Autor Tópico: A polêmica foto de Carla Bruni.  (Lida 1942 vezes)

Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Online: 05 de Maio de 2013, 22:03:55


Esta é uma fotografia polêmica de Helmut Newton muito difícil de ser encontrada na Web.

Em 1992, a modelo Carla Bruni foi retratada para um ensaio da revista Vanity Fair com os pais Marisa e Alberto, numa pose “incestuosa e provocativa”.

Em 2008, depois que Carla se tornou a primeira dama da França, essa imagem saiu de circulação misteriosamente da Internet.
Parece que houve uma censura generalizada a essa imagem em todo o mundo.

Em 1999, a foto foi publicada no livro de Helmut Newton intitulado SUMO, da editora Taschen, que se tornou uma das mais célebres publicações sobre fotografia do século XX.

O livro custava 10 mil euros e tinha 70 centímetros de comprimento, 50 de largura, pesava 35 quilos, e possuía até uma mesa-suporte.
Fábio Pedro.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2013, 22:27:01
Belissima imagem!  :worship:

Quanto ao fato de ser proibida, moralismo puro para manter a paz nas esferas publicas....ridiculo, mas o mundo é esse.

Abraço,
M Rezende



Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2013, 10:03:32
Belissima imagem!  :worship:

Quanto ao fato de ser proibida, moralismo puro para manter a paz nas esferas publicas....ridiculo, mas o mundo é esse.

Abraço,
M Rezende

Isso é reflexo da era em que se vive, na época dessa foto(em 1992), já tínhamos muitas noticias sobre pedofilia ou mesmo casos de incesto ou até atos provocativos desse nível, isso em 92 já era muito escandaloso porque dava uma "idéia" de falta de respeito ou de ambiente incestuoso.

Fruto isso de uma sociedade mais crítica e severa com relação ao que é visão de uma família e seus valores.
Fábio Pedro.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2013, 11:00:38
Eu nem gostei tanto assim dessa foto em especial.
É claro que a Carla Bruni é linda.

Mas a foto, se quis forçar uma barra e criar uma polêmica, em mim não conseguiu.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2013, 12:21:54
Eu nem gostei tanto assim dessa foto em especial.
É claro que a Carla Bruni é linda.

Mas a foto, se quis forçar uma barra e criar uma polêmica, em mim não conseguiu.

Acho que é essa a essência, o que se passou na sua cabeça não é o mesmo que se passa na cabeça de outras pessoas.

Antigamente era comum criança entre 2 e 5 anos aparecer em ambiente externo(praia, jardim, na porta de casa, etc...) em fotos sentada no colo de tios, tias, pais e mães, ou algum parente só de cuequinha ou de calcinha, não havia maldade nisso, era uma coisa de época em que não havia essa visão maldosa que tem hoje, hoje em dia tudo é ruim, qualquer comportamento é ruim(bulling, homo sexualismo, etc...).

Nessa foto eu também não vejo nada demais, mas dizem que é tendenciosa! É questão de ponto de vista! :ok:
Fábio Pedro.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2013, 13:11:33
Acho que é essa a essência, o que se passou na sua cabeça não é o mesmo que se passa na cabeça de outras pessoas.

Antigamente era comum criança entre 2 e 5 anos aparecer em ambiente externo(praia, jardim, na porta de casa, etc...) em fotos sentada no colo de tios, tias, pais e mães, ou algum parente só de cuequinha ou de calcinha, não havia maldade nisso, era uma coisa de época em que não havia essa visão maldosa que tem hoje, hoje em dia tudo é ruim, qualquer comportamento é ruim(bulling, homo sexualismo, etc...).

Nessa foto eu também não vejo nada demais, mas dizem que é tendenciosa! É questão de ponto de vista! :ok:

Pois é...

Mas aí passa tb por aquela questão do emissor e receptor... Nem sempre o que o emissor quer transmitir consegue. E muitas outras vezes o que ele nem cogitava em transmitir é o que de fato o receptor recebe.
Vai de uma diferença entre a mensagem emitida e a mensagem recebida.

