Autor Tópico: Para reflexão dos usuários do Mundo Fotográfico  (Lida 7215 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Online: 03 de Maio de 2013, 09:00:21

O que acontece com um fórum de fotografia onde a sessão 'Arte Fotográfica' tem 5 novos posts em 2 dias:

http://img841.imageshack.us/img841/3403/arte5novosposts.jpg


E a sessão Papo Furado tem 18 novos posts em diferentes tópicos no mesmo período de tempo:

http://img191.imageshack.us/img191/451/papofurado18novosposts.jpg

Que o fórum serve também como um ponto de encontro, uma mesa de bar, um momento de relaxamento das tensões do dia-a-dia não se pode negar e é salutar que assim também o seja. Mas pessoalmente acho que deva ter alguma coisa errada quando a sessão sobre 'Arte' desse fórum é tão pouco frequentada mas a sessão 'Papo Furado' desperta quase que 4 vezes mais interesse nos usuários.

Que espécies de usuários são esses que não querem discutir arte mas ficar jogando conversa fora???

Pessoalmente acho que o fórum merece um pouco mais de esforço dos usuários para que se tratem os assuntos sérios com seriedade e, claro, sempre com o espaço de se tratar os assuntos jocosos com a galhardia própria que eles merecem.

Recentemente vimos acontecer aqui de um tópico sobre política nacional e inter-relação entre os poderes e sua separação ser completamente desvirtuado e virar um campo de batalha, com os contentadores firmando posição e postando sem parar.

Porque esse tesão em discutir não acontece num tópico de 'Arte', respeitando-se o intuito do tópico e sem grandes desvirtuamentos?????

Fica aqui minha mensagem para que os colegas pensem em como podem agir para a melhoria do fórum. Para torná-lo um ambiente saudável para o debate, ainda que caloroso, respeitoso e focado em FOTOGRAFIAS!!!!!!!!!

Abraços a todos!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2013, 09:02:58
Ah, detalhe...
Coloquei o tópico propositadamente em 'Papo Furado' por achar que em 'Arte' ele teria poucas visualizações e ainda menos comentários.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2013, 09:06:50
Neste ponto tenho de concordar. Aliás, diversas perguntas e questionamentos técnicos que vejo em outras galerias, não só no Papo Furado, mas também na Galeria de Fotos, pssuem referências e discussões na galeria Arte. Existe muito material muito interessante por lá.

Reitero o convite aos foristas, que visitem e participem mais desta galeria. Aos novatos, lá tem esplicado várias das técnicas básicas de fotografia.

 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2013, 09:06:52
Ah, detalhe...
Coloquei o tópico propositadamente em 'Papo Furado' por achar que em 'Arte' ele teria poucas visualizações e ainda menos comentários.
:hysterical: :hysterical: :hysterical:
concordo, tenho acessado o Arte e não tenho visto muita coisa nova.
isso acho que acaba desanimando o pessoal...

Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


krebu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2013, 09:12:35
 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :ok: :clap:


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2013, 09:14:47
A questão é para se opinar em arte, precisa-se de conhecimento técnico e cultural.
Já política, muitos viveram e tem alguma coisa a acrescentar... porém a maioria é asneira, sem algum fundamento.

Ou seja, é mais fácil falar de uma coisa que tu "defende" até a morte, tendo razão ou não, do que falar de algo que tu não pode falar tanto porque não tem conhecimento.

E no Brasil, vai ser sempre assim. :ok:


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2013, 09:17:39
Carlos concordo contigo neste ponto. Porém, oq uestionamento não é só quanto a participação. O número de visitas (leitura) lá, é infnitamente menor.  :(


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2013, 09:40:19
A questão é para se opinar em arte, precisa-se de conhecimento técnico e cultural.
Já política, muitos viveram e tem alguma coisa a acrescentar... porém a maioria é asneira, sem algum fundamento.

Ou seja, é mais fácil falar de uma coisa que tu "defende" até a morte, tendo razão ou não, do que falar de algo que tu não pode falar tanto porque não tem conhecimento.

