Autor Tópico: Nitidez - Na prática  (Lida 13625 vezes)

Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Online: 05 de Maio de 2013, 00:43:47
Olá pessoal,
Venho percebendo um probleminha com a nitidez das minhas fotos...
Vejo que minhas fotos mais antigas, do ano passado, quando eu usava a Panasonic FZ40 tinha uma nitidez melhor do que minhas fotos de agora com a D7000 + 17-50mm e outras lentes que já tive, como 50mm 1.8D e AF-G 70-300mm.

Claro que pelo maior nível de conhecimento que eu tenho hoje, as composições das minhas fotos atuais e a "complexidade" delas são muito melhores do que as mais antigas da época da FZ40, mas no quesito nitidez elas regrediram.

E só pra constar, na FZ40 eu usava JPEG e fazia edição no Paint.NET, e hoje com a D7000 eu fotografo em RAW 14bits e uso o Lightroom 4.1.

Tem lógica isso? Qual seria a explicação? O sensor da FZ40 ganha do sensor da D7000 no quesito nitidez?
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


rbusato

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
    • Ricardo Busato
Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2013, 01:01:55
Tem lógica isso? Qual seria a explicação? O sensor da FZ40 ganha do sensor da D7000 no quesito nitidez?

Sem você colocar exemplos fica mais difícil de identificar o problema, mas tem alguns fatos a considerar:

1) A nitidez é definida pela lente, o sensor precisa ser capaz de capturar a imagem projetada pela lente e, considerando apenas a nitidez, essa capacidade é medida pela quantidade de megapixels do sensor. Conclusão: O seu problema não está no sensor da D7000.

2) A profundidade de campo da FZ40 é maior do que a da D7000. Isso é causado pela diferença no tamanho dos sensores, e uma grande profundidade de campo pode esconder falhas no foco ou na técnica.

3) A D7000 faz o foco em apenas um pequeno pedaço da imagem, justamente o que está sob o sensor de auto-foco selecionado. A D7000 permite que você escolha manualmente o sensor de auto-foco ou que você deixe a máquina escolher para você. Se estiver no automático e a máquina resolver escolher uma parte da imagem que não é a que você quer, o resultado é bastante ruim. Da mesma forma, se a seleção estiver manual e você não perceber que o sensor de auto-foco está fora da área desejada, o resultado será igualmente ruim.

Pela minha experiência, as pessoas que migram de uma compacta para uma DSLR normalmente erram o item 3 acima. Uma lida no manual da máquina na parte do auto-foco é uma boa pedida. Tem um camarada que faz uns livros bem completos e explanativos sobre as máquinas da nikon, mas é só em inglês, se interessar dá uma olhada em http://www.bythom.com/index.htm




Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2013, 01:17:02
Citação de: rbusato
1) A nitidez é definida pela lente, o sensor precisa ser capaz de capturar a imagem projetada pela lente e, considerando apenas a nitidez, essa capacidade é medida pela quantidade de megapixels do sensor. Conclusão: O seu problema não está no sensor da D7000.
Dessa eu não sabia, pensei que o maior responsável pela nitidez fosse o sensor, e secundariamente a lente.

Vivendo e aprendendo.

Citação de: rbusato
2) A profundidade de campo da FZ40 é maior do que a da D7000. Isso é causado pela diferença no tamanho dos sensores, e uma grande profundidade de campo pode esconder falhas no foco ou na técnica.
Isso eu já sabia, mas ignorei essa característica na minha avaliação porque quando eu quero um DOF maior é só usar aberturas mais fechadas.

Citação de: rbusato
3) A D7000 faz o foco em apenas um pequeno pedaço da imagem, justamente o que está sob o sensor de auto-foco selecionado. A D7000 permite que você escolha manualmente o sensor de auto-foco ou que você deixe a máquina escolher para você. Se estiver no automático e a máquina resolver escolher uma parte da imagem que não é a que você quer, o resultado é bastante ruim. Da mesma forma, se a seleção estiver manual e você não perceber que o sensor de auto-foco está fora da área desejada, o resultado será igualmente ruim.
Eu uso a configuração de foco conforme a situação e a necessidade... Mas resumindo, uso AF-S com ponto único em 90% do tempo e AF-C 3D quando fotografo esportes.

