Autor Tópico: Laminadora, qual comprar?  (Lida 11734 vezes)

Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Online: 05 de Maio de 2013, 18:57:07
Pessoal, ultimamente estou pessando em investir em uma nova area da produção fotografia, são os albuns fotografico.
Ja faço ha algum tempo, mas a procura tem almentado e como eu sou o unico a faze-los por estas bandas do maranhão, vejo ai uma grande oportunidade de aumentar os lucros. Atualmente só terceriso os serviços, o que acaba acarretanto mais gastos e demora na entrega. Com o almento da procura estou pensando em produção propria, por enquanto, mais artezanal e manual, mas há alguns equipamentos que são nescessarios para um serviço mais profissional.
Como a intenção são albuns fotograficos (papela fotografico) e não graficos (papel couchê).
Fiz uma lista dos equipamentos nescessarios. A encadernação é manual.
Prensa.
Vincadeira Manual.
Guilhotina ( pretendo usar a de uma grafica)
A minha maior duvida e o grande motivo deste topico neste momento e sobre a laminadora, pois andei pesquisando e encotrei dois modelos e preços bem diferentes.
A grande pergunta é:
Qual laminadora comprar?
Segue os links dos modelos.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-481996363-laminadora-plastificadora-bopp-polaseal-e-bobinas-nota10-_JM#D[C:S,P:23,E:L,Q:34]
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-475596316-plastificadora-laminadora-bopp-bobina-polaseal-cracha-a3-_JM
Caso alguem ja tenha uma dos modelos acima e puder me fornecer qualquer informação que possa ajudar na escolha será bem vinda.
So para esclarecer tambem pretendo usar na plastificação de documentos e  laminação de fotos avulso.
Toda informação será bem vinda, inclusive a comparação entre a produção terceirisada e a propria.
 
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2013, 19:33:09
Olá Branco Melo

Também fabrico álbum e uso Gazela. Nunca ouvi falar da MR Maquinas que é a marca da outra laminadora.

Já tiver problemas com maquina (sempre tem) e fui prontamente atendido. Eles tem todas as peças de consumo, engrenagens, resistências e etc.

Usar essa laminadora para plastificar documentos e a mesma coisa que dar uma FF pras periguete tirar foto no espelho e botar no face. Vc tem perda em setup, tem que deixar esfriar e etc.

Qualquer coisa estou por aqui


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2013, 19:49:23
Olá Branco Melo

Também fabrico álbum e uso Gazela. Nunca ouvi falar da MR Maquinas que é a marca da outra laminadora.

Já tiver problemas com maquina (sempre tem) e fui prontamente atendido. Eles tem todas as peças de consumo, engrenagens, resistências e etc.

Usar essa laminadora para plastificar documentos e a mesma coisa que dar uma FF pras periguete tirar foto no espelho e botar no face. Vc tem perda em setup, tem que deixar esfriar e etc.

Qualquer coisa estou por aqui
Então voce recomenda ela so para laminação é isso mesmo que entendi?
Mais uma coisa, quanto a qualidade da laminação é boa?
NOtei que ela lamina somente a largura de 30 cm o que é muito bom pra mim pois os tamanhos dos meus albuns giram em torno 30x30 180°.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2013, 20:46:44
Ela tem 35 cm, mas as bobinas tem em média 33 cm. O medida fotografica de 30 cm 30,5 cm na verdade. Dá sim, com o cuidado que o processo recomenda.

Referente a qualidade da laminação  depende de material a ser laminado e o termoativo. Tem papel fotográfico que não pega bopp, tem que usar hitac ou PET.

Se comprar na book express (do anuncio) ele tem matéria prima também. Fala que foi o Marcio Sposito da Modoartes que recomendou, desconto não vai ter  :(, mas vai te explicar legal

Se comprar o material dele e fizer do jeito que ele explica, vai ter um dos melhores álbum do Brasil, o problema é que ele vai ficar um pouco acima da média em valores e me desculpe a franqueza, poucos fotógrafos sabem identificar as diferenças de impressão/revelação, laminação, empastamento e o que isso acrescenta em qualidade e longevidade de um álbum,  imagine o usuário final.

