Autor Tópico: A dura realidade de Salvador  (Lida 1008 vezes)

FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Online: 03 de Maio de 2013, 14:10:25
Inicialmente iria postar este tópico no Papo Furado, mas observando as fotografias feitas pela Reuters, fiquei impressionado com a qualidade das foto feitas (Reuters é Reuters né, heheh) e acho que aqui é o melhor lugar pra postá-las por conta disso

Lá vai o link

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2318403/The-drug-gangs-violence-Brazilian-city-expecting-hundreds-thousands-football-fans-years-World-Cup.html



Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2013, 14:27:18
As fotos estão muito boas, mas a matéria como sempre sensacionalista, acho que exagerada.  >:(

Vamos esperar um forista de Salvador pra comentar o assunto.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2013, 15:29:22
O site dá fotógrafa http://lunaeparracho.com/

Eu sou de Salvador. A cidade está um brega ! Como dizemos aqui, heheheeh

Nem li a matéria, mas pra mim, as fotografias retratam o que é e como está a cidade hoje, talvez com um pouco de drama, mas ainda assim muito fiel a realidade de boa parte da população pobre daqui


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2013, 23:38:20
Nem vou falar da "petição de miséria" (como falamos por aqui) em que se encontra Salvador.

A notícia é brutal e sensacionalista sim, mas real.
Um pouco exagerada, mas real.
Não é generalizado, mas acontece em todas as grandes favelas de SSA (que não chamam de favelas por aqui).

Existem locais nessa cidade que a policia simplesmente não entra. Só se for de comboio, soldados mascarados e tropa de elite.
Existem pedaços de bairros na cidade que são completamente controlados pelos traficantes.

É uma realidade, não se pode negar.

E piorou muito nos últimos anos.
Acho que 3 grandes causas levaram a isso... Falta de educação/perspectiva, retorno de jovens que foram morar em outros grandes centros urbanos e "importaram" a violência de lá pra cá, e, imigração de traficantes e sua forma de atuação do Rio e São Paulo por conta do endurecimento desses estados no combate ao tráfico de drogas.

Sacizeiro (usuários de crack) aqui já uma rotina. Aquele zumbi andando pelas ruas, esmolando ou praticando pequenos delitos para sustentar o vício.

Mas o que mais me chamou a atenção nas fotos em si foi o uso do desfoque seletivo para reforçar a mensagem. Como se uma visão "artística' da realidade reforçasse o pequeno artigo que foi escrito. Como se a glamourização do real tornasse esse real mais real.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2013, 02:51:42

Mas o que mais me chamou a atenção nas fotos em si foi o uso do desfoque seletivo para reforçar a mensagem. Como se uma visão "artística' da realidade reforçasse o pequeno artigo que foi escrito. Como se a glamourização do real tornasse esse real mais real.

Isso do desfoque foi uma das coisas que mais curti. Ao mesmo tempo que preserva um anonimato ou respeito ao fotografado, dá uma dramaticidade muito marcante nas foto. Não tinha visto isso até então, ao menos não tão bem utilizado como foi aqui


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2013, 03:42:41
E Fortaleza tá indo no mesmo caminho...
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #6 Online: 04 de Maio de 2013, 09:08:31
Gostei do "registro" fotografico...embora nao seja nada de impressionante.
Sou de SP, morei em Salvador e nao conheci os detelhes dessa realidade, mas qq brasileiro que tem acesso e informação, sabe que essa realidade nao é de Salvador. É de todos os estados! Alguns um pouco menos talvez...mas de todos!

Abraço!
M Rezende


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2013, 15:32:25
Fotojornalismo é isso ai, um recorte da realidade. Do outro lado do jornal, os espectadores vão reagir de maneiras variadas, mas a série fotográfica super válida, leva à reflexão, achei ótima e consistente!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


jaso

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2013, 09:24:32
Prestei consultoria a um cliente durante dois anos em salvador, nunca me deparei com essa violência não. Do jeito que estão as coisas acho que fui um sortudo então......


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2013, 16:53:02
É triste, muito triste! As fotos: sensacionais!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr