso não é lá muito difícil de se fazer. Tente aí! :ok:

Minha singela participação:
a. Concordo com o Hyde que somos falhos em não passar pela seção Arte Fotográfica (me incluo nessa).
b. Concordo com o Mad em muitos pontos, realmente acho que na seção de Arte Fotográfica poderia ter as coisas de forma mais didática, mesmo sabendo que é um assunto mais complicado de ser passado e explicado do que equipamento.
c. Achei o gráfico muito bacana, concordo com algumas coisas ali outras não mas é bem interessante. Eu acho que foi feito por um Engenheiro.

Obrigado pelo apoio, Thales.  :ok:

Concordo, mas em parte. O universo de assuntos abrangidos pelo "papo furado" é muito maior, natural que tenha maior visualização e participação. Porém concordo com a falta de "interesse" nos assuntos de "arte".

E concordo também com Mad quanto à diferença do nível dos cometários da área técnica com a galeria, por exemplo. Muito fácil dizer gostei/não gostei, mas poucos explicam os motivos.  Porém tem um outro fator. Não manjo muito, não sou profissional, mas com o pouco que sei, que aprendi praticando, estudando e fazendo cursos, eu comentava (às vezes ainda o faço), mas percebi um certo ar de "quem é esse cara pra falar da minha foto?" Entende?

Só mais uma coisa... esse "desvirtuamento" é natural dos grupos. Se ficar muito rígido vai trazer o problema oposto, como por exemplo o tópico que a galera fala sobre o Digifórum. Organização e disciplina nota 10, mas prazer em participar 3,5  :hysterical:

Hoje qualquer grupo de internet, seja de que assunto for, tende a se inclinar pro lado "rede social", não tem muita saída...



Alexandre, eu concordo em 110% com o que vc falou!

Meu intuito é chamar a galera a falar mais sobre fotografia. Tem muitaaaa gente que poderia iniciar/manter uma conversa sobre foto e não o faz, preferindo rodar pelas partes técnicas pq lá é onde se concentram as conversas (no fundo, no fundo querem um pouco de atenção. Natural.)

O desvirtuamento de tópicos é um processo natural. Quem frequenta há algum tempo aqui sabe disso. A moderação tb sabe disso. E a moderação, às vezes, tenta puxar o rumo do papo, mas só quando tópico é interessante. Então nem se preocupe com esse problema de rigidez excessiva. Essa é uma questão que jamais atingirá o MF.

Mas, por exemplo, se você inicia um tópico em 'Arte' e tem uma determinada expectativa de conversa e essa conversa não vem, aproveita aquela que aparece. Se o cara entra e fala: "Ah, bacana isso. Eu gostei bastante!" Acho que cabe perfeitamente você perguntar: "É legal, né? me diz aí o que vc gostou? O que fez vc gostar? Que sentimento despertou aí em vc?". Basta essa atitude simples para nascer um bom papo.

O bom papo não precisa ser ultra-profundo nem cheio de referências mega-sofisticadas ou hiper-uber-atualizadas. Sendo um papo proveitoso, ainda que leve já nasce uma informação nova ou desperta uma visão em nós distinta da que originalmente tínhamos. Basta isso para crescermos um tiquinho mais.  :ok:

Concordo bastante com a Tha, acho que cobrar uma participação maior em determinada sala não é algo muito efetivo.

Eu nunca entro por salas, sempre uso a opção de "Ver os Tópicos não lidos desde a última visita", então mal sei em que sala estou. Mas olhando agora na Arte Fotográfica, tem poucos tópicos de meu interesse. E, pelas minhas estatísticas, participo bem mais do Papo Furado do que da Arte Fotográfica...

Mas eu acho também frustrante a falta de interesse geral em alguns assuntos bacanas. Por algumas vezes eu participei de tópicos que pareciam muito interesantes e até importantes, mas que de um dia pro outro simplesmente não tiveram mais participação alguma. Realmente dá até certo desânimo de tentar participar de outros. Eu sou um cara que gosto de falar muito, e tenho grande prazer em ajudar as pessoas, principalmente nas questões técnicas. Mas isso demanda um tempo e energia que muitas vezes eu não estou disposto, já pensando que em algumas horas o tópico vai morrer e cair...

