Autor Tópico: Nitidez - Na prática  (Lida 13643 vezes)

Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #15 Online: 06 de Maio de 2013, 22:05:42
Uma pergunta, Rafael vc está utilizando o AFTuning para "calibrar" as diferentes lentes?
Estou usando -6 na 17-50mm 2.8, mas focando numa regua não vejo diferenças significativas, só ajustei porque achei o resultado melhor... Mas acho que o problema não é foco, pois minhas fotos estão saindo sempre bem focadas, é a nitidez em si mesmo.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 06 de Maio de 2013, 22:08:02
Rafael, você está achando a D7000 pouco nítida?

Não será defeito? Pois eu não sinto problemas de falta de nitidez desde a compra da minha primeira Rebel, que era uma 350D, e fazia fotos incrivelmente nítidas, ainda tenho impressões grandes feitas com ela, que um cliente ao entrar no meu estudio perguntou se eram feitas com médio formato pra vc ter uma idéia.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #17 Online: 06 de Maio de 2013, 22:12:26
A nitidez que eu me refiro é aquela granulação fina semelhante à aplicada na edição.

A FZ40 entregava fotos com uma nitidez gritante e a D7000 não... Acho que é porque a FZ já entregava um Jpeg muito editado\processado.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 06 de Maio de 2013, 22:14:18
Isso é simplesmente porque as câmeras amadoras já entregam o jpg tratado e a DSLR entrega ele cru, você coloca nitidez se quiser, pois nem sempre é uma coisa boa.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 06 de Maio de 2013, 22:17:36
Sinto essa diferença ao comparar imagens da 5D2 com a 5D clássica, a clássica entrega uma imagem teoricamente menos nítida, mas que me permite aplicar muito mais sharpen efetivo depois, a 5D2 parece já vir mais nítida "de fabrica" o que sinceramente considero uma desvantagem, pois eu quero ter este controle e não deixar isso para a Camera decidir.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #20 Online: 07 de Maio de 2013, 10:39:58
Sinto essa diferença ao comparar imagens da 5D2 com a 5D clássica, a clássica entrega uma imagem teoricamente menos nítida, mas que me permite aplicar muito mais sharpen efetivo depois, a 5D2 parece já vir mais nítida "de fabrica" o que sinceramente considero uma desvantagem, pois eu quero ter este controle e não deixar isso para a Camera decidir.


Rapaz, e eu percebi isso comparando as imagens da 5D II com a da 6D. A 6D parece ainda mais nítida "de fábrica" do que a 5D II... Até por isso estou animado para pegar logo minha 5D clássica, porque percebi que gosto mesmo é de arquivos bem crus mesmo, raw total!


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #21 Online: 07 de Maio de 2013, 10:52:47
Antes de o pessoal começar a falar *EDITADO*, deveriam ter pedido um exemplo das fotos.


Então por favor,

Posta um 100% das fotos aqui pra darmos uma olhada.
2.1. É proibida a postagem de tópicos que possam ser considerados ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, ameaças e provocações.
« Última modificação: 07 de Maio de 2013, 21:52:44 por rbpope »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #22 Online: 07 de Maio de 2013, 11:00:03
Antes de o pessoal começar a falar *EDITADO*, deveriam ter pedido um exemplo das fotos.
2.1. É proibida a postagem de tópicos que possam ser considerados ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, ameaças e provocações.



Ui!  :D
« Última modificação: 07 de Maio de 2013, 21:53:24 por rbpope »


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #23 Online: 07 de Maio de 2013, 13:22:03
Vou procurar aqui e posto...
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 16 de Maio de 2013, 17:54:11
mexer no picture control da camera não sei se eh muito interessante pq pode dificultar na hora de fazer redução de ruido, pelo q li essa nitidez q coloca na câmera não da pra reduzir no lightroom mesmo no raw, eu uso o capture por isso nem testei pra ver se é mesmo.

RAW é puro. Não tem Picture Control, Sharpening ou tratamento algum aplicado. O que acontece é que se tu abrir o RAW no software proprietário da câmera ele é ajustado na tela de acordo com os valores que estavam configurados na câmera, mas isso pode ser alterado ali no software mesmo usando os controles do programa (normalmente sliders).
Resumindo:
- Software da Nikon/Canon: consegue ler as configurações que estavam na câmera no momento da captura do RAW e aplica elas por padrão na tua imagem, porém tu pode alterar antes de exportar para o JPG;
- Software terceiro (Adobe): não consegue ler, então te apresenta o arquivo cru.

É assim na Nikon e na Canon o JRS me confirmou o mesmo.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #25 Online: 16 de Maio de 2013, 18:56:44
RAW é puro. Não tem Picture Control, Sharpening ou tratamento algum aplicado. O que acontece é que se tu abrir o RAW no software proprietário da câmera ele é ajustado na tela de acordo com os valores que estavam configurados na câmera, mas isso pode ser alterado ali no software mesmo usando os controles do programa (normalmente sliders).
Resumindo:
- Software da Nikon/Canon: consegue ler as configurações que estavam na câmera no momento da captura do RAW e aplica elas por padrão na tua imagem, porém tu pode alterar antes de exportar para o JPG;
- Software terceiro (Adobe): não consegue ler, então te apresenta o arquivo cru.

É assim na Nikon e na Canon o JRS me confirmou o mesmo.
Não entendo :shock: Isso acontece no Lightroom 4.1. Quando exporto meus RAWs ele aplica o preset e eu não consigo tirar.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #26 Online: 16 de Maio de 2013, 19:00:59
RAW é puro. Não tem Picture Control, Sharpening ou tratamento algum aplicado. (...)

Só um adendo sem querer entrar diretamente no assunto do tópico...

 :no:
Não é bem assim não!
Já é bem sabido, documentado e admitido pelos usuários da Nikon e Pentax que o raw desses fabricantes vem pré-processado diretamente na cam para redução do ruído e aplicação de nitidez para compensar a perda havida com a redução do ruído.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 16 de Maio de 2013, 23:17:40
Só um adendo sem querer entrar diretamente no assunto do tópico...

 :no:
Não é bem assim não!
Já é bem sabido, documentado e admitido pelos usuários da Nikon e Pentax que o raw desses fabricantes vem pré-processado diretamente na cam para redução do ruído e aplicação de nitidez para compensar a perda havida com a redução do ruído.

Acho que temos um impasse então. Testei isso mês passado e foi essa a conclusão que cheguei.
Usei alto ISO pra estourar bastante diferença entre o RAW e o JPG gerado pela câmera. Configurei redução de alto ISO com diferentes valores e o RAW se mostrou o mesmo, porém o JPG gerado pela câmera tinha muita diferença.

Onde está documentado isso?


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #28 Online: 16 de Maio de 2013, 23:43:11
Bom, ruido nao sei, mas os picture controls de cor vivida, mais contraste e mais sharpness que ajusto na D7000 carregam sim no View NX. O mesmo arquivo, no LR, vem cru.
D600 - E-M10


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 16 de Maio de 2013, 23:49:08
Bom, ruido nao sei, mas os picture controls de cor vivida, mais contraste e mais sharpness que ajusto na D7000 carregam sim no View NX. O mesmo arquivo, no LR, vem cru.

Obrigado, Kokimoto. Antes do teu comentário temia estar ficando louco. :ok:

A propósito, o modelo da câmera não deve influenciar, mas se sim, a minha é uma D700.