Autor Tópico: Sensor shift da K5  (Lida 1869 vezes)

FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Online: 04 de Maio de 2013, 14:25:11
Olá a todos

Tava navegando pela net e acabei me deparando com uma informação que achei no mínimo interessante. Com as K5 e a K7, é possível fazer o movimento de tilt e shift com o sensor, mas fiquei me perguntando o quanto de fato ele faz de movimento e se de fato é tão eficiente quanto uma lente tilt e shift.

Descobri que é por esse shift também que ela consegue evitar os traços de estrelas em longas exposições até 5 mim quando está usando o GPS. Outra coisa que vi comentando mas não entendi muito bem é que talvez fosse possível criar imagens de 46 MP por conta desse shift do sensor, num recurso parecido com o que a HB200 da Hassel faz (tem um sensor de 50 Mp, mas pelo shift, cria imagens de 200 MP)

E ai users da K5 e K7, já usaram esse recurso? É efetivo mesmo pra deslocar o dof, aumentando a nitidez em fotos com grande profundidade de campo e também para correção de linhas paralelas em fotos de arquitetura?

http://www.pentaxforums.com/news/how-to-turn-any-lens-into-a-shift-lens.html

Abs




pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2013, 21:45:07
Bem, o sensor faz apenas shift que eu saiba.... Eu nunca testei porque acabei de comprar o tripé, mas esses movimentos se dão através do estabilizador de imagens do sensor... Na teoria nas câmeras da Sony, Pana e Olympus também daria para fazer essa programação, mas ninguém teve essa ideia antes...
Mas quando eu tiver um tempo posso fazer uns testes (só não sei quando porque está complicado de arrumar um tempo rs)
« Última modificação: 07 de Maio de 2013, 21:47:30 por pedro_raythz »


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2013, 00:09:33
Bem, o sensor faz apenas shift que eu saiba.... Eu nunca testei porque acabei de comprar o tripé, mas esses movimentos se dão através do estabilizador de imagens do sensor... Na teoria nas câmeras da Sony, Pana e Olympus também daria para fazer essa programação, mas ninguém teve essa ideia antes...
Mas quando eu tiver um tempo posso fazer uns testes (só não sei quando porque está complicado de arrumar um tempo rs)

Pelo tutorial do link, ele faz shift também !

Ficar no aguardo do teste, heheh


darth wader

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2013, 00:20:43
Na k30 também funciona. O ajuste de composição está na aba 3 do menu de imagem.
Pentax k-30, DA 18-55 e 50-200WR.

VENDO Tamron SP AF17-50 f/2.8 XR Di II LD Aspherical [IF] completa na caixa perfeita