Mas não vejo muita saída não. Cobrar participação das pessoas em um primeiro momento parece até funcionar. Mas olha só quem respondeu aqui nesse tópico. Basicamente são as pessoas que já participam bastante da Arte Fotográfica. Quem não tem esse perfil, acho que nem mesmo se dará ao trabalho de ler esse tópico. E não me surpreenderei se daqui a 1 ou 2 dias esse tópico já tenha sido esquecido...

Abraços

Não custa tentar, jovem Padawan!

Só acho que ao invés de esperarmos a informação nascer milagrosamente na tela de nossos PC's na comodidade de nossas casas, poderíamos ter uma atitude pro-ativa e buscarmos induzir uma boa conversa, ajudando no surgimento de um ambiente de troca de idéias/experiências/opiniões respeitosa e proveitosa para todos, inclusive para aqueles que não se esforçam.

Esperar que essa atitude venham de quem tem bom conhecimento é desleixo com os estudos e preguiça mental.

É fácil entender. Quando alguém posta uma foto boa, alguns foristas elogiam e ponto. Quando alguém posta alguma foto ruim, pouquíssimos foristas ajudam, COM INFORMAÇÕES TÉCNICAS, de como melhorar a foto. Acho que, neste fórum de fotografia, deveria ser obrigado em postar, junto com a foto, o exif da mesma. Assim, os foristas mais experimentados, poderiam opinar (tanto na foto ruim como na foto boa) técnicas para ampliar os conhecimentos de todos. Garanto que explicações técnicas, baseado em literatura (e não meramente achismo), iria gerar maior interesse dos foristas. Se alguém daqui se acha muito bom, a ponto de não querer dividir seu conhecimento, que vá embora do site, pois aqui só terá porcaria para você.

Carrieri, entendo seu sentimento. E compartilho dele.
Como exemplo de atitude diferente a ser tomados por nós para melhorarmos o nível dos debates é excelente, mas a discussão sobre arte fotográfica não se resume às fotos em si e suas qualidades técnicas.

Costumo sempre exemplificar esse ponto com essa foto: http://www.christies.com/lotfinderimages/D56002/henri_cartier-bresson_derriere_la_gare_saint-lazare_1932_d5600250h.jpg

Esteticamente é um foto ruim. Com motion blur, clipada em ambos extremos, cropada para se chegar à composição harmônica... No entanto entrou para a história da fotografia como uma das melhores fotos já produzidas.

Então, fotografia vai muito além da técnica. E podemos discutir isso sem se apegar aos rigores técnicos que alguns tanto defendem (não acho ruim ter rigor técnico. É apenas mais uma forma do fazer fotográfico, mas não é o único). :ok:


Então postei algumas coisas em Arte fotográfica mas meus 2 tópicos foram movidos para Papo furado deve ter sido pq so postei o link do vídeo pra galera ver e falar o que achou, não disse nada, então so posto no papo furado e se vc for ver todos meus tópicos estão relacionados a fotografia de alguma forma ou de outra 3 tópicos novos foram meus 2 falando e 1 não http://img191.imageshack.us/img191/451/papofurado18novosposts.jpg

Thipac, sempre que isso acontecer notifique a moderação via MP ou abra um tópico na sala 'Suporte'. Nós moderadores somos humanos e falhos. Ajude-nos a melhorar a colocação dos tópicos.  :ok:

(...)

Para os veteranos, não é uma fase só?

Talvez seja, lucas s!
Mas porque não trabalharmos para que essa fase passe logo?!  ;)

e outra evito postar no Arte fotográfica porque cada dia mais eu Penso nessa frase "Só sei que nada sei!" - Sócrates
Sócrates chegou a conclusão que a sabedoria ultrapassa nossos limites e não temos como percebê-la na sua totalidade. O verdadeiro sábio é aquele que se coloca na posição de eterno aprendiz! Segue ai uma dica! talvez assim podemos crescer!  :ponder: ;)

Mas como saber que não sabe se não tentar saber se sabe algo? :shock: :D
Temos que tentar! :ok:

(...)
Não quero parecer deselegante com algum membro, mas me parece que os que entendem de verdade e que poderiam dar sugestões embasadas, não têm tempo nem disposição pra isto e portanto o forum acaba ficando nas mãos dos "metidos a".
Claro que há quem conheça e tenta ajudar, ou seja, nem todos fazem parte do grupo dos "metidos a", mas de um modo geral não é isto o que sinto por aqui, como se "moderar" fosse mais importante do que ajudar.

Enfim, como resumo poderia dizer que o fórum é muito bacana mas sempre é possível melhorar. Devemos sempre nos fazer aquela pergunta: isto é o melhor que você consegue fazer?

Abs

Então vamos tentar criar um ambiente saudável onde aqueles que, vc intitulou, "entendem de verdade e poderiam dar sugestões embasadas" se sintam confortáveis em ter suas opiniões recebidas de coração aberto.

É muito ruim ficar dando murro em ponta de faca. Vou falar de uma situação que aconteceu comigo mas poderia ser com qualquer um de nós, e tenho certeza que já deve ter acontecido sim com vários de vocês... Recentemente me retirei de um tópico onde queria ajudar um usuário a ampliar sua visão sobre fotografia. Tentei, tentei, tentei fazê-lo entender o ponto que eu tentava colocar e foi impossível. Me retirei não por impaciência ou por discordância (muito embora discordasse naquilo que eu tentava colocar, mas não foi a discordância em si que me fez sair do tópico. Discordar é bom, desde que se tenha respeito com a discordância alheia). Me retirei porque percebi que o colega não queria ter seus horizontes ampliados (e isso não quer dizer necessariamente aceitar o meu ponto de vista, mas sim conseguir perceber a existência de um outro ângulo sobre aquela questão). Simplesmente se aferrou à uma posição e não aceitava outra visão sobre aquilo. Então os colegas que poderiam ajudar outros não se sentem confortáveis em conversar porque simplesmente o outro se nega a ouvir. Vou gastar meu tempo e disposição pra que então??????? Se o cara nem me ouvir, ouve!!!!!!!

Entende?  :ok:

Depois comento a outra página!

Abraços,

PS: Aqueles que não citei explicitamente foi pq já tinha argumentado antes na mesma linha de raciocínio externada pelo colega, ou concordando ou fazendo um contra-ponto.  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #49 Online: 03 de Maio de 2013, 23:35:30
Natão,

Na boa, acho que tá na hora de voce se perguntar exatamente o que faz num forum de foto...
Se voce não tem interesse "pela vida do Sebastião Salgado", muito menos eu. Se voce não tem interesse pela fotografia que o SS faz, se voce "acha um saco" 95% dos fotógrafos famosos, isso também pouco se me dá. Se voce considera boa a fotografia de um anônimo, sendo ela boa ou não - diferentemente de mim que amo fotografia boa venha lá de onde vier - e um lixo todo o resto, não seria legal se voce mudasse de hobby, ou se voce é "da lida" e se ainda der tempo, de profissão? Se voce não tem nem interesse, nem motivação, nem nenhuma relação que valha à pena manter com fotografia, porque é que voce não vira a mesa e sai fora desse mundo, que tem muito pouco, ou quase nada a te dizer?
Voce estaria fazendo um favor a sí mesmo e a quem tem interesse pela fotografia.

[]s,

RSalles

Me desculpe, mas é muita pretensão tua dizer que eu faço um favor a mim e a quem tem interesse na fotografia, no meu participar do fórum e no estar relacionado com a fotografia.

Há um abismo bem grande entre minha participação aqui e meu envolvimento com a fotografia, que não te compete saber, nem mesmo a ninguém que não seja eu mesmo.

Além de que, se tu não compreendeste direito, ou estás tentado dar um passo maior do que a perna e se adiantar ao meu envolvimento aqui no fórum e com a própria fotografia, bem acho que não vais chegar a lugar algum, ficarás preso nesse passo (para o abismo, como mencionei acima).

Se tu notar, eu não afirmei que não gosto de fotografia nem afirmei nada que não seja que eu não tenho saco para ficar vendo as fotos do Salgado (ou mesmo do Bresson). Não admiro o trabalho deles (na verdade, não estou nem aí), mas isso não significa que por isso eu tenha que abandonar a fotografia... se estivesse fazendo mal a mim eu já teria largado, podes ter certeza (também é outra coisa que eu não mencionei), então acho que tem um grande equívoco e muita pretensão no teu discurso sobre o que eu devo ou não fazer, gostar, ou deixar de gostar. E como disse anteriormente... esse negócio de "arte" é algo para o qual vai além da minha compreensão (e olha que minha área de atuação é justamente filosofia estética) e ainda bem que é assim, pois isso me dá incentivo para continuar no caminho que estou, já que se eu soubesse ao certo já teria deixado de lado (só que não da suposta arte fotográfica).

Logo, eu não sei se gosto de fotografia... eu apenas participo, fora das discussões sobre "arte" mas margeando o que eu tomo por fotografia (pra mim registro)...

Uma coisa é certa, eu não estou nem aí se vão ou não gostar da minha fotografia, eu fotografo e pronto, eu também não gosto da maioria produzida por aí... Então me devolvem na mesma moeda.

Enfim, muita gente aqui, que participa e se diz amante da fotografia, produz, ou se envolve muito menos, na própria fotografia, do que eu. Nem todo marinheiro gosta do mar, como talvez goste um turista, mas esse faz parte da sua vida...
« Última modificação: 03 de Maio de 2013, 23:44:57 por Natão »


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #50 Online: 04 de Maio de 2013, 00:42:58
Natão,

Não existe "nenhuma pretensão no meu discurso"... Minha crítica foi sobre o que voce escreveu acima - não sobre a sua pessoa, que por sinal não conheço. Quando voce escreve, voce externa um pensamento sobre algo. Isso está sujeito à crítica concordante ou discordante, mesmo que voce não esteja "nem aí". Este é um fato da vida, uma realidade contra a qual voce pouco pode fazer. Infelizmente, se voce não aceita ponto de vista contrário ao seu, então abstenha-se de externar sua opinião porque toda opinião está sujeita à crítica, quer voce goste ou não.

Quanto ao resto, se relaciona comigo da mesma maneira como voce se relaciona com 95% da fotografia: simplesmente não tenho saco pra comentar, fui vencido pela preguiça, reconheço,


[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #51 Online: 04 de Maio de 2013, 08:55:11
Natão,

Não existe "nenhuma pretensão no meu discurso"... Minha crítica foi sobre o que voce escreveu acima - não sobre a sua pessoa, que por sinal não conheço. Quando voce escreve, voce externa um pensamento sobre algo. Isso está sujeito à crítica concordante ou discordante, mesmo que voce não esteja "nem aí". Este é um fato da vida, uma realidade contra a qual voce pouco pode fazer. Infelizmente, se voce não aceita ponto de vista contrário ao seu, então abstenha-se de externar sua opinião porque toda opinião está sujeita à crítica, quer voce goste ou não.

Quanto ao resto, se relaciona comigo da mesma maneira como voce se relaciona com 95% da fotografia: simplesmente não tenho saco pra comentar, fui vencido pela preguiça, reconheço,


[]s,

RSalles

Não foi uma crítica, foi uma sugestão, são coisas bem diferentes... tudo bem que tu podes sugerir o que for para qualquer um a qualquer momento, mas sugerir que eu largue a fotografia porque eu farei um favor para OUTROS FOTÓGRAFOS E PARA A PRÓPRIA FOTOGRAFIA
Citar
Voce estaria fazendo um favor a sí mesmo e a quem tem interesse pela fotografia.
, isso sim é pretensão. Como eu disse, eu acho que eu sou a melhor pessoa para decidir se eu farei um favor a mim mesmo largando ou não a fotografia, e não tu que já deixou bem claro que não me conhece além do que o fato de eu falar que não sei se gosto de fotografia, e falar que eu não gosto dos fotógrafos famosos, isso não te dá margem para conclusão de que eu deva largar a fotografia para o próprio bem dela e meu.

 :ok:


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 04 de Maio de 2013, 10:52:56
Entendi que o tópico era para reflexão. Estou aqui pensando.....

O pessoal já montou trincheira, fincou bandeira e se posicionou, mas era só um exercício de guerra e não a guerra, não era para rolar fogo amigo.

Lentes Antigas + Sony E-Mount


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 04 de Maio de 2013, 13:14:03
Quem escreve o que quer, pode acabar ouvindo o que não quer... faz parte... :snack: :snack:


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #54 Online: 04 de Maio de 2013, 14:13:14
Então deixando de lado as vertentes nas quais poderiam derivar a discussão em pauta, e retornando ao assunto principal: fotografia.
Quem não gostar do assunto favor ir fazer outra coisa ou mudar de tópico, ok?

