Autor Tópico: Compra da primeira DSLR + acessórios (no Paraguai)  (Lida 10294 vezes)

Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 03 de Maio de 2013, 14:42:32
Olá a todos.

Este é o meu primeiro tópico e, da mesma forma que muitos por aqui devem ter o feito, recorre a ajuda dos colegas mais experientes quanto a compra do primeiro equipamento.

Se me permitem uma breve apresentação, meu nome é Elder, tenho 26 anos, sou graduado em Engenharia Mecânica e atuo na área de gerenciamento de projetos. Sempre gostei de ver fotografias artísticas mas nunca imaginei que tivesse condições de obter aquele resultado que via nas fotos de outros, até que comecei a pesquisar mais e mais e ver quais as variáveis, técnicas e composições básicas para se obter bons resultados e quando menos percebi já estava viciado na coisa.

Pouco tempo atrás fiz uma pesquisa para comprar uma compacta para viagens. Depois de bastante pesquisa e aliando ao meu gosto e familiaridade com a marca, acabei optando por uma Sony HX20V. Creio ter sido uma boa escolha, dado o uso (fotos de todos os tipos em viagens, com a familia, todo o terreno mesmo), o preço (235 dólares) e as opções de controles manuais que me fizeram começar a querer tornar essa coisa de fotografia como um hobby mais sério.

Segue uma pequena amostra do que tirei com a compacta sem nunca ter lido qualquer tutorial (alguns meses atrás). Podem reparar que os objetos sempre estão um pouco centralizados, sem muita composição, etc... mas já com um algum resquício promissor! hahaha







Agora chegou a hora de partir para a primeira DSLR, a qual já venho pesquisando a semanas tanto aqui no forum (indicação de um colega de trabalho que tem uma 5D M2), bem como lentes e acessórios.

Vou comprar tudo no Paraguai, em Ciudad del Este. Minha noiva mora em Foz do Iguaçu e vou sempre pra lá.

Não tenho um orçamento fechado, mas gostaria de gastar o mínimo possível, desde que seja um bom investimento, sem economia "porca" como dizem por aí. Meu uso seria basicamente para aprendizado e iniciação neste hobby. Não sei exatamente ainda o estilo de fotografia que vou seguir, mas tenho uma grande inclinação por paisagens, embora gostaria de gerar alguns bons retratos da familia. Gosto MUITO de fotos noturnas e ainda não faço ideia de como usar um flash.

Até o momento estou pensando no seguinte carrinho de compras:

Câmera Canon Rebel T4i com kit 18-55mm
Lente Canon EF 50mm f/1,8 II
Bateria original Canon
Cartão SD Sandisk 16gb 45mb/s (duas unidades)
Mochila
Tripé

Bom, aí vão minhas dúvidas, que não são poucas. Agradeceria que pudessem contribuir mesmo que não sejam todas respondidas.

Primeiramente sobre câmera e lentes:

1) O investimento na T4i é legal para o meu perfil?
2) A diferença de cerca de 200 reais é válida em relação ao modelo T3i (pensando em atualizações como a do processador, pontos de foco, etc)?
3) Valeria um esforço maior para ficar com a 60D ou é melhor começar com uma máquina mais popular como a T3i ou T4i?
4) Com esse kit 18-55 e mais a cinquentinha estarei bem servido ou já seria interessante voltar para casa com uma 55-250?
5) Existe mais alguma lente clara com bom custo/benefício? Chegei a pensar na 50mm 1.4, mas pesquisando e pesquisando sempre chego na dica de que para quem está iniciando a 1.8 já basta...

E agora sobre acessórios:

6) A lista está de bom tamanho para o começo ou já seria legal pegar um flash?
7) Existe alguma marca de mochila bacana ou é só chegar na hora e escolher uma no olho mesmo?
8) Alguém conhece um lugar onde vendam tripés legais no Paraguai e mais em conta? Só achei aqueles manfrotos que custam 200~300 dólares. É isso mesmo? Ou posso começar com algo mais baixo nível?

Desculpem o enorme post, mas acreditem: já pesquisei muuuita coisa e realmente essas foram as inseguranças que restaram.