Citação de: rbusato
Pela minha experiência, as pessoas que migram de uma compacta para uma DSLR normalmente erram o item 3 acima. Uma lida no manual da máquina na parte do auto-foco é uma boa pedida.
Primeira coisa que faço quando compro algo novo. O da D7000 eu já li umas 4 vezes pra tirar umas dúvidas de vez em quando.

_______________________________________________________________ _______________________________________

Depois eu posto uns exemplos.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2013, 01:40:53
Rafa, como você está avaliando a nitidez? Uma coisa que sinto é que, quanto maior o sensor, menor a "tolerância" com pequenas tremidas e coisas do tipo. Senti isso quando peguei minha primeira DSLR, e senti isso novamente quando saí de APS-C e fui para FF. Mas esse tipo de falta de nitidez só se percebe em aumentos de 100% ou próximos disso.

Tente usar velocidades mais altas para ver se melhora, sem VR mesmo, daí vai saber se é esse o problema ou não. E, se for, tente investir em uma técnica mais firme para fotografar, que te dê mais estabilidade.


No mais, pode também ser apenas resultado do tratamento da foto, o JPEG de uma compacta já vem mais "pronto", talvez seja o caso apenas de investir mais na conversão do RAW para melhorar os resultados.

E evite comparações em aumento 100% ou muito grandes. Pense no tamanho final, seja impressão ou visualização na tela, esse é o melhor jeito de avaliar nitidez.

Abraços


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2013, 02:22:47
Rafa, como você está avaliando a nitidez? Uma coisa que sinto é que, quanto maior o sensor, menor a "tolerância" com pequenas tremidas e coisas do tipo. Senti isso quando peguei minha primeira DSLR, e senti isso novamente quando saí de APS-C e fui para FF. Mas esse tipo de falta de nitidez só se percebe em aumentos de 100% ou próximos disso.

Tente usar velocidades mais altas para ver se melhora, sem VR mesmo, daí vai saber se é esse o problema ou não. E, se for, tente investir em uma técnica mais firme para fotografar, que te dê mais estabilidade.


No mais, pode também ser apenas resultado do tratamento da foto, o JPEG de uma compacta já vem mais "pronto", talvez seja o caso apenas de investir mais na conversão do RAW para melhorar os resultados.

E evite comparações em aumento 100% ou muito grandes. Pense no tamanho final, seja impressão ou visualização na tela, esse é o melhor jeito de avaliar nitidez.

Abraços
Mesmo usando velocidades como uma 1\2000 eu percebo uma maior nitidez na FZ40 do que na D7000, e sempre comparo isso no tamanho normal da foto...

Acho que é meu tratamento no RAW que é bem meia-boca mesmo...

Vou pedir emprestada a FZ40 que vendi ao meu avô pra fazer uns testes amanha.
« Última modificação: 05 de Maio de 2013, 02:23:17 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2013, 02:49:21
talvez na FZ40 na hora de criar o jpg ela aplica mais nitidez, na d7000 tu pode dar uma reforçada usando o high pass ou mesmo o unsharp mask.

mexer no picture control da camera não sei se eh muito interessante pq pode dificultar na hora de fazer redução de ruido, pelo q li essa nitidez q coloca na câmera não da pra reduzir no lightroom mesmo no raw, eu uso o capture por isso nem testei pra ver se é mesmo.



Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2013, 11:43:41
De fato, até minha coolpix parece entregar jpeg com maior nitidez que minha D5100. Na época quando comprei a minha D5100,  preocupado, pesquisei na internet sobre o fato, e aliviado verifiquei é que as compactas, superzooms...... aplicam a nitidez ao 'entregar a imagem'.

No caso dos arquivos raw, a nitidez deve ser aplicada no tratamento; uns defendem que deve ser feito 'tanto na entrada quanto na saída', o lightroom já aplica uma certa nitidez quando importamos a foto.

Existem dezenas de métodos para sua aplicação. Atualmente estou estudando e testando o Modo LAB, que faz a aplicação no canal Luminance e preserva outras características, além de evitar certas aberrações, produzindo excelentes resultados na maioria dos casos.