Uma dica, vai atrás de estojo, maleta, essas coisas são muito procuradas.

Referente a plastificar documentos ela é ótima, mas toda hora que vai fazer isso, tem que trocar bobina, resfriar, esquentar mas se for fazer em grande quantidade, ai talvez compense.



Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2013, 13:58:32
Ela tem 35 cm, mas as bobinas tem em média 33 cm. O medida fotografica de 30 cm 30,5 cm na verdade. Dá sim, com o cuidado que o processo recomenda.

Referente a qualidade da laminação  depende de material a ser laminado e o termoativo. Tem papel fotográfico que não pega bopp, tem que usar hitac ou PET.

Se comprar na book express (do anuncio) ele tem matéria prima também. Fala que foi o Marcio Sposito da Modoartes que recomendou, desconto não vai ter  :(, mas vai te explicar legal

Se comprar o material dele e fizer do jeito que ele explica, vai ter um dos melhores álbum do Brasil, o problema é que ele vai ficar um pouco acima da média em valores e me desculpe a franqueza, poucos fotógrafos sabem identificar as diferenças de impressão/revelação, laminação, empastamento e o que isso acrescenta em qualidade e longevidade de um álbum,  imagine o usuário final.

Uma dica, vai atrás de estojo, maleta, essas coisas são muito procuradas.

Referente a plastificar documentos ela é ótima, mas toda hora que vai fazer isso, tem que trocar bobina, resfriar, esquentar mas se for fazer em grande quantidade, ai talvez compense.
Então voce ja é cliente deles?
Eles tem site?
Estava vendo a bobina PET-pe no anuncio deles no ML e o preço é de duas vezes mais que a bopp. Pelo preço deve ser superior e tambem a qualquer tipo de papel, se entendi bem.
Mesmo o cliente não tendo conhecimento da qualidade do serviço quero fazer o melhorpossivel, derepente uma pessoa que tem conhecimento, pega pra olhar um album produzido por mim, não irá achar defeito na qualidade, não é verdade? Sem contar que estou sendo pioneiro nessas bandas. Porque não começar com serviços de qualidade?
O meu foco são albuns fotograficos, na capital do estado ja fazem mais só laminam os de 30x25 para maior, os menores saem muito caros. E as fotos sem laminação tendem a manchar e melar com o tempo e acabam estragando, não sei o que tem acontecido com os laboratorios daqui pois a maioria deles apresentam o mesmo problema com as fotos, não sei se é o fixador ou o proprio papel que é de baixa qualidade. Então pra fazer um album principalmente de casamento e com um ou dois anos ele estragar, não dá certo. Tenho feito ultimamente de papel couchê (grafico) mais ja soube de rumores aqui mesmo no forum que ele tendem a amarelar com o tempo.
De toda forma, Agradeço pelas dicas Marcio.
Mais uma pergunta: estava vendo uns videos no yuotube sobre confecção de albuns manualmente e notei que alguns não usavam prensa, e a encadernadora ha realmente nescessidade delas? Pois no video que vi a pessoa so usava uma mesa com ateparos regulaveis para apoiarem as  paginas. No final mostravam o album prontos sem nem terem usado tais obijetos.
Se for pedir demais poderia me fornecer uma lista dos materiais para uma produção de pequeno porte, ou seja pra quem esta começando e não quer investir alto.
Grato.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2013, 17:28:23
Então voce ja é cliente deles?
Sim, sou cliente deles

Eles tem site?
Comecei comprando pelo ML, mas acho que eles tem site sim... www.bookexpres.com.br

Estava vendo a bobina PET-pe no anuncio deles no ML e o preço é de duas vezes mais que a bopp. Pelo preço deve ser superior e tambem a qualquer tipo de papel, se entendi bem.
Não é duas vezes mais caro, se for ultra matte é bem mais que isso. A qualidade é infinitamente superior ao bopp, tanto em visual como resistencia. Levo uma foto laminada e mando o fotografo rasgar.. tem que fazer uma força do cão.