Agradeço desde já qualquer retorno. Se faltar qualquer informação ou se tiver qualquer coisa fora das regras, por favor, me avisem.

[]'
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2013, 16:12:25
Boa tarde amigo! Seja bem-vindo!  :D
Respondendo as tuas questões...
1) O investimento na T4i é legal para o meu perfil? Acredito que sim, foi o mesmo caminho que decidi começar... não me arrependo, te dá todas as ferramentas pra estudo, sem contar que a qualidade das fotos e vídeo é excelente

2) A diferença de cerca de 200 reais é válida em relação ao modelo T3i (pensando em atualizações como a do processador, pontos de foco, etc)? Acho que 200 reais compensa se levado em consideração o visor touch (que acaba por minimizar a falta de tantos comandos diretos como uma 60D por exemplo), o fato de ser mais nova (fica mais fácil em uma revenda), e a possibilidade de se usar lentes stm (embora existam pouquíssimas lentes com esta tecnologia, já é um avanço). Mas se a diferença fosse maior, pra mim não valeria a pena.

3) Valeria um esforço maior para ficar com a 60D ou é melhor começar com uma máquina mais popular como a T3i ou T4i? A 60D é mais pesada, maior (consequentemente uma melhor pegada), corpo muito mais robusto, bateria muito mais duradoura, tem um visor superior (não em qualidade, é um a mais no topo), e muito mais botões de atalho direto. Contudo, ando vendo muita comparação entre a t4i e 60D onde é relatado um melhor trabalho da t4i com iso elevado, o que faria alguma em fotos noturnas por exemplo.

4) Com esse kit 18-55 e mais a cinquentinha estarei bem servido ou já seria interessante voltar para casa com uma 55-250? Aí depende muito do quanto tu necessitaria deste range extra... EU, pro meu uso, preferia trocar a 55-250 e a 18-55 pela tamron 17-50, mas isso pq sei que o range me agrada e a qualidade dela é excelente, sem contar na abertura 2.8. Mas se imagina que vai utilizar de 55-250, vale a pena trazer sim, é uma excelente lente, ótima custoxbenefício. A 50mm é ótima de usar, vai ser tua parceira nas fotos noturnas e pra retratos.

5) Existe mais alguma lente clara com bom custo/benefício? Chegei a pensar na 50mm 1.4, mas pesquisando e pesquisando sempre chego na dica de que para quem está iniciando a 1.8 já basta... Mais em conta como ela é difícil... a 50 1.4 no final das contas, não verá grandes diferenças na imagem final, pelo menos não algo que valha 3x mais... Se pensa em outra lente clara, talvez a 85 1.8, muito boa, mas um pouco carinha, na mesma faixa da 50 1.4 se não me engano. Mas tem que se lembrar que é uma lente bem fechada, especialmente nas cropadas, sendo indicada pra retratos por exemplo.

6) A lista está de bom tamanho para o começo ou já seria legal pegar um flash? Se possível pegue um... procure os yongnuo, são baratos e muito competentes. Com flash vai poder estudar muita coisa diferente e fotografar em diversas situações, é um aprendizado e tanto
7) Existe alguma marca de mochila bacana ou é só chegar na hora e escolher uma no olho mesmo? Essa aqui vou ficar acompanhando contigo... Ainda não comprei uma pra mim, hehehe
8) Alguém conhece um lugar onde vendam tripés legais no Paraguai e mais em conta? Só achei aqueles manfrotos que custam 200~300 dólares. É isso mesmo? Ou posso começar com algo mais baixo nível? Eu ainda não tenho um também, estou louco p comprar, mas estou tentando juntar uma graninha antes. De tanto ver grande parte do pessoal daqui falando que é melhor se atolar um pouquinho e comprar um melhor que tu não vá precisar comprar outro, estou esperando... hehe

Bom, espero que faça uma boa compra.

Abração
Tecpix + motorola do guga


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2013, 16:45:59
Para achar um bom tripé e mochila (talvez não tenha lá).


Boas lojas: prodigital.com.py e audiophonesrl.com


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2013, 19:26:00
Fernandez,

Muitíssimo obrigado pela resposta. Conseguiu me ajudar em praticamente todas!
Estou bem inclinado a ficar com a T4i justamente pelos motivos que colocou aqui: por ser uma atualização da T3i e consequentemente incorporar algumas melhorias, além de ficar mais atual para futuras comunidades e valor de revenda.
Em relação as lentes, penso em me limitar ao kit 18-55mm e à 50mm 1.8 para não quebrar a banca de uma vez só. Sentindo alguma necessidade parto para uma GA, uma tele, ou para outras lentes mais claras.
Com essa "economia" em lentes, vou ver se consigo chegar num flash. Continuarei pesquisando sobre os Canons e Youngnuos, além é claro em como usá-los depois! haha

ThalesMullerBR,

Muito obrigado pela ajuda também. Excelentes os dois links! Ainda vou ter que estudar melhor essa linha da manfroto para entender o que preciso, mas o site já ajuda bastante a se organizar. Quanto as mochilas, não faço nem ideia de onde poderia encontrar aquela marca, além do que, devem ser bem caras! Penso em deixar esse item de fora, por enquanto.
Em relação às recomendações de lojas, vivo no Paraguai, mas realmente é sempre bom ter indicações de quem já comprou nesse ramo.


Pessoal,

Continuo aberto a dicas para todas as dúvidas anteriores.

Em especial, gostaria de sugestões mais diretas para o tripé e se existem outras marcas disponíveis no Paraguai ou qualquer modelo mais barato que posso comprar mesmo no Brasil.

Abraço e agradeço mais uma vez.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2013, 21:18:27
Além da Audiophone citada acima, outra loja no Paraguai muito recomendada por aqui é a Monte Carlo. Ambas tem site no qual pode solicitar orçamento, mediante um breve cadastramento.


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2013, 21:26:09
Acompanhando! :ok:
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2013, 21:45:00
Continuo aberto a sugestões de tripés baratos ou o mais barato que valha a pena investir e também flashes.

Seguindo as dicas até aqui, encontrei mais em conta o Flash Yongnuo YN-468 II, por cerca de 300 reais. É uma boa compra? Ou salto para os 565 e 568 por cerca de 500 reais?

YVanderlei,

Obrigado pela dica. Conheço essa também (Monte Carlo). Já utilizei o sistema deles para cotar os itens de meu interesse. Estou indo amanhã pra Foz e se sobrar um tempinho vou dar um pulo lá só para conferir tudo de perto. De qualquer forma ainda não vou comprar nada. Na semana que vem vou de novo (dia das mães, coisa e tal) e aí tenho mais tempo para receber aqui as dicas e comprar tudo num pacote.

edushimote,

Tá aí o meu colega de trabalho, mentindo na assinatura e escondendo a MarkII! haha É o camarada que vai me emprestar algumas lentes e me ajudar a não ter que comprar tudo sem testar...

Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2013, 01:13:33
Arrumei um companheiro pra compartilhar o vicio, espero que dure.   :ponder: :D
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 04 de Maio de 2013, 10:21:57
O 468 é ttl? Se não for, acharia mais negócio ir pro 565 mesmo... Ou o 568 se a diferença for pouca
Tecpix + motorola do guga


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #9 Online: 04 de Maio de 2013, 11:19:55
Se vc puder $$$, eu não pegaria a lente do kit, e sim uma 17-50 2.8, da Tamron ou Sigma, o único porém é que no Paraguay não tem Tamron, mas creio que a Sigma seja equivalente.

Abs.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 04 de Maio de 2013, 11:35:47
Se realmente quer Canon, compre uma 60D + EF 50 1.8 + Flash externo.
Depois, dê uma garimpada aqui no Fórum e no ML e compre uma Tamron 17-50 2.8.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 05 de Maio de 2013, 15:43:36
Mais uma vez, obrigado a todos pelas repostas.

Fernandez,

Dei uma olhada nessa questão do TTL. Vou ver quais Yongnuos possuem essa tecnologia e ver até onde meu bolso alcança...

fernandoaas,

Penso em ficar com o kit 18-55mm porque é muito barato, coisa de 70~80 dólares a mais que apenas o corpo. Enquanto isso, imagino que uma 17-50 mais clarinha assim (como essa 2.8) deva custar bem mais, certo? De qualquer forma, vou ver quanto sai uma Sigma dessa por lá e caso consiga chegar no orçamento, tento ficar com ela sim.

tsouto,

Quero Canon por alguns dos motivos que li no seu tópico de avaliação da 6D: facilidade em encontrar lentes e acessórios! Pensei em seguir na T4i por ser um modelo de entrada, ter uma grande comunidade e por ser um modelo recente, com boa aceitação caso queira revender mais para frente. Vejo poucas pessoas aqui no forum, por exemplo, com a 60D. Já pesquisei sobre as diferenças entre elas e algumas até me interessaram bastante, desde a robustez até o lcd superior. Ainda assim, fico pensando que, para o meu uso, sem cobrir eventos nem nada, não precisaria dessa agilidade extra. Enfim, ainda tenho essa dúvida, mas se tivesse que ir lá comprar hoje, acho que ficaria com a T4i. Afinal, é como ando leio MUITO nos tópicos para iniciante: não gaste todo orçamento no corpo e invista no restante. Ficando com a T4i já me sobraria para um flash ou uma lente...

Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Maio de 2013, 15:58:56
Gratwalker, vc é de Mga?
Esse teatro aí eu conheço!  :D Moro em Mga!

Então, no PY vc vai encontrar a Audiophone,  MonteCarlo, Mega Eletrônicos, Pro Digital, Digital Center.
Essas são as que eu conheço e confio!
Pesquise bastante, antes de comprar, as vezes a diferença compensa!

Abraço.


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #13 Online: 05 de Maio de 2013, 16:29:18
Mais uma vez, obrigado a todos pelas repostas.

Fernandez,

Dei uma olhada nessa questão do TTL. Vou ver quais Yongnuos possuem essa tecnologia e ver até onde meu bolso alcança...

fernandoaas,

Penso em ficar com o kit 18-55mm porque é muito barato, coisa de 70~80 dólares a mais que apenas o corpo. Enquanto isso, imagino que uma 17-50 mais clarinha assim (como essa 2.8) deva custar bem mais, certo? De qualquer forma, vou ver quanto sai uma Sigma dessa por lá e caso consiga chegar no orçamento, tento ficar com ela sim.

tsouto,

Quero Canon por alguns dos motivos que li no seu tópico de avaliação da 6D: facilidade em encontrar lentes e acessórios! Pensei em seguir na T4i por ser um modelo de entrada, ter uma grande comunidade e por ser um modelo recente, com boa aceitação caso queira revender mais para frente. Vejo poucas pessoas aqui no forum, por exemplo, com a 60D. Já pesquisei sobre as diferenças entre elas e algumas até me interessaram bastante, desde a robustez até o lcd superior. Ainda assim, fico pensando que, para o meu uso, sem cobrir eventos nem nada, não precisaria dessa agilidade extra. Enfim, ainda tenho essa dúvida, mas se tivesse que ir lá comprar hoje, acho que ficaria com a T4i. Afinal, é como ando leio MUITO nos tópicos para iniciante: não gaste todo orçamento no corpo e invista no restante. Ficando com a T4i já me sobraria para um flash ou uma lente...

Sim, uma 17-50 2.8 é muito mais, quando estive ai no paraguay a um mês mais ou menos, estavam vendendo essa sigma por volta de R$ 1.500, sinceramente por esse preço não vale a pena comprar no Paraguay, melhor comprar por aqui, ou no fórum.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 05 de Maio de 2013, 19:04:48
Mike Castro,

Obrigado pela resposta.
Não sou de Maringá, mas fiz minha faculdade aí na UEM sim, além de hoje ir para a pós também. A foto é do teatro barracão, bem na frente da casa da minha irmã.
Em relação as lojas, conheço todas elas sim, mas é sempre bom ter as recomendações do pessoal para ter mais confiança ainda na hora da compra.

fernandoaas,

Foi o que imaginei. Seria um sonho começar já com uma lente clara e com bom range assim, mas por estar entrando agora nessa brincadeira acho que já estará de bom tamanho algo mais em conta... aos poucos chego numas do nível desta 17-50 2.8 ;)
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C