E no Brasil, vai ser sempre assim. :ok:

Posso arriscar um palpite pelo comportamento que vejo também.

Citar
A questão é para se opinar em arte, precisa-se de conhecimento técnico e cultural.

Além de concordar com isso, eu vejo que muitos tem medo de expressar sua visão do que considera arte, afinal o que é bom para um não é bom para outro a visão de um não é a mesma do outro.

E isso causa um conflito no julgamento das pessoas que avaliam, pois cada um quer defender seu ponto de vista!; A arte é multi-cultural e tem várias facetas e formas de se apreciar.

Talvez creio eu que muitos poucos aqui se arriscam ir lá abrir um tópico e perguntar sobre a cultura da arte Brasileira, cultura da arte Grega, cultura da arte Bizantina, etc..., expor seu ponto de vista e começar uma discussão que seguirá de forma parelho com as discussões sobre política(cada um tem sua visão de um político ou partido!).

Eu acho que é mais medo de criar uma polêmica em um tópico do que falta de conhecimento.

E concordo MUITO com o Hyde, mas também seria legal então por parte dos mais eruditos do fórum expor seus conhecimentos na galeria de arte e começar a buscar o pessoal com menos conhecimento para o aprendizado também. Afinal os bons exemplos devem sempre vir de cima. :D
Fábio Pedro.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2013, 09:53:26
é complicado, tópicos na arte fotográfica falando de cartão, melhor isso ou aquilo, alguma coisa repetida, e pouca coisa interessante, eu sempre olho la e participo quando estou em duvida ou posso acrescentar algo mas é complicado quando o assunto não tem nada a ver, na parte da nikon quase nem entro mais justamente por isso nada interessante, aparecem tópicos novos com a mesma pergunta todos os dias.

E o pessoal aqui não gosta muito de falar de técnicas, discutir fotografias, o foco esta em qual a melhor maquina, lente etc...
colocar uns tópicos la sobre canon vs nikon ou lente x vs y e vai ser a área mais frequentada.




vmarins

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Vini Marins - Fotografia
Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2013, 10:15:18
Coincidentemente estava lendo sobre isso hoje...

Não sei se um problema ou apenas uma peculiaridade, mas é fato que a fotografia se destaca das demais artes, pela vastidão do universo de "fotografantes". Dentre estes existem os apertadores de botão, os fanáticos por tecnologia, os proprietários de celulares, os que desejam fazer Arte Fotográfica, dentre outros. Diferente da pintura e escultura em que quase que a totalidade de praticantes enxergam a atividade como arte, por natureza.

Vivemos em uma sociedade onde tudo busca ser "ready to go". Não há tempo a "perder". Para que percorrer um caminho até se chegar a um resultado se alguém pode disponibilizá-lo de imediato? Câmeras com cérebros eletrônicos que pensam por nós (e erram por nós).

Em meio a isso, me perguntei de que adiantaria o esmero na composição, buscando várias camadas de experienciação se a grande maioria se contentará com a mais rasa e óbvia delas. Mas concluí que adianta sim! Seja pela satisfação do resultado alcançado, pela possibilidade de existirem aqueles (ainda que poucos) que mergulharão nas camadas e até mesmo os que ficarão na primeira camada, pois estes ainda assim terão algum grau de satisfação.

Busco não me preocupar se somos muitos ou se somos poucos, mas sim no prazer que a fotografia enquanto Arte me proporciona.
Se poucos se dispõe a discutir a Arte Fotográfica, debatamos com esses poucos!

Como diz Salomão Schvartzman, "Seja Feliz!"
DSLR - Nikon D750/ D700/ D300 / Nikkor 50mm f1.4D/ Nikkor 85mm f1.8D/ Nikkor 24-70 f2.8G ED/ Nikkor 70-200 f2.8 VRII/ SB-910(x3)/ SB-600


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Maio de 2013, 10:17:40
Pra falar da sala Médio e Grande Formato, bem, eu vou confessar uma coisa: eu adoro teias de aranha. Aquela sala tá cheia delas.
« Última modificação: 03 de Maio de 2013, 10:18:06 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #11 Online: 03 de Maio de 2013, 10:27:34
Coincidentemente estava lendo sobre isso hoje...