Mesmo o cliente não tendo conhecimento da qualidade do serviço quero fazer o melhorpossivel, derepente uma pessoa que tem conhecimento, pega pra olhar um album produzido por mim, não irá achar defeito na qualidade, não é verdade? Sem contar que estou sendo pioneiro nessas bandas. Porque não começar com serviços de qualidade?
Todos os álbuns que entreguei sempre foram largamente elogiados e ainda tenho "um plus a nivel de adicional"  :D, são impressos em giclée. Bons laboratórios conseguem chegar na mesma qualidade pra fotos não grandes e no preto e branco é covardia, da de 10 a zero nos labs. Tenho esse mesmo pensamento, qualidade primeiro.

O meu foco são albuns fotograficos, na capital do estado ja fazem mais só laminam os de 30x25 para maior, os menores saem muito caros. E as fotos sem laminação tendem a manchar e melar com o tempo e acabam estragando, não sei o que tem acontecido com os laboratorios daqui pois a maioria deles apresentam o mesmo problema com as fotos, não sei se é o fixador ou o proprio papel que é de baixa qualidade. Então pra fazer um album principalmente de casamento e com um ou dois anos ele estragar, não dá certo. Tenho feito ultimamente de papel couchê (grafico) mais ja soube de rumores aqui mesmo no forum que ele tendem a amarelar com o tempo.
Papel couche é carregado de caulim, um mineral altamente alcalino... esse alcalino detona a tinta e amarela  É covardia a competição em valores couche x fotográfico. Uma lamina 30 x 60 250 gramas no couche custa algo em torno de R$0,70 (custo) a tinta utilizada nas indigo (digipix) é ótima o pecado está no couche. Cuidado com papel fotográfico dos labs que são vagabas.. vai dar meleca na laminação se for muito ruim.

De toda forma, Agradeço pelas dicas Marcio.
Mais uma pergunta: estava vendo uns videos no yuotube sobre confecção de albuns manualmente e notei que alguns não usavam prensa, e a encadernadora ha realmente nescessidade delas? Pois no video que vi a pessoa so usava uma mesa com ateparos regulaveis para apoiarem as  paginas. No final mostravam o album prontos sem nem terem usado tais obijetos.
Pro álbum adesivado empastado não precisa de prensa.. é o esquema da book express

Se for pedir demais poderia me fornecer uma lista dos materiais para uma produção de pequeno porte, ou seja pra quem esta começando e não quer investir alto.

A book express te passa tudo, vai gastar una R$7.000,00 pra iniciar...  vc não consegue comprar menor quantidade e depende dos equipos que vc tem




Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2013, 20:58:43
Pô, marcio valeu mesmo pela diga, eu achava que iria gastar um pouco mais. Espero que esse seja um investimento que valha apena e que eu não esteja enganado.
Brigado pela força vou entrar em contato com eles e dizer que voce os indicou.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


lohed

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #7 Online: 05 de Fevereiro de 2016, 03:26:32
Pô, marcio valeu mesmo pela diga, eu achava que iria gastar um pouco mais. Espero que esse seja um investimento que valha apena e que eu não esteja enganado.
Brigado pela força vou entrar em contato com eles e dizer que voce os indicou.

Estive lendo o tópico e não sei se ainda valem as dicas... já apanhei muito com encadernações.... Bopp? Esquece....ele é para impressos, quando se fala em fotografias (impressas ou reveladas) a laminação é o pet-pe... se utilizar bopp além de não aderir bem nas fotos, solta tudo de cara no vinco dos álbuns panorâmicos e com o tempo solta todo o restante.... Já o pet-pe vai super bem e tem nas espessuras 38 e 75 micras... o 38 já é suficiente inclusive em vincos e tudo mais... mas há quem goste do 75 micras por ser mais espesso... ambos tem brilho e fosco...   (já o bopp para vcs terem idéia tem 24 micras, nem cola tem direito)
 ... Muitos laboratórios utilizam só 75 micras já para não ter dor de cabeça, pois adere bem mesmo com a laminadora meio desregulada...  e Falando em laminadora, concordo com o amigo acima... é Gazela... só ela tem o relógio do termômetro que é importante para os ajustes finos... vc vai olhando o relógio e ajustando no termostato... assim até conseguir o melhor ponto de fusão...
Ainda com a laminadora, vc utilizando ela a frio vira uma adesivadora automática... você poderá fabricar os cartões adesivos... e em uma passada só já adesiva os dois lados do psai (poliestireno material importante nas encadernações, pois quem ainda usa cartolina pode ter seu álbum empenado em pouco tempo...e fazendo tudo sintético não tem risco de empenar, nem de umidade nem nada...sem falar na durabilidade muito maior do álbum)...você coloca duas bobinas dupla-face adesivo na termolaminadora (uma em cima e outra em baixo)  e usa ela como uma perfeita adesivadora...passando as chapas de psai para depois cortá-las na guilhotina fazendo os cartões do tamanho que for montar o álbum...
O adesivo dupla-face pode ser o de película ou um conhecido como transferível... este não tem película...vc transfere só a cola para o psai e ele vira um psai adesivo... ou mesmo pode aplicar diretamente na foto e ela vira uma foto adesiva... muito bom...
Agora as guilhotinas, atente-se para adquirir uma com boa altura na faca, preferivelmente 4cm senão não consegue refilar álbuns com mais de 40 ou 50 páginas...
 A vincadeira tem muitas no mercado... a da Book Express (www.bookexpress.com.br) é boa e barata... aliiás comprei tudo lá também..e continuo comprando os insumos... inclusive este adesivo dupla-face que primeiro utilizava o de película e agora utilizo o transferível citado...  Lá é legal porque eles te vendem as máquinas e montam um primeiro álbum junto para você aprender.... mas os "macetes" acaba mesmo criando e descobrindo sozinho depois...  eles vendem inclusive estojos lá, mas esta parte já desenvolvi o meu próprio que modesta parte ficou muito bonito...(pois eles demoravam muito para entregar.... se comprar lá é bom pedir para estoque, é interessante porque eles tem um método que vc mesmo personaliza na sua empresa com foto laminada o estojo na parte de cima... hoje o meu personalizo inteiro com impressão digital)
Tudo isso é montagem e é muito bom... mas para tornar o álbum bonito e perfeito valem as imagens e a edição (diagramação) que vc fizer... fotos bonitas o álbum sempre estará lindo e até os pequenos defeitos de construção que pdoe ter somem...agora fotos feias, fica tudo feio e até os defeitinhos se tornam aparentes... caprichem nas fotos...
Espero ter ajudado... um grande abraço!!
Lohed   


 


ssasasp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #8 Online: 10 de Maio de 2017, 19:20:04
Adorei as dicas de Lohed, entrei em contato com a loja e a vendedora me passou todas as orientações. Comprei todo material para a produção de álbuns, primeiramente vou iniciar de forma artesanal (manual) se der certo dai eu compro as máquinas automáticas. Outra coisa que gostaria de saber é se o valor cobrado pelo fotolivro é o mesmo que as encadernadoras cobram ou por ser artesanal e um trabalho diferenciado cobra-se um valor maior. Outra dúvida é se alguém já colocou na ponta do lápis para ver se fica mais facil confeccionar por conta própria ou mandar pra encadernadora?