Minha cultura pessoal é diferente da cultura pessoal do Helmut Newton. De onde venho, existe exatamente essa condição que vc fala em crianças nos colos de tios, primos, avôs, etc... E mesmo já mulheres crescidas (algumas) se atiram nos colos dos pais num momento de carinho/felicidade mais exacerbado. Normal pra mim.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2013, 14:25:06
Pois é...

Mas aí passa tb por aquela questão do emissor e receptor... Nem sempre o que o emissor quer transmitir consegue. E muitas outras vezes o que ele nem cogitava em transmitir é o que de fato o receptor recebe.
Vai de uma diferença entre a mensagem emitida e a mensagem recebida.

Minha cultura pessoal é diferente da cultura pessoal do Helmut Newton. De onde venho, existe exatamente essa condição que vc fala em crianças nos colos de tios, primos, avôs, etc... E mesmo já mulheres crescidas (algumas) se atiram nos colos dos pais num momento de carinho/felicidade mais exacerbado. Normal pra mim.

Pois é, eu venho de família mineira e isso é muito comum, ou pelo menos era quando eu era criança, hoje em dia tá complicado discernir essas coisas.

O grande barato não só da fotografia, mas da arte como um todo é esse, o que o autor quis passar.

Lembro bem quando começou essa exposição Fantástico corpo humano: http://fantasticocorpohumano.com.br/plus/
Quando quase ninguém tinha conhecimento que aqueles eram corpos humanos verdadeiros que ainda em vida se doaram a ciência, e que foram foram montados em posições cotidianas justamente para essa exposição.

Após a polêmica causada sobre o uso desses corpos doados para "fins não científicos", ficou tudo mais tranquilo e aceitável.
Fábio Pedro.


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2013, 14:56:37
Que existe uma conotação sexual na foto, existe sim. Isso me parece bem claro. E não tem a ver com o fato dela estar sentada no colo do pai dela. Tem a ver com o olhar dela. Pra mim, essa é a chave da foto.
Qualquer mulher pode sentar da mesma forma no colo do pai. Mas dificilmente uma mulher dará esse olhar para seu pai. E na foto o fotógrafo joga com essa dubiedade. E é aí que reside a defesa dele.

Há outra foto desse ensaio aí.



Nessa realmente não há conotação sexual.

No mais, apesar de achar que a foto em P&B tem uma conotação sexual, também não considero essa foto tão polêmica. Ainda mais se vc considera que é tudo uma representação.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2013, 15:48:55
Que existe uma conotação sexual na foto, existe sim. Isso me parece bem claro. E não tem a ver com o fato dela estar sentada no colo do pai dela. Tem a ver com o olhar dela. Pra mim, essa é a chave da foto.
Qualquer mulher pode sentar da mesma forma no colo do pai. Mas dificilmente uma mulher dará esse olhar para seu pai. E na foto o fotógrafo joga com essa dubiedade. E é aí que reside a defesa dele.

Há outra foto desse ensaio aí.



Nessa realmente não há conotação sexual.

No mais, apesar de achar que a foto em P&B tem uma conotação sexual, também não considero essa foto tão polêmica. Ainda mais se vc considera que é tudo uma representação.

Não conhecia a segunda foto e realmente a primeira foto é para polemizar se fosse somente essa segunda não ganharia a notoriedade que a primeira ganhou, com isso acho que os objetivos de que quem  a fez e quem se expôs foram alcançados, sera tb??? :D

Teve um outro caso polêmico, que era de cunho artístico, e depois deu "m", pra todo lado... até porque a modelo vivia em desavença com o filho, etc... Que foi o ensaio sensual que ela protagonizou com o filho que na época tinha 15 anos, numa jogada de marketing para tentar alavancar o filho na carreira de modelo, e que depois da polêmica ela mesma disse que o garoto era homossexual e viciado em crack.


Veja a diferença das duas polêmicas! :ok:
« Última modificação: 06 de Maio de 2013, 15:50:28 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.