Não sei se um problema ou apenas uma peculiaridade, mas é fato que a fotografia se destaca das demais artes, pela vastidão do universo de "fotografantes". Dentre estes existem os apertadores de botão, os fanáticos por tecnologia, os proprietários de celulares, os que desejam fazer Arte Fotográfica, dentre outros. Diferente da pintura e escultura em que quase que a totalidade de praticantes enxergam a atividade como arte, por natureza.

Vivemos em uma sociedade onde tudo busca ser "ready to go". Não há tempo a "perder". Para que percorrer um caminho até se chegar a um resultado se alguém pode disponibilizá-lo de imediato? Câmeras com cérebros eletrônicos que pensam por nós (e erram por nós).

Em meio a isso, me perguntei de que adiantaria o esmero na composição, buscando várias camadas de experienciação se a grande maioria se contentará com a mais rasa e óbvia delas. Mas concluí que adianta sim! Seja pela satisfação do resultado alcançado, pela possibilidade de existirem aqueles (ainda que poucos) que mergulharão nas camadas e até mesmo os que ficarão na primeira camada, pois estes ainda assim terão algum grau de satisfação.

Busco não me preocupar se somos muitos ou se somos poucos, mas sim no prazer que a fotografia enquanto Arte me proporciona.
Se poucos se dispõe a discutir a Arte Fotográfica, debatamos com esses poucos!

Como diz Salomão Schvartzman, "Seja Feliz!"

Pois é, eu gasto um tempão estudando e aprendendo a "enxergar as coisas", quando saio e faço fotos empregando técnica artística vem uma pessoa e diz: "tirando foto do nada?, só vai sair mato ai nessa foto!" ou então vem aquela prima chata e diz: "tira foto de mim aqui na jardineira!" e faz pose quase que de cócoras e fazendo biquinho!, dá uma vontade do cão de jogar a máquina na cara! :hysterical:

Mas é isso a arte é para quem sabe apreciar! ;)
Fábio Pedro.


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 03 de Maio de 2013, 10:52:07
Bom tópico e boa questão para ser discutida. Me fez pensar que talvez o fato disso ocorrer seja o fato de que grande parte das pessoas e de certa forma eu me incluo nisso, anda mais preocupada com a questão "Qual equipamento é melhor? Qual eu devo comprar?" do que com a questão "O que eu posso fazer com isso? Como eu posso utilizar dos recursos que eu tenho para obter bons resultados?"

Me considero uma pessoa totalmente iniciante em fotografia, tanto na parte técnica, quanto na parte prática, portanto faço parte de uma época em que com tantos recursos que temos, sempre queremos o melhor que o nosso dinheiro consegue nos dar, mas esquecemos que antes de ir para o melhor, seria legal passar pelos não tão melhores assim, porque isso de certa forma nos faz acumular conhecimento.

Como já foi citado aqui, um tópico para discutir que equipamento é melhor tem uma repercursão muito maior do que qualquer outro, pessoas brigam com unhas e dentes para defender o seu ponto de vista de que o equipamento que ela citou é o melhor e pronto. O melhor exemplo disso foi o que ocorreu recentemente no tópico "Por que eu escolhi Nikon? Porque eu escolhi Canon?", o tópico por alguns dias virou uma guerra entre qual é melhor.

Eu aprendi muita coisa aqui e sou grata por todos os membros do fórum por isso, mas agora parando para pensar, a maioria das coisas que aprendi, foi em relação a equipamentos e etc, talvez porque eu só tenha procurado por isso nos tópicos, talvez agora seja hora de explorar "outros lados" daqui e passar a frequentar um pouco mais a parte da arte propriamente dita.

E acho que, falando para todos nós agora, está na hora de deixar, pelo menos um pouco, o equipamento de lado e focar um pouco mais na arte em si. :ok:


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #13 Online: 03 de Maio de 2013, 11:00:55

Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #14 Online: 03 de Maio de 2013, 11:04:50