Bom, continuando...
Fotografia é arte: algumas fotografias são "obras de arte"? o que é e o que não é "arte"?
Esse assunto é extenso, sugeito a controversias, etc e tal. E exatamente por ser extenso e cheio de controvérsias, é que eu proponho considerar como secundária essa questão, porque:

- Sendo ou não considerada "arte", a fotografia tem seu arsenal próprio, sua instrumentalidade própria - suas próprias ferramentas, e o fato de ser ou não "arte" é meramente acidental. Não é uma condição da qual a fotografia precise pra existir.

Digamos que exista um cara lá no panteon das artes que tenha autoridade pra definir com clareza o que é arte e que sua opinião não seja objeto de contestação e ele diga, em alto e bom som: fotografia não é arte.

A principal objeção que os especialistas e os marchands fazem sobre a fotografia ser ou não arte é a possibilidade de se fazer cópias fotográficas, e as outras artes, como escultura, pintura, produzirem sempre um só original.
Mas esse "downgrade" nos status quo da fotografia não se resume somente a ela: as gravuras, por serem também passiveis de existir em múltiplas cópias também sofreram esse rebaixamento de status mesmo quando feitas por artistas do nível de um Picasso ou de um Volpi.

O que o mercado de arte - que é quem afinal se beneficia da mudança de status da fotografia - e os marchands fizeram desde o princípio foi sugerir aos gravadores e fotógrafos a serialização das cópias em um numero fixo e que terá que ser respeitado a qualquer custo, por mais que o "artista" seja tentado a produzir mais cópias se ele estiver sem dinheiro, ou a demanda for muito grande, etc... Então começou a ser feitas cópias que seriam 1/20, 1/50 ou mais. O artista teria obrigação de manter em seu registro a emissão numerada de cada cópia.

So far, so good... Serializar as cópias assegura que contra a mesma serie não se abaterá o fantasma da inflação - a obra de arte seriada começa a se tornar uma espécie de moeda - e tem numero de série exatamente como o papel moeda e pode inclusive servir como moeda de troca, tendo ou não o dinheiro sonante como intermediário - eu te dou dois Chagal e voce me volta tres Monet, ou dois Monet mais 10 mil dólares... Isso agrada os mercadores de arte, então fica tudo bem -desconfio que lá no panteon das artes tem um cara sentado no trono que recebe um "por fora" dos marchands...

Na prática, na hora de fazer uma foto, o fato do resultado obtido ser considerado ou poder vir a ser considerado arte ou não, faz alguma diferença? Sim e não. Sim porque além do registro fotográfico ele ainda pode vir a ter um valor como mercadoria, as vezes alto, as vezes não muito - tem cópias sendo vendidas por 1/2 K de dólares em leilões nos USA e Europa. E não, porque o valor monetário de uma fotografia ser alto ou baixo é sempre um fator posterior à execução dela, e pro fotógrafo, o que vale é o momento do click, o impacto que essa imagem terá pra ele ou pra outros independentemente do seu valor monetário, grande, pequeno ou nenhum.

Uma boa imagem pode ou não cair nas graças do mercado de imagens - como os bancos de imagens ou as galerias. Mas, no caso dessa imagem não estar sendo gerada à pedido de um cliente, e sim por iniciativa própria do fotógrafo, a capacidade de uma imagem "dizer" mais pra quem a faz, de comunicar fortemente uma mensagem, ou conter elementos nela que transmitam uma forte sensação - seja pela composição, pelas cores e a maneira como foram dispostas, seja pela nitidez, ou por outros fatores - eu prefiro sempre me ater ao valor imediato da imagem e isso exclui a condição da foto ser ou não depois considerada arte.

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #55 Online: 04 de Maio de 2013, 14:24:36
Natao fez um desabafo e, pra mim, foi mal interpretado. Acontece...

Tenho um pouco desse ponto de vista que Natao falou. Como curto muito retratos, Antanas Sutkus e Salgado me causam profunda admiraçao pelo "maquinario simples" e pelo conjunto da obra deles. Admiro muito quem passa horas numa foto ateh deixa-la com um lindo aspecto artistico, seja pela pós ou pela composiçao final, mas nao me imagino fazendo isso. Fotografia eh antes de tudo, o registro de uma imagem!!! O q pode ser algo meramente documental ou ter algum cunho artistico. Prefiro pensar q minhas fotos sao "cenas congeladas" do que arte, mas talvez com os anos, eu mude esse modo de pensar. Vale lembrar q se uma cliente te pede um ensaio fotografico, vc cobra e entrega um trabalho bem feito, mas rigosamente dentro dos padroes tecnicos de composiçao, WB correto, fotometria, direçao de modelo e etc, isso me parece mais com um trabalho de um advogado ou médico do que um "mecenas contratando seu artista" como muitos gostam de romantizar ( a profissao ) por aih.

Hyde, sempre passo e dou uma olhada na sessao Arte Fotografica, mas acho q a moderaçao poderia ser mais rigida e mover os topicos q se encaixam mais em Papo Furado ou dentro da area tecnica. Eu sempre "dou a dica" quando percebo algo assim. Tb vou seguir a sua dica e escrever mais em topicos daquela sessao. :ok:
« Última modificação: 04 de Maio de 2013, 14:53:29 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #56 Online: 04 de Maio de 2013, 14:26:49
Voces conhecem aquela estorinha do sapo que dá carona para o escorpião atravessar o rio?

Então, no meio do caminho o escorpião pica o sapo. O sapo então olha pra ele espantado dizendo que o escorpião prometeu que não ia pica-lo.
Aí o escorpião responde: sinto muito, meu amigo, mas essa é a minha natureza.

Acho que é mais ou menos assim a história.

É a natureza do fórum. É um fórum de falastrões em papo furado.

E quem gosta de outra coisa não tem força pra lutar contra essa natureza pois ela não pode ser mudada. Não dessa forma, utilizando-se das ferramentas disponíveis em um fórum de fotografia. É melhor procurar por outro espaço.

"C`est la vie"
« Última modificação: 04 de Maio de 2013, 14:27:23 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 04 de Maio de 2013, 14:37:49
Citar
Vale lembrar q se uma cliente te pede um ensaio fotografico, vc cobra e entrega um trabalho bem feito, mas rigosamente dentro dos padroes tecnicos de composiçao, WB correto, fotometria, direçao de modelo e etc,

rigorosamente dentro dos padrões tbm não né, até pq um cliente não saberia dizer oq ta certo ou errado e nada impede de criar, brincar com luz, angulos, quebrar as regras.. 


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #58 Online: 04 de Maio de 2013, 14:43:20
Pois é, eu tenho uma câmera e posso fotografar como vocês... isso já basta para legitimar minha participação no fórum (e acho que já é até demais)...

Eu só ainda não descobri se gosto da fotografia, até porque eu vejo uma pretensa falsa identidade artística cingindo-a, e isso, ao meu ver, não me cabe, torna-a algo superlativo da qual eu precisaria me transformar em um esteta para digerir... Eu não quero isso. Eu tento transformar a fotografia em algo cotidiano e de simples registro, nada com uma presunção de elevá-la a o extremo do visual... e talvez aí é que eu não goste, pois eu não sei até que nível ela precisa desse advento de identidade estética, ou simplesmente um complemento histórico...
Mas uma coisa é certa, não é regra nem de longe eu precisar gostar de fotógrafos famosos (das suas fotografias) para gostar da fotografia... muito menos posso ser julgado por conta disso.

 :ok:

« Última modificação: 04 de Maio de 2013, 14:44:34 por Natão »


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #59 Online: 04 de Maio de 2013, 15:17:55
Acho que é uma questão interessante para refletirmos. Mas quem vai refletir? Aqueles que têm interesse no assunto, mas que deixaram ou não participam por falta de motivação, tesão, assunto, conhecimento ou qualquer outra razão. Quem não topa muito com o assunto, há outras salas mais convidativas, técnicas ou não. Faz parte da convivência em sociedade esta aceitação. Concordo com o Natão quando diz que não tem  vontade de participar destas conversas mas querer continuar a participar de um forum de fotografia porque ele... fotografa. Concordo com o Hyde quando questiona nossos interesses, nossa vontade de desenvolver um olhar mais apurado. Aqueles que acham importante isso, vamos lá! Contribuir, conversar, troca figurinhas, postar uma foto de um fotógrafo que goste, com algum tipo de argumentação, questionamento e fomentar uma troca, como no tópico que postei uma vez do HCB (http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=82205.msg813357#msg813357). Mas aceitar as diferenças de querer e de pensar é fundamental para manter a sanidade de um espaço. ;)
« Última modificação: 04 de Maio de 2013, 16:51:34 por Pris WerSo »