De modo algum considero que uma aplicação pesada substitui uma boa foto feita com bases nos princípios da fotografia. E uma foto feita de 'modo correto' evita trabalho excessivo e desgastante no 'pós'. Mas para aqueles que simplesmente ignoram outros aspectos dessa complexa arte, e por ventura, um dia resolverem fazer impressão dos trabalhos, ou exibição em outros computadores, poderão ter surpresas desagradáveis...
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #7 Online: 05 de Maio de 2013, 14:17:28
Rafael, só de curioso, vc percebeu a falta de nitidez depois que converteu de raw pra jpg ou durante o tratamento no LR?
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #8 Online: 05 de Maio de 2013, 14:22:44
Rafael, só de curioso, vc percebeu a falta de nitidez depois que converteu de raw pra jpg ou durante o tratamento no LR?
Em ambas as situações...

Mas pelo que conclui por aqui acho que deve ser por causa do tratamento pesado que as super-zoom fazem no jpeg.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Maio de 2013, 15:15:57
....

Mas pelo que conclui por aqui acho que deve ser por causa do tratamento pesado que as super-zoom fazem no jpeg.

Certamente é. Não há outro motivo, já que sua câmera parece estar funcionando muito bem, e  também que as duas câmeras estão muito distantes entre si: a D7000 é muito mais câmera!!!!Talvez a lente seja mesmo soft, mas nada que um pequeno ajuste no pós não resolva. Além de que esse fato é largamente discutido na web.

As fotos digitais em si possuem um conhecido problema de nitidez, mesmo a câmera aplicando um preset no jpeg. Mas nos arquivos raw, as versões mais atuais do LR passaram a aplicar uma nitidez inicial, mesmo assim todos os tutoriais que vejo recomendam a aplicação da nitidez no workflow e ainda na exportação. Tem um livro que o pessoal recomendou em outros fóruns: Real World Image Sharpening with Adobe Photoshop, Camera Raw, and Lightroom, do Bruce Fraser. Certamente está na minha lista de próximas leituras...
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Leo_gomes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Maio de 2013, 15:19:42
Artigo muito bom do Alex Villegas: http://www.iif.com.br/site/2012/01/uma-questao-de-foco/
Tenho uma 7D, e recentemente adquiri uma 85mm 1.8, e não estava satisfeito com a nitidez dela. Sempre usei o botão disparador para focar e "perseguia" o assunto com os pontos do AF. Depois que eu passei a usar o botão AF ON (que fica atrás da câmera) e o ponto central de foco, aí sim comecei a "ver" o foco, mesmo usando 1.8, em 2.8 então, nem se fala... hehe
Espero ter colaborado.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Maio de 2013, 15:49:49
Valeu pela colaboração, Leo.

Algumas coisas já tinha visto no Livro no Scott Kelby, Digital Photography, Vol. 1. no Capítulo 1 é dedicado especialmente à Nitidez.

Mas fica a dica para o pessoal que fica na busca inconstante de modelos de câmera mais tecnológicos ou aquela lente que vai fazer a fotografia melhorar de modo milagroso. E não abrem um livro, uma revista ou nem procuram ler um simples artigo sobre o assunto!!!
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 05 de Maio de 2013, 16:29:12
Movendo tópico...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #13 Online: 06 de Maio de 2013, 10:50:38
Talvez seja o uso do flash?!

Normalmente nas superzoom ou compactas, o flash da camera é utilizado a todo momento o que faz com que as imagens fiquem melhor definidas... Não que isso seja sinônimo de qualidade, mas ficam mais contrastadas...

Just my 2cents...  :ok: :ok:


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #14 Online: 06 de Maio de 2013, 22:02:25
Artigo muito bom do Alex Villegas: http://www.iif.com.br/site/2012/01/uma-questao-de-foco/

Bom artigo. simples e direto. Obrigado por compartilhar :ok:

Uma pergunta, Rafael vc está utilizando o AFTunning para "calibrar" as diferentes lentes?

Passei 3 meses querendo jogar minha D3200 e as 3 lentes da época no LIXO. Todas as fotos tinham que ser maltratadas com excesso de sharp para ficarem nítidas. Com o tempo fui acalmando e segurando mais o braço, aumentando a velocidade, superexpondo mais e a coisa foi melhorando. Mas sem o AFTunning não consigo usar uma 60 2.8 Macro  :aua:
« Última modificação: 06 de Maio de 2013, 22:08:11 por ALEXFIGUEIREDO »
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI