Autor Tópico: ENSAIO - Flash fora da câmera / rebatedor / sombrinha / etc  (Lida 5345 vezes)

Brupikk

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Resposta #30 Online: 07 de Maio de 2013, 15:47:37
Eu gostei do resultado especialmente sendo a primeira vez do flash com sombrinhas e tal, o assistente tb ta de parabens, pq faz toda diferenca.
Abcs.
Tem uma la que eu achei o rosto escuro ( q ela esta abaixada.) e a primeira acho q nao centralizada ficava melhor, mas mesmo assim achei o resultado muito bom. Parabens  :ok:  :clap:
oi carolinaacastro, obrigado pelo comentário...
realmente, as fotos ficaram com diferença na cor do rosto para o resto do corpo, pq ela estava com maquiagem, tentei diminuir a diferença na Pós, em algumas consegui um pouco em outras ainda ficou mais evidente..
Bruno Piccoli
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Lucas Estêvão

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Resposta #31 Online: 07 de Maio de 2013, 16:23:44
O YN-560 II, a sombrinha e o rebatedor estão de parabéns! hahahaha

Essa subexposição que o pessoal comentou aqui não é nada que o RAW não permita recuperar. Ela foi necessária pra dar um destaque mais interessante na modelo com o flash, porém esse destaque não foi dado com perfeição. Mas para isso a receita é simples: prática. Para um primeiro exercício está ótimo.
Outra coisa que também citaram foi sobre o tom do rosto estar abaixo do restante do corpo, mas isso é maquiagem, como falamos antes.

A receita de bolo mais básica possível para esse tipo de fotografia é aquela que já falamos por alto e que segue:

1) baixar o ISO ao máximo (não ao mínimo "boosted base ISO", pois esse entrega menos contraste - pelo menos na Nikon);
2) colocar a lente na abertura maior ou bem próximo disso (tente não usar a abertura máxima, pois fica longe da melhor nitidez da lente);
3) encontrar a exposição correta do ambiente - medição matricial normalmente é quem entrega o melhor resultado nessa situação;
4) compensar essa exposição negativamente (se o fundo estiver bem claro começar em torno de -1 EV, caso contrário pode ser em -0,7 ou até mesmo -0,3 EV);
5) sincronizar o flash com a velocidade que resultar
5.1) se usar flash(es) HSS, é só disparar;
5.2) se não usar flash(es) HSS, tente o uso de filtro(s) ND na lente até conseguir velocidade abaixo ou igual a 1/200 (no caso da T4i). Se ainda assim não conseguir, sacrifique alguma coisa na abertura ou até no boosted ISO. Saia do f/2.8 para f/4, por exemplo, até conseguir 1/200.

Se tu me permitir, durante a semana posto algumas das minhas.
« Última modificação: 07 de Maio de 2013, 16:24:58 por lestevaos »


Brupikk

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Resposta #32 Online: 07 de Maio de 2013, 16:29:18

Se tu me permitir, durante a semana posto algumas das minhas.
claro Lucas, pode postar sem problemas..
e valeu mais uma vez pela aula  :clap:
quando quiserem combinar de novo de se encontrar é só avisar.
será a minha vez de ser assistente e deixar vcs fotografarem mais heheh


« Última modificação: 07 de Maio de 2013, 16:36:28 por Brupikk »
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Lucas Estêvão

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Resposta #33 Online: 07 de Maio de 2013, 16:37:16
claro Lucas, pode postar sem problemas..
e valeu mais uma vez pela aula  :clap:
quando quiserem combinar de novo de se encontrar é só avisar.
será a minha vez de ser assistente e deixar vcs fotografarem mais heheh

:ok:

Que mané aula o que!


Lucas Estêvão

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Resposta #34 Online: 07 de Maio de 2013, 19:23:54
Ah, tava esquecendo de um detalhe que falaram sobre a modelo olhar para a câmera ou olhar para outro lugar.

Quando as fotos em questão são para propaganda (a roupa da modelo sendo o produto, por exemplo), ela nunca deve olhar para a câmera, pois os olhos criam uma ligação com o espectador e então o produto sendo apresentado perde a prioridade. A modelo deve olhar a vontade para a câmera quando as fotos são para o portfólio dela, para ela se vender como modelo para alguma agência ou alguém.


Brupikk

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Resposta #35 Online: 08 de Maio de 2013, 08:59:58
Ah, tava esquecendo de um detalhe que falaram sobre a modelo olhar para a câmera ou olhar para outro lugar.

Quando as fotos em questão são para propaganda (a roupa da modelo sendo o produto, por exemplo), ela nunca deve olhar para a câmera, pois os olhos criam uma ligação com o espectador e então o produto sendo apresentado perde a prioridade. A modelo deve olhar a vontade para a câmera quando as fotos são para o portfólio dela, para ela se vender como modelo para alguma agência ou alguém.
já notei isso em algumas mas também percebi que não é um "regra" (ou se é, ela costuma ser quebrada heheheh)
talvez exatamente pq olhando ela cria esse laço e passa uma confiança em relação ao produto/roupa ?
mas ao mesmo tempo acontece o que vc disse, ela olhando, nossa atenção se foca mais nos olhos/rosto dela
bom ponto para um "debate"




« Última modificação: 08 de Maio de 2013, 09:00:50 por Brupikk »
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Lucas Estêvão

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Resposta #36 Online: 08 de Maio de 2013, 10:08:04
já notei isso em algumas mas também percebi que não é um "regra" (ou se é, ela costuma ser quebrada heheheh)
talvez exatamente pq olhando ela cria esse laço e passa uma confiança em relação ao produto/roupa ?
mas ao mesmo tempo acontece o que vc disse, ela olhando, nossa atenção se foca mais nos olhos/rosto dela
bom ponto para um "debate"

É (ou era) uma regra sim, mas tudo muda.

Assim como grandes estilistas ousam quebrar paradigmas da moda, grandes fotógrafos ousam quebrar regras de propaganda.
Cenário clássico: se Domenico Dolce & Stefano Gabbana resolvem fazer algo que o mundo inteiro considera errado, logo que ele apresenta vira algo certo, pois eles são autoridades nesse universo, então eles ditam as regras.
O mesmo serve para fotografia. Se um dos deuses da propaganda resolver fotografar a modelo com os olhos na lente para vender uma sandália e publicar isso, a partir de agora isso começa a ser aceitável no mundo da propaganda, mas talvez não no mundo real.
O problema é que a ciência por trás do negócio não muda, pois o público geral continua gerando esse apego aos olhos da modelo e não ao calçado que está lá embaixo escondido. E quando digo ciência estou falando literalmente, pois essas "regras" foram geradas com base em experimentos com grandes populações.

Ex.: colocam uma imagem na tua frente e pedem pra ti olhar pra ela por determinado espaço de tempo. Filmam os movimentos dos teus olhos e obtém quais áreas tu teve mais foco.

Grande parte do que falei aqui está no livro Book: Direção de modelos para fotógrafos.


mad666

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Resposta #37 Online: 08 de Maio de 2013, 22:31:00
Curti as fotos. Achei a modelo bem dirigida, no modo geral mas as fotos estao na maioria subexpostas. A foto q foi postada posteriormente estah com o foco nos braceletes e pulseiras, e nao, na face. Pra uma proganda de bijouterias, ok. Pras fotos da esposa, o foco ficou errado. Sacaram isso?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Lucas Estêvão

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Resposta #38 Online: 08 de Maio de 2013, 23:47:32
A foto q foi postada posteriormente estah com o foco nos braceletes e pulseiras, e nao, na face. Pra uma proganda de bijouterias, ok. Pras fotos da esposa, o foco ficou errado. Sacaram isso?

Se está falando dessa, eu observo o foco no olho, tanto que ele está brilhando, porém como o braço esquerdo está na mesma profundidade do olho, ficou em foco também.


Luane

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Resposta #39 Online: 09 de Maio de 2013, 00:26:03
Lindas fotos!!  :clap: :clap:
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Brupikk

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Resposta #40 Online: 09 de Maio de 2013, 08:27:28
obrigado Luane!

Mad666, eu fico na dúvida se está no olho ou nos braceletes...
como o Lucas falou, talvez esteja nos dois, pois aparentam estar praticamente na mesma distância..
se não me engano nessa foto estava em f/2, então o DOF fica bem curto.

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mad666

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Resposta #41 Online: 09 de Maio de 2013, 09:41:48
obrigado Luane!

Mad666, eu fico na dúvida se está no olho ou nos braceletes...
como o Lucas falou, talvez esteja nos dois, pois aparentam estar praticamente na mesma distância..
se não me engano nessa foto estava em f/2, então o DOF fica bem curto.

Daqui do meu monitor, olhando essa foto em 800px, me parece q os braceletes estao mais nitidos q os olhos. Mas deve ser coisa do resize...
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Brupikk

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Resposta #42 Online: 09 de Maio de 2013, 10:07:17
pode até ser que o foco tenha ficado 2-3mm a frente, no plano dos braceletes...
mas acredito que os olhos não chegam a estar desfocados.. pelo menos é o que aparenta pra mim
de qualquer maneira, é um bom ponto.. obrigado pelo comentário.. assim posso tentar melhorar cada vez mais
inclusive acertar o foco milimetricamente.

 :ok:

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Resposta #43 Online: 09 de Maio de 2013, 10:10:31
F/2 eu acho muito aberto pra retratos, se vc quer toda a pessoa em foco. Uso f/2.8 ou mesmo f/4 quando desejo a pessoa inteira em foco.
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Lucas Estêvão

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Resposta #44 Online: 09 de Maio de 2013, 10:15:51
F/2 eu acho muito aberto pra retratos, se vc quer toda a pessoa em foco. Uso f/2.8 ou mesmo f/4 quando desejo a pessoa inteira em foco.

Isso depende da distância que você está da pessoa e do comprimento focal da lente. Usando qualquer calculadora de profundidade de campo vai descobrir onde uma 135mm em f/2 consegue 50cm de profundidade, o que é mais que suficiente para que a pessoa fique inteiramente na área de foco aceitável.
Coloque f/4 numa 50mm a 10 metros da pessoa e terá "tudo" em foco.